1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Metafísica

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Amiguinha Wood, 24 Mar 2003.

  1. Amiguinha Wood

    Amiguinha Wood Usuário

    Alguém acredita?metafísica é um estudo que liga corpo e espiríto ou corpo e mente.Só que pra entender e acreditar precisa colocar mais em prática. :lily:
     
  2. Ash Nazg

    Ash Nazg Usuário

    tudo eh relativo....................
    eu nao acredito mas tem muita gente que acredita, nao quero me meter na opiniao dos outros, soh defender a minha... Eu realmente nada sei sobre isso, se nada sei, nada posso falar, e tudo que posso fazer eh nao acreditar :D
     
  3. Digo_s

    Digo_s Olifantástico

    Tipo, na verdade, o Clube Carl Segan não ta aqui pra perguntar se vcs acreditão ou não no assunto!

    Quer continuar com esse topico, tudo bem, mas q alguem apresente alguma ideia com argumentou, ou algum texto com embasamento sobre o assunto para q uma discussão possa ser começada!
     
  4. Deriel

    Deriel Administrador

    E essa definição de metafísica é claramente mais uma "apropriação indébita' do pessoal da "Nova Era"... :roll:
     
  5. Joe Cool

    Joe Cool Usuário

    O fato é que a metafísica não é exatamente isso. O termo foi cunhado por Platão para designar tudo aquilo que estava "além da natureza", que não poderia ser constatado com os sentidos. Era o chamado "mundo das idéias".

    Ou seja, Metafísica é um ramo da Filosofia... mas faz muito tempo que eu não leio ou estudo sobre Filosofia, então prefiro não me arriscar por aqui no momento. Quem quiser verificar alguma coisa, dê uma folheada rápida pela obra de Platão, ou procure algum livro que fale de Ontologia. Talvez até mesmo "O Mundo de Sofia", na parte em que o Gaarder fala da História da Filosofia, possa ser útil para um conceito preliminar mais adequado.
     
  6. Vilya

    Vilya Pai curuja, marido apaixonado

    O que é metafísica? Deixa eu ver se encontro em algum lugar por aqui o que eu li a respeito da definição.

    Etimologicamente falando, o termo provém da expressão grega tà metà tà physiká que significa 'os (tratados) depois da física', na classificação das obras de Aristóteles; do seu sentido original passou a designar o campo de estudo que tais obras de aristóteles abrangiam, significando depois 'estudo ou ciência daquilo que transcende o físico ou natural', este significado é o mais utilizado hoje em dia (desde a idade média) pelos escolásticos, que o tentam fazer de forma sistemática e lógica.

    Curiosos de plantão e espiritualistas, na maioria dos casos, não estão nem aí para a lógica ou para a concisão de seus argumentos e usam o termo 'matafísica' para os mais variados assuntos, assim como o fazem com a relatividade, física quântica e etc.

    O que a Amiguinha Wood fez foi se posicionar num dos grupos citados, o dos curiosos, justificando a sua pergunta, mas na verdade usando o termo 'metafisica' da maneira que o Deriel citou.

    Ps: Escolástica foi usada no texto como uma classificação filosófica, é qualquer filosofia elaborada em função de uma doutrina ou religião. Escolásticos são os elaboradores e/ou seguidores de tais doutrinas.
     
  7. Joe Cool

    Joe Cool Usuário

    Foi mal... eu falei Platão, né? Troquei as bolas. Bem que eu não queria me arriscar. :|

    E o pior de tudo é que eu estudei muito mais Aristóteles do que Platão. Mas o conceito de "mundo das idéias" deparado do "mundo da natureza" é de Platão mesmo. Só que quem cunhou a idéia com o termo "metafísica", este foi mesmo Aristóteles...
     
  8. Vilya

    Vilya Pai curuja, marido apaixonado

    Ei Joe, nem esquenta com isso.

    No sentido moderno do termo podemos dizer que platão também se ocupou bastante da metafísica, não há erro algum nisso. O fato do termo nos remeter a Aristóteles ao invés de platão, não faz grande diferença para o ponto em questão: elucidar o significado do termo e explicitar o mau uso, a 'apropriação indébita' citada pelo Deriel. ;)
     
  9. Amiguinha Wood

    Amiguinha Wood Usuário

    Quando não sabemos sobre determinado assunto não acreditamos nele.O tópico é pra discutirmos ,houve a pergunta se alguém acredita em metafísica para começar a discussão.A Metafísica ultrapassou a filososfia ,hoje é considerada um tipo de ciência.Existe a University of Metaphysics na Califórnia ,EUA.Você estuda ,se forma e depois trabalha na área. :lily:
     
  10. Vilya

    Vilya Pai curuja, marido apaixonado

  11. Joe Cool

    Joe Cool Usuário

    Entenda: NADA "ultrapassa" a filosofia. A metafísica é apenas um dos ramos da filosofia, que inclui a ética, a ontologia, a epistemologia entre vários outros ramos.
     
  12. Amiguinha Wood

    Amiguinha Wood Usuário

    Vilya ,ñ sei se é essa ,ñ conheço ,mas gostaria de conhecer.

    Joe Cool- q seje!
     

Compartilhar