• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mensagem do Um....

volteryus

Usuário
Como escritor de romances, ele queria muito dizer algo para o leitor, que estava no fundo de seu coração.... Qual sera a mensagem que Tolkien queria passar sobre o Um Anel no livro???, afinal este precisava muito ser destruido.... todas as forças tiveram de se unir para destuí-lo.... Por quê?
 
na minha opiniao deve ser algo do tipo: "o verdadeiro valor eh o interior, naum a aparencia externa", ou algo tipo "msm os mais fracos podem alterar o rumo da historia."
 
Quem sabe "O poder corrompe"?

E o poder absoluto corrompe absolutamente. 8-)

Mas não acho que Tolkien tenha escrito com a intenção de passar uma mensagem, diretamente.
 
não que seja uma mensagem diretamente, mas talvez uma visão abordada que seria significativamente uma mensagem....

tipo ele não que ele quis passar uma mensagem só, mas qual o fundamento que no fundo ele quis atingir, alem claro do valor......
que no fundo ele fala muito de ---->VALOR<---- um exemplo simles disso seria "my preciousssss....", e familiares como os homens de Gondor, Bolseiros, ........
 
eu acho sim que Tolkien quis passar mensagens nas suas obras
a principal é a luta do bem contra o mal, a amostra de que o mal nao leva a nda
e que muitas vezes o mais improvavel e impossivel acontece :mrgreen:
 
Não, Tolkien era católico, e ele não passaria a idéia de que Deus é mal, corrompe e tal. Eu tenho pra mim que Tolkien quis passar a idéia/mensagem/valor moral que o poder corrompe, e o poder total corrompe, também de que qualquer pessoa, por mais "pequena" que possa ser pode realizar feitos impressionantes (mas não sem a ajuda de ninguém), e também de que nunca deve-se perder a esperança, mesmo que todos à sua volta já a tenham perdido.
 
Calma aí, gente. De fato, Eru e o Anel são chamados às vezes de O Um (The One), inclusive no original, mas um não tem nada a ver com o outro. É apenas uma maneira comum de se referir a eles, mas não quer dizer *de jeito nenhum* que eles sejam a mesma coisa... :tsc:

Com a história do Um Anel, que todos tiveram que se unir pard estruí-lo, acho que a mensagem é que ningúem é forte o bastante para fazer algo assim sozinho. Não existem de fato heróis do tipo que salvam a pátria sozinhos, apenas a união de todos é capaz de vencer. Um herói desse tipo se transformaria no final num tirano. Não é difícil achar no livro exemplos de personagens assim, Boromir querend o o Anel para si para com ele resolver todos os problemas de Gondor, Denethor que desconfiava de todo mundo que não trabalhasse para ele, ou do jeito dele, Saruman...

E claro, não esquecer que mesmo uma união de heróis não bastaria. Era preciso que os pequenos fizessem também a sua parte.
 
Acho que foi nas cartas que li que nos livros de Tolkien, todas as vezes que a palavra "poder" aparece, trata-se de um poder ilegítimo, exceto quando se refira aos Valar. O poder nunca é bom, a não ser que seja o poder do Um (de Eru), representado em Arda pelos Senhores do Oeste.

O Um Anel era um anel de poder. Mas não era algo advindo de Eru ou dos Valar. Logo, era algo mau, ilegítimo.

O Um Anel, obviamente, era um símbolo do poder, para Tolkien. Os anéis aliás, são comumente relacionados com poder nas mitologias européias, nas quais o Professor se inspirava. Mas para JRRT poder era algo ruim (exceto o dos Valar), e portanto, o Um Anel era ao mesmo tempo um ícone de poder e de tentação. Algo ilegítimo, mau e tolo.
 
O Um Anel pode representar a busca de fuga em alguma coisa também.

Uh, lógico que Senhor dos Anéis tem mensagens, ele é um livro muito filosófico por trás das aventuras.
 
Ringil disse:
já me falaram que O Um seria Deus...

8O

:eek:

:roll:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

bem,mas pra esse post não ser um flood total, minha opinião...
A grande "mensagem" q O Senhor doAnéis traz pra mim é o valor da amizade: Sam e Frodo, Mery e Pippin, (amizade dos 4 é comovente)até mesmo entre raças tão diferentes e meio hostis entre si como Legolas e Gimli, a compaixão pra mim tb está muito forte neste livro. De Gandalf por todos os seres, De Frodo por Gollum. Claro q tem muito mais, mas isso é o q mais me emociona na obra.
 
Na minha opinião, uma mensagem de grande valor foi a clemência, que une compaixão, amor, amizade.... mesmo depois de tantas dificuldades Frodo ainda possuia clemência em seu coração... e mostra e o caminho dos ímpios (ambiciosos e tiranos) sempre caira na perdição.... afinal Sauron falhou pq precipitou.... a pressa se demonstrou inimiga da perfeição....
 
Olha... fora as mensagens de amor, compaixão e amizade, o q mais me chamou a atenção mesmo, foi a esperança e perseverança. Mesmo quando diversas vezes tudo parecia perdido, Frodo, Sam e os demais, mesmo q indiretamente, não perderam a fé de que na Demanda, mesmo quando esta ficou por um fio...

acho q eh isso..

Cilyë...
 
É interessante notar que cada pessoa, ou a mesma pessoa em fases diferente da vida, vai destacar diferentes mensagens nessa obra. Eu acho isso fantástico. É típico das grandes obras. Esse livro, apesar de não ter nascido do imaginário popular, mas sim, ser fruto de um autor, tem toda a força de um mito. Ou de vários, pois são varias as historias que se cruzam.
Para mim fica a lição de nobreza de carater dada por Aragorn, Frodo e mais um monte deles, e a humildade dos hobbits, que os leva a triunfar em provas que os orgulhosos falhariam.
 
"É interessante notar que cada pessoa, ou a mesma pessoa em fases diferente da vida, vai destacar diferentes mensagens nessa obra. " Fernanda


Concordo plenamente, a imensidão da imaginação de Tolkien foi desde crianças à os mais sublimes sábios...

É um livro que atinge faixa etaria, classe social, culturas, entre outros, sendo que para todos havera uma infinidade de conceitos próprios, ninguem é capaz de interpretar Senhor dos Anéis da mesma forma que outra pessoa....
 
Eu acho que a mensagem seria "principalmente" (e não unicamente) a compreensão de cada indivíduo sobre o mundo, sobre seus semelhantes e inimigos, e sobre eles mesmos. Aragorn, Frodo, Sam, Merry, Pippin e Gandalf terminam sua viagem compreendendo-se (tanto uns aos outros quanto a si mesmos). Embora no mínimo Frodo não tenha gostado do que viu, ele estava em relativa paz consigo mesmo em Bolsão antes de viajar para Tol Eressëa. Por isto, eu quero dizer que a demanda foi mais para Frodo do que de Frodo para o Anel. Assim como Aragorn necessitava dessa viajem para "aprender" a ser Rei.

Para o mundo ser melhor, é necessário começarmos com nós mesmos.

Fernanda disse:
É interessante notar que cada pessoa, ou a mesma pessoa em fases diferente da vida, vai destacar diferentes mensagens nessa obra.
É, você está inteiramente certa. :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo