• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mesa - 4ed

Bem, a escolha mais importante para um guerreiro é sua arma... arma de duas mãos exótica só tem a Corrente com Cravos, Lyvio: 2d4 de dano, +3 de bônus de proficiência (o bônus que você ganha ao atacar com a arma, se for treinado com ela) e alcance (você pode bater em inimigos não adjacentes, um pouco menos útil para guerreiros porque você não pode fazer ataques de oportunidade contra eles).
As outras armas tem várias, com dano de 2d4 a 2d6 (passando por 1d10 e 1d12). As que dão bônus de +3 são o Falchion (2d4, crítico elevado - +1[W] de dano nos críticos, que agora são em geral só dano máximo, sem multiplicar) e a Espada Larga (1d10). As de 2d6 tem Maul (Malho, um martelo grande) e o Heavy Flail (Flagelo/Mangual Pesado), ambas com +2 de bônus e mais nada. A Glaive, a Alabarda e a Lança Longa tem alcance e bônus de +2, mas a primeira dá 2d4 e as outras 1d10. O Machado grande dá 1d12, tem bônus de +2 e crítico elevado. Algumas armas de uma mão também são versáteis (dão +1 de dano se usadas com as duas mãos), e com isso dão um dano razoável (tipo, a média de dano acaba igual às armas de duas mãos): são a Espada Longa (+3 de bônus, 1d8), Machado de Batalha (+2, 1d10), Martelo de Batalha (idem), Flagelo (idem). Outro aspecto importante é a categoria da arma, afeta alguns poderes de guerreiro, mas só a partir do nível 3: arma de haste (categoria adicional, toda arma tem essa e mais uma), machado, maça, martelo, picareta, flagelo, lâminas leves e lâminas pesadas, lanças, cajados (e as armas de ataque de longe).
 
Bem, eu sempre achei o magual massa, e acho que vou fazer um guerreiro usando como arma o mangual pesado, os estatus da ficha são o mesmo? 32 pontos para as habilidades, x pontos para as pericias, afetandfo a CA o dano e por ai vai?
 
Não, são 22 pontos, só que 5 começam em 10 e um começa em 8. E a tabela está mais cara também.

Perícias são dadas pela classe, guerreiro creio que saiba 4 (sendo humano, 1 a mais de classe)
 
Tipo, eu perguntei a arma primeiro porque acaba afetando os atributos: não faz diferença nenhuma (ou quase nenhuma) no nível 1, mas depois quando você pegar poderes mais ligados ao tipo de arma faz. Cada tipo de arma tem um atributo (além da Força) mais importante; martelos e machados usam constituição, flagelos (como o mangual) usam destreza, e por aí vai.
O point buy é 22 pontos, começa com 10, 10, 10, 10, 10, 8; até o 13 custa um ponto para cada, o 14 e o 15 custam 2 cada, o 16 e o 17 custam 3 pontos cada, e o 18 custa 4. Humanos ganham +2 em qualquer atributo à sua escolha (quase com certeza força). Força é fundamental para guerreiros, constituição é sempre útil (+vida e +healing surges), destreza é bom porque dá iniciativa e reflexos, sabedoria dá bônus nos ataques de oportunidade e aumenta vontade. O atributo secundário de cada categoria de arma também faz diferença (em níveis mais altos principalmente). Carisma e inteligência não tem nenhuma utilidade específica para guerreiros, não dão perícias nem nada; só bônus por exemplo em testes de conhecimento, diplomacia, etc; um desses pode ficar como 8 mesmo (ou, no caso de Dragonborn que ganha For e Car, pode deixar 8 no carisma que vira 10).
Sem ajustes de raça, eu sugiro Str 16 (9pts), Con 13 (3pts), Dex 14 (5pts), Wis 13 (3pts), Int 10 (0pts), Cha 10 (2pts); ou Str 16 (9pts), Con 13 (3pts), Dex 14 (5pts), Wis 14 (5pts), Int ou Cha 10 (0pts) e Int ou Cha 8 (0pts); ou ainda Str 18 (16pts), Con 13 (3pts), Wis ou Dex 12 (2pts), Wis ou Dex 11 (1pt), Int ou Cha 10 (0pts) e Int ou Cha 8 (0pts). Coisas desse tipo... e aí adiciona os bônus da raça.

Os poderes at-will são poucas opções (seriam 4 para pegar 2, mas um precisa de escudo; humanos pegam 1 a mais, ou seja, nesse caso todos): cleave, que dá dano igual à força em um outro inimigo adjacente; sure strike, troca a força no dano por +2 no ataque (não é tão bom assim para um guerreiro de dano... mas é bom para inimigos difíceis de acertar); reaping attack, caso você erre ainda dá a força como dano. Poderes por encontro tem 4 e se escolhe 1: covering attack, que dá 2[W] e um aliado adjacente ao alvo dá shift 2; passing attack, você pode dar shift 1 e faz um ataque contra outro alvo com +2 de bônus; spinning sweep, você deixa o alvo prostrado; steel serpent strike, dá 2[W] e deixa o alvo lento (anda menos) e sem poder dar shift. Poderes diários tem 3 e se escolhe 1 também: tem brute strike, dá 3[W] e se você errar o golpe não gasta o poder; comeback strike, dá 2[W] e você pode gastar um healing surge (ou seja, recuperar vida); e villains menace, que dá 2[W], você ganha +2 de ataque e +4 de dano contra o alvo até o fim do encontro e se errar ganha metade desses bônus.

Perícias são três, escolhidas entre Athletics, Endurance, Heal, Intimidate e Streetwise; humanos tem mais uma (precisa ser dessas).
 
bom gente vo tenta faze minha fixa aki mas nessa questao to meio ruim ainda dai ao fim poderia manda para alguem olhar ver se ta td certinho?
 
Claro! Pode mandar, ou até posta ela aqui mesmo (depois é só editar).

Edit: E então? Não vai ter mesmo? Minha ficha já está praticamente pronta, só tenho que animar de digitar ela toda e ajeitar os últimos detalhes de acordo com o grupo... e o background está quase acabado (ficou um pouco grande, talvez exageradamente, mas acho que ficou legal).
 
Última edição:
To loco para ver o D&D 4ª edição da perspectiva do jogador, até agora só mestrei, kkkkkkk.

Tem vaga? Ja começou? Desistiram(pelo q o elda falou)? Como que está?
 
Eu até tava pensando em entrar em mais uma, mais já to tentando entrar em dois PBF e pode ficar meio apertado rpg + estudos + extraclasses =P
 
Acho que antes de escolher a classe e seus poderes vale mais a pena criar um personagem com o estilo que você queira pra tal rpg.
 
King, no outro PbF lá (Iniciantes) estou tentando convencer o povo a jogar na 4ª. Apareça e dê uma força também, daí você joga. =P
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo