• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mensagens cifradas em SDA ou... é chato ser gostoso.

A edição de dezembro da revista Mundo Estranho (da Super Interessante) vem com uma interessante e polêmica matéria sobre "lendas, citações e mensagens cifradas em O Senhor dos Anéis".
Pois bem, já estamos carecas de saber que Tolkien negava qualquer tipo de alegoria em sua obra, porem defendia sua "aplicabilidade".
A própria matéria da Mundo estranho admite isso mas alega que um dos segredos do sucesso da obra do professor é exatamente "permitir uma grande variedade de interpretações".
As tais interpretações levantadas pela revista, trazem velhas polemicas e algumas referencias muito bem fundamentadas (eles devem ter pesquisado em alguma fonte muito boa).
De um lado a revista lembra da relação entre a Europa disfarçada em Terra-média e da influencia do finlandês no quenya.
Por outro lado levanta a velha polemica da relação entre a erva de fumo e a maconha e uma suposta influencia Shakeasperiana na obra do professor.Shakeaspere? Pois é, segundo a Mundo Estranho, a marcha dos ents rumo a Isengard lembra em muito aviso ao rei Macbeth de que seu reino cairia quando uma floresta marchasse em sua direção.Em Macbeth, um exercito camuflado com galhos de arvores se torna a grande ameaça ao reino.
A revista morde e assopra, pois apesar de levantar a polemica, lembra que Tolkien afirmou que a erva de fumo era tabaco e que o professor odiava a forma tola como Shakeaspeare tratava os elementos mitológicos.
Outras "interpretações" da Mundo Estranho , lembram da aliança entre elfos e anões e entre americanos e soviéticos durante a segunda guerra.
Uma suposta comparação de Tolkien entre os cientistas que criaram a bomba atomica e os elfos que forjaram os anéis do poder.
Influencias de Merlin e principalmente Odin na criação de Gandalf, e a relação entre mitologias antigas e o um anel:
O mito judaico do anel dado a Salomão que poderia aprisionar almas perversas e é claro o mito germanico do Anel dos Nibelungos.

Bom, mas o melhor da matéria é a garantia de que seu autor realmente fez uma bela pesquisa. Se suas conclusões podem ter sido "exageradas", com certeza a fonte de sua pesquisa era excelente.
Nas indicações de links da matéria o primeiro dos links é esse aqui:
www.tolkien.com.br

Não entendeu ? Então digite esse link no seu navegador e veja onde vc vai parar...
Pois é...é chato ser gostoso. 8-)
 
Ah! Eu tenho uma citação do Tolkien com relação a um pentelho que comentou sobre ele ter copiado o Anel de Nibelungo (ou algo assim).

Tolkien disse:
A única semelhança [entre o Anel de Nibelungo e o Um Anel] é que ambos são redondos

Foi uma das poucas vezes que Tolkien parece realmente enfurecido, nas Letters :mrgreen:
 
Fazer o que né! 8-)
www.tolkien.com.br é o endereço da pagina com melhor conteudo a respeito de Tolkien na net brasileira!
Parabéns aos que trabalham tanto para manter o alto nível da página.
 
Eita!!!

Num é que eu li a matéria? Muito interessante por sinal. Melhor dizer Super interessante. Hehehehe

Uma coisa que eu não sabia era que os europeus chamava a Europa de Terra-Média. 8O

Agora, comparar os elfos com cientistas? :think: E os anéis do poder com a bomba atômica? :eh: Por acaso, os anéis forjados pelos elfos firam usados para destruir alguma coisa? Que eu saiba não. Acho que ele foi meio infeliz nessa comparação.

Ceblanth :mrgreen:
 
Como a interpretação é livre eu sempre achei que a Terra-média se parecia mais com Mindgard que literalmente significa terra do meio ou terra média, do que com a Europa real.

Seria legal colocar o link da revista aqui, alguém se habilita?
eu não achei
 
É legal ver que tem gente interessada em tolkien a ponto de realizar uma pequisa dessas, mas na minha opinião Tolkien não pensou em nada disso.
 
Deriel disse:
Ah! Eu tenho uma citação do Tolkien com relação a um pentelho que comentou sobre ele ter copiado o Anel de Nibelungo (ou algo assim).

Tolkien disse:
A única semelhança [entre o Anel de Nibelungo e o Um Anel] é que ambos são redondos

Foi uma das poucas vezes que Tolkien parece realmente enfurecido, nas Letters :mrgreen:

É Deriel... mas temos que adimitir que as semelhanças saum grandes!! Mesmo que naum tenha sido de proposito...

E sobre Gandalf... ele tá mais pra Merlin do que pra Odin!
:mrgreen:
 
nuss,
nossa,nao posso omitir que eu fui no ceu e voltei

Se nao quiser ler,nao leia o que tem abaixo
pra nao dizer que não tive orgasmos múltiplos
quando li

é,fazer o que.
É chato ser gostoso.
 
Eu não fico mais chateado com essas eventuais forçadas de barra, pelo contrario acho ateh interessante ler esse tipo de coisa, adoro ateh ler materias falando mal de Tolkien.

Essa revista vende nas bancas que nem a super? eu nunca tinha ouvido falar dela... ou ela eh soh uma parte da super???
 
Terra Média?

<-Ash-NÅzg-> disse:
Como a interpretação é livre eu sempre achei que a Terra-média se parecia mais com Mindgard que literalmente significa terra do meio ou terra média, do que com a Europa real.

Eu sempre achei que a Terra Média fosse ali por Brasília!

GRANDE VALINOR : ESSA GURIA VAI DAR BOA ! ! !
 
Carcharoth disse:
Eu não fico mais chateado com essas eventuais forçadas de barra, pelo contrario acho ateh interessante ler esse tipo de coisa, adoro ateh ler materias falando mal de Tolkien.

Essa revista vende nas bancas que nem a super? eu nunca tinha ouvido falar dela... ou ela eh soh uma parte da super???

Ela é vendida em banca sim. :wink:
Essa aí, tem na capa o Aragorn segunrando a Andúril, que aliás tá muito pequena.

Ceblanth :mrgreen:
 
Boa Valinor!!!!

Cara, eu não li a matéria, mas sempre que pinta uma reportagem desse tipo, falam do Saruman (comparando-o aos ditadores europeus entre-guerras) e da questão tecnologia/natureza.
Honestamente, é interessante ler esses negógios sim, mesmo que alguns forcem muito a barra mesmo!

Novamente, Boa Valinor... agora só falta comprar o www.balannor.com.br
 
Ahn... alguém sabe quanto que sai essa revista? Fiquei com vontade de comprá-la. :mrgreen:
Bem que eu achei que tavam falando bastante das fonte excelentes. :mrgreen:
Parabéns. :)
 
Tudo que é bom gera polemica e criticas, em 2001 saiu no jornal uma reportagem retratando uma das polemicas que criam em cima da obra Tolkien. Uma grande rede de livrarias inglesas (nao lembro o nome ) realizou um votaçao para eleger o melhor livro da literatura inglesa, nao deu outra foi Tolkien, os intelectuais ficaram revoltados com esse resultado realizaram uma segunda votaçao , quem ganho ????????? TOLKIEN, nao conformados ainda realizaram uma terceira votaçao novamente, quem ganho ??????? TOLKIEN , depois da terceira eles desistiram.

Da pra acredita nisso, querer distorcer a opiniao dos leitores, po se for para eles elegerem o melhor livro nao façam votaçao, dem o premio aquem eles querem e pronto.
 
Ahn... alguém sabe quanto que sai essa revista? Fiquei com vontade de comprá-la. :mrgreen:
He he he he he he...eu também já estou com vontade de comprar, mas pelos comentários, a revista já saiu! Estou certo?
Bom, algumas comparações até que dá para aguentar, mas tem umas...tsk tsk tsk...elfos com cientistas?! Eita imaginação fértil! Mas tá certo das várias interpretações...acho. :lol:

__________________________
"You most fight!" 8-)
 
Na minha opinião, essa matéria tem tanto crédito quando aquela super interessante do Matrix q saiu.
 
Hal Jordan disse:
Deriel disse:
E sobre Gandalf... ele tá mais pra Merlin do que pra Odin!
:mrgreen:

A semelhança de Gandalf com Odin, provavelmente se deve ao fato de que Gandalf nem sempre é o velho bonzinho. Ele sabe se mostrar imponente quando precisa, sabe amendrontar. Lembra da passagem em Bolsão no começo de SdA, quando é dito que ele parecia aumentar frente a Bilbo, e em sua volta escureceu? Pois então, Odin era um deus mas naquele estilão nórdico... era bondoso mas também sabia fazer sacanagem se preciso. Já a visão que temos de Merlim é do velho mago/druida marbudo e bondoso. Gandalf é isso... e um pouco mais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo