• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Melhores médias de público de futebol pelo mundo

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Brasileirão é quarta liga que mais cresceu em média de público nos últimos 15 anos, aponta estudo

Relatório do Cies mostra evolução de 27% no país, atrás das ligas da Polônia, Estados Unidos e segunda divisão alemã. Brasil, no entanto, é 13º no ranking geral

Embora ainda esteja atrás de ligas como a Japonesa e as segundas divisões da Inglaterra e da Alemanha, o Brasileirão é um dos torneios nacionais com maior evolução na média de público nos últimos anos. É o que aponta um estudo do "CIES Football Observatory" (observatório de futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte). De acordo com os dados da entidade, a Série A é a quarta que mais cresceu nos últimos 15 anos.


O relatório considerou 51 ligas em 42 países diferentes. Os resultados indicam que o Brasileirão só não evoluiu mais que a primeira divisão da Polônia, a MLS, nos Estados Unidos, e a Segunda Divisão alemã. Para chegar aos números, o CIES dividiu os últimos 15 anos em três períodos: 2003 a 2008, 2008 a 2013 e 2013 a 2018.

No caso do Brasil, como o calendário é anual, o cálculo foi feito a partir de 2004. Com a média de cada quinquênio, a entidade chegou ao dado final do crescimento em relação ao primeiro período.

Médpub.jpg
Obs: D1 corresponde à primeira divisão do país, e D2, à segunda divisão


Segundo o Cies, o Brasileirão saltou de 13.698 pessoas por partida entre 2003 e 2008 para 17.402 no intervalo entre 2013 e 2018, um acréscimo de 27%. Fecham a lista das 10 ligas que mais evoluíram os campeonatos da Suíça, Holanda, Bélgica, República Tcheca, Alemanha e a Segundona da Inglaterra.

Em 2018, a Série A teve a maior média de público desde 1987, com 18.821 pagantes por partida, com o Flamengo no topo da lista dos clubes (37.549 por jogo).


O número na atual temporada, até o momento, é ainda melhor, com 19.741 pagantes por jogo. A evolução, no entanto, não significa presença entre as ligas com arquibancadas mais lotadas.
No mesmo estudo, o CIES usa a média dos últimos cinco anos para apontar os campeonatos com maiores médias de público. O Brasileirão está na 13ª posição, com 17.402 por jogo.

O Top-3 é formado pelas primeiras divisões da Alemanha, Inglaterra e Espanha (veja o gráfico abaixo).

medias_ligas.jpg

Obs: D1 corresponde à primeira divisão do país, e D2, à segunda divisão


Top-50 de clubes não tem brasileiros


Além de não estar entre as 10 ligas com maior presença nos estádios, o Brasileirão também não conta com nenhuma equipe entre as 50 com maior média de público. A lista divulgada pelo relatório considera as últimas cinco temporadas e é dominada por alemães.

O topo é do Borussia Dortmund, que teve, em média, 80.230 torcedores por partida no intervalo analisado. O Top-10 tem outros quatro clubes do país: Bayern (4º), Schalke 04 (6º), Hamburgo (8º) e Stuttgart (9º). Manchester United, Barcelona, Bayern de Munique e Real Madrid fecham o grupo dos cinco primeiros.

O estudo publica uma tabela com os 52 clubes de maior média. O último da lista é o Porto, com 34.520 torcedores em média no período. O Corinthians, time da Série A com maior média de público entre os cinco Brasileirões de 2014 a 2018, contou com 32.867 pagantes por partida no período.

info_media_clubes_2.jpg

** Posts duplicados combinados **
Pra quem reclama de brasileiro em pontos corridos, foi graças ao formato atual que superamos a média da melhor edição com mata-mata.

Ainda há muito que melhorar.
 
Prefiro outra medição ao invés de média de público.
Gosto de ver a % de ocupação.

Mas voltando a média de público, no mesmo caminho que ela vem subindo em P.A, o preço dos ingressos vem em P.G, aqui em São Paulo está difícil ir em um jogo.
Ano passado fui em Palmeiras x Galo e se não me engano foi 180 pila o ingresso, lamentável!
 
Aqui o preço médio dos ingressos ainda é algo fora da realidade pra se garantir uma taxa de ocupação mais elevada.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo