• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Memorial de Maria Moura" (Rachel de Queiroz)

Breno C.

Usuário
Procurei algum post sobre, mas não achei, então to criando...

Comecei a ler o livro hoje, to na página 100 (extamente). To gostando, e gostando principalmente da forma como o livro é escrito. O fato da autora dividir os capitulos é bem interessante, a coisa toda é bem legal, e é sempre bom ver mulheres que saem do convencional e dão a volta por cima...

Alguém já leu o livro?
 
RE: Memorial de Maria Moura - Rachel de Queiroz

Eu já lí , faz tempo, também assistí a minissérie da Globo, baseada no romance.....achei interessante o fato de Raquel escrever o livro em primeira pessoa. Assim, a estória é contada por quem a viveu, e a gente se delicia com a mudança constante de ponto de vista: ora fala a personagem Marialva, ora o Beato Romano,e , no mais das vezes, a própria Moura conversa conosco. É quase possível vê-la, sentada no batente da fazenda, dentro de suas calças de homem, contando os causos de sua vida.

Mas o fato é que essa dinâmica entre os 3 narradores torna a obra tão envolvente, que as folhas correm pelos nossos olhos como se tivessem vida própria. Ademais, não se pode dizer que o livro traz uma estória: são pelo menos 3, uma contada pelo padre que pecou com uma paroquiana e virou beato, outra pela mulher do saltimbanco, outra pela moça que incendiou a casa e virou vaqueira. No entanto as 3 versões acabam se juntando. Entrelaçadas, formam um painel de nordestinidade que Rachel soube pintar muito bem.

E, mesmo correndo o risco de ser prolixa, ainda afirmo que todo nordestino devia ler e se orgulhar. Acostumados que estamos a referenciais externos, é sempre bom e quase engraçado achar na literatura a nossa linguagem, escrita por quem é de cá. (Só nós pra entender expressões como “a casa das quengas”...) Recomendo a leitura.......xD
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo