• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mensalão - Presidente do PT se diz indignado com as penas

Neithan

Ele não sabe brincar. Ele é joselito
Falcão expressa 'indignação' pelas penas de Dirceu, Delúbio e Genoino
Dirigente diz que PT 'continua afirmando' que não houve compra de votos.
STF decidiu que Dirceu e Delúbio deverão iniciar pena em regime fechado.


O presidente nacional do PT, Rui Falcão, divulgou vídeo nesta terça-feira (13) em que diz ter recebido com "muita tristeza" e "extrema indignação" a decisão do Supremo Tribunal Federal que fixou as penas pela condenação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e do ex-presidente da sigla José Genoino no processo do mensalão.


O dirigente petista classificou como "injusta" a definição de penas, segundo ele, "elevadíssimas" e "fora de parâmetro". "Foi um julgamento com viés político, com pressão muito forte dos grandes meios de comunicação e mudando totalmente parâmetros consagrados da jurisprudência e do direito brasileiro", afirmou.


Nesta segunda, o STF fixou em 10 anos e 10 meses de prisão a pena de Dirceu, que deverá cumprir ao menos 1 ano e 8 meses em regime fechado, além de pagar multa de R$ 676 mil. Delúbio pegou 8 anos e 11 meses (ao menos 1 ano e 5 meses em regime fechado) e multa de R$ 325 mil. Genoino deverá ser o único a iniciar a pena em regime semiaberto (apenas dormindo na prisão), com pena de 6 anos e 11 meses de reclusão, além de multa de R$ 468 mil.


No vídeo, Rui Falcão reitera que o partido "continua afirmando que não houve compra de votos, que nenhum dos companheiros enriqueceu pessoalmente, que não foram utilizados recursos públicos". A interpretação diverge da maioria do STF, que, para condenar, viu provas de peculato, gestão fraudulenta, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e ativa, e formação de quadrilha. Dirceu, Delúbio e Genoino foram condenados, em gradações diferentes, por corrupção ativa e formação de quadrilha.


Falcão acrescenta que os petistas deverão apresentar recursos ao próprio Supremo e estudam recorrer a instâncias internacionais. O dirigente conclui o vídeo expressando "solidariedade aos companheiros injustamente condenados".


Fonte


Também achei injustas. 10 anos é muito pouco.
 
E fiquei com dó do Dirceu.

Nota dele, sobre a condenação e sentença:

"INJUSTA SENTENÇA
Dediquei minha vida ao Brasil, à luta pela democracia e ao PT. Na ditadura, quando nos opusemos colocando em risco a própria vida, fui preso e condenado. Banido do país, tive minha nacionalidade cassada, mas continuei lutando e voltei ao país clandestinamente para manter nossa luta. Reconquistada a democracia, nunca fui investigado ou processado. Entrei e saí do governo sem patrimônio. Nunca pratiquei nenhum ato ilícito ou ilegal como dirigente do PT, parlamentar ou ministro de Estado. Fui cassado pela Câmara dos Deputados e, agora, condenado pelo Supremo Tribunal Federal sem provas porque sou inocente.

A pena de 10 anos e 10 meses que a suprema corte me impôs só agrava a infâmia e a ignomínia de todo esse processo, que recorreu a recursos jurídicos que violam abertamente nossa Constituição e o Estado Democrático de Direito, como a teoria do domínio do fato, a condenação sem ato de ofício, o desprezo à presunção de inocência e o abandono de jurisprudência que beneficia os réus.

Um julgamento realizado sob a pressão da mídia e marcado para coincidir com o período eleitoral na vã esperança de derrotar o PT e seus candidatos. Um julgamento que ainda não acabou. Não só porque temos o direito aos recursos previstos na legislação, mas também porque temos o direito sagrado de provar nossa inocência.

Não me calarei e não me conformo com a injusta sentença que me foi imposta. Vou lutar mesmo cumprindo pena. Devo isso a todos os que acreditaram e ao meu lado lutaram nos últimos 45 anos, me apoiaram e foram solidários nesses últimos duros anos na certeza de minha inocência e na comunhão dos mesmos ideais e sonhos.
José Dirceu"

Nhá, que honesto. Que homem. Que exemplo! :abraco: Dá vontade até de ir levar cigarro pra ele na prisão. Eu vou, se o Furia for comigo.
 
Todas as penas foram obviamente exageradas.
10 anos, 7 anos... Virou circo, crucificação em praça pública. Não estou querendo defender nenhum deles, muito menso dizer que nada aconteceu, mas pera lá também né, os caras foram pegos para "lavar a alma" do brasileiro, mostrar que AGORA a corrupção vai ser tratada com rigidez devida, ou seja, populismo juridico dos mais comuns...

Enquanto isso todos os grandes meios de comunicação celebram a desmoralização de alguns dos quadros mais antigos e proeminentes do PT e empurram ainda mais para baixo do tapete o chamado "mensalão tucano", os escandalos da privataria (que no livro lançado contém 150 páginas só de documentos oficiais mostrando tudo quanto é sujeira), os torturadores da ditadura, os colaboradores, os incendios criminosos nas favelas paulistanas, a violação dos direitos humanos na desocupação do bairro do Pinheirinho, os contratos absurdos dos estádios da Copas entre tantas outras coisas...

Mas que seja, nunca simpatizei com o Genoino, o Dirceu eu ainda tinha alguma admiração por ter fugido, voltado, lutado e tudo mais, mas nada de muito impressionante. Ainda assim, todas as penas são sim exageradas, mas pelo menos tão alimentando a sede de justiça do povo brasileiro, uma pena que com certeza vai acabar por ai...
 
Última edição:
É, a mídia está sendo manipuladora, por ordem do governo, talvez? Governo esse que é Petista?

A grande questão é: isso não resolverá a questão da corrupção Brasileira. Mas é um começo, cazzo. Todos esperavam em 2005, que o Mensalão não daria em nada. "Presidente do PT preso? Ministro preso? No Brasil? Nunca."

Chupa DIRCEU!! Ainda acho 10 anos muito pouco, sem maldade.
 
Não acho que as penas foram exageradas, com relação a tudo que eles fizeram com todos nós.
E o que foi que eles fizeram contra todos nós que nenhum outro partido não tenha feito?

Sem querer justificar o erro de um por um habito errado, mas perá lá, se for pra dar 10 anos por Dirceu, o Demostenes deve ser fuzilado com arminha de chumbinho até morte.
 
Última edição:
Enquanto pessoas que roubam remédio em farmácias pegam 25 anos de cadeia, esses ai só pegam 7-10 anos e ainda em regime fechado. Que ridículo.
 
Fela, você está justificando. Puro petismo isso. Se o Dirceu fosse do PSDB, e o Genoino do DEM, você estaria os defendendo, de alguma forma? :roll:
 
A grande questão é: isso não resolverá a questão da corrupção Brasileira. Mas é um começo, cazzo. Todos esperavam em 2005, que o Mensalão não daria em nada. "Presidente do PT preso? Ministro preso? No Brasil? Nunca."

Exato. Esse é ponto!

Já tivemos Collor, Maluf, Celso Pitta, Arruda e tantos ladrões das mais variadas siglas partidárias que mereciam ter ido pra cadeia durante vários anos pelo que fizeram e sempre escaparam.

Ao menos é um começo. Só espero que realmente cumpram o que foi setenciado.
 
Mané petismo nada Neithan, quem me conhece sabe queeu sou um dos caras que mais metem o pau no PT nesse aís, mas critico partindo de outro prisma, não fico nessa de "PeTralhas, partido de corrupto e bolsa familia bla bla bla" pq sinceramente, esse argumento além de fraco é preconceituoso (não to falando que é o teu argumento em Neithan, não vai me interpretar mal!).

Mas que eu fico estarrecido com esse senso de justiça "caolho" do brasileiro, isso eu fico! Po, ta mais que certo investigar maracutaia no governo do PT, ta certo julgar e condenar os réus (mesmo achando 10 anos uma pena comicamente populista), tudo isso ta certo, mas que seja aplicado a todos os lados.
O STF já cansou de rejeitar mil porpostas de CPI contra o PFL e o PSDB e ninguém falou um A disso. Um monte de jornalista independente cansou de trazer provas sobre o mensalão em Minas com o Eduardo Azeredo, do escandalo das privatarias, de mil e uma maracutaias dos outros partidos da oposição e NADA foi investigado, tudo foi pra de baixo do tapete, e a mídia, assim como o senso comum, não levantaram um dedo para reclamar disso.

O mensalão deixou um rombo de 55 milhões de reais nos cofres públicos. Isso é crime, foi investigado e julgado, ÓTIMO, nota 10 pro STJ. Além disso, ele foi amplamente usado na ultima eleição e exposto nas mídias que tentaram de todo o jeito empurrar o Lula para a situação, é só ver a capa da Veja com o Valério, que até ontem era o maior crápula da paroquia e agora é o "portador da verdade" pois se tiver a pena diminuida vai falar que o Lula tava no balaio. É óbvio que o mensalão é um escandalo trabalhado para desestabilizar todo o PT.

É, a mídia está sendo manipuladora, por ordem do governo, talvez? Governo esse que é Petista?

Ahn? E desde quando o governo tem controle da mídia? Se tivesse censura no país talvez, mas não é o caso. As mídias no Brasil tem seu posicionamento político próprio e usam dos seus meios para privilegiarem ou desmoralizarem quem elas bem entenderem, é o famoso "quarto poder" que alguns pensadores americanos acreditam existir.

Quanto as penas, eu acho sim exagerado. E digo mais, para mim existe uma certa ala daqueles que querem ver o Dirceu 50 anos preso que sente raiva da militancia politica dele. Da luta na ditadura, da formação do PT, como deputado da oposição... Para mim existe sim ainda um resquicio do "Dirceu terrorista" que tá na cabeça de um monte de gente que acha que 10 anos é pouco, idem o Genoino.

E para finalizar, se Marcos Valério, Delubio Soares, Dirceu, Genoino e a turma toda vão pegar tantos anos assim por um rombo de 55 milhões de reais, quantos anos os ministros e empresários envolvidos na privataria vão te que pegar por deixar um rombo de 100 bilhões de reais no nosso patrimonio público?

Repito: Para as mídias e para boa parte daqueles que querem a cabeça de quase todo mundo do PT a justiça é caolha sim, pode denunciar o que for contra o PSDB, DEM, Serra e os infernos, o barulho nunca será ouvido, o imporante é acabar com o PT, e nem venham me chamar d epetista por dizer isso, isso é constatação empirica de qualquer pessoa, só ver a quantidade de escandalo envolvendo o PSDB/DEM no Brasil e a repercussão delas nas mídias.
 
Concordo com quem diz ter havido uma certa politização da figura do STF neste caso; que estes caras estão sendo feitos de bodes expiatórios; e que a besta do Mensalão foi sim acordada apenas para tirar um pouco da atenção do caso Demóstenes Torres e Cachoeira. Concordo com tudo isto e com quase todas as análises clichês que se vê aos montes na mídia situacionista.

No entanto, isto não muda o fato de que estou achando ótimo ver o castelo de areia destes figurões desabar. Alguém tinha que ser responsabilizado pelo absurdo que foi o mensalão na nossa história política. Nem que seja para murchar um cadinho de nada o ego e o sentimento de invencibilidade destes dirigentes governistas.

De fato, a minha felicidade ao ler notícias como esta não deve realmente passar de uma sede infantil por justiça, mas, sinceramente, que seja. Afinal, são tantos anos vendo Malufs e Sarneys pousando de inatingíveis que ver isto acontecendo agora pelo menos me serve para ter um pouco mais de esperança na Justiça.

É claro que várias outras administrações fizeram isto, já romperam com princípios democráticos inúmeras vezes e com certeza já desviaram quantias muito mais vultosas do erário com esta mesma finalidade etc, mas convenhamos que isto não é um argumento válido, quiça que dê anistia para quem quer seja. Muito pelo contrário.

E outra, apenas fixaram a pena-base tão alta para garantirem que o Dirceu e o Delúbio pegariam regime inicialmente fechado. Um caso de simples tecnicidade legal.
Até porque é sabido por Deus e o mundo que estes 10 anos aí vão virar na realidade 2 anos e meio, no máximo 3 anos somando o tempo que deverão passar no regime fechado e semi-aberto e/ou aberto. Isto porque ambos devem ser beneficiados com uma progressão de regime para semi-aberto na metade do quarto semestre do cumprimento das penas estourando.
 
Última edição:
Felagund, eu percebí (obviamente) que você dirigiu todas essas palavras contra mim. Primeiro de tudo, eu sou um dos brasileiros que mais tem vergonha do país graças a política, então, se eu não achar certo algo, vou defender minha crítica, mas jamais irei impor ela. Estou apenas tomando meu posto sobre esse assunto, que diz respeito ao PT, se fosse a outro partido, também tomaria meu posto contra eles, pois como eu disse, tenho muita vergonha desse nosso governo.

Além disso, ele foi amplamente usado na ultima eleição e exposto nas mídias que tentaram de todo o jeito empurrar o Lula para a situação

Não exatamente, se você mal percebe, mal se falam em nosso atual presidente, e o Lula apenas apareceu na Tv pelas campanhas eleitorais. Em vários e vários casos a própria mídia Televisiva auxiliou na popularidade do Lula, hoje ele é tão reconhecido, graças a elas. Sendo que, se você ver em uma das capas da revista Veja, um certo candidato do PT (o qual não me recordo quem) afirmou que não queria falar sobre o tal caso, nem mesmo se fosse para defender o próprio amigo de partido. Ou seja, a mídia, desde 2002 fez do Lula, o que ele é hoje, mundialmente reconhecido.

É óbvio que o mensalão é um escandalo trabalhado para desestabilizar todo o PT.
É bem difícil isso ser um escandalo trabalhado, o STF não é algo que possa ser comprado por nenhum partido (Por Exemplo, o PSDB, o DEM). Se foi um escândalo armado pelos próprios Petistas, ai a história é outra, mas mesmo assim, não inocenta os tais políticos condenados.

E desde quando o governo tem controle da mídia? Se tivesse censura no país talvez, mas não é o caso. As mídias no Brasil tem seu posicionamento político próprio e usam dos seus meios para privilegiarem ou desmoralizarem quem elas bem entenderem, é o famoso "quarto poder" que alguns pensadores americanos acreditam existir.
A mídia é sim controlada pelo governo. Isso é chamado de Populismo, uma falsa ditadura onde a mídia utiliza para influenciar o povo em diversos aspectos, jogando problemas para debaixo do tapete. Outro exemplo é o de Neymar e Anderson Silva, ambos trazem Ibope e Lucro para as mídias televisivas, então, quanto mais falarem deles, mais atenção do público irão atrair por um lado, e no outro, jogam baldes de águas frias nos problemas. Isso vem sendo frequentemente feito com a seleção brasileira de futebol, onde apenas joga com times de nível médio ou baixo, pois, se o brasil ganhar de 6 a 0 do Zimbábue, amanhã ninguém vai estar falando do mensalão. E isso, é apenas um dos fatores monitorados pela política, dê uma olhada nesse link, em um dos capítulos do programa do Jô, que não foi ao ar: http://www.youtube.com/watch?v=HO7xvHsj6pA

Quanto as penas, eu acho sim exagerado. E digo mais, para mim existe uma certa ala daqueles que querem ver o Dirceu 50 anos preso que sente raiva da militancia politica dele. Da luta na ditadura, da formação do PT, como deputado da oposição... Para mim existe sim ainda um resquicio do "Dirceu terrorista" que tá na cabeça de um monte de gente que acha que 10 anos é pouco, idem o Genoino.
Ai é a opinião de cada um. Por mim, seja quem estivesse no lugar do Dirceu, eu iria querer a cabeça dele assim como a cabeça dos que roubaram muito mais. Porém, a ditadura passou faz pouco mais que 30 anos, e tudo mudou. Um passado de glória e reputação não deixa de ficar no passado. Hoje, ele simplesmente cometeu o mesmo erro que os militares cometeram á quase 40 anos atrás... estranho, não ?

Para as mídias e para boa parte daqueles que querem a cabeça de quase todo mundo do PT a justiça é caolha sim, pode denunciar o que for contra o PSDB, DEM, Serra e os infernos, o barulho nunca será ouvido, o imporante é acabar com o PT, e nem venham me chamar d epetista por dizer isso, isso é constatação empirica de qualquer pessoa, só ver a quantidade de escandalo envolvendo o PSDB/DEM no Brasil e a repercussão delas nas mídias.
Camarada, estou aqui para julgar, e seja quem for, eu estaria julgando pelas mesmas atitudes. Não é ser contra o PT, contra o PSDB, a favor ou contra do DEM, é simplesmente abrir os olhos e ver em que tipo de mundo nós vivemos.

Abraços.
 
Felagund, eu percebí (obviamente) que você dirigiu todas essas palavras contra mim.
De forma nenhuma!! E sinceramente não sei da onde você achou isso! Não foram para você, nem pro Neithan, nem pro Fúria, nem pra ninguém, foi só o que eu acho.

Não exatamente, se você mal percebe, mal se falam em nosso atual presidente, e o Lula apenas apareceu na Tv pelas campanhas eleitorais. Em vários e vários casos a própria mídia Televisiva auxiliou na popularidade do Lula, hoje ele é tão reconhecido, graças a elas. Sendo que, se você ver em uma das capas da revista Veja, um certo candidato do PT (o qual não me recordo quem) afirmou que não queria falar sobre o tal caso, nem mesmo se fosse para defender o próprio amigo de partido. Ou seja, a mídia, desde 2002 fez do Lula, o que ele é hoje, mundialmente reconhecido.
Não concordo em nada. A mídia sempre tratou o Lula como "fenomeno" exatamente por não compreender como o cara consguia ter tamanha aceitação, mas nunca elogiou ele abertamente (tirando a Carta Capital). Quanto a mídia escrita... Bem, eu sinceramente acho que quem percebeu mal ela foi você. Estadão desde 2002 declara n oseu edital voto no PSDB. A Veja então nem precisa falar muito, ela é abertamente anti-petista, sempre foi, isso é aceito por todos os lados, não vejo porque me prolongar aqui.

É bem difícil isso ser um escandalo trabalhado, o STF não é algo que possa ser comprado por nenhum partido (Por Exemplo, o PSDB, o DEM). Se foi um escândalo armado pelos próprios Petistas, ai a história é outra, mas mesmo assim, não inocenta os tais políticos condenados.
Não disse que foi trabalhado no sentido que foi produzido pela opoisção ou pela mídia, disse sim que a pressão midiatica em cima deste escandalo foi determinante e que posteriormente ele foi trabalhado para desetablizar o PT, não que ele foi "inventado".

A mídia é sim controlada pelo governo. Isso é chamado de Populismo, uma falsa ditadura onde a mídia utiliza para influenciar o povo em diversos aspectos, jogando problemas para debaixo do tapete. Outro exemplo é o de Neymar e Anderson Silva, ambos trazem Ibope e Lucro para as mídias televisivas, então, quanto mais falarem deles, mais atenção do público irão atrair por um lado, e no outro, jogam baldes de águas frias nos problemas. Isso vem sendo frequentemente feito com a seleção brasileira de futebol, onde apenas joga com times de nível médio ou baixo, pois, se o brasil ganhar de 6 a 0 do Zimbábue, amanhã ninguém vai estar falando do mensalão. E isso, é apenas um dos fatores monitorados pela política, dê uma olhada nesse link, em um dos capítulos do programa do Jô, que não foi ao ar: http://www.youtube.com/watch?v=HO7xvHsj6pA
Primeiro: Esse capitulo foi ao ar e eu vi ao vivo, não vejo necessidade desse sensacionalismo para tentar mostrar que existe algum tipo de censura no Brasil.
Segundo: Mídia não é controlada pelo governo. Nem na época da ditadura ela era totalmente. A mídia (principalmente a escrita e o rádio) são altamentes independentes e mantém linhas editoriais claramente anti-PT. Só ouviro jornal da manha da Joven Pan e dar uma folhada na Veja e no Estadão. Não é conspiração nenhuma, é atestar o que está claro em todas essas mídias.

Ai é a opinião de cada um. Por mim, seja quem estivesse no lugar do Dirceu, eu iria querer a cabeça dele assim como a cabeça dos que roubaram muito mais. Porém, a ditadura passou faz pouco mais que 30 anos, e tudo mudou. Um passado de glória e reputação não deixa de ficar no passado. Hoje, ele simplesmente cometeu o mesmo erro que os militares cometeram á quase 40 anos atrás... estranho, não ?
Longe de ser o mesmo erro né, mas eu concordo sim, manchou sua história e sua biografia.
 
Não concordo em nada. A mídia sempre tratou o Lula como "fenomeno" exatamente por não compreender como o cara consguia ter tamanha aceitação, mas nunca elogiou ele abertamente (tirando a Carta Capital). Quanto a mídia escrita... Bem, eu sinceramente acho que quem percebeu mal ela foi você. Estadão desde 2002 declara n oseu edital voto no PSDB. A Veja então nem precisa falar muito, ela é abertamente anti-petista, sempre foi, isso é aceito por todos os lados, não vejo porque me prolongar aqui.

Eu estou focando mais na mídia Televisiva, em principal a Globo, a preferida do povo. Se você prestar bem a atenção, vai ver o quanto o Lula foi venerado como um fenômeno, tanto que fizeram até um filme sobre ele. O Lula tinha um jeitão "do povo" e por isso ele conseguia bastante votos, isso está na cara. Ele não tem nenhum elemento surpresa pra tudo isso. A mídia viu que ele iria conseguir se candidatar se tivesse o apoio da mesma.

Não disse que foi trabalhado no sentido que foi produzido pela opoisção ou pela mídia, disse sim que a pressão midiatica em cima deste escandalo foi determinante e que posteriormente ele foi trabalhado para desetablizar o PT, não que ele foi "inventado".
Sim, isso é verdade, a mídia teve uma maior influência nesse caso. Agora só espero que seja assim com os próximos!

Primeiro: Esse capitulo foi ao ar e eu vi ao vivo, não vejo necessidade desse sensacionalismo para tentar mostrar que existe algum tipo de censura no Brasil.
Segundo: Mídia não é controlada pelo governo. Nem na época da ditadura ela era totalmente. A mídia (principalmente a escrita e o rádio) são altamentes independentes e mantém linhas editoriais claramente anti-PT. Só ouviro jornal da manha da Joven Pan e dar uma folhada na Veja e no Estadão. Não é conspiração nenhuma, é atestar o que está claro em todas essas mídias.
Não é sensacionalismo, infelizmente é o país em que vivemos. Você me parece ser um cara que gosta de ler bastante sobre notícias, então, uma dica, preste bem a atenção nelas, inclusive nas sobre esportes, e depois, vá dar uma olhada nas notícias sobre política.
 
Eu estou focando mais na mídia Televisiva, em principal a Globo, a preferida do povo. Se você prestar bem a atenção, vai ver o quanto o Lula foi venerado como um fenômeno, tanto que fizeram até um filme sobre ele. O Lula tinha um jeitão "do povo" e por isso ele conseguia bastante votos, isso está na cara. Ele não tem nenhum elemento surpresa pra tudo isso. A mídia viu que ele iria conseguir se candidatar se tivesse o apoio da mesma.
O Lula tem carismo, isso é inegavel, mas não vejo isso trabalhado na MÍDIA em sí, vejo muito nas camapanhas do Governo, nas campanhas do PT, mas não muito no Jornal Nacional, por exemplo.
A Globo é complicada de analisar por uma séries de fatores. Como todo o canal, ela é uma concessão pública, e acaba sempre com o rabo preso com quem ta no governo, por isso talvez a critica dela seja mais "suave" do que a dos outros meios, mas ela ta longe de ser pró-PT, muito longe.

Mas eu entendo que não achem a Globo anti-PT, na verdade eu acho a Globo razoavelmente coerente, por incrivel que pareça. Para mim a crítica deve ser mais forte as mídias escritas e ao rádio.

Sim, isso é verdade, a mídia teve uma maior influência nesse caso. Agora só espero que seja assim com os próximos!
Exato! Isso que eu cobrei também nos meus posts anteriores, não só nos próximos do PT, mas nos próximos de qualquer partido e nos que ainda nos assombram, como a privataria.

Não é sensacionalismo, infelizmente é o país em que vivemos. Você me parece ser um cara que gosta de ler bastante sobre notícias, então, uma dica, preste bem a atenção nelas, inclusive nas sobre esportes, e depois, vá dar uma olhada nas notícias sobre política.
Eu disse sensacionalismo pelo fato de o video dizer que a entrevista não foi ao ar. E vou tentar fazer esse exercicio que você recomendeu, vamos ver se eu consigo enxergar essa mesma relação que você.
 
Uma coisa lamentável que eu li é que mesmo que o tempo de detenção seja cumprido na íntegra, após isso eles ficam inelegíveis por 8 anos e não permanentemente, ou seja eles ainda poderiam legalmente voltar ao cenário político novamente mais frente.

Em tempos que se fala tanto de ficha limpa, taí algo que acho imoral continuar. Sou da opinião que cometeu erro grave ocupando cargo político jamais deveria voltar como fez o Collor e tantos outros.

Então que aumentasse esse tempo pra no mínimo 30 anos pra dificultar mais. Oito anos de inelegibilidade também é pouco demais.
 
Pô, mas é óbvio que essas penas do Mensalão estão é muito boazinhas ainda. O pior de tudo não é o dinheiro apropriado, se centavos ou trilhões, é a distorção, o decaimento do ideal demorático, a traição que o político faz, ao comprar e vender votos para projetos de lei, de um sistema segundo o qual ele deveria representar o povo.

Mas este não sente esta associação com o Estado, de ser na verdade parte dele e aí vem a origem de quase todo o mal. Enquanto os governantes forem vistos como messias que, de acordo com a própria vontade, atira para nós cestos de pão de benesses sociais, cabendo-nos apenas escolher o mais generoso, ocorrerá, de forma quase que legitimada, a corrupção. É preciso consciência democrática, ou "a solução para os problemas da democracia é mais democracia".

Os legisladores devem representar, utopicamente, a proporção entre as diferentes vontades populares, o chefe de governo e de Estado deve ser a síntese desses anseios. Mas tá na hora de injetar mais participatividade no modelo.
 
Se acusam o PT de fazer política populista acabaram por fazer um julgamento político e populista. Os holofotes de uma mídia conservadora e partidária impediram, que a maioria dos ministros do STF jogassem luz aos fatos e, pelo menos tentarem julgar de forma mais imparcial possível os réus. Sobre a questão de depois de cumprir a pena e poderem voltar a excercer um mandato eletivo isso caberá ao povo decidir ( entendo assim), o judiciário vai tutelar o povo na escolha dos governantes? Esse democracia capenga em que vivemos nos ensina através de erros e acertos. Cabe ao povo discernir.

Se politizaram o julgamento da ação penal 470 perderam a chance de sobressair junto aos demais poderes cosntituídos da república: foram mais do mesmo. O chamado “mensalão” do PSDB sequer é mencionado por parte da grande imprensa ou fingem que nunca existiu. Está esperando por ser julgado há mais tempo do que a ação penal 470. É uma justiça seletiva e parcial? Utilizaram-se do domínio do fato para condenar José Dirceu ( Tenho ressalvas ao Dirceu homem político).
....................................................................................................................................................

Entrevista concedida ao Correio do Brasil 12/11/2012

“Claus Roxin, um dos criadores da teoria do domínio do fato:

É possível usar a teoria para fundamentar a condenação de um acusado supondo sua participação apenas pelo fato de sua posição hierárquica?

Não, em absoluto. A pessoa que ocupa a posição no topo de uma organização tem também que ter comandado esse fato, emitido uma ordem. Isso seria um mau uso.
O dever de conhecer os atos de um subordinado não implica em co-responsabilidade?
A posição hierárquica não fundamenta, sob nenhuma circunstância, o domínio do fato. O mero ter que saber não basta. Essa construção ["dever de saber"] é do direito anglo-saxão e não a considero correta. No caso do Fujimori (Alberto Fujimori, presidente do Peru, condenado por tortura e execução de presos políticos ) por exemplo, foi importante ter provas de que ele controlou os sequestros e homicídios realizados.

A opinião pública pede punições severas no mensalão. A pressão da opinião pública pode influenciar o juiz?

Na Alemanha temos o mesmo problema. É interessante saber que aqui também há o clamor por condenações severas, mesmo sem provas suficientes. O problema é que isso não corresponde ao direito. O juiz não tem que ficar ao lado da opinião pública.

O dever de conhecer os atos de um subordinado não implica em co-responsabilidade?

A posição hierárquica não fundamenta, sob nenhuma circunstância, o domínio do fato. O mero ter que saber não basta. Essa construção ["dever de saber"] é do direito anglo-saxão e não a considero correta. No caso do Fujimori (Alberto Fujimori, presidente do Peru, condenado por tortura e execução de presos políticos ) por exemplo, foi importante ter provas de que ele controlou os sequestros e homicídios realizados.

Acho que não é preciso dizer muito mais, concorda?

Não há, no inquérito da Polícia Federal, nenhuma prova contra Dirceu. Roberto Jefferson acusou Dirceu na CPI, na entrevista para a Folha, na Comissão de Ética. Mas além de dizer que era o chefe, que comandava tudo, o que mais ele contou? Nenhum fato. Chato né?


Como disse Roxin, não basta. A “pessoa que ocupa a posição no topo de uma organização tem também que ter comandado esse fato, emitido uma ordem.”

Chegaram a dizer – na base da conversa, do diz-que-diz – que Marcos Valério teria ajuda dele para levantar a intervenção num banco e assim ganhar milhões de reais. Seria a ordem? Falso. Valério foi 17 vezes ao Banco Central para tentar fazer o negócio e voltou de mãos vazias. Era assim “controle” de que fala Claus Roxin?”
.............................................................................................................................................
Se o STF realmente foi para seara política é de se lamentar, pois perderam a grande chance de realmente estabelecer uma nova postura para o país. Também criaram uma jurisprudência perigosa que poderá trazer insegurança jurídica para o país a não ser que o julgamento foi de exceção. Abços.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo