• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Metal Progressivo

Meu! DT eh Prog Metal e acabou! Pra q discutir, eh soh escutar, naum tem como negar!
 
Oh, muito legal essa banda Leif! 8-)

Hum....é muito igual DT mas com o acrescimo de um vocal gutural além do limpo.

Po, muito bem feito mesmo
 
Eu achei o novo cd do Symphony X, The Odyssey, um pouco mais progressivo e mais pesado (Devido ao vocal) doq o anterior, V.
 
Eu achei o novo cd do Symphony X, The Odyssey, um pouco mais progressivo e mais pesado (Devido ao vocal) doq o anterior, V.

eu ja acho o V é mais progressivo.... em The Odyssey os caras fizeram um album com musicas mais diretas ,somente "the accolade, awakenings e the odyssey" sao mais progressivas.
com certeza The Odyssey é o album mais pesado dos caras 8O
 
Metal Progressivo existe?

Agora pouco estava discutindo com ele a respeito disso, ele curti muito Rock Progressivo, mas vou contar a história de como começou:
Eu falei que tinha comprado o cd do Dream Theater(o Six Degrees Of Inner Turbulence) e eu disse a ele que era uma banda de Metal Progressivo, e ele logo disse "pára de falar besteira mlk, isso não existe" e eu respondi: "obvio que existe, vc nunca ouviu DT e Sym X não?" e ele disse que não importava e explicou o que o Rock Prog é, é uma junção de varios estilo(isso aí eu sabia) e eu acrescento, varios estilos e nenhum estilo (por exemplo, 21st Century Schizoid Man do King Crimson, é tem um vocal distorcido que poderia lembra até techno, sendo que techno não existia naquela epoca...) e aí que ele me fez acreditar um pouco que Metal Prog talvez não exista, apartir do momento que citou banda de Prog que incoporam ou tem inspiração em outros estilos, por exemplo, Jethro Tull puxa pra um Folk, ELP pra musica clássica... daí eu respondi falando que no caso do Metal Prog não era uma banda que tinha influencia de Metal e sim algumas ou varias, e o Jethro Tull sozinho não poderia criar o "Folk-progressivo" mas o Dream Theater, Symphony X e outras banda de Metal Prog poderiam criar o Metal Prog... mas mesmo assim... fica a pergunta... Metal Progressivo existe mesmo? Pq talvez não... talvez Dream Theater seja Rock Prog mesmo ou até Metal... queria a opinião de vcs! :roll:
 
Pra ser sincero acho rotulagem um saco...so serve pra fazer confusão,a unica serventia são os fins comerciais...

Faz mo tempo q eu desencanei com essas coisas....ficava q nem vc tentando encaixar as bandas...

Sou a favor de classificar uma banda por estilos....mas nada muito exagerado....tipo thrash,death,black,heavy metal.....

Muitas vezes vc ve uma classificação com doom metal,erotic metal,hardcore metal,speed metal....ta loco!!!

E qd vem alguem falar pra mim q ouviu uma banda melodic space hardcore speed metal......meu deus ,caio na risada.... :lol:
 
:lol: :lol: :lol: Erotic Metal :lol: :lol:
Mas é...pior que é bem isso mesmo, os caras se auto-intitulam milhões de nomes porque parece que tem que se diferenciar do resto. Mas quanto ao DT, eu considero Metal.Prog, é mais pesado que Rock Progressivo e muito mais chato que um Metal mais "roots", apesar de ter algumas músicas legaizinhas.
 
Galera, aqui vai algo pra esclarecer vocês:

Prog Metal

Descrição: Progmetal representa a convergência entre o Heavy Metal tradicional com valores melódicos e os arranjos e estruturas musicais complexas associados ao rock progressivo, com ampla ênfase no virtuosismo dos músicos envolvidos.

Um exemplo da dinâmica do sub-gênero pode ser percebida facilmente no caso da bateria, quando ocorre a combinação de um uso agressivo dos pedais, característicos do metal, com as quebras de tempo, recurso utilizado em várias vertentes do rock progressivo. Outra característica do progmetal é a exploração dos conceitos envolvidos nas músicas ou álbuns através do contraste entre passagens pesadas e calmas.

Finalmente, há uma predileção por timbres modernos, em detrimento de sonoridades mais vintage. Em relação a guitarra, por exemplo, são típicas as acentuações de efeitos como o chorus e o delay, buscando novas texturas em relação ao prog tradicional.


Histórico: Sem a intenção de lançar uma nova vertente, o Queensryche acabou se tornando o precursor do estilo no ano de 1988, com o lançamento do álbum conceitual Operation Mindcrime. Contendo uma estória minuciosamente detalhada e alguns arranjos orquestrados, o trabalho foi muito bem recebido na época, projetando um bom espaço para a carreira da banda, que viria a assinar com uma grande gravadora. Neste mesmo ano, o Fates Warning também assumia o seu papel como pioneiro no gênero, com o álbum No Exit e o épico de 20 minutos The Ivory Gates of Dreams. Em um plano mais obscuro, também é inequívoco o papel do Watchtower, que ganhou o status de cult após lançar o disco Control and Resistance (1989).

O progmetal emergiu de fato em 1992, ano em que o Dream Theater lançou seu segundo álbum, chamado Images and Words. Clássico maior do sub-gênero, este álbum fez com que a banda conquistasse uma legião de seguidores, tornando-se a referência absoluta no estilo. Daí pra frente, a banda continou pavimentando um caminho sólido para o progmetal, lançando álbuns magníficos como Awake (1994), Change of Seasons (1995) e Scenes From a Memory (1999).

A partir da segunda metade da década de 90, a segmentação do público permitiu o surgimento de diversas bandas com trabalhos consistentes, como o Symphony X, o Shadow Gallery e o Pain of Salvation, além de diversas outras bandas menores. Destaca-se também o papel da gravadora Magna Carta, que se especializou neste sub-gênero e foi responsável pelo lançamento de diversas bandas novas.

Bandas: Dream Theater, Queensryche, Symphony X, Shadow Gallery, Fates Warning, Pain of Salvation, Porcupine Tree, Planet X, Liquid Tension Experiment, Zero Hour, Magellan, Vanden Plas, Ayreon, Opeth, Andromeda, Everon, Evergrey.

Discografia recomendada:
Cynic - Focus (1993)
Dream Theater - Images and Words (1992)
Dream Theater - Scenes from a Memory (1999)
Liquid Tension Experiment - (1999)
Magellan - Impending Ascension (1995)
Pain of Salvation - The Perfect Element Pt.1 (2000)
Shadow Gallery -Tyranny (1999)
Spastic Ink - Ink Complete (1996)
Symphony X - The Divine Wings of Tragedy (1997)
Zero Hour - Same


Fonte: Fórum Soundchaser
 
Descrição: Progmetal representa a convergência entre o Heavy Metal tradicional com valores melódicos e os arranjos e estruturas musicais complexas associados ao rock progressivo, com ampla ênfase no virtuosismo dos músicos envolvidos.

Um exemplo da dinâmica do sub-gênero pode ser percebida facilmente no caso da bateria, quando ocorre a combinação de um uso agressivo dos pedais, característicos do metal, com as quebras de tempo, recurso utilizado em várias vertentes do rock progressivo. Outra característica do progmetal é a exploração dos conceitos envolvidos nas músicas ou álbuns através do contraste entre passagens pesadas e calmas.

Finalmente, há uma predileção por timbres modernos, em detrimento de sonoridades mais vintage. Em relação a guitarra, por exemplo, são típicas as acentuações de efeitos como o chorus e o delay, buscando novas texturas em relação ao prog tradicional.



:disgusti: :disgusti:

Isso ai eh brincadeira ne?
 
Não existe soh DT e SyX

tem bandas muito boas como Shadow Gallery e Ark

a primeira pra mim soh perde pra SyX, tal eh a qualidade de suas musicas

e Ark eu estou começando a escutar agora, vale a pena, eh um prog metal diferenciado
 
o ark é uma das bandas mais originais surgidas nos ultimos anos
foge um pouco do padroes, acrescentando muitos elementos de musica oriental e latina em suas musicas, mas sempre com aquelas quebradas de tempo no meio......
é meio estranho no começo, mas depois vicia
pena que o jorn lande saiu.....
 
De Metal Progressivo eu so conheco Pain Of Salvation que por sinal é muito bom!!!
Vou procurar mais sobre as outras bandas citadas ai
 
Ruby Moon £ disse:
Progmetal representa a convergência entre o Heavy Metal tradicional com valores melódicos e os arranjos e estruturas musicais complexas associados ao rock progressivo, com ampla ênfase no virtuosismo dos músicos envolvidos.
Um exemplo da dinâmica do sub-gênero pode ser percebida facilmente no caso da bateria, quando ocorre a combinação de um uso agressivo dos pedais, característicos do metal, com as quebras de tempo, recurso utilizado em várias vertentes do rock progressivo. Outra característica do progmetal é a exploração dos conceitos envolvidos nas músicas ou álbuns através do contraste entre passagens pesadas e calmas.
Perfeita descrição, é isso aí mesmo!!! Melhor descrição do que seja Prog Metal que eu já vi. =]

Ruby Moon £ disse:
Bandas: Dream Theater, Queensryche, Symphony X, Shadow Gallery, Fates Warning, Pain of Salvation, Porcupine Tree, Planet X, Liquid Tension Experiment, Zero Hour, Magellan, Vanden Plas, Ayreon, Opeth, Andromeda, Everon, Evergrey.
Apenas nesse ponto concernente ao Porcupine Tree eu vou ter que discordar. Tenho toda a discografia dessa banda e posso assegurar que apenas algumas faixas dos últimos dois ou três discos fazem alguma incursão em território prog metal, o resto é rock progressivo puro mesmo.

Também tenho alguma dúvida em classificar o Ayreon como Prog Metal, pois é mais ou menos o caso do Porcupine, ou seja, algumas músicas são realmente metal, mas não tudo.

A propósito, nessa linha eu gosto muito do Everon, Threshold, Greyhaven, Pain of Salvation, Payne's Gray, Opeth, Maudlin of the Well, OSI, além dos já conhecidos Dream Theater e Symphony X.

Saudações,
Demétrio.
 
Última edição:
eu gosto das duas bandas, Symphony e DT... mas prefiro muito mais o Symphony, mais digesto, mais pesado e de "progressão" mais lenta e gradual que o DT... DT por muitas vezes torna-se algo cansativo... o que não quer dizer que eu não goste do lado progressivo, mas pelo menos acho que o SX sabe lidar melhor com suas quebras de ritmo, embora sejam bem menos frequentes...
Kamelot é Power mesmo, mas tem um CD, o Epica de 2003, que chega a lembrar um pouco o SX... para trás disso, é um Power bem clichezinho até...
 
Bem, Metal Prog é Heavy Metal com elementos de Rock Prog. Não ao contrário, IMO.

Quanto a Symphony X x DT:
Eu prefiro Symphony X, embora considere ambas excelentes. SX tem mais pesos nos riffs, me parece mais original. É mais direto e menos "chato", na falta de um termo melhor. Além disso, Russel Alen HUMILHA o LaBrie.

Mas DT me parece mais influente no seu meio. Eles são, junto com o Queensryche, os reis do Prog Metal. Symphony X ainda não chegou lá.



Por falar em Prog Metal, Pain of Salvation está vindo para o Brasil. Vai tocar no Via Funchal, em São Paulo. A abertura ficará por conta do Evergrey (!!!).
 
Além disso, Russel Alen HUMILHA o LaBrie.

Qualquer vocalista de metal que se preze atualmente humilha o La Brie :D

Por falar em Prog Metal, Pain of Salvation está vindo para o Brasil. Vai tocar no Via Funchal, em São Paulo. A abertura ficará por conta do Evergrey (!!!).

Não é o contrário? Pain of Salvation abrindo pro Evergrey? (sem trocadilhos por favor)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo