• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mestrar D&D3e na Terra-Media

Ainatan disse:
Beorn tinha uma abilidade magica...não q ele fosse mago, mas...
Os anoes manipulam magias sim, eles fazem armas magicas e objetos magicos, e lançam magias sim, como quando as q lançaram para proteger os tesouros que acharam na caverna dos trolls no Hobbit.
E Tolkien disse q os hobbits nunca aprenderam magia pq nunca se interessaram, o q leva a crer q eles tinham a capacidade.
E os homens praticam a feitiçaria por q sempre procuram a magia para obter poder, a magia eh má pelos propositos, mas magia é magia.

Beorn eh um caso unico, existem muitas teorias para ele, incluindo-se uma em que Radagast lhe consedeu esses poderes, soh esse caso nao justifica generalizar. Anoes nao lancam magias propriamente, eles tem habilidades especiais com pedras e minerios(quem quizer pode considerar que alguns deles consequem lançar magias do ramo Material, mostrado na adaptacao, mas nada alem disso).
Existe magia e feitiço, uma eh a energia primordial e original da Terra-Media, a outra eh uma distorçao disso feita por Melkor, assim como tudo o que ele fez/distorceu/corrompeu como orcs, dragoes, worgs...tambem temos os famos Rei dos Bruxos e o Necromante(como chamavam Sauron), nomes sujestivos. Nunca li sobre hobbits ou homens(e anoes com essa possivel excessao) lançando magias e isso eh o que interessa. Quem nao concordar que faça seus hobbits magos...isso fica por conta do mestre e dos jogadores. Na minha Terra-Media isso nao existe.

Tolkien escreveu:
"Eu não usei a palavra "mágica" consistentemente, e realmente a Rainha Élfica Galadriel é obrigada a advertir os Hobbits em seus usos confusos da palavra tanto para os artificios e operações do Inimigo quanto para os Elfos. Eu não diferenciei as duas formas porque não existe uma palavra para a segunda forma [uma vez que todas as histórias humanas sofrem da mesma confusão]. Mas os Elfos estão lá [em meus contos] para demonstrar a diferença. Sua "mágica" é Arte, que os livra de muitas de suas limitações humanas: menos esforço, mais rápido, mais completo [produto e visão numa correspondência sem falhas]. E seus objetivos são Arte e não Poder, sub-criação e não dominação e reforma tirânica da Criação. Os "Elfos" são "imortais", pelo menos até quando o mundo existir: e portanto são preocupados principalmente com os sofrimentos e aflições da imortalidade no tempo e nas mudanças, do que com a morte. O Inimigo em sucessivas formas é sempre "naturalmente" interessado na Dominação completa, logo Senhor da magia e máquinas. Então o problema: este mal assustador pode e realmente surge de uma raiz aparentemente boa, o desejo de beneficiar o mundo e outros* - rapidamente e de acordo com os próprios planos do benfeitor - é um motivo recorrente." "*Não no Iniciador do Mal: a sua Queda foi uma Queda sub-criativa, e portanto os Elfos [os representantes da sub-criação por excelência] eram particularmente seus inimigos, e o objeto especial de seu desejo e ódio - abertos às suas fraudes. Suas Quedas seriam na possessividade e [em um grau menor] na perversão de suas artes em poder." [Tolkien, "Letters", Letter 131]

Ou seja, nenhuma outra raça(a nao seres mais evoluidos que eles proprios) tem a mesma visão de "Arte" a respeito da sub-criação(magia), a tentativa de outros de fazer isso acaba por evidenciar a sua propria visão distorcida e até certo ponto equivocada da sub-criação, assim, para efeitos de regra, achamos prudente mostrar isso dividindo-se a magia em dois pontos basicos: magia(feitas por elfos) e feitiço(a tentetativa de fazer isso por outros), foram apenas nomes dados para facilitar, mas basicamente a energia manipulada é a mesma, o que muda é a visão e a capacidade do conjurador impostas em grande parte, por sua raça.
 
Ainatan disse:
E Tolkien disse q os hobbits nunca aprenderam magia pq nunca se interessaram, o q leva a crer q eles tinham a capacidade.
E os homens praticam a feitiçaria por q sempre procuram a magia para obter poder, a magia eh má pelos propositos, mas magia é magia.

No comecinho do Hobbit o Tolkien fala que Hobbits não podem lançar magia.
 
Ainatan disse:
Confirmou o que eu disse, qualquer raça pode lançar magias, com limitações devidas à sua raça

Sim, a limitação das outras raças eh que soh conseguem conjurar magias menos nobres, chamamos de feitiços. Existe um topico antigo no Obras que fala sobre isso, perguntando ao Deriel a opiniao dele sobre(que tem algum conhecimento do assunto....) se homens poderiam conjurar magias ele disse:
"Claro que os Homens podiam empunhar espadas mágicas, usar cordasélficas e tals, mas não podiam ter nenhuma ação sub-criativa. Eles não possuíam essa capacidade. As excessões são, claro, Beorn e o caso especial são os Numenorianos DESCENDENTES DE ELROS que possuem alguns vestígios élficos e maiar, mas é claro que os "poderes" deles seriam ínfimos.
Mas, sabe como é, sempre tem a energia morgothiana, que todos poderiam utilizar. Necromancia."

O Topico todo ta aki, http://forum.valinor.com.br/viewtopic.php?t=2067&start=0. Nao vou ficar discutindo isso aki, se acha que eh diferente faça assim no seu jogo e ponto. As magias de cura tem uma cura instantanea apenas simbolica, cura muito pouco assim(seu efeito maior se da com o aumento natural da recuperaçao do corpo com o tempo) que achamos nao ter problemas uma vez que pode ate significar parte da grande arte de cura do conjurador, a "alvo" simplesmente se sente melhor no momento em que depara com uma energia tao positiva, e isso pode significar nas regras um pequeno acrescimo em seus pontos de vida. Sinceramente nao vejo problemas nisso. Achou ruim? Tira do seu jogo ou dexa pra lah vai jogar CODA msm.
 
Mas pra um HUMANO lançar mgia só com edaptação msm ??? E sobre os elfos serem 2 ou 3 niveis superiores aos humanos, então nenhum jogador poderia comessar com um de primeira, né ???
 
LHRagone disse:
Mas pra um HUMANO lançar mgia só com edaptação msm ??? E sobre os elfos serem 2 ou 3 niveis superiores aos humanos, então nenhum jogador poderia comessar com um de primeira, né ???

Poderia sim, eu por exemplo estou fazendo assim com o meu grupo: akeles que comecaram com elfos vao ganhar menos experiencia ateh que os outros alcansem 2 ou 3(depende do elfo) niveis a mais que eles. Por exemplo, vou dar apenas 30%(mude esse valor de acordo com sua conveniencia) da experiencia para os personagens elfos por aventura ateh os outros tenham 2 ou 3 niveis a mais que eles. Isso de certa forma ateh seria correto afinal com uma vida menor, as outras raças aprendem e absorvem as coisas com mais rapidez(uma opcao seria dar menos experiencia sempre, mas aumentar essa porcentagem sobre a experiencia total). Além disso, o mestre pode balanciar mais um pouco dentro do jogo, elfos por exemplo sempre sao mais visados por potenciais inimigos...esse tipo de coisa.
 
Mas diminuir permanentemente o XP dos elfos pode acarretar problems... um grupo de 10 nivel e os elfos de 5 por exemplo... não seria equilibrado.
 
LHRagone disse:
Mas diminuir permanentemente o XP dos elfos pode acarretar problems... um grupo de 10 nivel e os elfos de 5 por exemplo... não seria equilibrado.

Vc pode diminuir pouco, de forma que a diferenca nao seja tao acentuada(ganahando de de 75 a 85% da experiencia)...mas essa matematica fica mesmo dificil, melhor diminuir muito no começo ateh chegar a 2, 3 niveis de diferença e depois normalizar. Soh lembrando que jogar na Terra-Media, mais do que em qualquer outra ambientação de RPG, nao eh soh acumular bonus, inclusive esse tipo de jogo fica bem mais atrativo(gosto depende de cada um, nao exite o correto ou o melhor) em outras ambientações(como Forgoten). Acho que Terra Media o lmais legal eh explorar o mundo tao bem descrito por tolkien e interagir com figuras tao conhecidas. Nao da pra equilibrar totalmente, isso descaracterizaria a Terra-Media. Mas isso que eu sujeri no começo ajuda um pouco a equilibrar.
 
LHRagone disse:
No inicio da QE, qual seria população de cada raça na TM ???

Se tratando do INICIO da primeira era: a maioria da população de raças livres eram de Homens, que expandem cada vez mais suas fronteiras e aumentam muito seu numero. Os elfos diminuiram ainda mais, os hobbits prosperaram e aumentaram as fronteiras do Condado com consentimento do Novo Rei de Gondor, Aragorn. Os anoes retomaram suas antigas moradas, incluindo Moria e provavelmente aumentaram seu numero, pelo menos no inicio da Quarta Era. As coisas devem começam a mudar a medida que os seculos passam, pois essa eh a era do dominio dos homens...os hobbits e anoes começam a minguar e os elfos desaparecem por completo.
Existe um texto que fala sobre o INICIO da Quar Era muito bom aki na Valinor:
http://www.valinor.com.br/artigos/artigo.asp?id=35&Pag=1

Eu particularmente acho essa Era a mais triste e sem graça de todas, pois muito ta magia da Terra-Media jah nao existe mais, ou esta em seus ultimos suspiros...
 
Há uma janela para o RPG ai... com a paz na TM, alguns elfos pederiam voltar para estabelecer novos lares.
Mas em números, por exemplo, qual seria a população de Minas Tirith ???
 
Ne...quando saiu aquele livro novo em portugues, com cenas do filme (que por sinal é lindo demais *_*) eu comecei a ter umas ideias...é a idéia de um grupo de aventureiros que se reúne em busca das duas silmarils restantes (a do mar e a da terra) a partir de um mapa meio suspeito...na verdade, a idéia é surgir um mapa-boato na quarta era com a possivel localização delas, e pessoas de todas as raças começarem a ir atrás da confimação disso.

Claro, eu nem estou pensando em numeros ainda :lily:
 
LHRagone disse:
Há uma janela para o RPG ai... com a paz na TM, alguns elfos pederiam voltar para estabelecer novos lares.

Nenhum elfo em sã consciência iria deixar Valinor :wink:

E depois, a paz é incerta, em um dos textos que li da Quarta Era, uma espécie de culto maligno ganha influência se não me engano.
 
Acho que o certo seria fazer uma lista de magias para cada raça, tipo, os anões teriam magias assossiadas a pedras e metais como pedra em lama, madeira-ferro e etc

E depois, a paz é incerta, em um dos textos que li da Quarta Era, uma espécie de culto maligno ganha influência se não me engano.
Isso não foi confirmado por Tolkien, mas faria sentido os humanos ganharem direito a magia atravez do tal culto
 
E depois, a paz é incerta, em um dos textos que li da Quarta Era, uma espécie de culto maligno ganha influência se não me engano.

Isso não foi confirmado por Tolkien, mas faria sentido os humanos ganharem direito a magia atravez do tal culto

Na verdade esse foi um texto q o tolkein começou a escrever sobre a QE mas nunca terminou.....
 
Barlach disse:
E depois, a paz é incerta, em um dos textos que li da Quarta Era, uma espécie de culto maligno ganha influência se não me engano.

Isso não foi confirmado por Tolkien, mas faria sentido os humanos ganharem direito a magia atravez do tal culto

Na verdade esse foi um texto q o tolkein começou a escrever sobre a QE mas nunca terminou.....

Sim, ele escreveu algumas paginas mas parou por achar nao nao havia mais nada que valia a pena ser dito a partir dali. E o culto era um culto sinistro, magia ali nem pensar, necromancia e/ou feitiço sim.
 
Mas não podemos esquecer, tolkien criou a TM, mas a responsabilidade para definir o que vai acontecer é do MESTRE. Então há possibilidade de elfos voltarem para a TM, por exemplo para recontruir Lorien.
 
Mas não podemos esquecer, Tolkien criou a TM, mas a responsabilidade para definir o que vai acontecer é do MESTRE. Então há possibilidade de elfos voltarem para a TM, por exemplo para reconstruir Lorien.
 
Isso depende do tipo campanha que o mestre quer fazer, se ele definir modificar fatos historicos(e/ou outras coisas) e os jogadores concordarem eh uma opção sim, mas em uma campanha que tenha como opção manter o conteudo historico rigorosamente igual ao mostrado por Tolkien isso é impensável. Existem muitas maneiras de se mestrar na Terra-Media, e cabe a cada grupo decidir a que vai ser mais divertida pra ele.
 
No início de O Hobbit aparece um comentario de que orc seria um tradução das palavras goblin e hobgoblin, então seriam os goblinoides raças de orcs ???
 
Muitos inimigos do Livro dos Monstros não se encontram na TM, então quais seriam os inimigos em uma aventura ???
Os que eu ja vi nas obras de Tolkien são:
Orcs, goblinoides, gigantes, trolls, ogros, dragões vermelhos, balrogs, animais, animais atrozes, mortos-vivos, vampiros, lobisomens, espiritos, tem mais alguma coisa ???
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo