• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Microsoft anuncia mudanças no Bloco de Notas depois de 30 anos

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Queridinho de muita gente, o Bloco de Notas é um dos programas “pré-históricos” do Windows, e já constava na primeira versão do sistema, em 1985. Desde então, pequenas correções foram feitas no programa, mas nada como as mudanças que a Microsoft resolveu anunciar nesta semana.

A atualização do Bloco de Notas está na versão 17713 (RS5) do Windows 10, ainda em fase de testes. Confira algumas das principais mudanças dessa versão, segundo a Microsoft:
  • Localizar: a ferramenta de pesquisa agora vai conseguir examinar o texto todo, e não mais a partir do ponto em que estava o cursor – como era até então. Além disso, toda vez que você selecionar uma palavra e abrir a pesquisa, o texto será preenchido automaticamente. A caixa de diálogo também vai lembrar os dados inseridos em buscas anteriores.
bloco-de-notas-ganha-atualizacao-apos-30-anos-1531492924944_615x300.jpg

Imagem: Reprodução
  • Zoom: outra novidade bem importante é o zoom no texto. A nova opção entrará no menu “Exibir” e qualquer alteração será mostrada na barra de status do Bloco de Notas. Para aumentar ou reduzir o conteúdo, será possível usar os comandos Ctrl + Plus, Ctrl + Minus e Ctrl + MouseWheel. Se você quiser restaurar o tamanho padrão, basta digitar Ctrl + 0.
mudanca-no-bloco-de-notas-zoom-1531507137772_g2_999x518.jpg

Imagem: Divulgação/Microsoft
  • Número de linhas e colunas: outra informação que entra na barra de status é o número de linhas e colunas, que aparecerá toda vez que a quebra de linha estiver ativada. Se você não quiser deixar os dados visíveis, basta alterar acessando o menu “Exibir”.
mudanca-no-bloco-de-notas-contagem-de-linhas-e-colunas-1531507082522_g2_998x518.jpg

Imagem: Divulgação/Microsoft

Além dessas novidades, a Microsoft disse que melhorou o desempenho ao abrir arquivos grandes no Bloco de Notas. O programa agora suporta Ctrl + Backspace para excluir a palavra anterior e as teclas de seta agora desmarcam o texto primeiro e depois movem o cursor.

A companhia também informou que, ao salvar um arquivo no Bloco de Notas, o número da linha e da coluna não é mais redefinido para 1. O programa ainda promete exibir corretamente linhas que não se encaixam totalmente na tela.

https://noticias.uol.com.br/tecnolo...ancas-no-bloco-de-notas-depois-de-30-anos.htm
----------------------------------------------------------------------------------------------

Demorou, mas enfim mexeram um pouco.

Orshabaal

Usuário
Achei bom. Sempre usei o Bloco de Notas, e quando li o título, fiquei com medo deles mudarem totalmente.

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Pois é, são mudanças simples, mas que já poderiam ser implementadas há muito tempo. Mesmo sendo um programa apenas para texto, sempre é possível deixa-lo mais eficiente e prático.

Béla van Tesma

Vai ter elfo negro, sim.
Eu ainda uso o bloco de notas.
É ótimo pra colar e desfazer formatação de textos e tabelas e depois copiar/colar noutro lugar :hxhx:

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Quebra de formatação usando aqui é ferramenta essencial.

E apesar dos programas de Webdesign mais modernos terem a tela pra leitura do código HTML e fazer a edição por lá, por largo costume de alguém que nos primórdios da Internet aprendeu a fazer página bem básica via Bloco de notas, eu ainda as vezes uso ele, por ser um programa totalmente neutro, leve e ultra rápido pra abrir, que me dá um ganho de tempo enorme pra uma edição rápida, enquanto eu perderia mais tempo esperando o DW abrir, ainda mais me enrolando só no tempo de abertura.

Valinor 2021

Total arrecadado
R$950,00
Meta
R$4.800,00
Termina em: