• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mensagem do Professor

danganf2000

Usuário
Ola, amigos da Valinor Forum!

Semana passada estava me cadastrando num site de uma editora, a fim de enviar um original do meu livro, num determinado campo, pedia para eu colocar a mensagem que eu pretendo passar pelo livro. então parei e pensei, como grande fã de Tolkien, o que ele escreveria. Pois, ate então, eu nao havia pensado nisso. E me veio a pergunta: Qual foi a mensagem que o Prof. tentou passar nos seus livros? Principalmente os tres da Querra do Anel. Comentem o que vcs acham que Ele tentou transmitir em suas historias!!!
 
danganf2000 disse:
E me veio a pergunta: Qual foi a mensagem que o Prof. tentou passar nos seus livros? Principalmente os tres da Querra do Anel. Comentem o que vcs acham que Ele tentou transmitir em suas historias!!!

Saudações,

Eu acho uma pergunta difícil :think: Eu diria que ele não tentou transmitir mensagem nenhuma, passar nada de especial... acho que ele estava contando uma história, o final de uma história. Talvez mesmo História com H maiúscula, História alternativa do nosso passado.

Acredito que nO Silmarillion exista alguma mensagem interna, algo (por mais que odeiem esta expressão) de cunho até religioso, mas no SdA tenho minhas dúvidas
 
Como diria o Pensador Profundo: essa é fogo...

Acho difícil que haja algum grande plano por trás do SdA. Existem valores morais que com certeza Tolkien admirava e expôs como exemplo, mas no fundo é só uma história muito boa que merecia ser contada. O que nós fazemos com ela depois é nosso problema. ;)


Tenn' enomentielva!
 
Bondade, coragem, perseverança, misericórdia, honestidade... São todas qualidades dos personagens principais, mas nenhuma dessas qualidades é o ponto central da história.


Tenn' enomentielva!

P.S.: Faz realmente muito tempo, caro colega. :D
 
Acho que a história em si tem várias mensagens, como dar valor a tradições, a importância da amizade, como também mostra a força da ambição, a ganância que corrompe, que muda uma pessoa, leva a guerras, a busca incessante pelo poder. Esta sempre ligado a um conjunto de valores como o Slicer falou, que engloba a vida de todos. Apenas com a união de todos os povos, dando importância para o mais honrado dos guerreiros, ao mais poderoso mago, tanto para o pequeno, considerado até então de raça inferior, mostrar o seu valor, que o bem pode se vencer as forças do mau.
Achei que essa união dos povos, a representação de cada na Sociedade tem uma boa mensagem, dentre tantas que estavam englobadas em uma história que deveria ser contada, por ser esplêndida sobre se só, tendo assim não um propósito de passar uma mensagem para alguém que estivesse lendo mas ser transmitida, apreciada e o apreciador que deve perceber as mensagens contidas na mesma.
 
Eu acho que Tolkien tinha sim seus valores, e queria mostrar isto nos seus livros.. mas acho que ele escreveu os livros para contar esta história maravilhosa que ele tinha imaginado e queria escrever. Ao escrever O Hobbit ele disse que ele escreveu aquela história para contar aos seus filhos e nada mais..
 
Acho que assim como disse Miriel, mestre Tolkien quis passar varias mensagens,mesmo que quase impercepitiveis,mensagens como o valor da amizade e da lealdade,de tomar suas verdadeiras responsabilidades,da esperança acima de todo mal e coisas do genero além de mostra também que todo o tipo de mal sempre é destruido,veja como tudo o que era mal se acabou no SDA,isso pelos sentimentos e ações praticadas pelos heróis da história,além de lógico também levar o leitor a um novo mundo cheio de ação,aventura,lugares belos e também personagens belos...
 
Tem razao Adelard! S'ao muitas as mensagens na obra de Tolkien. E uma que nao consio esquecer eh o amor, admira;ao e respeito que o professor dedicou a Natureza. A forma como a retrata em suas obras eh belissima e me influenciou muito. Essa eh apenas uma das muitas mensagens que muito me marcaram desde que comecei a ler Tolkien.
 
Penso q a mensagem da obra pode ser encontrada nos principais diálogos q envolvem os hobbits, como, por exemplo:

- Gandalf e Frodo (tudo o que nos cabe é decidir o que fazer com o tempo q nos é dado);
- Aragorn e Frodo, em Amon Hen;
- Galadriel e Frodo, em O Espelho de Galadriel...

Ademais, há uma carta de Tolkien onde ele diz que toda a obra O Senhor dos Anéis era organizada para dar destaque aos hobbits. E o professor completa, dizendo que O SdA tinha como objetivo moral demonstrar um processo de "santificação dos humildes" (as palavras são dele).
 
Credito que Tolkien somente estivesse contando uma Historia, sem pretender passar uma determinada mensagem.
Cabe a cada um de nós tirarmos nossas proprias lições e encontrar mensagens positivas atraves das obras.
 
Mas Rafael, foi o próprio Tolkien quem disse (procure as cartas dele, aqui em Valinor) que tinha intenção de passar um conteúdo inspirador, em sua obra; aliás, ele diz que o valor de uma obra se media pelo quanto ela conseguia despertar o espírito humano e instigá-lo para os valores positivos.

Procure ler as cartas do autor.

Até mais, colega de fórum.
 
N'liärien disse:
Mas Rafael, foi o próprio Tolkien quem disse (procure as cartas dele, aqui em Valinor) que tinha intenção de passar um conteúdo inspirador, em sua obra; aliás, ele diz que o valor de uma obra se media pelo quanto ela conseguia despertar o espírito humano e instigá-lo para os valores positivos.

Procure ler as cartas do autor.

Até mais, colega de fórum.

Então, concordo, mas Quem irá perceber e julgar a mensagem que está implicita a obra senão o leitor? Ou seja, do meu ponto de vista (bem humilde por sinal :lol: ), a existencia ou não de uma mensagem vai depender do ponto de vista de cada leitor, e do proveito ou inspiração que se pode tirar dela.
O que quero dizer é que as mensagens e inspiriações são provenientes de nossa propria compreensão da obra. Eu posso encontrar pontos inspiradores onde você não ve nada de mais, e vice-versa.

Desculpa eu sou horrivel para explicar minhas ideias, rs.

Quanto as cartas, eu ja li uns trechos na Net, mas como não gosto de ler por muito tempo no Monitor, vou esperar o livro que ja esta proximo!

Abraço amigo! :joy:
 
Penso q a mensagem da obra pode ser encontrada nos principais diálogos q envolvem os hobbits, como, por exemplo:

- Gandalf e Frodo (tudo o que nos cabe é decidir o que fazer com o tempo q nos é dado);
- Aragorn e Frodo, em Amon Hen;
- Galadriel e Frodo, em O Espelho de Galadriel...

Ademais, há uma carta de Tolkien onde ele diz que toda a obra O Senhor dos Anéis era organizada para dar destaque aos hobbits. E o professor completa, dizendo que O SdA tinha como objetivo moral demonstrar um processo de "santificação dos humildes" (as palavras são dele).

Concordo plenamente, apesar de eu achar que existem também outras partes dos livros em que se pode tirar lições e valores, como no capítulo Escombros e Destroços, em que Merry e Pippin mostram que bom humor também é importante (Obs.: Esse capítulo é hilariante).
Também tem aquela frase, que se eu não me engano é assim: "Até mesmo a menor pessoa do mundo pode mudar o curso da humanidade." Acredito que essa também uma lição, e um valor muito importante.


Abraços!
 
Rafael, vc ñ é "horrível", amigo... Explica bem suas idéias.

Gosb, a frase é realmente incrível. Não é de Galadriel, no seu encontro com Frodo?

Por fim, gostaria de voltar a algo que já disse:

"Ademais, há uma carta de Tolkien onde ele diz que toda a obra O Senhor dos Anéis era organizada para dar destaque aos hobbits. E o professor completa, dizendo que O SdA tinha como objetivo moral demonstrar um processo de 'santificação dos humildes' (as palavras são dele)." - post # 10

Abraços a todos.
 
Eu acho que Tolkien não tinha intenção explícita de deixar um "Moral da História", mas sim que ele deixava ensinamentos ao longo de suas histórias. Ou seja, ele não tinha intenção pré-definida disso, mas conforme o(s) livro(s) ia(m) sendo feito(s), alguns fatos acabaram subconscientemente tendo um sentido mais amplo.
 
Gosb, a frase é realmente incrível. Não é de Galadriel, no seu encontro com Frodo?
Deve ser meu caro, mas se não me engano o próprio Tolkien à disse uma vez.

"Ademais, há uma carta de Tolkien onde ele diz que toda a obra O Senhor dos Anéis era organizada para dar destaque aos hobbits. E o professor completa, dizendo que O SdA tinha como objetivo moral demonstrar um processo de 'santificação dos humildes' (as palavras são dele)."
Ahn, hm, concordo com você, mas acho que tem alguma coisa mais profunda (não necessariamente mais importante), do que a 'santificação dos humildes'.

Também concordo com o Falassion.

Abraços!
 
Vou usar um termo que o Professor gostaria de ver empregado neste contexto: aplicabilidade. Como ele próprio define: resume-se na "liberdade do leitor" - diferente de alegoria, que representa uma "dominação proposital do autor".

Pessoalmente, tirei um número infinito de ensinamentos das obras de Tolkien, que me fizeram enxergar novas coisas, formar melhores idéias, criar outras filosofias... não me importo a mínima se a intenção dele foi ou não que essas mensagens e ensinamentos que adquiri através da própria aplicabilidade estivessem claras ou entrelinhadas. =] Mas nenhuma história escapa do menor toque da personalidade e experiência de vida do autor, e eu - assim como muitos deste fórum, creio - posso dizer que aprendi muito com as histórias tolkienianas. :obiggraz:

danganf, acho que Tolkien devia realmente detestar essa pergunta quando lhe faziam; e, provavelmente, não poucas vezes. Não poderia ter criado uma resposta melhor que esta: fica a critério do leitor se é um livro rico ou não em doutrinas e "mensagens". Crie sua resposta com sua criatividade mesmo! - isto é, se isso não estava em sua cabeça para o livro. :wink:
 
Eriadorion disse:
Vou usar um termo que o Professor gostaria de ver empregado neste contexto: aplicabilidade. Como ele próprio define: resume-se na "liberdade do leitor" - diferente de alegoria, que representa uma "dominação proposital do autor".

Pessoalmente, tirei um número infinito de ensinamentos das obras de Tolkien, que me fizeram enxergar novas coisas, formar melhores idéias, criar outras filosofias... não me importo a mínima se a intenção dele foi ou não que essas mensagens e ensinamentos que adquiri através da própria aplicabilidade estivessem claras ou entrelinhadas. =] Mas nenhuma história escapa do menor toque da personalidade e experiência de vida do autor, e eu - assim como muitos deste fórum, creio - posso dizer que aprendi muito com as histórias tolkienianas. :obiggraz:

Definitivamente! Eu também tirei inúmeros ensinamentos das obras Tolkienianas :cerva:, o modo como o universo Tolkiano foi construído pelo professor faz com que ficamos presos em sua 'teia' :mrgreen:...

danganf2000 disse:
Ola, amigos da Valinor Forum!

Semana passada estava me cadastrando num site de uma editora, a fim de enviar um original do meu livro, num determinado campo, pedia para eu colocar a mensagem que eu pretendo passar pelo livro. então parei e pensei, como grande fã de Tolkien, o que ele escreveria. Pois, ate então, eu nao havia pensado nisso. E me veio a pergunta: Qual foi a mensagem que o Prof. tentou passar nos seus livros? Principalmente os tres da Querra do Anel. Comentem o que vcs acham que Ele tentou transmitir em suas historias!!!

Acho que os 'Grandes' livros/autores deixariam esse campo em aberto, e se eu fosse o dono de uma editora eu tiraria essa pergunta :beam:.
 
Excelente a lembrança de Eriadorion, no post # 18: o conceito de aplicabilidade.

De fato, muito do que está na obra, está mais na mente do leitor.

Mas ainda insisto em dizer: Tolkien queria passar um sentido moral, em sua obra. Ninguém escreve mais de 3000 págs., apenas para contar uma lenda, sem desejar enviar uma mensagem à alma do leitor...

Não há um único grande escritor que ñ desejasse isto... Só p'ra citar: Victor Hugo, Tolstói, J. de Alencar, Shakespeare, Tchecov, Tagore, Machado de Assis...

Todos queriam dar uma mensagem.

Por que ñ Tolkien?...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo