• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Melkor:perseguidor ou perseguido?

Os Valar eram o fruto do pensamento da vontade de Eru . Eles vinham de distintas áreas da mente do Criador certo?

Então não seria errado afirmar que os Valar tinham as características da mente de Eru.
Melkor poderia muito bem ter vindo então de uma parte em que residia a cobiça, a inveja e o orgulho , o que não seria de se estranhar , pois apesar de julgarmos Eru por benevolente ele teria o conceito da maldade em Sua pessoa , pois ele representava o Todo.

Respondam isso ,por favor:
1)Estaria Melkor fazendo apenas o que lhe era incumbido por natureza?

2)Seria Eru insensível com sua criação, fazendo com que sofressem, sabendo ele de todo o Destino?

3)Mesmo tendo os Ainur, os Quendi, os Atani e outros seres vindo da vontade de Eru , eles tinham livre-arbítrio?
 
1) Nõ, pois na canção ele assumiu uma natureza própria e distinta da que lhe havia sido planejada.

2) Se não houvesse sofrimento não haveriam conquistas e glórias e os bons e maus seriam iguais (visão minha), sem que o bem prevalecesse.

3)Sim

_________________________

www.knolex.hpg.com.br - Meu site sobre Tolkien

NÃO SE ESQUEÇAM DE ENVIAR SEUS VOTOS PARA O FÓRUM AWARDS 2001!!!

Ah, quase me esqueci:

Viva a Capivara Peluda!!!!!!
 
quote: 1) Nõ, pois na canção ele assumiu uma natureza própria e distinta da que lhe havia sido planejada

Eu acho q isso naum é totalmente certo pois apesar dele naum ter seguido o plano ele teria do mesmo jeito seguido sua natureza, como representante da parte da mente de Eru q ele veio...

Além do mais, eu acho q se ele não pudesse se expressar , a sua resposta para a terceira pergunta estaria errada . Eu acho q ela está certa.
 
pô, não sei se foi só eu, mas enquanto estava lendo o Silmarillion, achei este começo fortemente baseado na hierarquia da bíblia, ou seja, Deus, e seus anjos.

Deste modo, melkor de compara à Lúcifer e daí dá p/ tirar algumas conclusões.

e como eu li em algum lugar, o Tolkien era muito católico, então muito provavelmente, embora eu possa estar enganado, ele deve realmente ter tirado essa coisa do Melkor de lá.

e se não tirou, como disse anteriormente, está bem parecido mesmo assim!!!

vcs concordam?!?



Edited by - smarzaro on 07 January 2002 03:26:02
 
Pois é... o Melkor é muito parecido com Lúcifer. Lúcifer, antes de sua queda, era o anjo mais poderoso, o portador da luz. Assim como Melkor, Lúcifer tinha o desejo de interferir na Criação, sendo isso decisivo para a sua queda.

P.S.: Sö pra registrar: No filme Anjos Rebeldes, o Lúcifer é interpretado pelo Viggo Mortensen, o Aragorn do filme do SDA.

No! I ll never turn to the Dark Side!
I m a Jedi, like my father before me!
 
Vejam, com essas balelas de Nova Era, orientalismos e história de "cada moeda tem duas faces" as pessoas acabam se perdendo ao fazer análises, inserindo suas próprias crenças e idéias dentro da análise.

Eru Iluvatar como Criador é a imagem do deus cristão dentro da Cosmogonia Tolkieniana (Tolkien deixa isso exoplícito nas cartas). E o deus cristão (por mais que vocês esperneiem e não concordem) é absoluta e totalmente bom (http://www.newadvent.org/cathen/06608a.htm). Afinal, é o deus dos cristão e eles podem dizer o que quiserem do deus deles. Mas assim o é: não existe um pingo de maldade no deus cristão. O mal surgiu com o homem, com o livre arbítrio. Os problemas do livre-arbitrio (http://www.newadvent.org/cathen/06259a.htm) e da origem do mal (http://www.newadvent.org/cathen/05649a.htm) são antigo. Cada um decide ser bom ou mau. Portanto, nada desse papo de Melkor ser a parte maligna de Ilúvatar.

Outra coisa: quando se fala que os Ainur surgiram da mente de Iluvatar é sentido FIGURADO. Um deus não tem mente (pelo menos o deus cristão do qual Iluvatar é a figura na Terra-media), no sentido estrito da palavra. Quando fala-se isso temos que entender unicamente que "Iluvatar criou os Ainur" e não ficarmos cogitando se Aule foi criado no lado esquerdo frente ou no lado direito fundos da mente de Iluvatar

=]
 
Melkor decidiu ser maligno por si próprio na minha opinião.
Cada Valar tinha um destino planejado por Eru...
mas isso ñ quer dizer q eles iriam obedecê-lo.
Quando ganharam vida...eles começaram a agir por si próprio.
E cada um seguiu o caminho q desejava...
E Melkor seguiu o dele...pq ele mesmo quis assim.

"Mate um homem e vc é um assassino,mate milhares e vc é um conquistador,mate todos e vc é um DEUS!"

Edited by - Melkor on 07 January 2002 18:19:48
 
Era "destino" dos homens ter livre-arbítio
Quando os Ainur, ou os Valar, criavam as coisas, todas elas era submetidas a Eru. Mas Melkor queria para ele tudo
Apesar dos Valar serem "livres", ainda respeitavam a vontade de Eru, diferente de Melkor

Como diria o falecido Thorin: Nada como procurar quando se quer achar alguma coisa
<<== olha o meu filho lutando
 
quote:
Nao entendi nada...


"Faithless is he that says farewell when the road darkens."

Gimli, filho de Glóin


vamos por partes então:
segundo "O Silmarillion", os homens receberiam o "dom da liberdade", é como se eles não devessem satisfação à Eru ou qualquer outro. Não é precisamente isso, mc vc entendeu?
Os Valar faziam as vontades de Eru, mas de seus modos, com suas liberdades, mas sempre respeitando o que Eru queria e submetendo tudo a ele. Enquanto Melkor fazia tudo do jeito que queria e bem entendesse, querendo tudo o que fazia prá ele e se não consiguisse o que era dos outros, destruía. Queria dominar tudo, ser o Senhor de tudo.
Entendeu mais ou menos agora?


segundo Thorin: Nada como procurar quando se quer achar alguma coisa
que Elfo o que? sou anão
<= meu filho lutando
 
Discordo, bom vamos lá:

quote:
vamos por partes então:
segundo "O Silmarillion", os homens receberiam o "dom da liberdade",


Não só os homens, todos os seres viventes tinham liberdade de fazer o que eles queriam. Veja só o que o elfo Feanor fez....

quote:
é como se eles não devessem satisfação à Eru ou qualquer outro. Não é precisamente isso, mc vc entendeu?


Não sei se você esqueceu, mas os numenoreanos tinham um local de adoração a Eru, o monte mais alto da ilha de númenor.

quote:
Os Valar faziam as vontades de Eru, mas de seus modos, com suas liberdades, mas sempre respeitando o que Eru queria e submetendo tudo a ele.


Não sei se você lembra, mas Aulë fez os anões sem o consentimento de Eru, ou seja, eles não eram tão obedientes como você diz.

quote:
Enquanto Melkor fazia tudo do jeito que queria e bem entendesse, querendo tudo o que fazia prá ele e se não consiguisse o que era dos outros, destruía. Queria dominar tudo, ser o Senhor de tudo.
Entendeu mais ou menos agora?


Com essa parte final sim eu concordo, Melkor queria ser o rei do mundo e que todos os povos da terra-média reconhecessem-no como tal.



Glaurung, i laurëa urulókë
 
Glaurung, gostaria de comentar sua resposta, mas não sei se percebeu minhas respostas foram "genéricas". Não poderia falar de tudo pois acho que o Largo Cavafundo iria entender menos ainda. E algo do que falei é bem explicado no livro

segundo Thorin: Nada como procurar quando se quer achar alguma coisa
que Elfo o que! sou Anão
<<== meu filho lutando
 
Eu acho q comprar muito a mitologia de tolkien o o catolicismo é furada! Tem muitas semelhanças mas nem tudo é igualzinho! Não da pra afirmar uma coisa na obra de tolkien só pq no catolicismo é assim!

Eu tb acho q melkor não teve tanto culpa por ser re rebelado, afinal, pelo q eu entendi, Eru nem ficou tão surpreso com isso! Eu sei q Eru era um deus e não tinha mente, mas alguma coisa ele tinha, uma conciencia talvez! Eu acredito q os ainur tinha livre abitrio, mas tipo, quem definil as personalidades de cada um? Não foi o proprio Eru? Ou eles tem livre abitrio pra isso tb? Bom, eu não conheço nada nem ouvi falar de qq cosia q tenha escolhido suas caracteristicas!
Então acho q todo mundo concorda q Melkor devia ter tendencias a se tornar oq se tornou! Mas isso provavelmente foi uma decisão dele já q pelo q a história passa, ele poderia não ter sido mal!

"Não é a onde vamos q importa e sim oq fazemos enquanto estamos indo!"
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo