• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Melhor meio de campo: 70 ou 82

Pra vc, qual o melhor meio de campo brasileiro na história das copas?

  • O meio campo da seleção de 82

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    129

Vilya

Pai curuja, marido apaixonado
A seleção brasileira de 70

Recentemente sentei diante da tevê pela primeira vez para assistir na íntegra, após 28 anos, aos jogos da Seleção Brasileira de 70, com saudades, ansiedade, um olhar crítico de comentarista e sem a emoção daquele momento. Queria constatar e entender a magia daquela equipe, idolatrada desde o título. Eu sei que foi a primeira Copa transmitida ao vivo, que o Brasil ganhou todas as partidas, que goleou a Itália na final por 4 x 1, que havia um grito contido por causa da ditadura..., mas existe um carinho, uma admiração e um encanto que ultrapassam o meu entendimento.

Para minha surpresa, a seleção de 70 jogava se defendendo mais do que a atual – e até do que a de 1994 –, pois toda a equipe voltava para o nosso campo, quando o adversário tinha a posse de bola, diminuindo os espaços na defesa. Ao recuperá-la, saíamos rápido para o ataque, com toques curtos, dribles ou em lançamentos longos para Jairzinho e Pelé, que conseguiam chegar em velocidade na frente.

Fiquei fascinado com os lançamentos perfeitos do Gérson, a genialidade e força física do Pelé, a velocidade e habilidade do Jairzinho, os dribles maravilhosos do Rivelino, os passes de um certo Tostão nos dois primeiros gols contra o Uruguai e a Inglaterra, a habilidade e o domínio de bola do Clodoaldo (ele e Gérson eram volantes e armadores ao mesmo tempo), a passada larga, de cabeça erguida e passes corretos do Carlos Alberto, a eficiência de Piazza, Everaldo e Félix, a forma física e a impulsão do Brito e a energia, comando e competência do Zagallo.

Ao lado destas belas virtudes, eu também vi defeitos: Pelé batendo muitas faltas erradas, Gérson, acreditem, errava passes, Rivelino demorava com a bola nos pés, Tostão não tinha velocidade para os médios e longos espaços e estava improvisado de centroavante, Jairzinho corria com a cabeça baixa, Clodoaldo dava só passes curtos, Carlos Alberto chegava pouco à linha de fundo, Everaldo quase não passava do meio-campo, Brito era inconstante, Piazza não cabeceava bem e Félix era um bom goleiro, porém, comum.

Agora entendo Nélson Piquet, apesar de não concordar com seu exagero, ao dizer vendo os videoteipes que a seleção de 70 era um time comum e que não ganharia da seleção de 1994. Ele ficou decepcionado, pois imaginava um time perfeito. Nada foi perfeito, mas foi lindo e mágico. Era um time espetacular, irresistível, mas ainda não era o time ideal, pois a perfeição só existe na nossa imaginação.

Na verdade, esta seleção teve um grande defeito: os jogos estão sendo constantemente repetidos na tevê e a imagem destrói a fantasia, que é sempre melhor do que a realidade. Eu proponho que todas as fitas sejam queimadas e no futuro permaneça a lenda: existiu no futebol um time perfeito, o do Brasil campeão mundial de 70.

Coluna Tostão na Copa, Revista Isto é.

(Para quem quiser o link
http://www.zaz.com.br/istoe/comport/147913.chtm )

Este depoimento do tostão me reacendeu uma velha questão: qual foi o melhor meio campo brasileiro em copas do mundo?

Em 70 tínhamos Clodoaldo, Gérson, Rivelino e Pelé. Aqui, Clodoaldo atuava quase como um zagueiro e Pelé praticamente como um atacante.
A característica marcante eram os lançamentos precisos de Gérson.

Em 82 tínhamos Cerezo, Falcão, Sócrates e Zico. Formando o famoso quadrado mágico de Telê Santana, jogando em tabelas rápidas e passes de primeira.

Individualmente falando eu prefiro o de 70, mas enquanto meio de campo como um todo, confesso que considero melhor o de 82.
 
Os esquemas táticos dos times são bem diferentes...
A equipe de 70 jogava nom 4-2-4 disfarçado, enquanto a de 82 era um 4-3-3 tendendo prum 4-4-2...
Enfim, quando se fala de meio-campo, se fala no total, no conjunto... Nesse aspecto, eu acredito q os 4 de 82 se completam melhor q os de 70... Essa fórmula do Telê foi imitada por muitos outros técnicos em outras épocas, mas nenhum time conseguiu reunir talentos individuais tão bons...
Eu ainda estou pra ver um volante tão bom quanto o Cerezo e um meia-atacante tão bom quanto o Zico!!!
Resumindo... A seleção de 82 foi a melhor de todos os tempos... Infelizmente não ganhou a Copa...
 
Bom tópico!
Gostei da discussão proposta, e aproveitei pra por uma enquete. Agora vcs podem votar no que vcs acham melhor.

Depois dou a minha opinião aqui. Mas concordo com o que foi dito....analisando friamente, dá pra ver que a seleção de 82 tinha mais conjunto, mais volume, era mais "meio de campo" mesmo....

Por outro lado, eu sou apaixonado pelos jogos da selação de 70, e os caras mandavam mt....só de ver aquele troque de passes que resultou no quarto gol em cima da itália, eu fico besta....to em duvida, ainda não decidi em quem votar. =P
 
Rafaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! :kiss:

Ah, sim. Eu não estava vivo em nenhuma dessa copas, mas já vi por video-tape jogos das duas copas - pena que faz um tempinho.

A seleção de 70 é aquela seleção que todo garoto sonhava com. Em ter as mesmas habilidades de Gérson, as finalizações de Pelé. Repetir o gol histórico contra a Itália. :grinlove:

A seleção de 82, apesar de não ter deixado a marca com o triumfo na final, mas apresentou uma seleção iniovadora, como vocês já disseram aí. Em termos de meio de campo, meu voto vai pra seleção de 82.
 
Muito se fala de 70, mas vou ficar com a de 82, o quadrado mágico como disse o Vilya...

Não sei se a gente é tendencioso em votar nos injustiçados, mas foi uma pena não terem ganho a Copa :tsc:
 
Difícil pergunta, mas acho q é a de 70 sim, vamos ver nome a nome:

Falcão x Clodoaldo: Acho q Falcão é melhor
Cerezo x Gerson: Gerson com certeza
Socrates x Rivelino: Essa é difícil, mas acho q o Riva ganha
Zico x Pelé: Apesar de Zico ser fora de série, pô, ele está concorrendo com o Rei...

Claro q comparei as posições como eu entendo, há outras interpretações para os meios de campo.
 
não.
há de se comparar cerezo com clodoaldo. ambos jogavam de primeiro homem.
falcão e gérson eram os segundos de meio campo.
riva e sócrates de terceiro. apesar de preferir o riva individualmente, acho que a função de terceiro homem de meio campo cai muito melhor no sócrates. rivelino estava perdido na seleção de 70, jogando fora de posição.pelé e zico, com o pelé com mais presença de área que o galinho.
 
Tonho disse:
rivelino estava perdido na seleção de 70, jogando fora de posição.
Esse é o detalhe q faz de Sócatres melhor pra posição. O Riva jogava na posição do Pelé! Mas era mais do q unanimidade q os dois tinha q jogar no time titular... Essa foi a solução q o Zagallo arrumou!
 
Meio campo de 70 fácil, fácil.... :D

há de se comparar cerezo com clodoaldo. ambos jogavam de primeiro homem.
Não.....o Falcão era o primeiro homem do meio de campo....

Falcão x Clodoaldo: Acho q Falcão é melhor
Sim, tb prefiro o Falcão....

Cerezo x Gerson: Gerson com certeza
Sem sombra de dúvida...

Socrates x Rivelino: Essa é difícil, mas acho q o Riva ganha
Não acho difícil....Rivelino é melhor e pronto!!!!O sócrates era um lixo!!!! :evil: :twisted:

Zico x Pelé: Apesar de Zico ser fora de série, pô, ele está concorrendo com o Rei...
Pelé fácil, fácil.....
 
Eu ouvi o João Saldanha dizer que a seleção de 82 era melhor que a de 70.Ao vivo.Na radio globo em 1982.
Num precisa nem falar em quem eu votei né.É só olhar meu nick.
E pra mim num tem nem pro Pelé nem pro baixinho cheirador.
Artur Antunes Coimbra foi, é e será o maior jogador de futebol de todos os tempos.
E nem adianta tentar discutir isso comigo que essa é a opinião mais irredutivel que tenho.

DuqueDécioZico95 Calça J. Quadradix que viu Pelé e Zico jogarem...na TV e no estadio.
 
Eu ouvi o João Saldanha dizer que a seleção de 82 era melhor que a de 70.Ao vivo.Na radio globo em 1982.
Isso é pq João Daldanha tinha INVEJA do Pelé. Ele achava q a mídia gostava demais do Rei. Ele fez tudo para diminuir a importância do tri. Antes de 82 ele vivia repetindo q o Título mais importante foi o Primeiro (58) e q o meio de campo de 62 (garricha incluso no meio) era melhor q 70. Era INVEJA... :wink:
 
Ecthelion disse:
Isso é pq João Daldanha tinha INVEJA do Pelé. Ele achava q a mídia gostava demais do Rei. Ele fez tudo para diminuir a importância do tri. Antes de 82 ele vivia repetindo q o Título mais importante foi o Primeiro (58) e q o meio de campo de 62 (garricha incluso no meio) era melhor q 70. Era INVEJA... :wink:

Saldanha era cabeça dura e temperamental, mas tava longe de ser invejoso.Vou te recomedar a biografia dele escrita pelo Joçao Maximo na serie "Perfis do Rio".
Mas ele não tinha inveja do Pelé não.Isso começou com uma cisma dele com o Pelé e ele chegou a dizer que o negão tava cego.Depois ele despementiu.Mas essas declarações mais polemicas do Saldanha vc. pode separar entre as explosivas e as equilibradas.Quando ele disse que Pelé tava cego , ele realmente tava bancando o temperamental, mas quando ele disse que a seleção de 82 era melhor que a de 70 ele num tava nem um pouco desiquilibrado.E tem mais.A seleção de 70 quem montou foi ele, e ele só deixou de ser tecnico por fatores externos e uma certa cabeça dura dele mesmo.
O Saldanha era um feroz opositor do governo militar.Ele era assumidamente comunista e tava já batendo de frente com a autoridade maxima da CBD , que era simplesmente o senhor Havelange.Como se não bastasse a comissão tecnica dele já contava com Claudio Coutinho (falecido tecnico do Flamengo e da seleção de 78) , que era capitão e preparador fisico do exercito.Coutinho tava lá tambem para ficar de olho no Saldanha.
Mas mesmo assim , o Saldanha gozava de prestigio junto ao presidente da republica, Emilio Garrastazu Médice.Saldanha havia tirado a seleçao da ruina.Para muitos que só conhecem o mito da seleção de 70 é dificil acreditar que antes das eliminatórias a seleção brasileira estava totalmente desacreditada.Mas essa era a verdade e Saldanha assumiu a seleção para classifica-la e devolver a credibilidade perdida.Naquela época Saldanha se tornou uma das figuras mais populares do Brasil; o salvador da patria.
O próprio Médice viria a se tornar admirador de Saldanha.Mas em 70 começaram os problemas.Saldanha já tava mais sensivel as criticas e não se entendia com a comissão tecnica que já contava com o Lidio Toledo e o Chirrol.Estes eram homens do Zagalo , que já se considerava tecnico da seleção brasileira antes de Saldanha ser chamado.
O Chirrol sabotava os treinamentos de Saldanha que pedia pra ele não pegar pesado com os jogadores.Chirrol concordava , mas no dia seguinte mudava o treino mas mantendo o mesmo ritmo pesado.E ainda comentava que o Saldanha não entendia nada de preparo fisico, pois ele mantinha o mesmo ritmo extenuante sem o Saldanha perceber.
Com as primeiras derrotas e as criticas da imprenssa o clima pesou.Saldanha tambem não ajudava pois sempre foi cabeça dura.
Um belo dia um reporter perguntou se ele não ia escalar o Dario, pois o Presidente Médice gostava muito dele.Saldanha respondeu:
- Eu não escalo o ministerio dele , ele não vai escalar minha seleção.
Essa declaração rendeu alguns puxões de orelha ao Saldanha mas não foi decisivo para tira-lo do cargo.
Mesmo assim, já tinha muita gente grauda querendo a queda do Saldanha.

Saldanha chegou a poupar Pelé, alegando que o se isso não fosse feito esse ia acabar estourando.Isso contrariava a CBD que queria encher os estadios.Foi a gota d'agua.Saldanha foi demitido e em seu lugar assumiu Zagalo.

É errado dizer (como muitos já dissseram) que Zagalo já pegou a seleção montada e não fez nada.Mas é inegavel a contribuição de Saldanha para o tricampeonato.

Não vejo por que, afirmar que a o titulo de 58 foi o mais importante possa ser algo tão questionavel.Eu particularmente concordo com essa afirmação.Segundo Nelson Rodrigues, nós Brasileiros deixamos de ser vira-latas.Foi algo que nunca havia ocorrido antes para a auto estima do pais.Era a redenção de 50 e o primeiro titulo foi fundamental para os outros, exatamente por ter sido o primeiro.
Quando Saldanha disse que a seleção de 82 era superior a de 70 não o disse por inveja ou cabeça quente.Foi uma opinião pessoal, que depois nunca ouvi ele repetir.Mas Saldanha não foi o unico a afirmar isso.Mesmo alguns outros comentarisdtas chegaram a fazer essa comparação.E mesmo nessa época, em que eu tinha 16 anos lembro de varios pais de amigos que conheceram a seleção de 70 dizerem o mesmo.
Eu assisti a todos os jogos da seleção de 70 varias vezes em vt.Tomei um susto quando descobri que Pelé, Jairzinho ,Gerson e Rivelino erravam passes.Pra mim essa seleção era um mito e perfeita.Claro que o futebol era outro e não se pode comparar nem com 82, 94 ou mesmo agora.
Naquela época , os atacantes tinham mais liberdade, e o Brasil naufragaria na copa seguinte (74) quando o carrocel holandes iria mudar o futebol.
Claro que mesmo vendo a seleção de 70 cometer mais erros que a de 82, fica mais forte a lembrança do Cerezo errando aquele passe e dando o gol de mão bejada para o Paolo Rossi.Ou ainda Serginho Chulapa tirando o gol dos pés do Zico_Ou mesmo a birra de Tele que manteve Serginho no lugar de Dinamite .

Então essa comparação entre as duas seleções é impossivel, pois na verdade são épocas diferentes.Mas eu voto na seleção de 82 pra corrigir uma injustiça.Aquela foi disparado a melhor seleção da Copa.E alem do mais, isso pouca gente sabe ou sequer menciona:
O escanteio que gerou o terceiro gol da Italia contra o Brasil em 82, nunca existiu.
 
Duque Zico (encurtei o seu nome para ser mais prático ok??), parabéns, vc me explicou muita coisa q eu não sabia sobre o Saldanha (como o negócio do Chirol e do preparador físico) e eu entendi perfeitamente o seu argumento. Eu tb tenho livros falando das discussões do Pelé com o Saldanha e sabia da história de Pelé estar cego, sei tb q ele era cabeça quente e das pressões a respeito de público pela CBF. Mas segundo o meu conhecimento (eu posso estar enganado) existia uma briga de egos entre o Saldanha e o Pelé, culpa do estrelismo de ambos (gostavam de ser o centro das atenções) e é com base nisto q digo q o Saldanha tinha inveja do tratamento dado pela imprensa ao Pelé, e conseguentemente, inveja deste. Compreende??

Então essa comparação entre as duas seleções é impossivel, pois na verdade são épocas diferentes.
Perfeito.

Mas eu voto na seleção de 82 pra corrigir uma injustiça
Continuo votando na de 70.

Aquela foi disparado a melhor seleção da Copa.
Com certeza....

Ou mesmo a birra de Tele que manteve Serginho no lugar de Dinamite .
Pois é....O maior problema foi a contusão do Reinaldo (meio ano antes) q mudou o ataque da seleção: Reinaldo e Éder Aleixo (ou somente Éder), q era forte e habilidoso. E vc esqueceu da birra do Telê com o Edinho (zagueiro do Flu) q era milhares de vezes melhor q o Luisinho e era banco dele... :disgusti:
 
Ecthelion disse:
Eu tb tenho livros falando das discussões do Pelé com o Saldanha e sabia da história de Pelé estar cego, sei tb q ele era cabeça quente e das pressões a respeito de público pela CBF.
Aqui o Saldanha exagerou.O Pelé realmente tinha um problema de visão mas era um negócio bem brando.Só que o Saldanha tava revoltado por ter sido demitido e fez uma declaração a imprenssa exagerando o problema do Pelé.Ele mesmo chegou a desmentir isso depois, e se não o tivesse feito a copa de 70 teria desmentido e provado que Pelé de cego tava era longe.


Ecthelion disse:
Mas segundo o meu conhecimento (eu posso estar enganado) existia uma briga de egos entre o Saldanha e o Pelé, culpa do estrelismo de ambos (gostavam de ser o centro das atenções) e é com base nisto q digo q o Saldanha tinha inveja do tratamento dado pela imprensa ao Pelé, e conseguentemente, inveja deste. Compreende??

Mas vc. não chega estar errado não.Mas isso é tambem superlativado.Uma vez a seleção empatou com o Bangu num jogo treino, e o Saldanha que intencionalmente não tinha dado nenhum ainstrução para os jogadores deu uma gozada no Pelé:
- Como é ? Sua tatica não funcionou hoje não ?
A idéia era mostrar o quanto as instruções dele eram importantes, e desbancar um pouco a auto suficiencia de Pelé.
Mas tempos antes, tinha acontecido outro caso interessante.
O Brasil vinha de uma derrota contra a Argentina , num amistoso em Porto Alegre, e uma semana depois, jogando contra a mesma Argentina no Maracanã, o brasil estava sendo derrotado por 1 x 0 quendo no intervalo Saldanha disse aos Jogadores.
- Vocês estão tudo errado?Alguem tem alguma coisa a dizer ?
Então Pelé respondeu:
- Olha Saldanha , eu acho que a distancia entre a defesa e o ataque é muito grande.O Ficher esta armando as jogadas naquele espaço.
E o Saldanha disse:
- Não concordo, mas vá lá.Façam como acharem melhor.
O Brasil voltou ao campo e ganhou o jogo por 2x1.

Assim era Saldanha.Cabeça dura.Mas não era invejoso.Ele podia guardar rancor dar suas declarações bombasticas mas inveja não era muito a dele.
Eu ouvi o Saldanha varias vezes se rasgar de elogios ao Pelé.


Pois é....O maior problema foi a contusão do Reinaldo (meio ano antes) q mudou o ataque da seleção: Reinaldo e Éder Aleixo (ou somente Éder), q era forte e habilidoso. E vc esqueceu da birra do Telê com o Edinho (zagueiro do Flu) q era milhares de vezes melhor q o Luisinho e era banco dele... :disgusti:
Pior que isso foi a contusão do Careca quando a seleção se preparava em Portugal.Esse era o titular.O Reinaldo se contundiu muito antes e já era carta fora do baralho.Mas quando o Careca se contundiu, o Medrado Dias, ex dirigente do Vasco e vascaino doente mandou chamar no Brasil o primeiro substituto do Careca.Esse era Bob Dinamite.
Só que a coisa aconteceu tão depressa que o Tele só foi saber que o Dinamite tinha sido chamado , quando esse chegou em Portugal.Tele ficou furioso com isso , e naquela época como havia um limite de jogadores para ficarem no banco, Dinamite acabou nem sendo relacionado entre os reservas.
Quanto ao Luizinho, eu posso olhar hoje pra tras e lembrar que o Edinho sempre foi mais jogador que ele( eu já malhei com o Edinho).Mas a zaga formada por Luizinho e Oscar era realmente uma unanimidade tanto na imprenssa quanto em qualquer conversa de botequim na época.

Alguem tambem lembra da camisa do Zico rasgada dentro da area no jogo Brasil e Italia.Um penalti claro que o juiz não marcou ?
 
Pior que isso foi a contusão do Careca quando a seleção se preparava em Portugal.Esse era o titular.
Foi isso mesmo. Eu tinha esquecido o nome do jogador q se contundiu na véspera....

O Reinaldo se contundiu muito antes e já era carta fora do baralho.
Sim, cerca de 7/8 meses antes da copa....

Mas a zaga formada por Luizinho e Oscar era realmente uma unanimidade tanto na imprenssa quanto em qualquer conversa de botequim na época.
Verdade. Falavam q o Luisinho era mais técnico e q fazia menos faltas. O problema era esse, a ausência de faltas...

Alguem tambem lembra da camisa do Zico rasgada dentro da area no jogo Brasil e Italia.Um penalti claro que o juiz não marcou ?
Eu lembro sim...estava rasgada do lado....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo