1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Menor robô do mundo transporta átomo ao longo de DNA

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Roderick, 13 Mai 2010.

  1. Roderick

    Roderick Banned

    Menor robô do mundo transporta átomo ao longo de DNA

    Cientistas nos Estados Unidos anunciaram a criação do menor robô do mundo, do tamanho de uma molécula.

    Por enquanto, ele aprendeu "apenas" a andar, parar, voltar e transportar átomos de ouro. Mas estruturas assim podem ser utilizadas, no futuro, tanto na medicina quanto na informática, dizem cientistas.



    A máquina tem poucos nanômetros de tamanho, ou um centésimo de milésimo da espessura de um fio de cabelo. Ainda não anda para os lados, apenas em uma "pista" linear criada pelos cientistas.



    O truque é usar moléculas de DNA como material de construção dessa pista, e enzimas que se agregam a ela para fazer as pernas (três ou mais) que permitem ao robô andar.



    Como as reações químicas da "pista" com as "pernas" são bem conhecidas, os cientistas sabem que tipo de sequência de DNA colocar na pista para dar comandos ao robô como "pare" ou "dê meia volta".



    A pista não lembra em nada uma avenida. Ela parece uma minúscula cama de pregos, e as pernas do robô se conectam aos pregos que encontram pelo caminho, feitos de DNA dobrado.
    As descobertas estão em dois estudos publicados no periódico "Nature". Um deles, da Universidade de Nova York, enfocou a capacidade desses robôs de se agregarem. O outro, da Universidade Columbia, se concentrou em fazê-lo andar.



    O robô é de um tipo chamado pelos cientistas de "DNA walker", "pedestre de DNA", em tradução livre. O "DNA walker" de Columbia percorreu 100 nanômetros (100 bilionésimos de metro). Pode parecer pouco, mas isso é cerca de cem vezes o tamanho do robô.





    Busque e destrua
    Essa tecnologia anima os pesquisadores. Eles imaginam um futuro (ainda distante) em que robôs assim poderão ser programados para andar livremente pelo organismo.



    Eles poderiam, por exemplo, procurar células doentes, diz Milan Stojanovic, especialista em robótica molecular de Columbia, e tentar curá-las (ou matá-las antes que criem um tumor, por exemplo).



    "Mas o que fizemos foi só uma demonstração. A tecnologia está só no começo." Ele diz que mais demonstrações dessa tecnologia aparecerão na próxima década. "Mas aplicações práticas provavelmente estão muito mais distantes", conta.



    Seu colega Nee Seeman, da Universidade de Nova York, diz que qualquer previsão agora é totalmente especulativa. "Mas eu estou muito empolgado."
    O transporte de ouro que sua equipe conseguiu mostra também que talvez medicamentos possam ser carregados por esses robôs pelo corpo um dia.



    Outro motivo de empolgação é lembrar que o DNA se replica sozinho, ao contrário do plástico ou do silício. Se no futuro fosse possível utilizar robôs que funcionassem utilizando apenas o DNA e suas enzimas, talvez fosse possível programar as máquinas também para se reproduzirem sozinhas.


    Uma possibilidade interessante, que os cientistas devem explorar no futuro, é criar uma máquina desse tipo que não estraga nunca. Ela poderia se reproduzir, fazendo com que suas "filhas" ocupassem seu lugar antes de parar de funcionar.

    Quanta tecnologia não acham?




    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição: 13 Mai 2010
  2. Náring

    Náring Mad Hatter

    Da fato, as possibilidades são empolgantes.
    Resta saber quanto tempo vai levar pra dar uma aplicação pratica para isso.
     
  3. HFR

    HFR Clone

    Só esses cientistas pra fazer um robô tão pequeno. Agora só falta a Skynet se apoderar do negócio.
     
  4. Roderick

    Roderick Banned

    Sim, que seja rápido, pois será um grande avanço da nossa tecnologia.
     
  5. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Para o bem ou para o mal, pois o que não vai faltar é gente querendo usá-lo para a guerra.
     
  6. O avanço tecnológico é enorme sim, mas como tudo hoje se é usado tanto a favor como contra a humanidade como o Morfindel Werwulf disse e eu assino: que com certeza isso será usado em futuras guerras.
     
  7. DW

    DW Usuário

  8. Snaga

    Snaga Usuário não-confiável!!!

    Não se preocupem.

    Li num artigo que esses nanorobôs já vêm com as Três Leis da Robótica de fabrica.
     
  9. Mestre ikke

    Mestre ikke For The King!

    li uma materia parecida, pode ser denominado nanorganela pelos cientistas europeus,do tamanho de um globulo vermelho, o objetivo é o mesmo fiscalizar o organismo impedindo um tumor, acho que os europeus iniciaram faz anos e ainda está em desenvovimento.

    mais é interrresante saber que outros paises estão trabalhando no mesmo.
     
  10. Carnildo

    Carnildo O Esquecido

    Isso ainda vai virar uma arma.Quem já viu G.I. Joe : Rise of the Cobra sabe oque eu to falando.
     
  11. Náring

    Náring Mad Hatter

    Ora, não podemos simplesmente ignorar as possibilidades de avanço tecnologico, em especial as que podem ajudar a medicina, apenas por que elas podem virar armas.
     
  12. Yohan-san

    Yohan-san Jogando cartas com um

    Pois eh...ateh parece q os objetivos pra essa parada eh a saúde mundial ou coisa parecida. MEDO!!!
     
  13. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Caramba, aos poucos agente vai vendo as coisas de cinema de ficção cintifica se tornar realidade! realmente é muito empolgante, porém, se eles podem ser comandados para matar células doentes eles podem ser comandados a matar celulas saudáveis e se tornar uma arma de guerra futura, isso é inevitavel, mas acho que só meus netos poderão ver isso na prática.
     
  14. Yohan-san

    Yohan-san Jogando cartas com um

    ACho q naum serah daqui a tanto tempo....as coisas estao ocorrendo mto rapido. Pra mim isso irah acontecer daqui a pouco.
     
  15. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    É claro que não é, isso pode ser uma consequência mas não a causa.

    Agora estou mais tranquilo.

    Não vamos ignorar, mas que vão virar armas vão, vide o avião, a dinamite, o radar etc.
     
    Última edição: 18 Mai 2010
  16. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ


    Pois é, imaginem nanorobôs entrando pelos ouvidos e narinas das pessoas, penetrando na corrente sanguinea e indo direto ao cérebro matando rapidamente o inimigo? Parece absurdo, mas se usado para o mal é uma aplicação prática possivel.

    Infelizmente tudo tem os dois lados. Não a toa que Santos Dumont entrou numa profunda depressão quando viu sua invenção ser usada para o mal.
     
    Última edição: 18 Mai 2010
  17. Yohan-san

    Yohan-san Jogando cartas com um

    EH isso q quero dizer...q essas coisas sempre sao usadas para fins militares...
    Pow, o raio laser foi uma dessas paradas, dentre as q vc falou. Pode ateh terem sido conebidas tendo como foco algum objetivo nobre, mas acho q sempre terão aqueles q enchergam invenções como essas, como meios de conquistar mais poder e impor mais medo no mundo.

    Isso eh mto triste. No filme "Ponto de mutação", a cientista fala sobre isso...do desgosto de ver a sua invenção sendo usadas em programas militares..
    Mas isso tb naum eh mto dificil de enchergar, pq essas pesquisas ocorrem onde há quem possa bancá-las...e o exército, no caso o Norte-Americano, é um dos mais cedem dinheiro para pesquisa.
     
  18. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Infelizmente é assim, o ser humano adora inventar algo para se destruir.
     
  19. ludy

    ludy Usuário

    Que pode virar uma arma, de fato pode. Mas não é muito dfícil algo poder ser usado como arma. Mas os benefícios que podem ser trazidos são muitos, de modo que, só será possível ver se será algo que compensará, no futuro.
     
  20. Yohan-san

    Yohan-san Jogando cartas com um


    Mesmo se vc pesar na balança entre os benefícios trazidos e o uso para fins militares, vc tb tem q pensar q mesmo q a tecnologia for ""milagrosa"", qtas pessoas terão acesso a ela?? COm certeza serah algo mto caro, entao poucas pessoas terao como usufruir dela...enquanto mtas sofrem com a destruição.
     

Compartilhar