• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Merlin é Gandalf, ou vice-versa?

Ithryn Luin disse:
Merlin nao era uma pessoa... Merlin eram varias pessoas, porem apenas 1 merlin podia existir de cada vez...
E nas brumas de avalon merlin nao era necessariamente um mago, mas sim um bardo.

Talvez tolkien tenha se baseado na aparencia e na funçao (Merlin tb deveria agir para que os acontecimentos andassem a favor de uma causa, no caso do livro seria a existencia de Avalon)

eu também acho que seja mais ou menos por aí.. creio que a aparência fisica do Gandalf teve sua fonte de inspiração no Merlin "comum".. (o que nós todos conhecemos, ou não)... quanto às Brumas de Avalon.. eh um livro muito bom.. ^^.. eu gosto muito desta série da Marion...
 
Ithryn Luin disse:
Merlin nao era uma pessoa... Merlin eram varias pessoas, porem apenas 1 merlin podia existir de cada vez...
E nas brumas de avalon merlin nao era necessariamente um mago, mas sim um bardo.

Merlin era um cargo, e apenas um druida podia ser Merlin, o que acontece é que quase sempre os druidas eram bardos também.... e n'As Brumas de Avalon isso naum é diferente....

Os druidas eram sacerdotes de origem celta, e que continuaram a existir nas regiões que tiveram influencia deste povo, mesmo depois dos celtas naum exitirem mais.... é o caso da Bretanha, Irlanda e da Gália... eles foram esterminados pelo catolicismo...
 
Almarë!
Existem histórias da Távola Redonda em que Merlin é apresentado como um mendigo que virá um menino de 8 anos ou como um velho ( tipo naquela tosquice da Espada era Lei da Disney). Assim,Merlin teria o poder de transformação, sendo o que quisesse.
Quanto a Gandalf, Tolkien diz que ele seria inspirado em Odin ( que possuia o cavalo mais rápido do mundo, assim como Scadufax) e Merlin. O nome veem de GAENDAELF "Elfo do Cajado", sendo tirado de um poema nórdico ou islândico ( não lembro agora...)
 
Tanto Gandalf quanto Merlin foram inspirados em personagens de lendas nórdicas...
gandalf tem muitas semelhanças com o deus Odin, como parecer estar vagando a sós em uma demanda que outros não conseguem compreender...(dá-lhe gandalf, o misterioso!)
mas não é certo afirmar que gandalf é uma espécie de "Odin"... existem diferenças entre eles...
1- Odin é deus supremo, mas Gandalf parece estar recebendo ordens.

2-Odin pode ser muito cruel, e são oferecidos á ele sacrifícios humanos.Gandalf tem compaixão e clemência.

3-Odin gosta de tesouros, Gandalf não se importa com riquezas.

O próprio Mestre Tolkien afirmou que Gandalf é "Odínico", querendo dizer que ele é semelhante a Odin

As diferenças entre os dois são tão importantes quanto as semelhanças...
 
Aredhel Undómiel disse:
Tanto Gandalf quanto Merlin foram inspirados em personagens de lendas nórdicas...

:stop: peraí.... :nope: naum é bem assim.... Merlin naum tem nenhuma inspiração nórdica... ele vem diretamente da cultura celta, que só foi se misturar com os nórdicos muito tempo depois do druidismo e de Merlin...
A cultura celta e a nordica tem relações sim, mas a noção de Merlin é mais antiga que essas relações....
 
A Imagem fisica do Gandalf é um imagem classica dos magos........Quando Tolkien criou Gandalf ele teve que buscar sua inspiração em algum lugar
 
a imagem classica dos magos foi baseada/copiada/plageada do merlin. E o mais estranho eh que merlin nao era aquele velho de chapeu pontudo, manto e barbas longas...
existem centenas de descriçoes do merlin e apenas algumas relatam ele assim.
 
No filme Merlin, com Sean Neil que eu vi ele apresentado não muito mais velho que o próprio Arthur, e em um livro que pude ler, totalmente "cristianizado", este é moço ainda quando passa a sevir o pai de Arthur, e mesmo quando Arthur é REi ele não é assim idoso, sua representação difere completamente deste esteriótipo criado a partir da imagem do druida, como disseram aí em cima, talvez a quantidade de vesões que existem tenham culminado nisto, a imagem de que temos de Merlin, muito parecida com a de Gandalf... agora em As Brumas de Avalon, como ele é representado, alguém suspeita de quem teria dao a Merlin esta aparencia que lhe atribuímos? apenas se tratando da personagem e não do posto na hierarquia druida, que aliás pareceu-me a mais aceitável, como teria surjido este esteriótipo.
 
Ithryn Luin disse:
a imagem classica dos magos foi baseada/copiada/plageada do merlin. E o mais estranho eh que merlin nao era aquele velho de chapeu pontudo, manto e barbas longas...
existem centenas de descriçoes do merlin e apenas algumas relatam ele assim.

Vocês costumam responder os tópicos sem ler as outras respostas????
Já postei lá traz que Melin naum é uma pessoa, é um cargo na hierarquia druida, o posto mais alto do sacerdócio druída na bretanha... e existem centenas de descrições do Merlin exatamente porque é um cargo, e naum uma pessoa, sendo assim, várias pessoas já ocuparam esse posto, por isso, existem várias descrições de Merlin....
Esse esteriótipo velho de longa barba branca é do Taliesin, o mais famoso dos Merlins....
 
Coincidência

Muita gente sabe que o Gandalf foi inspirado num cartão postal, gravura ou coisa parecida... mas é provável que ESSA figura tenha sido inspirada em Merlim... até porque esse estereótipo de mago, sábio e poderoso, é comum...
Gandalf, Merlim, Dumbledore (Harry Potter) e Panoramix são sempre confundidos!
 
como jah foi falado tudo isso são estereotipos
ñ adianta querer comparar o merlin com o gandalf, pq se vc for ver todos os magos medievais são iguais
talvez a ideia de mago velho, barbudo, maltrapilho e com um chapeu pontudo nem começo
e isso eu tenho certeza
 
Monges???
Durante a Idade Média, até nos lugares onde os celtas não tiveram muita influencia, os monges eram esteriotipados dessa forma...
Só uma idéia...

Namarië
 
Tolkien baseou-se num postal ilustrado suíço para criar Gandalf; isso é dito na sua biografia, escrita por Humphrey Carpenter. Aí vão dois trechos:

"... durante uma viagem a Suíça Tolkien comprou alguns cartões postais ilustrados. Entre eles havia uma reprodução de um quadro do artista alemão J. Madelener. Chamava-se Der Berggeist, O Espírito da Montanha, e mostrava um velho sentado numa rocha sob um pinheiro. Tinha uma barba branca, usava um chapéu redondo de abas largas e uma longa capa. Falava a uma corsa branca que roçava o focinho nas palmas de suas mãos. Sua expressão era jocosa, porém compassiva, podiam-se entrever montanhas rochosas ao longe ..."

"... Tolkien guardou cuidadosamente este cartão-postal, e muito tempo depois escreveu no envelope onde o guardava: 'Origem de Gandalf" ..."

(J. R. R. Tolkien, Uma Biografia, por Humphrey Carpenter, Pág. 57)
 
Finarfin disse:
Ithryn Luin disse:
a imagem classica dos magos foi baseada/copiada/plageada do merlin. E o mais estranho eh que merlin nao era aquele velho de chapeu pontudo, manto e barbas longas...
existem centenas de descriçoes do merlin e apenas algumas relatam ele assim.

Vocês costumam responder os tópicos sem ler as outras respostas????
Já postei lá traz que Melin naum é uma pessoa, é um cargo na hierarquia druida, o posto mais alto do sacerdócio druída na bretanha... e existem centenas de descrições do Merlin exatamente porque é um cargo, e naum uma pessoa, sendo assim, várias pessoas já ocuparam esse posto, por isso, existem várias descrições de Merlin....
Esse esteriótipo velho de longa barba branca é do Taliesin, o mais famoso dos Merlins....

Vc pelo visto tb nao costuma ler as respostas nao eh???
fui eu quem disse que merlin eh um cargo e q nao existe apenas 1 merlin, mais varios.
Taliesin eh descrito no livro As Brumas de Avalon e ele passa o cargo para aquele bardo todo deformado q eu nao lembro o nome...
vc tb deve saber que merlin nao eh apenas o cargo, mas tb um espirito, de acordo com o livro. Eh um ciclo infinito onde uma eh a senhora de avalon, a outra eh sua aprendiz e o outro eh o merlin e sempre o merlin vai se apaixonar por uma das duas, q eh a filha da senhora das fadas. Taliesin era esse espirito. Claro, se vc nao leu "A casa da magia" vc nao vai saber disso...
Tudo começa quando a filha da senhora das fadas resolve se casar com um homem... bem... a historia eh comprida, se quer realmente saber mais entao pegue o livro e leia
 
Ê confusão. Merlin é uma persona ficcional, colocada de forma escrita no século XXII e o Merlin das Brumas é final do século XX e eu não consigo acreditar que vocês o usem como base pra alguma coisa :roll: E, se vocês não sabem, o tal druidismo moderno nada mais é do que uma religião fundado no fim do século XVIII, por alguns idealistas que a basificaram no que achavam que os antigos druidas eram os faziam, inclusive tomando como ase obras de ficção. Com a conquista romana das ilhas britânicas no primeiros séculos da era cristã, virtualmente nada chegou a nós sobre s druidas, exceto o transmitido pelos conquistadores.

Desde que o mundo é mundo a sabedoria é relacionada com idade e uma das mais destacadas características de grande idade é uma grande barba, afinal, ela teve muito tempo para crescer. E branca, afinal, estamos falando de idades.

Não precisam pirar.
 
agora sim explicado bem explicado a história do cartão, Fëaruin Alcarintur ¥, assim parce mais aceitável, quanto aos merlins teriamos então nada mais que uma variedade relacionada ao imaginário daquele que o retrata, embora esteja interessado em ler As Brumas de Avalon, não nego têmos realmente que buscar uma explicação mais antropologica pra isso, obrigado por elucidar-me Deriel, pois poderiamos acabar fechando este tópico sem ter chegado a um final conclusivo, fontes recentes devem ser consideradas, mas depois de um a avaliação seletiva e rigorosa, outra coisa os artistas tendem a descever a situação de sua época em suas obras, mesmo que tenha sido acidental.
vamos deixar um pouco de lado os druidas, afinal as bruxas também tem descrições parceidas, chapeú e tal, e deve mesmo haver descrições semelhantes em miyos greco-romanos e orientais, com certeza há em mitos orientais!!!!! lembrei-me eles retratam muito seus anciões sábios de forma parceida. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 
Ithryn Luin disse:
Finarfin disse:
Ithryn Luin disse:
a imagem classica dos magos foi baseada/copiada/plageada do merlin. E o mais estranho eh que merlin nao era aquele velho de chapeu pontudo, manto e barbas longas...
existem centenas de descriçoes do merlin e apenas algumas relatam ele assim.

Vocês costumam responder os tópicos sem ler as outras respostas????
Já postei lá traz que Melin naum é uma pessoa, é um cargo na hierarquia druida, o posto mais alto do sacerdócio druída na bretanha... e existem centenas de descrições do Merlin exatamente porque é um cargo, e naum uma pessoa, sendo assim, várias pessoas já ocuparam esse posto, por isso, existem várias descrições de Merlin....
Esse esteriótipo velho de longa barba branca é do Taliesin, o mais famoso dos Merlins....

Vc pelo visto tb nao costuma ler as respostas nao eh???
fui eu quem disse que merlin eh um cargo e q nao existe apenas 1 merlin, mais varios.
Taliesin eh descrito no livro As Brumas de Avalon e ele passa o cargo para aquele bardo todo deformado q eu nao lembro o nome...
vc tb deve saber que merlin nao eh apenas o cargo, mas tb um espirito, de acordo com o livro. Eh um ciclo infinito onde uma eh a senhora de avalon, a outra eh sua aprendiz e o outro eh o merlin e sempre o merlin vai se apaixonar por uma das duas, q eh a filha da senhora das fadas. Taliesin era esse espirito. Claro, se vc nao leu "A casa da magia" vc nao vai saber disso...
Tudo começa quando a filha da senhora das fadas resolve se casar com um homem... bem... a historia eh comprida, se quer realmente saber mais entao pegue o livro e leia

Eu leio sim, só que naum gravo quem foi q escreveu cada um... e antes de você dizer isso eu já tinha postado antes a mesma coisa... só que quando você diz que é estranho que o Merlin tenha várias formas, o fato de que o Merlin seja um cargo explica tudo....
A respeito do livro, eu sei a história, já o li também....
Acontece que Taliesin naum é um personagem exclusivo do Brumas de Avalon, ele é retratado em várias outras histórias....
Mas naum adianta discutir sobre isso, como o Deriel mesmo disse, isso tudo é fictício, e naum vai dar em nada, então é melhor parar por aqui, ja sabemos de onde Tolkien tirou sua idéia de Gandalf....
 
Vocês deviam parar de discutir os druidas e etc... :roll:

(isso aqui tá ficando com cheiro tosco de fanático que acredita mesmo que Brumas de Avalon, new-wavicca é estudo sacramentado e comprovado :roll:)
 
hehe tah mesmo!!!
mas deve ter um fundamento em algum fato, nem cogito mais pessoa, mas o fato, que jah deve ter sido levantado aqui, de que pessoas com idade avançada geralmente são associadas á experiência e a sabedoria, a imagem de sábios lembra a de magos e esta deva ser a relção do esteriotipo do mago, não é sua mágica mas sua sabedoria que os associa entre si, as vestimentas atribuidas aos druidas são só um adereço já que elas devem ter impressionado os conquistadores romanos e eles a ligaram à magia.... hmmm... mesmo o branco para nós ocidentais é ligada a sabedoria, lembrar os trajes gregos representados em filmes....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo