1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Melkor Morgoth

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Tilion, 18 Jul 2003.

  1. Tilion

    Tilion Administrador

    Direto do HoMe X, algumas reflexões de Tolkien sobre a natureza do mais poderoso dos Valar.

    [
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ]
     
  2. Ivan

    Ivan Vai passar do joelho

    Obrigado, Tilion, por mais um texto traduzido.

    Não gostei muito dessa nova direção que seria dada ao Silmarillion. Manwe é posto como um fraco (de personalidade), e Melkor é poderoso demais. Não sei, mas não gostei...
     
  3. Riff

    Riff Usuário

    Concordo com o Ringil, esse texto engrandece demais Melkor.
     
  4. Tilion

    Tilion Administrador

    Pelo contrário: mostra como Melkor tornaria-se mais fraco pela dispersão do seu poder (a teoria do Anel de Morgoth) entre suas criaturas e pela sua associação mais permanente com terra, à qual ele se ligou.

    O que "aumenta" em relação a Melkor é o seu pensamento torpe, que consegue ficar mais deturpado ainda.

    Quanto à atitude de Manwë, ela é explicada em uma das notas (não nas finais, mas uma no meio do texto) e também no texto Osanwë-kenta (vale a pena conferir este último, que deixa a questão mais clara).
     
  5. Riff

    Riff Usuário

    Sim, mas é dito q em sua forma "original" ele é quase invencível
     
  6. Tilion

    Tilion Administrador

    Mas isso é óbvio mesmo pelo Silmarillion publicado. :roll:

    Nesse trecho, Tolkien apenas reiterou o que já havia dito no Quenta.
     
  7. Ivan

    Ivan Vai passar do joelho

    Tilion, foi bem você ter citado o Osanwe Kenta, era nele mesmo que eu estava pensando. No Osanwe as atitudes de Manwe são explicadas com sendo o único caminho e o certo pelo qual Manwe poderia agir, mas neste texto as atitudes são apresentadas como uma falha de Manwe. Não acho coerente, e, sinceramente, acho que Manwe fica muito diminuído por esse texto.
     
  8. Tilion

    Tilion Administrador

    Aproveitando, fiz uma correção no texto, já que faltava a indicação de onde ocorria a primeira nota (das com asterisco). :roll:

    Seja qual for a atitude de Manwë, ela é justificada:

    Manwë, como qualquer Ainu, é finito e imperfeito, de modo que isso se aplica a ele também. Porém, aos olhos de Ilúvatar, não é um "erro", pois a "boa-vontade" é genuína e em Seu nome.
     
  9. Olwë

    Olwë Usuário

    Quando li o texto achei que esse Melkor é exatamente o mesmo Melkor do Silmarillion. Ele só ficou "fisicamente confrontável" depois de dipersar o seu poder. Não é que somente nesse texto ele esteja superpoderoso. Ele é superpoderoso, especialmente no começo. Só que a partir de um ponto o seu poder fica espalhado, e apenas uma parte reside no seu fána.


    Obrigado pela tradução Tilion! :D
     
  10. Dyeison

    Dyeison Usuário

    Melkor é o ser mis poderosso de Ea apenas Eru é mais poderosso que ele, isso fica evidente no Ainulindale do Silma, é ridiculo achar que Tulkas ou Manwe o pudecem detelo, ele éra invencivel até o ponto em que dispersou seu poder e pode ser contido, ate mesmo ao meu ver deixando de ser Vala quando vai até Ungoliath e perde sua capacidade de mudar de forma, então ao meu ver seria possivel se Fingolfin tivesse o derrotado e matado (impossivel, mas uma hipotese)
    seria seu fim pois Morgoth não poderia assumir forma carnal e ficaria nu e poderia ser dominado pelos Valar
     
  11. Tilion

    Tilion Administrador

    Morgoth nunca deixou de ser um Vala: essa era a "raça" dele e, como tal, imutável.

    O que ocorreu é que ele não era mais nomeado entre os Valar... os elfos, principalmente, recusavam-se a tal, do mesmo modo como não o chamavam mais de Melkor, e sim de Morgoth, após Fëanor dar-lhe esse nome.

    Morgoth jamais seria "morto" por Fingolfin, por mais debilitado que estivesse, pois foi previsto que ele nunca seria derrotado por nenhum dos Filhos de Ilúvatar (não considerando aí a famosa e controversa versão da Segunda Profecia de Mandos, na qual Túrin extermina o Vala definitivamente).
     
  12. Elwë £

    Elwë £ Usuário

    Amigos, gostaria de postar uma dúvida que sempre me atormenta: Em que residia o poder da corrente Angainor? Era um poder físico (acho difícil) ou era algo meio que espiritual?
    Abraços!!! :mrgreen:
     
  13. Gildor

    Gildor Usuário

    Adamantium? :mrgreen:

    Podia ser um poder físico, sim. Feita com um material muito forte, seria o bastante para aprisionar Morgoth. Lembre que ele já foi preso antes, mesmo quando estava no auge de seu poder, e as prisões eram boas o suficiente para contê-lo. :)
     
  14. Heruost

    Heruost Banned

    Achei o texto deverás interessante. E não achei o Manwë diminuido no texto, não.
     
  15. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Ela foi feita pela Aulë, né. Então a gente pode dizer sim que ela era "sub-criativa". O vala nunca a chamaria de mágica, porque para ele isso seri uma coisa simples: ele queria fazer uma corrente que fosse forte o suficiente até mesmo para prender Melkor, então ele foi lá e fez.
     
  16. Dyeison

    Dyeison Usuário

    Mas ele poderia ser destruido por um filho de Iluvatar, pois ele proprio era um, todos os valar eram, embora não chamados assim. Emtão apenas Eru empessoa poderia destruilo, o pai vencer o filho e se Turin fosse Eru como imagino, a 2ª prfecia não é contestadaem nenhum motivo. :wink:
     
  17. [Glorfindel]

    [Glorfindel] Usuário

    Tilion, nesta parte eu acho que quando, alguns dizem que ele poderia ser morto por Fingolfin, se referem ao Fána, agora "fisico" que ele usa... acho que, sim, ele poderia ter este destruido pelo Noldo, vim, se isso acontecesse a ter que dispender ainda mais poder para se refazer do mesmo (falo isso levando em consideração as varias passagens e "mortes" sofridas por Sauron), se tornando assim mais fraco e talvez tornando mais dificil, se isso viesse a acontecer uma possibilidade de dobrar outros, ainda a sua vontade.... (e consequentemente as percas a qual seus intuitos teriam seriam enormes em meio a uma espera para reestabelecimento de seu corpo e poder)

    quando a "total aniquilação" de Morgoth, acho complicado no simples fato de que todos os Valar são parte da propria mente de Eru... (ao meu compreender) sendo cada um, um "canto", uma "ideia", uma linha de pensamento da mente do mesmo....a qual ele instilara a chama imperecivel a dar vida e vontade propria a mesma, para que cada uma pudesse criar sem levar o peso das outras partes.....

    mas e se Eru, em seus mais intimos pensamentos viera a pensar que em certo tempo Turin "destruiria" Melkor, deligando o mesmo dos poderes do mundo, deixando este livre de tais maculas, de tal sombra, a qual, apos isso retornaria para os "salões" de seu "pai" a rever todos seus atos, a finalidade de cada ação que tomara....?!
     
  18. Dyeison

    Dyeison Usuário

    Isso não é apenas possivel, mas provavel, ele estariafraco para ser mais facilmente subjulgado.
     

Compartilhar