1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Méritos literários de SdA

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Malba Tahan, 22 Dez 2012.

1. Malba Tahan

Malba Tahan Usuário

Bom dia/boa noite a todos,

vou compartilhar um artigo que achei por aí e achei bastante curioso.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Não tenho condições de concordar com o texto, pois li apenas a trilogia de Tolkien, mesmo assim, pergunto: vocês concordam com o texto de modo geral? Isto é, que o os méritos de Tolkien estão muito mais em ser pioneiro no gênero (e daí sua grande importância história) do que na qualidade do texto?

OBS: apesar do título do artigo, acho que todos estão de acordo que é muito mais uma comparação das obras específicas citadas do que o conjunto de ambos.
    Desculpem-me se o tópico estiver na sala incorreta, esse foi a que pareceu mais coerente mesmo.

Abraços.

2. Malba Tahan

Malba Tahan Usuário

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

O que acham? Concordam com o argumento principal do autor, isto é, que o mérido do SdA é muito mais ser o pioneiro de gênero do que a narrativa em si?

3. Excluído047

Excluído047 Banned

Tópico repetido. Por favor, não fique abrindo novos tópicos sobre o mesmo assunto apenas porque o
    não foi respondido ainda.

[]'s!

4. Malba Tahan

Malba Tahan Usuário

Na verdade, eu fiz um e horas depois o outro, porque eu não tinha visto que passava antes por uma aprovação e ele não estava aparecendo no fórum. Depois de fazer o segundo eu vi a mensagem e já era tarde.

Claro, podem passar o cadeado aqui.

5. Lórien Leaf

Lórien Leaf Usuário

Quando isso acontecer vc pode editar o topico anterior

6. Ana Lovejoy

Ana Lovejoy Administrador

Tá, eu vou explicar o que aconteceu aqui porque acho que não ficou claro.

- Malba Tahan tem menos de 10 posts, portanto todos os posts colocados por ele que contenham link caem em moderação por causa da nossa ferramenta antispam
    - "Cair em moderação" significa que o tópico não fica visível pra ninguém (inclusive quem criou) até que um moderador aprove
    - O usuário não viu o tópico após criá-lo, pensou tratar-se de um bug e tentou criar outro novamente
    - Os tópicos em moderação foram aprovados e ficou parecendo que ele criou dois tópicos idênticos

Resumo da história:

A mensagem do Sauron fazia um juízo equivocado de um usuário que acabou de chegar, insinuando que o usuário abriu outro tópico só porque o outro não foi respondido (o que soou um tanto grosseiro, especialmente porque não foi o caso). A mensagem de Lórien Leaf traz uma informação errada para um usuário novato: ele não pode editar o tópico repetido. Portanto, deixem os moderadores moderarem, e caso queiram ajudar, usem a ferramenta reportar (aquela exclamação dentro de um triângulo que tem abaixo do perfil do autor do post), mas não fiquem "moderando" tópicos, especialmente quando vocês vão repassar informação errada (ou dar bronca pelo motivo errado) para usuário que acabou de chegar aqui. Obrigada :)

• Gostei! Gostei! x 5
  7. Lórien Leaf

Lórien Leaf Usuário

Desculpe, não quis moderar ou constranger ninguém. Eu quase não frequento o forum e fico por fora dos recursos ou ferramentas daqui. Foi no intuito de ajudar.

8. Tar-Mairon

Tar-Mairon DARK LORD AND LOVING DAD

.

Pelo "raciocínio" do autor do "texto" citado, Michel Teló é superior a Raul Seixas...

Rir para não chorar...

.

Última edição: 26 Dez 2012
    • LOL LOL x 1
  9. _ Sauron _

_ Sauron _ Senhor dos Lobisomens

Olá, Malba Tahan. Eu não concordo nem um pouco com o infeliz autor desse artigo. Tolkien escreveu o Senhor dos Anéis como um livro de fantasia e mitologia, sem querer fazer esse link extremo com a "realidade" (essa coisa de que os personagens tem de ir ao banheiro, fazer sexo, ter instintos brutais alá naturalismo e serem egoístas), mas Tolkien linka suas obras à "epicidade" (todos os atos são grandiosos, feitos de renome, coisas longe do cotidiano das personagens, que não aparece), e sob o cunho cristão da coisa (a moral dos livros de Tolkien é completamente baseada no cristianismo, o egoísmo de Martin não é aceitável nessa moral, mas criticado por ela, e isso dá um caráter meio maniqueísta à obra, mas em contraste verifica-se que praticamente todo personagem também está sujeito a falhar). É uma coisa meio complexa de explicar, mas é como têm dito os fãs ultimamente: não adianta comparar Martin e Tolkien pois são completamente diferentes.

• Gostei! Gostei! x 2
  10. Erendis

Erendis I'm a motherfucking woman

inclusive, o próprio Martin é fã assumido da obra de Tolkien, mas já deixou dito por ai que a obra dos dois não é comparável, segundo ele próprio, enquanto que Tolkien descreve como o Aragorn voltou a ser o rei, Martin descreveria como foi o reinado dele...

11. Grimnir

Grimnir Usuário

eu ainda não li nenhum livro das crônicas de fogo e gelo e apenas vi a série da HBO (heresia?), de modo que a minha opinião vai ser parcial.

me parece que estamos comparando maçã com laranja. a história das crônicas é uma saga de política e fantasia (corrijam-me os fãs se eu estiver errado). OSdA, por outro lado, conta a história da sobrevivência da Terra-Média. o relato dos livros é a luta para manter a esperança numa terra que está morrendo. como diz Elrond: "The race of Men is failing, the blood of Númenor is all but spent – its pride and dignity forgotten". dessa forma, faz sentido que o ambiente da Terra-Média seja mais parado do que Westeros.

não sei se estou falando besteira, mas OSdA tem mais características de fábula do que as crônicas. certamente isso já deve ter sido discutido aqui no fórum, mas o universo de Tolkien tem um aspecto dual muito forte e poucos personagens são cinzas. e aqueles que são cinzas normalmente parecem estar sob a influência do Um Anel. mas... isso é necessariamente um defeito? acho que não. o que me incomoda, na realidade, é que os personagens em OSdA não são muito desenvolvidos ao longo do texto, de modo que conhecemos pouco sobre seus conflitos internos (tirando exemplos óbvios como Aragorn).

agora me ocorre outra questão aqui: os humanos nas crônicas representam a nossa humanidade, mas o mesmo não pode ser dito sobre os homens em OSdA. de modo geral, os homens em Tolkien são descendentes dos numenorianos que são humanos "superiores". talvez a nossa humanidade esteja espalhada em todas as raças da Terra-Média, pois cada uma representa um arquétipo diferente.

• Gostei! Gostei! x 1
  12. Onã

Onã Usuário

Bah,esse cara comparou duas coisas bem diferentes. O senhor dos Anéis é um conto de fadas,segundo a visão de Tolkien do que seria um conto de fadas e o elemento da fantasia surge de um modo moderado,onde a magia existe mas não do modo como é em rpg como D&D,a magia existe de modo sútil, quase imperceptível como quando Boromir morre e é jogado em um barco com sua corneta quebrada, a magia está em ele ser encontrado pelo seu povo. Pode-se argumentar que foi pela correnteza das águas ou dos ventos,mas o que proporcionou tais coisas foram os desejos do seu povo ainda mais de Denethor em reaver seu filho e herdeiro,para Tolkien isso que é a magia,saciar os desejos que existem no coração dos homens. E os elfos não utilizam magias ao forjar seus itens por exemplo, aquilo é a capacidade de subcriação dos elfos,isto é de criar a partir do que é dado,isto é pura arte e não magia.

Ao fazer uma crítica ao SdA tais coisas devem estar em mente que em muito difere das inteções de Martin nas Crónicas,seja na Guerra dos Tronos ou nos outros livros. Julgar qual dos dois é melhor só pode ser possível se fundamentado subjetivamente,isto é, em razões que não são encontradas nas obras mas apenas no sujeito; muitos daqueles que não gostam de SdA por achá-lo maçante,talvez seja por esperarem do livro algo que ele não proporciona como Gandalf soltar uma bola de fogo ou sair voando. Ou mesmo não saberem interpretar ou valorizar os elementos que as personagens carregam.

• Gostei! Gostei! x 2
  13. Gui.

Gui. Usuário

Pra mim.
    Martin: Enredo e personagens. O mundo serve mais como um palco pros personagens.
    Tolkien: Pelo mundo e os contos desse mundo. Sempre me senti quando lendo os livros de SDA que o maior elemento nos livros do Tolkien era a Terra-Media em si,não os personagens das historias individuais
    .

14. JLM

JLM mata o branquelo detta walker

fonte:

Compartilhar