• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mestre Gil de Ham

Pandatur

Usuário
É isso mesmo! Olhem só que ótima notícia esta!!! Lá estava eu dando uma olhada na parte de lançamentos do site da Martins Fontes http://www.martinsfontes.com.br/home.asp quando me deparei com "Mestre Gil de Ham", a mais nova obra do mestre Tolkien publicada pela editora. Aqui vai a resenha do livro ("Farmer Giles of Ham" no original) presente no site da MF:

"Esta divertida história, escrita pelo autor de O Hobbit, é ambientada no vale do Tâmisa, na Inglaterra, num passado maravilhoso e distante, quando ainda existiam gigantes e dragões. Seu herói, Mestre Gil, é na realidade um fazendeiro totalmente desprovido de heroísmo, mas que, graças à boa sorte e à ajuda do cachorro Garm, da égua cinzenta e da espada mágica Caudimordax (ou Morde-cauda), amansa o dragão Chrysophylax e ganha enorme fortuna. Esta edição inclui o texto publicado pela primeira vez em 1949, com as ilustrações originais de Pauline Baynes, as quais Tolkien considerava um acompanhamento perfeito para a história. Também inclui, publicadas pela primeira vez, a mais antiga versão escrita da história e as anotações de Tolkien para uma possível continuação. Como O Hobbit e Roverandom, Mestre Gil de Ham foi criado por J. R. R. Tolkien, inicialmente, para entreter seus filhos, mas a história cresceu e se tornou mais sofisticada. Sua versão final é indicada para leitores de todas as idades que apreciem uma boa história, relatada com imaginação e bom-humor."

No site o livro sai por R$28,50, e ainda não há sinal dele em sites de venda mais conhecidos. http://www.martinsfontes.com.br/detalhes.asp?ID=145165

E lembrem-se: a MF ainda promete "Atlas da Terra-Média" e "Explicando Tolkien", o primeiro, traduzido por Ronald Kyrmse, e o segundo escrito por ele. Aproveitando, aqui vai algo sobre o livro de Ronald, dito pelo próprio ao site Duvendor http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/index.htm :

"Após mais de vinte anos lendo e estudando as obras de Tolkien e quase tudo o que se publicou sobre ele, o autor lança uma coletânea de ensaios dividida em duas partes. A primeira fala da vida e obra de Tolkien e do mundo que ele subcriou; a segunda mostra o impacto que essa obra e esse mundo têm sobre todos nós."

Abraços do Pandatur, e divirtam-se!!!
 
Num sei se me interessa muito esse livro..é bom? O Roverandom presta??

Alias, a Martins Fontes tem os direitos de todos os livros de Tolkien? Deviam lançar a serie HOME logo, ou outro livro do Universo do Senhor dos Anéis..
 
O problema dos HoME está mais na dificuldade de tradução. É uma série longa (12 livros) e complexa. Dá trabalho traduzir os HoME, muito mais do que livros como Roverandom e Mestre Gil, que são menores e mais simples (e por isso foram lançados). E agora que a fase SdA vai chegando ao fim na grande mídia, não tenho idéia do que a MF pretende lançar no futuro para os fãs do professor.

Se Roverandom é bom? Não faz parte do universo de Arda mas é bacana. É um livro infantil, lembre-se disso, mas acho que vale a pena todo fã dar uma lida para conhecer outro lado dos contos do Professor Tolkien.

Aqueles que já leram Mestre Gil (Deriel e Imrahil por exemplo) dizem que é um ótimo livro, bem escrito e engraçado. Vale mais a pena comprá-lo no lugar de Roverandom, se você tem que escolher entre um dos dois, na minha opinião.
 
Olha, eu li em inglês.

Confesso que ao ver o título "Mestre Gil" eu pensei automaticamente "tão de sacanagem" em seguida de "deve ser uma edição importada de Portugal". Bom, não é... mas traduzir Farmer Giles por Mestre Gil eu acho meio demais. Só faltou traduzir Ham por Presunto e ficava tudo numa boa.

A outra crítica é quanto ao formato/preço: muito caro! É um livrinho curto, geralmente vem publicado com "Smith of Wooton Major" por 5 doletas, mas aqui no Brasil você têm que comprar em separado um deles e ainda por cima pelo equivalente a 10 dólares.

É um livro curto, de tradução rápida e fácil que não vale esse preço. Acho que não é por aí que a Martins Fontes teria que ir. Não mesmo :|
 
Não sou expert em inglês (longe disso), mas também estranhei a traução. Tudo bem que pelo que sei da história, o Giles mata um gigante e tal e fica famoso (talvez por isso o "Mestre" na versão brasuca), mas acho que Fazendeiro ou algum outro sinônimo ficava ´melhor.
Não vi o livro ainda, mas se o Deriel diz que é curto, então deve ser pequeno mesmo. Acho que logo virão promoções que façam o preço cair e valha a pena comprar (rolou isso com Roverandom).
E bem que a MF poderia ter lançado o Smith junto ein!
 
Sim, ele é curtinho. Na minha ediçãozinha pocket ele tem meras 70 páginas (não folhas, páginas!) e a letra nem é minúscula e as ilustrações da Baynes estão lá. Fiquei curioso pra saber o que a MF fez pra transformar o livro em 180 página :think:

Sabem, é uma tradução que a gente faz em menos de um mês... eu mesmo brincando traduzi uns 20% dele em uma semana de vadiagem, alguns anos atrás :obiggraz:
 
Eu tb achei meio tosca essa história de lançar o Farmer Giles solo... eu tenho ele no Tales From The Perilous Realm, que vem junto com o Adventures of Tom Bombadil, Smith of wooton Major e o Leaf by Niggle... e paguei tri baratinho! Valeria muito mais a pena se lançassem nesse 4 em 1...
 
Tales From The Perilous Realm, que vem junto com o Adventures of Tom Bombadil, Smith of wooton Major e o Leaf by Niggle
Tem uma edição que vem com esses 4 aí juntos, em português de portugal. O "pacote" custa cerca de R$60 - ou seja, bem melhor que os quase R$30 da MF. :roll:
 
Gildor disse:
Tem uma edição que vem com esses 4 aí juntos, em português de portugal. O "pacote" custa cerca de R$60 - ou seja, bem melhor que os quase R$30 da MF. :roll:

Esse aí é o meu, muito mais vantajoso do que o lançamento da MF, do jeito que está. O papel não é dos melhores, e não há ilustrações que não a da capa, mas estão todas as histórias lá.

Traduziram em Portugal como "Lavrador Giles de Ham", e parece bem melhor mesmo do que "Mestre Gil". Primeiro porque ele é um farmer mesmo, e se "fazendeiro" não ficaria bom num título, "mestre" foge demais do título original. E Gil, aqui no Brasil, é associação imediata com ministro-cantor. Se a tradutora procurou pelas raízes dos nomes, eu queimo a língua, mas deixar no original parece mais sonoro e confortável, pelo menos.

E pra deixar com 180 páginas dveem realmente ter transformado o livro em um livrão daqueles com letra gigantona, com uma diagramação bem favorável.
 
eu tenho Perilous Realm em Ingles...eu acho que Mestre Gil vale a pena por causa das ilustracoes, que so existem em algumas edicoes inglesas. O papel, que no Brasil e incomparavel a porcaria reciclada da Europa e as versoes anteriores e planejamentos pra sequencia...tudo em portugues...

meu pai ja mandou o meu pra ca 8-)
 
"Esta edição inclui o texto publicado pela primeira vez em 1949, com as ilustrações originais de Pauline Baynes, as quais Tolkien considerava um acompanhamento perfeito para a história. Também inclui, publicadas pela primeira vez, a mais antiga versão escrita da história e as anotações de Tolkien para uma possível continuação."

Deve ser por isso que conseguiram publicar 180 páginas.
 
130 paginas so? por 30 reais??? por isso que não temos leitores aqui no Brasil(além da analfabetização, claro)...deviam fazer versões pocket's de livros pra abrir a um publico maior!
 
Bem, temos os HoME, que foram lançados ao longo das décadas de 80/90. O último volume saiu em 96, eu acho, e são 12 no total.
 
Ressucito o tópico para que aqueles que leram a obra possam comentá-la. Eu gostei muito, e recomendo, apesar do preço.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo