• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

MESTRE TOLKIEN E O LEITOR

bombadil

FATHERLESS
Acho maneiro e muito inteligente, o jeito como Tolkien iniciou sua obra, ou seja, O HOBBIT. Ele inicia sua história com o Bilbo, um sujeito do Condado que não conhece quase nada sobre elfos, anões e outros seres... (Bilbo, que nos representa, leitores). Vivia num "mundo à parte", longe de qualquer envolvimento com a história daquela época. A partir do momento em que Gandalf (que poderia ser TOLKIEN), visita Bilbo e lhe convida (convoca?) a ir junto na aventura contra Smaug (como se Tolkien viesse até nós com seu livro até nossa porta, assim como Gandalf foi recebido por um Bom Dia do Bilbo).
E com o desenrolar da história Bilbo vai ficando mais esperto, despertando seu lado Tûk, o lado corajoso de seu espírito. Assim como nós, que ao lermos as páginas do HOBBIT vamos ficando cada vez mais imersos naquela nova realidade.

Conclusão: TOLKIEN RULEZ FOREVER AND EVER!

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
Apesar de achar Tolkien o maior escritor de todos os tempos, e também achar que ele soube narrar cada livro da maneira mais adequada ao leitor, não concordo com a analogia que compara Bilbo aos leitores e Gandalf a Tolkien... É interessante, mas não creio que tenha sido esse o propósito dele...

Viva a Capivara Peluda!!!

A.R.E.
 
Não, não acho que tenha sido o PROPÓSITO, mas foi o JEITINHO que ele deu pra fazer o "iniciar" o leitor no seu mundo, na Terra-Média.
O que quis dizer é que Tolkien não poderia iniciar já desde o começo falando em elfos e orcs, dragões e Gollum... ele teria que começar a história de forma que um "leigo" em mitologia não ficasse atordoado com tantas informações sobre elfos e hobbits e anões e dragões e todo mais...

Foi o melhor jeito de começar a narrar suas histórias!

Desculpe, o meu primeiro post não ficou muito claro né? Agora acho que expliquei melhor.

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
Interessante...

Mas ainda acho que o maior propósito de Tolkien era apenas escrever uma história agradável para seus netos. Vc lê o hobbit e tem a impressão de estar lendo um conto de fadas. SdA é um pouco mais "duro".
 
Pessoas aqui do forum já falaram q quando Tolkien escreveu o Hobbit ele nem pensava em escrever o Senhor do Aneis nem fazer esse mundo tão vasto!
E não vejo dessa forma, mas se for isso, o fato dele ter feio o Hobbit um livro simples foi por nunca ter pensado anda mais complexo!

"Nós temos todo o tempo do mundo, mas o mundo não tem o tempo todo pra nós"
 
Sim, concordo que iicialmente ele fez pensando em seus filhos e netos (que como nós, éramos completamente legios em assuntos de elfos e orcs e hobbits..., assim como Bilbo foi "iniciado", o leitor (naquela época seus parentes) também foi iniciado nesse mundo.) Deu pra entender o que quero dizer?

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
quote:
Não, não acho que tenha sido o PROPÓSITO, mas foi o JEITINHO que ele deu pra fazer o "iniciar" o leitor no seu mundo, na Terra-Média.
O que quis dizer é que Tolkien não poderia iniciar já desde o começo falando em elfos e orcs, dragões e Gollum... ele teria que começar a história de forma que um "leigo" em mitologia não ficasse atordoado com tantas informações sobre elfos e hobbits e anões e dragões e todo mais...

Foi o melhor jeito de começar a narrar suas histórias!

Desculpe, o meu primeiro post não ficou muito claro né? Agora acho que expliquei melhor.

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"




Agora vc foi claro!!


Sobre essa história de o que foi criado primeiro e etc.., vou tentar ser didático:

Em 1916, Tolkien começou a criar o seu mundo, e desde essa época existem várias anotações que hoje compõem O Silmarillion e The History of Middle-Earth... O Hobbit surgiu por acaso... Ele recebeu uma folha em branca de um aluno que não fez uma redação e nessa folha ele escreveu a frase "Numa toca no chão vivia um hobbit". Após isso, ele resolveu explicar o que seria um hobbit e criar uma história para seus filhos. O livro acabou sendo publicado e foi um sucesso. A editora então pediu a ele uma continuação... No History of Middle-Earth, percebe-se que ele ainda não havia decidido qual seria a aventura, até que em 1939( 2 anos após o lançamento de O Hobbit) ele escreveu o capítulo "Sombras do Passado" e ficou claro qual seria aventura... Aí, levou quase duas décadas para ele finalizar o que hoje é, na minha opinião, a maior obra literária de todos os tempos: O Senhor dos Anéis

Viva a Capivara Peluda!!!

A.R.E.
 
quote:
Não, não acho que tenha sido o PROPÓSITO, mas foi o JEITINHO que ele deu pra fazer o "iniciar" o leitor no seu mundo, na Terra-Média.
O que quis dizer é que Tolkien não poderia iniciar já desde o começo falando em elfos e orcs, dragões e Gollum... ele teria que começar a história de forma que um "leigo" em mitologia não ficasse atordoado com tantas informações sobre elfos e hobbits e anões e dragões e todo mais...

Foi o melhor jeito de começar a narrar suas histórias!

Desculpe, o meu primeiro post não ficou muito claro né? Agora acho que expliquei melhor.

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"




Agora vc foi claro!!


Sobre essa história de o que foi criado primeiro e etc.., vou tentar ser didático:

Em 1916, Tolkien começou a criar o seu mundo, e desde essa época existem várias anotações que hoje compõem O Silmarillion e The History of Middle-Earth... O Hobbit surgiu por acaso... Ele recebeu uma folha em branca de um aluno que não fez uma redação e nessa folha ele escreveu a frase "Numa toca no chão vivia um hobbit". Após isso, ele resolveu explicar o que seria um hobbit e criar uma história para seus filhos. O livro acabou sendo publicado e foi um sucesso. A editora então pediu a ele uma continuação... No History of Middle-Earth, percebe-se que ele ainda não havia decidido qual seria a aventura, até que em 1939( 2 anos após o lançamento de O Hobbit) ele escreveu o capítulo "Sombras do Passado" e ficou claro qual seria aventura... Aí, levou quase duas décadas para ele finalizar o que hoje é, na minha opinião, a maior obra literária de todos os tempos: O Senhor dos Anéis

Ufa... é isso

Viva a Capivara Peluda!!!

A.R.E.
 
hehehe, essa história toda tem no senhor dos aneis no começo não é?
ou em algum outro lugar? eu ja tinha lido isso antes! só q esquecido algumas coisas!

Bom, então bem ou mal Tolkien ja estava criando um mundo antes de começar o primeiro livro q é o Hobbit!

"Nós temos todo o tempo do mundo, mas o mundo não tem o tempo todo pra nós"
 
essa historia tem na biografia dele ne...aki mesmo no site tm uma que el boa
 
Eu, eu tive lá ontem e dei uma olhada na biografia dele!
Eu sempre achei q ele já devia ter mutia coisa na cabeça antes de escrever o hobbit e q não tinha sido só porcausa do sucesso desse q ele criou tudo aquilo!

"Nós temos todo o tempo do mundo, mas o mundo não tem o tempo todo pra nós"
 
Mas então... ele escreveu O Hobbit sem o propósito de criar uma grande saga?é isso?


"Mate um homem e vc é um assassino,mate milhares e vc é um conquistador,mate todos e vc é um DEUS!"
 
quote:
Mas então... ele escreveu O Hobbit sem o propósito de criar uma grande saga?é isso?


"Mate um homem e vc é um assassino,mate milhares e vc é um conquistador,mate todos e vc é um DEUS!"


Muito do Silma já tava criado, mas nada do Senhor dos Aneis...

Viva a Capivara Peluda!!!

A.R.E.
 
Nada escrito, pelo menos não q Tolkien tenha dito! Mas eu acredito profuntamente q tolkien já tinha alguma coisa em mente!

"Nós temos todo o tempo do mundo, mas o mundo não tem o tempo todo pra nós"
 
Bom, se ele ñ tinha nada em mente então o q o bombadil falou(O Hobbit é um "jeitinho" de iniciar os leitores ao SdA) não é verdade???

"Mate um homem e vc é um assassino,mate milhares e vc é um conquistador,mate todos e vc é um DEUS!"

Edited by - Melkor on 08 November 2001 04:55:59

Edited by - Melkor on 08 November 2001 04:57:21
 
quote:
Bom, se ele ñ tinha nada em mente então o q o bombadil falou(O Hobbit é um "jeitinho" de iniciar os leitores ao SdA) não é verdade???

"Mate um homem e vc é um assassino,mate milhares e vc é um conquistador,mate todos e vc é um DEUS!"

Edited by - Melkor on 08 November 2001 04:55:59

Edited by - Melkor on 08 November 2001 04:57:21

O Hobbit foi uma iniciação ao universo de Tolkien, não a historia de SdA...

Viva a Capivara Peluda!!!

A.R.E.
 
O Hobbitnão é nada além de uma história infantil que Tolkien fez pros filhos dele... só. Apesar de alguns componentes em comum com a própria mitologia, eles não estão ali com nenhum objetivo.

O SdA não existia de forma alguma... ele foi existindo quando Tolkien o fo escrevendo, mais ou menos como uma ponte para o Silmarillion. O SdA sim foi pensando e escrito levando-se em consideração a Primeira Era e tudo mais, mas não levando-se em consideração o Hobbit.... tanto que Tolkien MUDOU O Hobbit mais tarde, pra se adequar ao SdA.

Isso fica bastante claro no Letters
 
Isso aí!! Sempre falo que "O Senhor dos Anéis" não existia nessa época e o pessoal não acredita...

Vamos ver se agora acreditam em mim...

Viva a Capivara Peluda!!!
 
Olha, no prefácio da Sociedade do Anel, o TOlkien falou q inicialmente criara o mundo para um cenário de background histórico para suas línguas que vinha criando desde jovem.... por isso eu acredito que, mesmo no Hobbit muita coisa já existia....


P.S.: Pra mim a encarnação de Tolkien nas obras é Bilbo, já q ele já declarou várias vezes que, fora no tamanho, ele é um hobbit, além do que Bilbo é um escritor tb....

The words of a banished king
"I swear revenge"
Filled with anger aflamed our hearts
Full of hate full of pride
We screamed for revenge
 
quote:
Sim, concordo que inicialmente ele fez pensando em seus filhos e netos (que como nós, éramos completamente leigos em assuntos de elfos e orcs e hobbits..., assim como Bilbo foi "iniciado", o leitor (naquela época seus filhos/netos) também foi iniciado nesse mundo.) Deu pra entender o que quero dizer?

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"




"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo