• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mensagem positiva na trilogia SDA! (racismo)

Mensagem positiva na trilogia SDA! (racismo) (preconceito)

Vocês não acham que SDA passa uma menssagem positiva e contra o racismo na sociedade em que vivemos, com tantas divisões e separações?
A comitiva do anel é formada por pessoas ou seres de outras etinias que tinham suas diferenças no aspecto da comunicação que chegavam a ser milenares, que lutam para acabar com um mau maior, e propagar a PAZ na terra-média isso não seria um grande exemplo para nós hoje? Coloquem sua opinião!

Caçei e não achei um tópico do gênero, espero que eu não tenha repetido nenhum assunto!

:roll::ahn?:
 
Última edição:
Re: Menssagem positiva na trilogia SDA! (racismo)

Se tratando de Elfos e Anões, isso ficou bem visível na amizade de Legolas e Gimli.
 
Re: Menssagem positiva na trilogia SDA! (racismo)

Talvez... Mas tem gente que viu racismo entre os Orcs de Isengard e Mordor. Acho que não era esse o objetivo do Professor ao escrever o SdA e criar a comitiva do Anel. Mas que bom que você tira uma mensagem positiva da história! Bom mesmo!
 
Re: Menssagem positiva na trilogia SDA! (racismo)

Na verdade acredito que de início se juntaram por um objetivo maior, uma obrigação a ser cumprida e um mal a ser vencido. Não digo amizade em si, não o conceito que conhecemos pelo menos, mas acredito no conceito de "se é inimigo de meu inimigo, é amigo meu".

Acredito que a amizade veio depois com o companheirismo e a necessidade de se protegferem, uns aos outros, para que atingirem o objetivo. E a partir dai sim... concordo com o que vc disse... a imagem que passa é "a amizade pode surgir entre as mais diferentes pessoas, das mais diferentes raças e dos mais diferentes lugares" Ou seja, que ela não tem limites, preconceitos, barreiras nem nada que possa vencê-la.

Gostei do tópico... gostoso de filosofar!
Parabéns sobrinho!
:abraco:
 
Re: Menssagem positiva na trilogia SDA! (racismo)

Não creio que seja uma mensagem para se lidar única e exclusivamente contra racismo. Aliás, não vejo racismo na obra em momento algum.
Creio que a mensagem positiva tenha a ver com tolerância, amizade e capacidade, independente de que raça ou povo seja proveniente.
 
Re: Menssagem positiva na trilogia SDA! (racismo)

gostoso de filosofar!

Eu tbm, tem q ser meio louco para gostar de filosofar.

Pra mim a msg q o SDA passou não foi bem essa idéia de racismo e sim da amizade, tem vários exemplos, Frodo e Sam,Gimli e Legolas, etc...., mas é mto valida essa visão do racismo, esse tipo de msg só tem a acrescentar nas discussões.
 
Re: Menssagem positiva na trilogia SDA! (racismo)

Eu tbm, tem q ser meio louco para gostar de filosofar.

Pra mim a msg q o SDA passou não foi bem essa idéia de racismo e sim da amizade, tem vários exemplos, Frodo e Sam,Gimli e Legolas, etc...., mas é mto valida essa visão do racismo, esse tipo de msg só tem a acrescentar nas discussões.

Mas foi justamente o que eu quiz dizer, (não a idéia do racismo) mas a amizade como diz acima a tia Indyli, por isso a menssagem possitiva!
 
Última edição:
Eu acho q teve um pouco de racismo sim por nao existir personagens negros ou uma raça negra mas olhando pela vistas da historia os elfos e os anoes sao um bom exemplo
 
Os sulistas de Harad e os orientais foram colocados como inimigos por questões históricas, creio eu (richa OrientexOcidente), mas no final, no livro "O Retorno do Rei", afirma que Gondor fez as pases com estes povos.
 
De mensagens positivas o SdA está cheio.
Amizade, com Legolas e Gimli; preocupação com o meio ambiente (o expurgo do Condado é o que melhor representa isso); piedade, de Frodo para Gollum, etc...
Sobre racismo na obra... eu nunca achei ada que desse essa impressão.
Há um povo negro - os haradrin -, que é aliado a Sauron. Mas Oooh, que racista, Tolkien pôs um povo negro como o "malvado"...
Mas pensem, a área onde ocorre a história corresponde, por assim dizer, à Europa, então os inimigos têm que vir de algum lugar, de preferência não muito longe, pois não seria muito interessante se os alidos de Sauron viessem do espaço.
As pessoas deveriam tentar ser como alguns personagens de Tolkien
SdA é cute.
 
Por que inclui o preconceito? por que alguns que estão comentando estão achando que eu coloquei racismo (palavra) por esta contido no filme (ou na obra) SDA, negativo só coloquei para expor que mesmo sendo diferentes ou havendo diferenças (hobbits, anões, homens, elfos) eles se uniram (pode ser por força maior ou o que for no inicío), mas mesmo assim com o tempo surgiu a amizade (amizade mesmo) aquela que mesmo estando longe o outro se preocupará com o fardo que o outro está carregando, ou com a segurança de seu amigo e por ai vai. Obrigado espero que tenho passado com clareza o por que da palavra!
 
Bem se for de amizade temos o exemplo de Legolas e Gimili que devido serem de raças diferentes e "inimigas" tinham aquela rincha mais por parte dos anoes devido sua intensa teimosia.
Porem no final a amizade dos dois superou isso
Acho linda a frase do Legolas quando ele o gimili estao diante do portão Negro:
Gimili- "Nunca pensei q estaria lutando lado a lado com um elfo."
Legolas - "E quanto lado a lado com um amigo?"

Outra exemplo é a amizade de Frodo e Sam que superou tudo se nao fosse o amor do Sam pelo Frodo jamais eles teriam destruido o Anel.
 
Realmente o filme e as obras do Mestre realmete nos dá um otimo exemplo de como devemos conviver uns com os outros...
E não simplesmente com a diferença de raça, cor, etnia e cultura.
O melhor exemplo é a relação do Legolas, um elfo, com o Gimli, um anão, eles não confiavam um no outro e nem sabiam o motivo dessa desconfiança toda, e no filme nos eh passado uma mensagem de superação disso, nascendo uma grande amizade. E outros exemplos ja são citados pela Mirabella... Q foi muito bem lembrado... :yep:
 
Essa discussão é bastante importante para que nós possamos enxergar fatos da realidade numa obra tão maravilhosa como a de Tolkien.
A questão do racismo na nossa Sociedade é delicadíssima e ainda podemos ver situações constrangedoras pelas quais pessoas de etnias diferentes ou de costumes diferentes passam.
A ficção nos mostra pessoas de diferentes raças e cultura se unindo por um objetivo maior, essas pessoas abdicam de seus conceitos de força, inteligência, habilidade e passam a ver o outro que é diferente como um ser com aspectos distintos porém não inferiores. Essa é uma importantíssima lição que devemos aprender para poder viver em harmonia.
 
A maior expressividade disso , para mim, foi o fato de os Hobbits (os quatro que participaram nos eventos, Merry, Peregrin, Sam e Frodo - mas principalmente os dois últimos), os seres "menos fortes" e famosos da Terra-Média terem sido os responsáveis pela salvação da Terra-Média, o que eu interpreto como a mensagem que até o aparentemente mais fraco e incapaz é capaz, e que aparência não conta nisso.
 
A maior expressividade disso , para mim, foi o fato de os Hobbits (os quatro que participaram nos eventos, Merry, Peregrin, Sam e Frodo - mas principalmente os dois últimos), os seres "menos fortes" e famosos da Terra-Média terem sido os responsáveis pela salvação da Terra-Média, o que eu interpreto como a mensagem que até o aparentemente mais fraco e incapaz é capaz, e que aparência não conta nisso.


Isso é verdade, esse tema faz agenet buscar várias menssagem positivas de SDA, como a força feminina por exemplo também! Èowyn como grande guerreira, mesmo contra toda aquela masculinidade.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo