• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mestrando Senhor dos Anéis....

Nossa, rolemaster eh sem duvida o pior sistema de RPG...
Sistemas onde tu tem q ignorar regras pra jogar são os piores, como GURPS e Rolemaster.
Eu jogo D20 e nao ignoro nenhuma regra. Sabe por que?
POrque D20 eh SHOW!

_______________
I´m your daddy.
 
Sei, pq D20 não é complexo nem realista, com o basico dali vc faz qq coisa, e naum sai disso, ja o GURPS : perfeito, realista , detalhado , a unica ***** são as magias...
O rolemaster, kra é o rpg q tolkien pediu a deus!!!!

Vossa magia és fraca...
Se vossa pessoa tentar compara-la á minha...
Direi que vosso povo não és um povo digno, pois hão de ter meros e insanos magos fracos...
*Halk - My characther in RPG games
 
Eu realmente não considero o D20 um sistema muito simples, porem ee ekilibra simplicidade, facil jogabilidade e realidade na medida certa prakilo q foi feito. O outro disse que não sai mais nada disso, bom eu não acho q tenha que sair alguma, regras são apenas regras, e o jogo tem q se basear em role playing, nao em regrinhas mediocres.
Sobre o Rolemaster ele foi considerado o segundo pior sistema de RPG pela comunidade rpgistica.
Sobre Tolkien, eu duvido muito que ele achasse isso, ateh pq ele não gostava nem um pouco de RPG pelo que eu sei.

_______________
I´m your daddy.
 
O bom do d20 system é q tu não precisa adaptar nada..ele tá pronto...não precisa de remendos.
Se eu fosse usar um sistema que tem que adaptar daqui e dali eu faria o meu próprio.....


No! I ll never turn to the dark side!
I m a Jedi, like my father before me!
 
Cara, eu acho que tem gente que não tem idéia do que é Rolemaster! Tem gente muito equivocada aqui nesse fórum. 8-O

Já joguei de tudo que se pode imaginar. De D&D(o Básico de 1987), AD&D, GURPS, MArvel SuperHeroes, DC Heroes, Shadowrun, TUUUUDO. Mas nunca joguei um RPG tão bom quanto o Rolemaster, isso na minha opinião de de 100% de meus amigos jogadores. o único que chegou perto um pouquinho da quantidade de detalhes foi o GURPS, e mesmo assim muito pouco. Não dá pra jogar mais nada depois que você sente o poder do combate do Rolemaster. Sentir mesmo que o personagem tá sangrando, se arrastando, todo o sofrimento e realismo de um combate. Nenhum se compra. Nenhum. Muitos amigos meus que jogavam outros sistemas também pararam de jogar. Agora só o Rolemaster. Porque será?

Também se equivoca aquele que diz que no Rolemaster e GURPS, o cara tem que ignorar as regras. Hã? Nada disso. Não há como ignorar regras no GURPS e no Rolemaster, principalmente. Só se você jogou com um péssimo Gamemaster que não sabe nada delas e adapta conforme sua necessidade inventando tudo na hora pra enganar o pessoal de que tá por dentro de tudo. Pra falar de um sistema é necessário primeiro conhecê-lo bem a fim de se evitar falar bobagem e de fazer uma imagem errada do que realmente é o produto.

Quem joga Rolemaster nunca mais esquece. Isso se gostar de realismo e detalhismo. Agora, não serve para aqueles que querem só representar, zoar e esquecer das regras. O jogo é bem direto. Gosta dele quem é detalhista, quem não é continua a jogar os de sempre, os mais simples. Eu é que não quero nunca mais (e meus camaradas também não e até ficaram mais radicais que eu). Chega de jogo bobo.
 
Última edição:
hilbrian disse:
Cara, eu acho que tem gente que não tem idéia do que é Rolemaster! Tem gente muito equivocada aqui nesse fórum. 8-O

Já joguei de tudo que se pode imaginar. De D&D(o Básico de 1987), AD&D, GURPS, MArvel SuperHeroes, DC Heroes, Shadowrun, TUUUUDO. Mas nunca joguei um RPG tão bom quanto o Rolemaster, isso na minha opinião de de 100% de meus amigos jogadores. o único que chegou perto um pouquinho da quantidade de detalhes foi o GURPS, e mesmo assim muito pouco. Não dá pra jogar mais nada depois que você sente o poder do combate do Rolemaster. Sentir mesmo que o personagem tá sangrando, se arrastando, todo o sofrimento e realismo de um combate. Nenhum se compra. Nenhum. Muitos amigos meus que jogavam outros sistemas também pararam de jogar. Agora só o Rolemaster. Porque será?

Também se equivoca aquele que diz que no Rolemaster e GURPS, o cara tem que ignorar as regras. Hã? Nada disso. Não há como ignorar regras no GURPS e no Rolemaster, principalmente. Só se você jogou com um péssimo Gamemaster que não sabe nada delas e adapta conforme sua necessidade inventando tudo na hora pra enganar o pessoal de que tá por dentro de tudo. Pra falar de um sistema é necessário primeiro conhecê-lo bem a fim de se evitar falar bobagem e de fazer uma imagem errada do que realmente é o produto.

Quem joga Rolemaster nunca mais esquece. Isso se gostar de realismo e detalhismo. Agora, não serve para aqueles que querem só representar, zoar e esquecer das regras. O jogo é bem direto. Gosta dele quem é detalhista, quem não é continua a jogar os de sempre, os mais simples. Eu é que não quero nunca mais (e meus camaradas também não e até ficaram mais radicais que eu). Chega de jogo bobo.

Eu assino embaixo! Joguei AD&D por muitos anos, depois que passei Rolemaster não largo mais. Sistema D20 é bom, legal mas acho o Rolemaster mais interessante.
 
Fala Galera,

Qta intolerância, hein? Jogo RPG há mais de 20 anos e nesse tempo todo já joguei trocentos sistemas, tanto mestrando qto jogando. Jogar RPG tem como objetivo simplesmente se divertir. E cada um se diverte de uma forma... Alguns acham muito mais divertido o enorme nível de detalhamento que sistemas com muitas regras permitem e outros acham mais divertido jogar sem tantas regras mas c/ muita interpretação. Qual é o melhor?!? Não existe um método melhor! Não importa se as 6 horas de um jogo foram gastas apenas p/ chegar na resolução de UM combate ou se foram 6 horas de live action sem uma rolagem de dado sequer... o q importa é o nível de satisfação do grupo com o jogo.

Por exemplo eu basicamente só faço players "spell users". Acho muito mais divertido e não vejo tanta graça em "non spell users". Já meu irmão é o oposto... O negócio dele é dar a porrada mais forte possível. Assim como eu prefiro ambientação "Fantasy" e minha namorada detesta. Ela gosta de jogar só no presente. E aí? Qual é o melhor? Magos ou porradeiros? Ambientação "Fantasy"? "Sword and Sorcery"? Histórica? Presente? Futuro? Nenhum... Cada um acaba achando o seu nicho e o tipo de jogo q mais o agrada e um grupo q tenha as mesmas características. Ou características compatíveis.

Atualmente (e já há muitos anos) sistema que mais utilizo é o RoleMaster, e por isso mesmo q vim responder esse tópico. O RM é extremamente detalhista, flexível e tb complexo existindo uma infinidade de regras adicionais para toda e qq situação possível criando um realismo q nunca vi em nenhum outro. CLARO q isso tem um custo: qto mais regras utilizadas, em geral, menor a velocidade do jogo. Há quem goste, há quem não goste. Eu adoro. O q não me agrada são justamente as situações surreais q acontecem em vários outros sistemas justamente por falta de regras ou regras simples demais.

Para iniciantes em RPG, nunca recomendaria o RM. P/ veteranos, o recomendaria com certeza. Não pq seja melhor q nenhum outro, mas pq é diferente. Alguns vão gostar e não querer outra coisa, outros vão preferir voltar p/ o StoryTeller...

Respondendo a pergunta do Helloween... Qq sistema q tenha possibilidade de ambientação Fantasy serve perfeitamente. Aí cabe a vcs terem uma idéia do tipo de jogo q preferem e da importância q dão ao detalhamento do jogo x interpretação. Já q o grupo não é de novatos, uma opção interessante seria dar uma testada no MERP. Ele é um RM simplificado, mas ainda bastante realista e detalhado, e já vem pronto p/ o mundo q vcs pretendem utilizar.
 
Bom eu jogo o sistema original mesmo. O CODA.

Tenho todos os livros, mas falta ainda o escudo do mestre e os tabuleiros, sei que é uma facada. Como eu consegui completar a coleção interia de D&D 2 edição eu kero completar a de Sda sistema CODA.

Pra mim o sistema mais perfeito( com algumas adaptações minhas) que há, o chato que parte da graça do D20 perde por simplesmente só ter os D6 pra jogar
 
Ahm... eu não entendi o que tu quis dizer, Sarcasmo. Qual é o sistema mais perfeito? O CODA ou o d20?
 
Bah, eu acho o CODA fraquíssimo. Principalmente na questão das classes roubadas do D&D e nas classes fracas que eles inventaram.
 
O CODA só te um único defeito, poucos dados.
O D&D continua aquela chatice de se vc acertar a garganta é dano dobrado ou triplicado dependendo da arma. na garganta é morte quase na certa. Sem cotar que a vida é absurda. São esses motivos os maiores pelo meu abandono pelo AD&D e D&D
 
Bom, pra mim a qualidade do sistema não é medida pela quantidade de dados que usa. É um absurdo pensar uma coisa dessas.

Cara, todas as pessoas têm pontos fracos, e é normal que, acertando-os cause mais dano, etc.
 
Eu não disse que o sistema é ruim pq a quantidade de dados é pequena eu disse que a graça de ter varios dados diferentes diminuí, mas o sistema compensa com ideias revolucionarias tais como um mago pode ser um bom lutador. Assim como um guerreiro pode ser um ladino e mesmo assim continua sendo "single class"
 
Mas no d20 tu também pode customizar bastante as classes através de talentos e classes de prestígio. Aliás, o CODA copiou o d20 em quase todos os aspectos, menos na parte inteligente do sistema, IMO.
 
Eu não acho o CODA ruim... Pra mim ele pegou coisas boas do D20, coisas boas do Storyteller (como níveis de vitalidade) e misturou.

Eu só achei a criação de personagem meio complicada.

Eu pessoalmente jogo D20 pq é o que o meu grupo joga, mas poderia jogar CODA sem problema...
 
Pra mim o CODA tem vários problemas gravíssimos.

O sistema de combate é muito frouxo, vago. Segundo ele, uma agulha de tricô e o espadão de fogo do balrog teriam o mesmo alcance, ou seja: colado no adversário.

Os parâmetros de dificuldade são ridículos. Com 4 avanços, tu consegue superar praticamente qualquer desafio. Esse parâmetro de dificuldade também serve pro combate. Logo logo tu fica praticamente sem ter adversários à altura, a não ser uma tropa de balrogs.

O sistema de combate em massa é tão problemático quanto o combate individual.

Se tu aumentar um atributo, as reações ligadas a esse atributo não aumentam automaticamente.

A única coisa realmente boa do CODA (e eu sempre falei isso), é o sistema de magia.
 
Eu não vejo esse problema no CODA. Na verdade eu to mestrando pra um grupo de 5 pessoas e a evolução minima é 8 e até agora eles penaram contra orcs e wargs. Se eu jogar açgo mais forte eu mato eles com facilidade.

Se vc der uma olhada na parte de sistema de combates contem os dados de comprimento de uma arma. O problema é que eles quiseram facilitar botanto tudo junto e no final eu tenho que ficar o dia inteiro procurando os dados nescessarios
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo