• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Menalton Braff

Thorondir

Usuário
Da Wikipédia:
Menalton João Braff (Taquara, 23 de julho de 1938) é um contista, romancista e novelista brasileiro.

Sua formação ginasial e clássica se deu entre as cidades de Taquara e Porto Alegre-RS, em uma época em que já se interessava por literatura e militância política, o que, após o Golpe Militar de 1964, resultou em sua perseguição durante a ditadura militar, sendo obrigado a abandonar o curso de Economia, na antiga URGS, para desaparecer como cidadão por alguns anos.
É apenas após a anistia, quando pôde voltar a usar seu nome verdadeiro, que vai buscar estudo acadêmico de Letras em curso da Universidade São Judas Tadeu (em São Paulo), começando a lecionar, na mesma universidade, como professor assistente, enquanto fazia o curso de pós-graduação lato sensu em Literatura Brasileira.
Logo após, em 1984, motivado pelo seu patriotismo, publica seus dois primeiros livros sob o pseudônimo Salvador dos Passos (nome de seu bisavô), com o intuito de ocultar o sobrenome de origem européia. Viria a abandonar o pseudônimo apenas em 1999, quando publicaria aquele com o qual viria a ganhar o Prêmio Jabuti de Literatura em 2000, na categoria "Livro do Ano - Ficção": o livro de contos À Sombra do Cipreste.
A partir daí, sua produção se intensificou.

"À sombra do Cipreste" eu me lembro de ter lido alguma coisa, mas não terminei. O livro não era meu e eu estava lendo enquanto viajava de ônibus. Acho que agora com essa pesquisa é uma boa hora de retomá-lo.

Em seu site, ele disponibiliza alguns de seus escritos: http://www.menalton.com.br/
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo