• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Menina de Ouro (Million Dollar Baby, 2004)

O filme vai, vai, vai, vai, vai, e é bem interessante...

E de repente, quem toma a porrada é o espectador. 8O :| 8O :cry:

:clap: :clap: :clap:

Realmente, é muito melhor que O Aviador. É surpreendente por levar a crer que é uma coisa, e é outra completamente diferente. Não se deixem levar pelas comparações que andam fazendo... é bem mais do que aparenta.
 
Esse filme vai sem dúvida ganhar Oscars, pelo menos o de Melhor Actriz está garantido. Quanto a Melhor Realizador, independentemente de o filme ser ou não melhor que O Aviador, estou a torcer por Scorcese, nem que seja pela sua brilhante carreira, pelo Oscar que já mereceu tantas vezes ter ganho.
 
Peregrin disse:
Não se deixem levar pelas comparações que andam fazendo...

Exatamente.

Aliás, qualquer coisa do Clint Eastwood você pode esperar algo não tão convencional assim.

E é aquele lance de falar antes de ver o filme... a Hilary Swank realmente é uma grande atriz. A garra com que ela vai em busca do sonho dela é comovente. O trio do filme é espetacular. Sai do cinema com aquela sensação de ter visto algo que me marcou.

E não vou falar mais senão posso entregar algo, mas as lutas estão bem convincentes também.
 
Ah, estreia era hoje? por isso que procurei semana passada e fiquei chupando dedo :disgusti:
 
Quem viu o filme antes de hoje viu em pré-estréias.

Eu vi o filme e... é pesado.
Eu achei legal porque retrataram bem como ela era determinada e no final não, ela perdeu tudo isso, ela desistiu.

SPOILERS

Ela poderia viver como o Christopher Reeve, até o treinador dela dá essa opção mas ela realmente desistiu, é trsite ver isso em uma personagem que vc acompanhou o filme todo como uma mulher decidida, lutadora e talz.

Outra coisa que também percebi é que aquele retardado que treinava no ginásio era um oposto dela... Ele tinha todas as dificuldades do mundo mas não parou. "É normal perder uma luta" ou algo assim que ele fala.
Ele talvez seja mais determinado que ela...

E achei desnecessário o filme ser como uma narração para a filha do treinador. Já tinha muita coisa baba no filme para ter mais essa.
 
SPOILERS!!!!

VihVs_ disse:
Outra coisa que também percebi é que aquele retardado que treinava no ginásio era um oposto dela... Ele tinha todas as dificuldades do mundo mas não parou. "É normal perder uma luta" ou algo assim que ele fala. Ele talvez seja mais determinado que ela...
Ele foi inserido pra vermos que ninguém lá era perfeito. Você tocou num ponto foda, que foi a desistência dela pela vida, mas pelo ponto de vista dela, já tinha alcançado tudo aquilo que desejou. Ela não podia contar com a família dela, seria muito difícil viver assim pro resto da vida. O carinha teve justamente essa função. O Clint não encontra a filha no fim, não teve atitudes perfeitas também. O que poderia ser uma redenção pra ele através dos acontecimentos, com relação à filha, não houve. O próprio Morgan não era perfeito. Chamou o cara pra ela ir treinar com ele, antecipando o que ele acharia que ia acontecer, ou seja, ela largar o Dunn. Todos funcionam com as suas fraquezas e franquezas.

VihVs_ disse:
E achei desnecessário o filme ser como uma narração para a filha do treinador. Já tinha muita coisa baba no filme para ter mais essa.
Miuta coisa baba? Pra mim não foi desnecessário justamente por não ter me incomodado em nada. Foi apenas um toque final bastante oportuno, pra mim :obiggraz:



Obs. Sua assinatura no post. Não suma daqui :mrgreen:
 
Ah. Menina de Ouro. Uh. Assisti hoje. Duas vezes.

SPOILERS, provavelmente, por favor.

Clint Eastwood como diretor é simples, mas tem uma força impressionante, que consegue extrair tudo dos seus personagens e deixar o espectador com uma sensação indescritível ao final do filme, trôpego, angustiado, vazio. E em Menina de Ouro ele faz isso com tão ou mais impacto do que seus outros filmes. A direção é arrebatadora, com movimentos de câmera lentos fora das lutas e rápidos nelas, fotografia claro/escuro, ai ai.

Cada personagem tem algo a adicionar ao filme, nenhum é mero boneco manipulável. E, embora o filme seja sobre a menina de ouro, ou sobre as relações humanas, também é sobre o homem treinador, Frankie Dunn. A impressão que eu tive foi a de que ele é um resumo de todos os personagens que estão a sua volta: Morgan Freeman, Danger, o Big Willie e a própria Maggie, cada um adicionando algo pra história e pro personagem. Cada um representando Frankie e tendo suas respectivas autonomias.

Fora isso, a relacão entre Frankie e Maggie é linda. Como ela parte de uma simples rejeição até algo sublime com o beijo final, mostrado com maestria de Clint, como ela evoluiu de forma espontânea, enchendo o vazio e solidão de Frankie por ter se distanciado da filha e de Maggie, que precisa do boxe pra se completar - e aos poucos, enxerga a família que tem. Vida e morte se encontrando com um desenrolar mais pro fim (depois do baque) em papéis inversos.

O final com Clint Eastwood deixando o hospital é um dos mais perturbadores, profundos e imensos que já vi.

Sério, eu ainda tô meio abalado com o filme, não deve ter feito muito sentido tudo isso junto. Tem tanto coisa pra falar e ver no filme ainda.
 
70

A Hilary Swank é a mulher feia mais linda do mundo (junto com a Emily Watson).


VihVs_ disse:
Quem viu o filme antes de hoje viu em pré-estréias.

Sério?

Eu achei legal porque retrataram bem como ela era determinada e no final não, ela perdeu tudo isso, ela desistiu.

Ela não desistiu de nada, sorry.

Ela poderia viver como o Christopher Reeve, até o treinador dela dá essa opção mas ela realmente desistiu, é trsite ver isso em uma personagem que vc acompanhou o filme todo como uma mulher decidida, lutadora e talz.

Ela não quis continuar vivendo pq ela NAO PRECISAVA, não pq ela não quis. Ela já tinha alcançado tudo que ela queria, "enquanto a maioria das pessoas passa a vida toda lavando pratos", como disse o Freeman.

Outra coisa que também percebi é que aquele retardado que treinava no ginásio era um oposto dela... Ele tinha todas as dificuldades do mundo mas não parou. "É normal perder uma luta" ou algo assim que ele fala.
Ele talvez seja mais determinado que ela...

Mesmo fazendo um certo sentido temático, o retardado lá da academia foi a pior coisa no filme, junto com a família de caipiras malignos da Maggie.

E achei desnecessário o filme ser como uma narração para a filha do treinador. Já tinha muita coisa baba no filme para ter mais essa.

Não foi desnecessário. Foi um jeito de unificar o filme tematicamente, a narração do Scrap tentando provar pra filha que o Clint poderia se redimir e já se arrependeu do que ele fez de mal pra ela (sejá lá o que isso for). Muito bom.
 
Folco disse:
70

A Hilary Swank é a mulher feia mais linda do mundo (junto com a Emily Watson).


VihVs_ disse:
Quem viu o filme antes de hoje viu em pré-estréias.

Sério?

Mula, leia o post em cima do meu.

Eu achei legal porque retrataram bem como ela era determinada e no final não, ela perdeu tudo isso, ela desistiu.

Ela não desistiu de nada, sorry.

De nada? Nem da vida dela?

Ela poderia viver como o Christopher Reeve, até o treinador dela dá essa opção mas ela realmente desistiu, é trsite ver isso em uma personagem que vc acompanhou o filme todo como uma mulher decidida, lutadora e talz.

Ela não quis continuar vivendo pq ela NAO PRECISAVA, não pq ela não quis. Ela já tinha alcançado tudo que ela queria, "enquanto a maioria das pessoas passa a vida toda lavando pratos", como disse o Freeman.

Ela tinha poucas ambições.
Ela não quis... Ela poderia, ela que resolveu que não precisava,

Outra coisa que também percebi é que aquele retardado que treinava no ginásio era um oposto dela... Ele tinha todas as dificuldades do mundo mas não parou. "É normal perder uma luta" ou algo assim que ele fala.
Ele talvez seja mais determinado que ela...

Mesmo fazendo um certo sentido temático, o retardado lá da academia foi a pior coisa no filme, junto com a família de caipiras malignos da Maggie.

Eu achei uma importância para ele na minha visão do filme.
Para mim ele antes era só uma tentatica medíocre de fazer humor. Mas eu pensei nisso.
A família concordo com vc, faltou isso no meu post.

E achei desnecessário o filme ser como uma narração para a filha do treinador. Já tinha muita coisa baba no filme para ter mais essa.

Não foi desnecessário. Foi um jeito de unificar o filme tematicamente, a narração do Scrap tentando provar pra filha que o Clint poderia se redimir e já se arrependeu do que ele fez de mal pra ela (sejá lá o que isso for). Muito bom.

Eu achei a história da filha dele apenas para mostrar a relação dele com Maggie. Não me convenceu...
E poia ser apenas narrado para ele, na visão dele, blá.
 
VihVs_ disse:
Mula, leia o post em cima do meu.

:clap:

De nada? Nem da vida dela?

Que vida? Ficar dopada, deitada na cama, precisando de cuidados médicos pra sempre, infecções o tempo todo, etc. Eca.

Ela tinha poucas ambições.
Ela não quis... Ela poderia, ela que resolveu que não precisava

Eu não acho que isso tenha nada a ver com uma mudança do espírito determinado dela. NADA.

Eu achei uma importância para ele na minha visão do filme.
Para mim ele antes era só uma tentatica medíocre de fazer humor. Mas eu pensei nisso.
A família concordo com vc, faltou isso no meu post.

Por mais que ele tenha servido pra alguma coisa, ainda ficou horrível.

Eu achei a história da filha dele apenas para mostrar a relação dele com Maggie. Não me convenceu...
E poia ser apenas narrado para ele, na visão dele, blá.

Não, a subtrama da filha dele não foi só pra mostrar a transição de paternidade dele (da Katie pra Maggie), mas também pra mostrar toda a culpa e auto-piedade que ele tava carregando (por ter feito de algo de ruim com a filha) e tinha deixado ele na guarda em relação aos seus sentimentos. O arrependimento, a culpa Católica, etc. Foi um dos aspectos mais importantes do filme.

Não precisava ser narrado por ele, o mais importante é que o Scrap queria mostrar "que tipo de homem o pai da Katie era", como ele diz na última narração do filme. Esse foi meio que o coração do filme.
 
De nada? Nem da vida dela?

Que vida? Ficar dopada, deitada na cama, precisando de cuidados médicos pra sempre, infecções o tempo todo, etc. Eca.

Mas ela dessistiu. Existem exemplos vivos que dá para ser viver tetraplégico e respirando por aparelhos.
Eles não desistiram.

Ela tinha poucas ambições.
Ela não quis... Ela poderia, ela que resolveu que não precisava

Eu não acho que isso tenha nada a ver com uma mudança do espírito determinado dela. NADA.

Ela foi determinada sim. Determinou que seria uma ótima lutadora de boxe e foi.
Ela detrminou isso para a vida dela.
Mas ela alcançou isso e foi só.
Era de se esperar... até porque ela mesma diz que nem esperava tanta coisa, foi além.
Acho que me contradisse né? Nem lembro mais.... talvez vc tenha me convencido nessa parte, chato demais vc. :obiggraz:

Eu achei a história da filha dele apenas para mostrar a relação dele com Maggie. Não me convenceu...
E poia ser apenas narrado para ele, na visão dele, blá.

Não, a subtrama da filha dele não foi só pra mostrar a transição de paternidade dele (da Katie pra Maggie), mas também pra mostrar toda a culpa e auto-piedade que ele tava carregando (por ter feito de algo de ruim com a filha) e tinha deixado ele na guarda em relação aos seus sentimentos. O arrependimento, a culpa Católica, etc. Foi um dos aspectos mais importantes do filme.

Não precisava ser narrado por ele, o mais importante é que o Scrap queria mostrar "que tipo de homem o pai da Katie era", como ele diz na última narração do filme. Esse foi meio que o coração do filme.
[/quote]

Ah sim... você falou algo importante. O quanto ele se sentia culpado...
Mas uma coisa: a filha que mandava devolver as cartas?
Fala isso no filme?

Achei esquisito e muito óbvio.
Não gostei. Eu tinha até esquecido da filha dele até aparecer aquela carta devolvida no final do filme.
 
VihVs_ disse:
Acho que me contradisse né? Nem lembro mais.... talvez vc tenha me convencido nessa parte, chato demais vc. :obiggraz:

:P

Aliás, a Maggie foi tão determinada em querer morrer quanto em querer vencer as lutas de boxe. Ela implorou pro Frankie, depois mordeu sua lingua varias vezes, teve que ser sedada pra não continuar tentando se matar.

Mas uma coisa: a filha que mandava devolver as cartas?
Fala isso no filme?

Acho que ela devolvia as cartas pra mostrar pro pai que ela não tinha perdoado ele ainda. Daí o motivo do Scrap tentar contar pra ela a história do pai como uma forma de redenção pra ele.
 
Mas uma coisa: a filha que mandava devolver as cartas?
Fala isso no filme?

Acho que ela devolvia as cartas pra mostrar pro pai que ela não tinha perdoado ele ainda. Daí o motivo do Scrap tentar contar pra ela a história do pai como uma forma de redenção pra ele.[/quote]

Ela nem lia... Não deu nem chance pra ele.
E acho que o Scrap teria escrito a carta até pq o Dunn conseguiu estar na pior fase da vida dele depois de praticar a eutanásia. Era também pq o Scrap tava preocupado de como ele estava... Queria ajuda-lo, até pq ele foi amigo do Dunn a vida toda.

Alias... ele deve ter feito a pior coisa do mundo para Katie tratar o pai assim.
Ou ser só teimosa... :think:
 
VihVs_ disse:
Alias... ele deve ter feito a pior coisa do mundo para Katie tratar o pai assim.
Ou ser só teimosa... :think:

Ele deve ter abusado ela pra ter uma culpa tão grande e a filha ignorar ele tanto. Ou não. Pode ter sido só negligência mesmo, ocupado com o boxe e sem tempo pra a família.
 
Folco disse:
70

A Hilary Swank é a mulher feia mais linda do mundo (junto com a Emily Watson).

Mas eu repito oq eu disse pro Tisf... se ela chegar em mim, leva toco. Feinha.

Folco disse:
Outra coisa que também percebi é que aquele retardado que treinava no ginásio era um oposto dela... Ele tinha todas as dificuldades do mundo mas não parou. "É normal perder uma luta" ou algo assim que ele fala.
Ele talvez seja mais determinado que ela...

Mesmo fazendo um certo sentido temático, o retardado lá da academia foi a pior coisa no filme, junto com a família de caipiras malignos da Maggie.

Concordo q foi até um alivio comico engraçado, mas não é um filme q precise de alivio comico. Tb achei meio bobo a inclusão dele, de repente seria melhor se fosse algo mais leve.

Folco disse:
E achei desnecessário o filme ser como uma narração para a filha do treinador. Já tinha muita coisa baba no filme para ter mais essa.

Não foi desnecessário. Foi um jeito de unificar o filme tematicamente, a narração do Scrap tentando provar pra filha que o Clint poderia se redimir e já se arrependeu do que ele fez de mal pra ela (sejá lá o que isso for). Muito bom.
[/quote]

Concordo de novo aqui. Não sei se eu sou muito idiota mas só percebi que era uma narração pra filha no final, embora já no meio tenha percebido que era a voz do Morgan Freeman narrando.

Anyway... melhor do ano até aqui... pra mim Aviador é um bom filme, mas esse é um filmaço.
 
Mas só se percebe que é uma narração pra filha no final mesmo, quando ele fala "mas seu pai, etc". Antes, até deu uma confundida, quando a narração parece que tá se dirigindo ao espectador: "você o ter perdoado, etc", mas logo depois se esclarece.

Mas dá pra perceber logo no começo que é o Morgan Freeman, IMO.
 
Realmente, apesar de O Aviador ser um ótimo filme, Menina de Ouro é o filme do ano. É impressionante como vc se envolve no drama e na luta daquelas três pessoas, aliás, minha vontade era dar um Oscar pra cada um, Hilary Swank, Clint Eastwood e Morgan Freeman, de tão perfeitos q eles se encontram. É um filme pesado sim, e quem estiver esperando uma história bonitinha é melhor nem ir ao cinema (aliás, essa é uma característica dos filmes do Oscar nesse ano: Menina de Ouro, Perto Demais, O Aviador). Mas ainda sim, pode dar um ótima lição sobre perseverança e determinação.

SPOILERS

Eu simplesmente ADOREI o fato da Maggie querer acabar com a vida e, melhor ainda, do Frankie ter aceitado. Poderia muito bem acabar com aquele final batido de q ela continuou vivendo como tetraplégica e um belo dia morreu do mesmo jeito. Por mais bonita q seja a garra de uma pessoa em ainda querer viver nessas circustâncias, todos sabem o péssimo nível d vidaq tal pessoa levaria. É possível, mas é miserável. Eu não viveria assim,e não gostaria de ver ninguém q eu amo nessa situação, e sim, eu as mataria se me pedissem, sem hesitar, pois saberia q mantê-las vivas serie egoísmo meu e só prolongaria a dor delas (como o próprio filme diz). Dessa forma, Maggie já tinha alcançado tudo q sonhava, ou talvez mais, já tinha visto o mundo, não faria sentido continuar vivendo só por viver. Ainda mais depois de amputar uma perna, se ela continuasse assim não ia demorar até perder outros membros. E, mesmo nessa situação, ela continuou mostrando determinação, mesmo q fosse pra morrer, mordendo várias vezes a própria língua. E aqui cabe uma ressalva, ela NUNCA sentiu pena de si mesma, nunca ficou lamentando, continuava até mesmo com seu senso de humor, mas simplesmente não havia mais sentido viver daquela forma, o q é totalmente aceitável. Como morgan Freeman disse: A maioria das pessoas morrem pensando q nunca tiveram uma chance. Se Maggie morrer ela vai pensar 'Acho q fiz tudo certo'. Maggie (Hilary Swank) = :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Confesso q não gostei muito daquele final vago. A gente acaba sem saber o q aconteceu entre Frankie e a filha dele e nem pra onde ele foi (se bem q pelo filme, parece q ele comprou aquela lanchonete onde, segundo Maggie, vendia "as melhores tortas de limão".

Em relação ao retardado, acho q ela foi inserido mais pra servir de alívio cômico do q pra qualquer outra coisa, e achei ele astante dispensável (apesar de eu ter morrido d rir quando ele perguntou como se colocava um gelo daquele tamanho na garrafa :lol: ).

Pra mim, minhas apostas em relação ao Oscar mudaram. Menina de Ouro leva melhor filme pra casa, mas O Aviador leva a direção.
 
Fingolfin disse:
Folco disse:
70

A Hilary Swank é a mulher feia mais linda do mundo (junto com a Emily Watson).

Mas eu repito oq eu disse pro Tisf... se ela chegar em mim, leva toco. Feinha.
Eu me apaixonei por ela depois do filme :grinlove:

E com relação à desnecessário, pra mim é algo que me incomoda, e o lance da carta achei que foi um toque legal no final!
 
Clint tem que levar o Oscar de direção, que está simplesmente perfeita. Os enquadramentos, o visual, o ritmo... tudo feito com extrema profissionalidade e segurança. A atmosfera é um personagem à parte. Os efeitos de sombra/luz deram o caráter sombrio e estimulante de que o filme precisava.

Aliás, Clint é admirável. Não só se saiu muito bem como diretor, mas como ator e, por incrível que pareça, como compositor. A trilha, embora simples, é altamente estimulante. Todos esses elementos juntos fizeram da primeira metade algo bem envolvente, ainda que originalidade não seja o ponto forte desta parte da história.

- Hilary Swank é foda;
- Morgan Freeman não tem expressão nenhuma e ainda assim consegue ser um bom ator. E seu personagem é legal. Aliás, a cena em que ele "realiza" a 110º vitória é FODA e 100% comovente;
- O final é lindo/triste/vazio/cheio/clap;
- Clint Eastwood deveria fazer uma plástica;
- :grinlove:

É incrível como um filme que tenha locações e personagens tão restritos consegue ser tão marcante. Muito cool.

Mas eu acho que ainda acho O Aviador um pouco melhor. =)
 
Ristow disse:
Clint tem que levar o Oscar de direção, que está simplesmente perfeita.

Não, sorry. A direção do Clint é boa e tem confiança e uma certa sabedoria, mas o Scorsese simplesmente destruiu com "O Aviador", usou praticamente todos os truques e técnicas cinematográficas que existem, fez tudo fluir e deslizar; o conhecimento dele de gramática de cinema faz o Eastwood parecer um novato.

E além disso, o Scorsese MERECE.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo