Na verdade metagame, descontração e off game (não off line!
) são três coisas totalmente diferentes, IMO.
Metagame é quando os jogadores se valem de pensamentos em off pra usar em on. Por exemplo, numa aventura minha em Ptolus. O grupo entrou num bordel e, no grid, eu coloquei miniaturas pra todas as pessoas que estavam no local, não só os oponentes dos personagens, exatamente pra dar a noção de "putz, será que, se a gente vacilar, todo esse povo vai nos atacar?". Daí um dos jogadores falou "Ah, se eu bem conheço o Fabiano, essas duas prostitutas aí devem ser super apelonas!".
Descontração é quando o jogo é light e os jogadores e o DM se dão a liberdade de zoar algumas coisas, como numa campanha de Oriental Adventures que eu joguei, onde uma NPC tirou um diamante sabe-se lá de onde e a gente ficou zoando que ela fazia pompoir (se não sabe o que é, procura no google).
Off game é quando, durante o jogo, o pessoal pára pra comentar algo de fora do jogo.
Eu acho que o metagame é sempre prejudicial, em todos os sentidos. Só que é complicado de ser evitado. Por exemplo, eu mestro e jogo. Daí eu, como jogador, me deparo com um pit fiend. Eu (Fabiano) sei que ele é imune a fogo. Pô, como é que eu vou evitar de não jogar uma fireball nele?
Já os outros dois casos, dependendo do tipo de jogo, não é prejudicial. Eu como DM não exigo grandes imersões interpretativas, pra mim RPG é diversão e eu não deixo que nada entre no caminho dela. Mas se tá mestrando um Call of Cthulhu pesadão, a luz de velas, num puta clima, realmente quebra bastante uma piadinha fora de hora.