1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Meteorito que terá levado à meior extinção do Planeta

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Décimo, 27 Mai 2004.

  1. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Localizada cratera do meteorito que terá levado à maior extinção em massa da hostória do Planeta

    Como os maluquinhos pela história deste nosso saudoso planeta como eu devem saber, à cerca de 250 milhões de anos ocorreu aquela que foi a pior extinção de todos os tempos, eliminando cerca de 90% das espécies de seres vivosque habitavam o Planeta. As causas para esta extinção são as mais variadas entre a Comunidade Científica, mas nos últimos tempo tem vindo a tomar forma uma que está a dividir esta comunidade não em várias partes, mas apenas em duas:
    As que acreditam e as que não acreditam.

    Agora à notícia em si:
    "Cientistas norte-americanos ( não, a sério ) acreditam ter descobrido a ciactriz do impacto de um meteorito que poderá ter provocado a maior extinção em massa que atingiu o Planeta Terra, há 250 milhões de anos ( porque é que toda a gente se esquece do aproximadamente?, é táo lindo ) - uma cratera de cerca de 200 quilómetros de extensão ( 8O ), submersa na costa austrliana.

    O texto tem duas páginas, se alguém o quiser ler na integra eu posso passá-lo e enviar por mail. Vou citar o mais importante:

    A cratera já havia sido descrita por um geólogo em 1996, devido a umas crenças que ele tinha relacionadas com petróleo. Mais tarde uma equipe procurou essa cratera, encontrou ( ! ) e publicou o artigo na revista "Science". Poucos acreditam que esta tenha sido a ínica razão, acreditando ainda na de uma actividade vulcânica forte que alterou o clima.
    Vale a pena também assinalar que o ano passado foram encontrados bocados de um meteorito da altura.


    Bom, na minha opinião de amador, acho que foi, como é sempre, um conjunto de fatores que levaram a esta extinção. É importante assinalar que a extinção não foi de um momento para o outro. Por exemplo, nós, já estamos num período de extoinção em massa. As consequ~encais ainda não se demonstraram mas a extinção já começou. Dentro de alguns anos é que vamos sentir as consequências dos nossos atos irracionais. A extinção provavelemnet só estará consumada lá daqui a uns 1000 anos.

    Agora o que aconteceu naquele período foi também de longa duração. A extinção podia já ter começado, com as referidas atividades vulcânicas, entre outras coisas. O meteorito veio dar o golpe de misericórdia num mundo decadente.
    Acho também que ainda está por descobrir a verdadeira razão, pois mesmo esta atividade e o meteorito não provocariam tamanha destruição na biodiversidade do planeta na altura. Acho que ainda houve um outro factor.
     

Compartilhar