1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Melhores Livros do Século XXI

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por matheus apc, 8 Jan 2015.

1. matheus apc

matheus apc Usuário

sou novo no fórum e tal... mas tenho essa duvida a algum tempo (e não encontrei respostas no google),gostaria de saber sobre bons livros e autores deste século (pois tenho apenas livros de autores mortos), gostaria que quem respondesse criasse uma lista (não precisa ser top por ordem)de 15 livros (ou mais se desejarem)escritos esse século.
    Aproveitando queria também recomendações de livros orientais (especialmente japoneses).

desculpas as pessoas que vieram aqui pensando que haveria uma lista.

Última edição: 8 Jan 2015
    • Gostei! Gostei! x 3
  2. Calib

Calib Visitante

Pois ainda ontem eu estava procurando no Google por uma lista assim que fosse confiável hehe. Para ter ideias do que comprar com o meu vale da Saraiva...

Vamos ver o que sai por aqui... :)

3. Ana Lovejoy

Ana Lovejoy Administrador

já dou uma pesquisada para colocar títulos, mas acho que de autores tem a lista
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    (já é um começo):

Alan Hollinghurst, Alan Pauls, Alejandro Zambra, Alessandro Baricco, Amin Maalouf, Amitav Ghosh, Amos Oz, Andrea Camilleri, António Lobo Antunes, Antonio Tabucchi, Arturo Pérez-Reverte, Atiq Rahimi, Bernardo Carvalho, Bernhard Schlink, Bret Easton Ellis, Carlos Ruiz Zafón, César Aira, Chico Buarque, Chimamanda Ngozi Adichie, Chinua Achebe, Chuck Palahniuk, Cormac Mccarthy, Cristovão Tezza, David Foster Wallace, Don Delillo, Dulce Maria Cardoso, Enrique Vila-Matas, Gonçalo M. Tavares, Günter Grass, Haruki Murakami, Héctor Abad Faciolince, Herta Müller, Ian Mcewan, Imre Kertész, Inês Pedrosa, Irvine Welsh, Ismail Kadaré, Ivan Klíma, J. M. Coetzee, J. M. G. Le Clézio, James Ellroy, Javier Cercas, Javier Marías, Javier Moro, Jeffrey Eugenides, Jennifer Egan, João Gilberto Noll, John Banville, Jonathan Franzen, Jonathan Littell, Jonathan Safran Foer, Jorge Semprún, José Eduardo Agualusa, José Luís Peixoto, Joyce Carol Oates, Kazuo Ishiguro, Kenzaburo Oe, Kyung-Sook Shin, Laura Restrepo, Lionel Shriver, Luiz Ruffato, Marcelino Freire, Mario Bellatin, Martin Amis, Martín Kohan, Mia Couto, Michael Chabon, Michael Cunningham, Michel Houellebecq, Miguel Sousa Tavares, Milorad Pávitch, Milton Hatoum, Naguib Mahfouz, Neal Stephenson, Neil Gaiman, Nick Hornby, Nicole Krauss, Ondjaki, Orhan Pamuk, Paul Auster, Paulina Chiziane, Pepetela, Péter Esterházy, Philip Roth, Ricardo Piglia, Roberto Bolaño, Salman Rushdie, Sérgio Sant’anna, Stefano Benni, Táriq Ali, Teju Cole, Thomas Pynchon, Tomás Eloy Martinez, Toni Morrison, Umberto Eco, V. S. Naipaul, Valter Hugo Mãe, Victor Pelevin, W. G. Sebald, Zadie Smith, Zoé Valdés.

• Gostei! Gostei! x 2
  4. Erendis

Erendis I'm a motherfucking woman

bom... eu já acho que depende muito do estilo que você gosta de ler...
    eu por exemplo, leio muita fantasia e ficção histórica, alguma coisa de romance e pouca variação disso... pra mim, esse lista já complicaria um pouco...

• Gostei! Gostei! x 2
  5. Ana Lovejoy

ah, sim, isso é fato. é que normalmente quando falam em lista de melhores de modo geralzão é mais pela ~~qualidade literária~~~(vá lá, mesmo isso é subjetivo, mas enfim), por isso citei essa lista da dublinense. mas se fosse fazer lista de melhores escritores de fantasia, horror, etc. já seriam nomes completamente diferentes.

• Gostei! Gostei! x 1
  6. Deriel

Deriel Administrador

Tem alguma preferência de estilo? Posso fazer algumas boas indicações em fantasia, ficção científica e horror

• Gostei! Gostei! x 2
  7. Mavericco

Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

Se quiser poesia, posso ajudar. Você pode procurar por antologias como a
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , da Patuá, que tem uma lista de nomes muito boa, ou edições da falecida Inimigo Rumor (gosto de recomendar em especial o número 18).

Ainda na Dublinense, tem o livro
    . Outra publicação interessante é a edição da Granta com os 20 melhores escritores brasileiros.

8. Calib

Calib Visitante

• LOL LOL x 1
  9. Ana Lovejoy

mavericco, seu tosquitcho, foi o que eu sugeri uns posts acima do seu =P

• LOL LOL x 2
  10. Erendis

Erendis I'm a motherfucking woman

sempre aceito!

11. Calib

Calib Visitante

Lista recheada de nomão, essa. :joinha: da Dublinense.

12. DiegoMP

DiegoMP Usuário

Acho um pouquinho complicado esse tipo de sugestão, a lista da Dublinense é bem boa e tal, mas se você for comparar, por exemplo, Carlos Ruiz Zafón com David Foster Wallace há um abismo de diferença (quanto a tema e estilo, não estou falando da qualidade aqui) entre os dois. É bastante fácil você amar um e odiar o outro, ou pior, acabar odiando os dois.
    Daí tu pode dizer "Ah, mas é mais pra conhecer mesmo, pra ter uma ideia de quais são os nomes que possuem relevância atualmente e como eles escrevem" Se for isso teu problema tá resolvido, a lista da Dublinense é bastante boa mesmo, tirando um ou outro aí a imensa maioria é de gente boa.

Bom, se for pra recomendar a esmo alguns nomes eu iria de: Philip Roth, Ian McEwan, Coetzee, Jonathan Safran Foer e (pra colocar um nacional que eu acho monstro) Antonio Carlos Viana.

• Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  13. Calib

Calib Visitante

Só achei que faltou o Saramago na lista. :think:
    Mas de repente tem uma boa justificativa na introdução do livro.

14. Bruce Torres

Bruce Torres Let's be alone together.

Cada um escolheu um, não?

15. Ana Lovejoy

rolou um auê pela falta de mulheres na lista tb. mas listas são assim mesmo, né, não dá para agradar a todos.

16. Bruce Torres

Falta? Mas vi várias ali.

17. Ana Lovejoy

eu não disse que falta, disse que rolou um auê =P

o auê >>

o direito de resposta >>

• Ótimo Ótimo x 2
  18. Bruce Torres

Achei a Juliana ruidosa, mas concordo com um dos comentaristas: tem uma turma masculina ali que eu mesmo dispensaria por achar mediana ou que não representam o século XXI, mas tem a cabeça no século passado ainda.

19. G.

G. Ai, que preguiça!

Quero muito esse livro, desde que o Tuca, um dos resenhistas, e que também escreve para o posfácio, compartilhou no face (há um tempão atrás), porque tem um monte desses escritores que quero ler e ter um texto de incentivo é um empurrão para a leitura :) e também porque há bastantes "conhecidos (de internet)" que escreveram o livro: Arthur Tertuliano, Camila do livros abertos, Rafael Bán Jacobsen (ainda não li o romance dele mas o acompanho no feice, hehe) e a Taize =D (fora os escritores jovens conhecidos)...

20. matheus apc

matheus apc Usuário

desculpe por não responder (fiquei ocupado nesse meio tempo)
    fantasia, ficção científica e horror são minhas preferencias de estilo,CLARO pode dizer os que conhece.
    pessoal não importa qual estilo eu não gosto,esse post não é SÓ e exclusivamente sobre mim(aliás eu odeio romançes enjoados como nicholas
    sparks,john green e etc.)falem do que mais gostarem(deste século)
    ninguém conhece literatura oriental aqui? pode ser livros velhos tambem...
    obrigada pela lista Ana.:D
    --- Mensagem Dupla Unificada, 8 Jan 2015, Data da Mensagem Original: 8 Jan 2015 ---
    não sei porque mas não gosto de poesia...mesmo assim pode recomendar quem sabe um dia eu pego gosto(não gostava de leitura também)

Compartilhar