• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Memórias Póstumas de Brás Cubas

Tentei ver se já tinha algum tópico como esse mas não achei, desculpas se já existe e não vi...

Li Brás Cubas faz um ano e meio, e nunc aachei com quem discutir as milhares de bizarras passagens do pobre homem. Eu adorei o livro inteiro. Acho o máximo a maneira como ele era moderno e humorístico pra época. Gostaria de saber o que vocês acham da obra... :D
 
Machado de assis

Do mesmo autor tambem tem o Dom Casmurro que é muito bom.

a 1º vez editado foi em 1880, pela revista brasileira, em várias partes.

Aí vai um trecho do inicio do livro:

"Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo principio ou pleo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propramente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; (...)"

Gostaram ? estranho esse inicio, um defunto autor, he he

Já ouvi falar do livro, mas não li ainda, mas quem sabe eu leio. Dei umas folhadas aqui na livraria do meu pai e gostei. :D
 
Li pela 1a vez qdo eu tinha 12 anos, nem sabia que era clássico e tal, me atraí pelo título, pelo fatp de ser um defunto autor :D

O estilo é realmente mto bom, os capítulos dos pontinhos (como o De Como Não Fui Ministro De Estado), a metalinguagem sempre presente, são mto legais.

Alguém sabe se aqui tem algum tópico falando dos contos dele?
 
Eu não li, mas discutimos o livro em sala de aula várias vezes... A proposta da escola era que lessemos, mas... :roll:

Enfim, dos trechos que li, eu gostei de todos. Alias, parece ser um livro estupendo, estou pra ler. Machado de Assis é maravilhoso, eu dizia o contrario mas agora não posso mais negar.

O meu paragrafo preferido de alguém que não leu é o que fala que "este capitulo é todo de negativas. Não fui ministro, não alcancei o emplastro, não fui califa, não conheci o casamento... Etc..."....

=)
 
Eu vou ler dom casmurro esse ano, já ia ler mas como o colégio pediu vou esperar para chegar perto da data.
Queria discutir sobre brás cubas no colégio mas tenho que esperar até ano que vêm.
Achp a história muito simples mas o texto dele compensa! É muito bom, ele transforma as coisas mais simples e deixa bem divertidas. A única parte que achei um pouco mais parada é a dos humanitas, eles fala muito sobre isso em alguns momentos e o texto fica meio parado, mas é pouquinho...
 
Ainda não terminei de ler, mas é já assisti 2 vezes uma peça sobre a obra. Mto bom! Um capítulo mto legal é akele só com pontos, aquilo foi genial da parte do autor.
 
eu li esse ano o livro, meio que por obrigação do vestibular mas achei ate que legal o livro....... o bom que ele naum é complicado né....... a sobre dom casmurro li faz 2 anos e tb achei bom......e ai capitu traiu ou naum....hehehe eu sei que naum faz parte do topico mas bras cubas é legal sim......
 
Fantástico. Maravilhoso. Fenomenal. Pra mim, não só o melhor livro de Machado de Assis, mas o melhor livro da história. Dos que eu li até hoje, está em primeiro lugar dentre todos os top. Revolucionou a literatura na época, e colocou o autor dentre os maiores da literatura mundial. :obiggraz:
 
memorias postumas de bras cubas eh um dos melhores livros que eu jah li, como boa parte dos lvros de machado de assis! acho q da literatura nacional soh perda pra memorial de maria moura!
 
Eu acho o livro muito bom, com certeza é um dos melhores livros do mundo mas não diria o melhor, tem livros como Cem Anos de Solidão do Gabriel Garcia Marques e muitos outros que dividem com ele o primeiro lugar...
 
Estou esperando o meu pai trazer esse livro, pois eu terei de ler a obra devido o vestibular. Estou curiosa, pois várias pessoas que me disseram a respeito do livro, falaram que é um bom livro e até mesmo divertido.:think:
 
eu vou ter q ler esse livro esse bimestre pra escola.... espero q seja bom...+ pelo q estaumfalndo aqui...deve ser msm bom
 
Acho que sou a única pessoa que acha esse livro extremamente maçante. Machado tem vários livros maravilhosos, mas na minha opinião, esse NÃO é um deles... Todos falavam tão bem dele, e eu tinha que ler no colégio mesmo, acabei decepcionada. :tsc:
 
eu li pela 1ª vez em 98... naum saquei nada, claro, era mt criança... mas fui ler denovo esse ano e achei mt bom... mas mt inovador.... curto mais tradicionais...
 
O livro é uma jóia se for analisar no sentido literário: a escolha do narrador é o que faz da história algo tão bacana. Se a história fosse narrada em terceira pessoa, não teria graça nenhuma.

Se fosse narrada em primeira pessoa, com o narrador ainda vivo, também não teria nada de diferente. O grande charme de "Memórias Póstumas...", bem como o que faz desse livro algo tão especial, é o fato de que o narrador está morto.

Como está morto, não tem papas na língua. Não deve nada a ninguém, não precisa ter vergonha do que vai dizer. É um ponto de partida interessante para se debater idéias sobre moral, tanto quanto "O Homem Invisível".

Sério, são toques de gênio como esse que fazem com que eu goste tanto do Machadão. No caso das obras machadianas, um livro nunca é uma história. :grinlove:
 
Livro que marcou o início do Realismo no Brasil, uma jóia!
Um das características que mais admiro nas histórias do Machado é a elegância com a qual ele conduz o enredo. A ironia inteligente também é marca nesta história.
É incrível como são atuais, discutem temas universais, diferente dos românticos, onde o tema era pessoal.
As análises psicológicas são maravilhosas :grinlove: .

Neste livro em especial, uma coisa que me marcou muito foi a análise das "idéias fixas" que colaboram para a morte de Cubas. O capítulo da borboleta negra é um dos meus preferidos, os momentos em que Machado pára a história e conversa com o leitor são surpreendentes!
Depois de Guimarães Rosa, considero o livro mais difícil da lista da Fuvest.
 
Eu consegui um volume de Quincas Borba, mas pelo que sei é sempre bom começar com Brás Cubas... certo? :think:
Vou esperar conseguir BC pra ler QB.

Ainda não tenho nenhuma grande paixão dentro da literatura brasileira. A única obra que me chamou atenção particular foi A Hora da Estrela, da CL, mas mesmo assim não cheguei a me aprofundar...

Quando ler os Machado, comento aqui. :P
 
Ana Lovejoy disse:
O livro é uma jóia se for analisar no sentido literário: a escolha do narrador é o que faz da história algo tão bacana. Se a história fosse narrada em terceira pessoa, não teria graça nenhuma.

Se fosse narrada em primeira pessoa, com o narrador ainda vivo, também não teria nada de diferente. O grande charme de "Memórias Póstumas...", bem como o que faz desse livro algo tão especial, é o fato de que o narrador está morto.

Como está morto, não tem papas na língua. Não deve nada a ninguém, não precisa ter vergonha do que vai dizer. É um ponto de partida interessante para se debater idéias sobre moral, tanto quanto "O Homem Invisível".

Sério, são toques de gênio como esse que fazem com que eu goste tanto do Machadão. No caso das obras machadianas, um livro nunca é uma história. :grinlove:

Sou um pouco suspeita para falar de Machado, mas a Ana Lovejoy já expôs o que eu acho.Acho a obra dotada de muita originalidade, na época em que foi escrito, quem iria pensar em escrever uma obra desse jeito?
 
Angellore disse:
Ana Lovejoy disse:
O livro é uma jóia se for analisar no sentido literário: a escolha do narrador é o que faz da história algo tão bacana. Se a história fosse narrada em terceira pessoa, não teria graça nenhuma.

Se fosse narrada em primeira pessoa, com o narrador ainda vivo, também não teria nada de diferente. O grande charme de "Memórias Póstumas...", bem como o que faz desse livro algo tão especial, é o fato de que o narrador está morto.

Como está morto, não tem papas na língua. Não deve nada a ninguém, não precisa ter vergonha do que vai dizer. É um ponto de partida interessante para se debater idéias sobre moral, tanto quanto "O Homem Invisível".

Sério, são toques de gênio como esse que fazem com que eu goste tanto do Machadão. No caso das obras machadianas, um livro nunca é uma história. :grinlove:

Sou um pouco suspeita para falar de Machado, mas a Ana Lovejoy já expôs o que eu acho.Acho a obra dotada de muita originalidade, na época em que foi escrito, quem iria pensar em escrever uma obra desse jeito?

Tive problemas com o meu login, agora sou +ANGELLORE+
 
Ah mas devem estar de sacanagem comigo.
Sou o único que acha esse livro uma porcaria de 5 estrelas?
Tô lendo por obrigação do vestibular.
Odeio esse livro só pelo fato de existir milhares de palavras que eu nunca ouvi falar e nunca vão falar, aí tenho que estar com o dicionário sempre que vou ler este maldito livro.
Caraco, levei para ler no ônibus (sem dicionário), aí aparece um capítulo intitulado "O vergalho".
Mas que catzo?!Ignoro a palavra, depois vem um tal de "tarmelão".
MAS QUE P*@#¨&*!"¨!!!!
O problema não é eu não saber as palavras, o problema é ter de procurar toda hora uma palavra nova.Isso tonar muito lenta a leitura.
E pior que eu não consigo deixar passar uma palavra sem dar uma olhadinha no dicionário, anoto todas e já tenho 3 páginas frente e verso com as palavras e seus significados.

o bom que ele naum é complicado né.......

Que diabos!!!Meu cérebro deve ser do tamanho de um amendoim!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo