• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Messi ou Pelé?

Quem você queria no seu time?


  • Total de votantes
    33
Messi bate recorde pessoal e se aproxima de marca histórica de Pelé

Qual o limite para Lionel Messi? O atacante do Barcelona brilhou na vitória por 5 a 4 sobre o Deportivo La Coruña, neste sábado, ao marcar três gols e bateu um recorde. O argentino chegou à incrível marca de 71 gols marcados em um mesmo ano, estabelecendo um novo recorde pessoal. Até o fim de 2012, ele pode ultrapassar nada menos do que Pelé.

Em 1958, Pelé marcou 77 gols e detém o recorde de maior número de gols feitos em um mesmo ano. Messi já ultrapassou este recorde em 2011/12, mas em uma temporada europeia – ou seja, o período que contempla o segundo semestre de 2011 e os primeiros seis meses de 2012. Agora, ele tem a chance de superar o brasileiro com seu excelente desempenho neste ano.

Desde janeiro, Messi anotou 59 gols pelo Barcelona e outros doze pela seleção argentina. Ele é o atual artilheiro do Campeonato Espanhol com onze tentos. O argentino ainda se tornou o primeiro jogador da história do Barcelona a fazer 15 hat-tricks (três gols em uma mesma partida) no Espanhol.

Apesar da possibilidade de bater mais recordes, o atacante do Barcelona mantém o discurso humilde. “Estatísticas são estatísticas, nada mais. O importante é vencer e continuar nesse nível. Sempre é difícil ganhar após jogar pela seleção. Chegamos cansados e o importante era conseguir os três pontos”, afirmou.


-------------------------------------------

Essa marca pelo menos ele tem todas as condições de alcançar ainda mais que agora ele finalmente ele tá deslanchando na seleção argentina.
 
Eu sempre fico na duvida de quais jogos são levados em consideração.
Eu achava que o Pelé tinha passado da marca dos 100 gols mais de uma vez na carreira.
77 gols por ano fariam ele ter menos de 800 gols em 1969 quando ele marcou o milésimo.
 
Eu sempre fico na duvida de quais jogos são levados em consideração.
Eu achava que o Pelé tinha passado da marca dos 100 gols mais de uma vez na carreira.
77 gols por ano fariam ele ter menos de 800 gols em 1969 quando ele marcou o milésimo.
E os gols que o Pelé fez pelo time do Exército entre o hasteamento da bandeira e a hora do rancho? Esses não contam?
Fala sério, meu!
 
Eles devem estar levando em conta só jogos oficiais. Além dos jogos pelo exército, no tempo do Pelé se jogavam também muito mais amistosos.
 
Mas é. Os europeus só contam gols em jogos oficiais. Na contagem de gols do Messi também não entram amistosos... só jogos válidos para campeonatos.

Contando jogos "oficiais", o Pelé tem 697 gols. O Messi, até o momento, tem 238 (* não sei se aqui já estão incluídos os gols de ontem).
 
Vez ou outra saem listas diferentes.
Já vi listas do Pelé com mais de 700 e só atrás do Romário.
Vi outra em que ele também estaria atrás do Romario e de um daqueles hungaros antigos (não era o Puskas).


Pela seleção valem amistosos?
 
Pela seleção vale, mas não pelos clubes. A não ser que os clubes mandem as súmulas pra FIFA (ninguém faz isso).
Pelé tinha 110 gols ou algo assim numa temporada aí. Vamos lembrar que na época não existia Libertadores ou Brasileirão, os clubes jogavam só os estaduais e ficavam meses fazendo amistosos na Europa. Seria interessante ver a média de gols por jogo (mesmo que só os oficiais).
 
Naquele tempo o Estadual tinha muito mais jogos e durava o ano inteiro. Ainda tinha Libertadores e Taça do Brasil. É semelhante à quantidade de jogos que os times europeus jogam hoje. O Barça joga Campeonato Espanhol, Liga dos Campeões e Copa do Rei. É equivalente, já que o Campeonato Paulista devia ter mais do que 20 times naquela época...

Muita gente que ainda acha a comparação de Messi e Pelé descabida, nunca viu o Pelé jogar ou não assiste o Messi jogar pelo Barça. Ou os dois. O Pelé foi um jogador fantástico, mas ele errava dribles, errava finalizações, errava passes. Ele era mortal. Para quem tiver curiosidade, tá aqui um vídeo que mostra todos os momentos em que o Pelé pegou na bola no jogo contra a Tchecoslováquia, na Copa de 70. Vale a pena:

[video=youtube_share;wmOYl5DSUaM]http://youtu.be/wmOYl5DSUaM[/video]

E aqui tá um Vs. do Messi, para vocês compararem: http://youtu.be/g7ZXTcDu8XY

E, só de curiosidade, aqui tá um do Maradona: http://youtu.be/Bs4q-_mbwmQ


Tipo. Eu sei que muita gente vai me execrar pelo o que eu vou falar, mas vendo esse tipo de vídeo do Pelé, e comparando com o futebol moderno, eu tenho dúvidas... Tá, o Pelé foi espetacular na década de 60. É, e provavelmente sempre será, o maior jogador histórico do futebol. Mas o futebol era muito diferente naquela época.

Se for pra avaliar friamente, hoje em dia estou inclinado a colocar Messi e Maradona à frente do Pelé. Por favor, não venham fazer comparações só fundadas no filme Pelé eterno. Alí é um compilado massivo só das melhores jogadas do Pelé, uma seguida da outra, para levar o espectador a pensar que ele jogava assim pelos 90 minutos de todas as partidas. Mas a realidade não é essa. Você tem que avaliar o desempenho do jogador durante todo jogo... tem que ver os erros também. Tem que medir o adversário também. Muitas coisas entram em jogo.

Scouter.gif

Se eu tivesse um scouter, acho que o poder de luta do Pelé poderia ser menor do que o do Messi e o do Maradona. Digo isso avaliando só pelas minhas últimas impressões. Na época que eu criei este tópico, eu ainda colocava o Pelé no topo.
 
Última edição:
Vez ou outra saem listas diferentes.
Já vi listas do Pelé com mais de 700 e só atrás do Romário.
Vi outra em que ele também estaria atrás do Romario e de um daqueles hungaros antigos (não era o Puskas).


Pela seleção valem amistosos?


Ele fica atrás do Romário porque o baixinho jogou bem mais jogos de campeonatos nacionais que o Pelé.

Se bobear até deve ter entrado na conta os gols que o Pelé fez em fim de carreira pelo NY Cosmos no campeonato dos EUA que na época era totalmente amador e organizado nas coxas, mas era uma liga nacional oficial e a cacetada de gol que ele fez no Campeonato Paulista não entrou.

E aí caí naquilo que sempre posto aqui e não adianta chorar. Perdemos tempo demais supervalorizando esse feudalismo regional que só existe aqui e a FIFA, IFFHS, UEFA, CONCACAF, Conmebol, o Papa, o Dalai Lama e o mundo inteiro tá cagando e andando pra estaduaizinhos brasileiros e jamais vai reconhecer isso como oficial.
 
Eu já falei, olhando 1 período, o Messi atingiu sim o nível Pelé. Agora vamos ver se ele mantem isso por 10 anos(já tá oq, uns 3/4 nesse nível, faltam 6/7)
 
Exatamente isso que muita gente se recusa a entender. Messi é fantástico a 4 anos. Pelé foi fantástico por pelo menos 12 anos.
 
Ninguém aqui jogava no modo de carreira no PES (ou WE)?
Tinha aquela curva de evolução do jogador que explicaria isso. :-P


Lembro que tinha um jogador inglês que ele tinha uma curva com ápice alto bagaraio, mas que durava 2 ou 3 temporadas.


Vivendo e aprendendo sobre futebol com games.
 
Ninguém aqui jogava no modo de carreira no PES (ou WE)?
Tinha aquela curva de evolução do jogador que explicaria isso. :-P


Lembro que tinha um jogador inglês que ele tinha uma curva com ápice alto bagaraio, mas que durava 2 ou 3 temporadas.


Vivendo e aprendendo sobre futebol com games.
Pois então. Mesmo que você considere a evolução do Messi "pico inicial", o ápice é tão alto que mesmo na decadência o cara continuaria mito!

Quanto ao tema do tópico, me recuso a comentar quando envolve jogador que eu não acompanhei, não importa quanto já tenha visto ou ouvido a respeito.
 
Me desculpe mas as condutas esportistas do Messi em comparação ao Pelé nao me deixa votar nele, apesar de torcer mais por outro pais do que para o Brasil em algum jogo
 
Tamvém não entendi.

Se tem alguém de conduta moral questionável, esse é o Pelé.



Pois então. Mesmo que você considere a evolução do Messi "pico inicial", o ápice é tão alto que mesmo na decadência o cara continuaria mito!
Pode ser que sim ou não.
Certamente ele continuaria sendo acima da média, mas mito eu não sei.
 
Bom... se é para ser justo, o Messi já tá jogando muito desde 2007, quando se tornou titular do Barcelona, e chegou a fazer um hat-trick contra o Real Madrid, jogando ainda ao lado do Ronaldinho Gaúcho. O Pelé começou em 1958, quando foi para a copa, ainda ofuscado pelo Didi. Acho que aqui estavam no mesmo nível e em situações semelhantes.

Em 59 o Pelé já era o melhor jogador do mundo, embora na Europa considerassem o Di Steffano. Na temporada 2008-2009, o Messi ganhou a primeira Liga dos Campeões como protagonista (em 2006 ele era reserva), em cima do excelente time do Manchester United. Muita gente nesse ano ainda considerava o C. Ronaldo o melhor do mundo, mas eu e várias pessoas já consideravam o Messi o melhor... Se eu não me engano, ele ficou em 2º lugar na premiação de melhor jogador da Fifa em 2008.

Então são 5 anos, e já estamos indo para o 6º ano de alto nível do Lionel Messi. Ainda tem a questão de que o Pelé teve muitas lesões ao longo da carreira... em 62 ele não jogou na Copa, por estar lesionado, e em 66 ele foi na raça, porque também estava se recuperando de lesões graves. O Messi ainda não teve lesão séria. Jogou todos esses últimos quase 6 anos com intensidade máxima.

De 66 a 70, o Pelé já começou a cair no rendimento físico. Aos poucos ele foi deixando de ser aquela besta que saía driblando e atropelando todo mundo que aparecesse no caminho, e foi aqui que ele se tornou um Camisa 10 de fato, melhorando em muito a qualidade dos passes. Em 70 ele jogou de meia-armador, que já era muita diferença. No Messi, essa habilidade de passador se desenvolveu mais cedo, enquanto ele ainda está no ápice físico. Desde a temporada passada que o Messi é quem faz os passes mais difíceis do Barcelona, de colocar os companheiros na cara do gol.

Enfim, isso que eu estou fazendo é comparar. E acho que não disse nenhum absurdo.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo