• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Memes Literários [OFICIAL]

Faltou um para o Rubem Fonseca. : (
Concordo com o Mavericco, o da Cecília foi mesmo um "retrato natural".
Nada haver o epíteto do Kafka, deveria ser:
Kafka = enrola a noiva e flerta com as amigas.
Para agradar gregos e troianos o Lobato poderia ser reformulado:
Lobato = jura que votou no Amoedo
 
Última edição:
Para agradar gregos e troianos o Lobato poderia ser reformulado:
Lobato = jura que votou no Amoedo

Pensando que o Lobato fundou a Editora Brasiliense junto com o Caio Prado Junior e acabou se aproximando do Partido Comunista do Brasil nos anos 1940; e considerando ainda as suas posições nacionalistas, sobretudo em torno da questão do Petróleo, acho que poderia ser:

Lobato = nacionalista, votou no Ciro Gomes e vive tretando com a esquerda identitarista.

-----
Mas, claro, na publicação aqui compartilhada o escopo era outro. Atrelaram o Lobato ao Bolsonaro por causa da polêmica sobre o racismo na sua obra. Acho injusto, mas vou parar por aqui porque já temos essa treta alocada em outro tópico. :mrgreen:
 
Lobato = jura que votou no Amoedo
Lobato = nacionalista, votou no Ciro Gomes e vive tretando com a esquerda identitarista.
A diferença entre um e outro é a seguinte:
um pretende agradar a todos
o outro pretende ser justo
*
um visa preservar certa ambiguidade ("Jura que votou..." > mas quem garante?)
e o outro, apresentar um realidade com base cômica ("...votou no Ciro Gomes..."> um ato factual, livre de qualquer dúvida quanto sua ocorrência)
*
Apenas uma breve exegese, sem intenções polêmicas. Nunca li nada do Lobato, mas estou a par da tensão criada recentemente em torno de suas obras. Abstenho-me, portanto, de julgar o mérito da questão. Quanto ao caso da lógica humorística interna, creio estar salvo da acusação de "fugir do tema do tópico" se me alongar um pouco na versão sugerida pelo Mercúcio, afinal é sobre o efeito gerado pelo cômico, sem quaisquer considerações sociais ou políticas (ou apenas o mínimo necessário), o alvo por mim selecionado.
*
Lobato = nacionalista, votou no Ciro Gomes e vive tretando com a esquerda identitarista.
Há justiça e bom-tom aí, embora o efeito seja nulo. O elemento inicial "nacionalista" está em clara contradição com os outros dois "Ciro" (a imagem escarrada do liberal bonachão) e da "treta com os identitários", entretanto, caso suprimissemos o termo destoante, perderia-se toda caracterização clássica do Lobato. E tem outra: se o Lobato real tendia para esquerda, qual seria o seu impedimento de escolher lula-haddad? O argumento implícito em quem votou no Ciro era, mormente, de repulsa pelo PT e por Bolsonaro ou da ilusão da conquista de um "meio termo equilibrado". Lula, de certo modo, tinha uma pegada nacionalista -- não "patriótica", é claro -- mas representava, talvez, uma figura folclórica que atendia ao imaginário de toda as regiões do País: o caráter de pobreza, sofrimento e chegada até a presidência, que desembocou na representação popular de uma democracia limitada pura e simploriamente em expressão de mobilidade social (mobilidade social enquanto finalidade principal da democracia -- vide o último livro de Christopher Lasch)
Em vista disso, proponho uma terceira versão, tentando ao máximo agradar todos e fazer justiça ao mesmo tempo:

Lobato = Disse que ia votar no Lula, se ele tivesse tornado-se elegível...

Acredito que tal versão passa melhor a carga de triste ironia e de humor nervoso, dada pelas eleições de 2018.
 
Última edição:
O tanto que eu ri dessa merda! :rofl::rofl::rofl: Sou as três pessoas do meme, porque sou fã de SdA, HP e Crepúsculo. Ou seja, sou tolkiendilë (ou seria tolkiendilië, @Slicer ? Porque eu assumi que o feminino de "tolkendil" seja tolkiendilë ou tolkiendilië. Se não for, você pode, por favor, me dizer qual é?) potterhead e crepusculete (tem um nome em inglês para os fãs? Sou nova nesse fandom, não manjo dos paranauês).
 
tolkiendilë (ou seria tolkiendilië, @Slicer ? Porque eu assumi que o feminino de "tolkendil" seja tolkiendilë ou tolkiendilië. Se não for, você pode, por favor, me dizer qual é?)
Também não sabia. Fui dar uma pesquisada, provavelmente é tolkiendilmë (tol-ki-en-DIL-me). Presume-se isso baseado no nome Vardilmë, neta de Elros Tar-Minyatur.
 
Também não sabia. Fui dar uma pesquisada, provavelmente é tolkiendilmë (tol-ki-en-DIL-me). Presume-se isso baseado no nome Vardilmë, neta de Elros Tar-Minyatur.
Eu jamais imaginaria algo do tipo. Muito obrigada, Slicer.

Putz. Quase uma mistura de Tolkien e Dilma. Melhor chamar de tolkienzete. :P

São Tolkien + Dilmãe = sucesso! 🤗
 
Já usei muito o chaotic good, mas hj em dia tenho bastante marcador pra poder ficar confortável no lawful neutral, além de pender cada vez mais pro true neutral.
Agora, o lawful good é puro amor. Os olhos brilham e o coração se acalenta sempre que vejo uma edição assim.
 
Eu uso basicamente o marcador de página adequado, mesmo (lawful neutral). Nem tenho muitos em casa; guardo uns dez na gaveta e evito ficar pegando sempre mais quando vou às compras. (Aliás, fica a fica para o Bezos: inclua marcadores nas remessas kkk.)

Raras vezes tive de me virar com um papelzinho aleatório de improviso (chaotic good). A fitinha pra marcar só quando, raramente, um livro vem com ela; nem é tanto uma questão de escolha nossa, né?
Ler até o fim, só quando o livro é muuuito pequenino... Memorizar a página eu já fiz mas também raras vezes, quase sempre quando a pausa coincidia com um fim de capítulo, o que é meio diferente do que isso.

Deixar o livro de cabeça pra baixo eu fiz mas quase sempre é uma pausa muito instantânea, por motivo de urgência; nunca fica assim para o dia seguinte (a menos que seja o livro do RezendeEvil ou algo assim, daí é quase de propósito — brimks).

Kindle: usamos também.

O que eu definitivamente nunca fiz: orelhinha pra marcar e aquele apontador de linha, coisa horrível e brega. :blah::blah:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo