1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Melhor Leitura de 2010

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Pips, 22 Dez 2010.

  1. Pips

    Pips Old School.

    Ano passado a equipe Meia Palavra e alguns colaboradores, que eventualmente escrevem para nós, montaram uma lista das melhores leituras do ano (não necessariamente lançado naquele ano) para ser usado como referência pelos leitores aqui do site. Para manter essa nova tradição a equipe, colaboradores e alguns convidados (escritores, blogueiros, críticos) escreveram seus pareceres sobre o melhor livro que leram no ano! Um ótimo 2011 para todos, boas festas e boas leituras!

    Nessa primeira parte convidamos escritores, jornalistas, blogueiros e críticos para darem seus pitacos:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
  2. Meia Palavra

    Meia Palavra Usuário

    Ontem publicamos uma lista de melhores leituras do ano de acordo com nossos colaboradores e convidados que ficou bem variada - Bolaño, Hornby, Ishguro, Krakauer até roqueiros como Patti Smith e Ozzy Osbourne - e até com títulos inéditos no Brasil. Hoje é a vez da equipe Meia Palavra montar sua lista das melhores leituras do ano.

    Aproveitando a lista: Qual foi o melhor livro que você leu no ano?
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  3. Anica

    Anica Usuário

    ô, pessoal, aproveitem o tópico para comentarem sobre suas melhores leituras também ^^ serve como sugestão para quem está procurando algo novo para ler :grinlove:
     
  4. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    A minha lista deste ano é:

    A Guerra dos Mundos - H G Wells
    Pq: o autor mostra que apesar da nossa toda presunção não somos invencíveis e que os menores seres da Terra podem ser mais poderosos que a espécie humana.

    O Último Elfo - Silvana De Mari
    Pq: a autora usou fantasia pra falar de um tema verdadeiro: injustiça, preconceito, amor, etc. É um livro muito bonito e bem escrito

    O Último Ogro - Silvana De Mari
    Pq: idem ao de cima.

    O Grande Gatsby - F Scott Fitzgerald
    Pq: mostra a sociedade da época, a falsidade, as aparências, a ganância, sei lá´, eu gostei.

    EARTHFORCE, Um Guia de Estratégia para o Guerrreiro da Terra - Cap. Paul Watson
    Pq: me ajudou muito no caminho que estou seguindo.

    Eu sou a Lenda - Richard matherson
    Pq: eu gostava do filme, mas o livro é ótimo! A forma como a personagem se sente sozinha, seus pensamentos, suas ações, o final, tudo muito bem pensado. Os contos que seguem a história principal também não ficam atrás!

    A Estrada - Cormac McCarthy
    Pq: o livro é emocionante, o autor escreve de uma forma que vc chega a sentir frio e fome mesmo estando com seu lanchinho debaixo das cobertas. E o amor e dedicação entre um pai e um filho lutando pela vida em um mundo devastado!
     
  5. .Penny Lane.

    .Penny Lane. Usuário

    Nossa, li pouquíssimo esse ano, mas não consigo escolher uma melhor leitura! Acho que poderia citar O Conde de Monte Cristo(Alexandre Dumas), A Insustentável Leveza do Ser(Milan Kundera), Hamlet(Shakespeare) e Memórias Póstumas de Brás Cubas(Machado de Assis).

    O Conde eu virei madrugadas lendo. Poucos livros me envolveram tanto. Ficava nervosa quando o personagem principal encontrava problemas, feliz quando as coisas davam certo pra ele... nunca pensei que ia adorar tanto uma vingança, hahahah. A Insustentável Leveza do Ser é genial não pela história em si,(que também é boa) mas porque a forma como o romance é narrado é muito boa... há diversos comentários no livro que vão bem além da história e levam o leitor à reflexão, várias referências à filosofia... muito bom. Hamlet acho que eu fui a última pessoa do meia palavra a ler, dispensa comentários. Simplesmente fantásticos os solilóquios que explicam os pensamentos de Hamlet. Sobre Memórias Póstumas eu comentei recentemente aqui no meia... Brás Cubas é um narrador muito marcante. Engraçado que quando eu era mais nova comecei a ler esse livro duas vezes e parei no começo nas duas. Vai entender.
     
  6. Rachel

    Rachel Usuário

    Para mim foi Lua Nova -Stephenie Meyer, foi o último livro da saga, envolvente, cheio de ação e era exatamente o q eu precisava no momento. Uma leitura dinâmica e fácil.
     
  7. Liv

    Liv Visitante

    Lua Nova é o segundo livro da série o_O
     
  8. Jacques Austerlitz

    Jacques Austerlitz (Rodrigo)

    Num ano em que eu conheci Kafka e Foster Wallace, a minha leitura mais imensa foi o Jimmy Corrigan de Chris Ware.
     
  9. Excluído044

    Excluído044 Banned

    [align=justify]Li muita coisa boa esse ano (Hesse, Capote, Bukowski), releituras que sempre me surpreendem (Alice no país das maravilhas e O apanhador no campo de centeio :amor: ), boas surpresas (Areia nos dentes, Antônio Xerxenesky), mas a leitura que me marcoou em 2010 foi Crime e Castigo, do Dostoiévski. Mais um livro que lerei todo ano. :sim:[/align]
     
  10. Clara

    Clara O^O Usuário Premium

    Não teve jeito, fiquei entre duas obras: "Crônicas de Nárnia" de C.S.Lewis, um daqueles livros que ouço falar desde sempre e que finalmente li e gostei muito.
    Gostei da história, dos personagens, da narrativa do Lewis que faz parecer que estamos ouvindo um tio, daqueles bem bacanas e adorados, contando umas histórias pra gente.

    O outro foi justamente o último que li esse ano, "Orgulho e Preconceito" de Jane Austen.
    Comecei a ler seguindo o cronograma da Clube da Leitura aqui do Meia e acreditava já ter lido esse livro, pois me lembrava do Sr Darcy e da Elizabeth Bennet.

    Minha memória me enganou, eu não li esse livro, talvez tenha começado a leitura, há muito tempo, e por alguma razão eu a abandonei.
    Impossível que eu tenha esquecido de uma história tão boa e linda, e com diálogos precisos e bem escritos como nesse livro.
    Daí que não aguentei esperar o cronograma do Clube e li o livro inteiro em duas noites.

    Então foram esses, dois livros apaixonantes, não poderia ter sido melhor. :sim:
     
  11. Pips

    Pips Old School.

    Acho que ela quis dizer que da série toda é o ultimo com todos esses elementos.
     
  12. Rachel

    Rachel Usuário

    Ups! Errei feio. Quis dizer Amanhecer, q é o verdadeiro último livro da saga e o melhor de todos, na minha opinião.
     
  13. Lana Lane

    Lana Lane Usuário

    Então, em 2010 eu consegui cumprir a única meta literária para o ano que fiz. Ler pelo menos 50 livros. Li 51. :winner:

    E o que eu mais gostei de todos eles foi uma total surpresa. É o livro que conta a história de um ex-agente da KGB que foi envenenado em 2006. O livro conta a história contemporânea da Rússia, de como Vladimr Putin chegou ao poder e lá permanece. Eu comprei o livro pq estava numa promoção à R$9,90 no Carrefour. Lembrava do envenenamento do agente pq foi bastante noticiado na época, já que ele acusava Putin e ele era o Presidente na época. Lembrava de como o cara definhou em frente às câmeras, envenenado por uma substância nuclear, algo bem bizarro. Mas o livro é muito mais que só isso. É uma aula de história contemporânea no que se refere à Rússia. Bom demais! Chama-se MORTE DE UM DISSIDENTE - O Envenenamento de Alexander Litvinenko e a volta da KGB, de Alex Goldfarb e Marina Litvinenko.
     
  14. Clara

    Clara O^O Usuário Premium

    Nossa, não sabia que tinha um livro sobre esse episódio.
    Vou procurar.
     
  15. Eu fico em dúvida se foi 2666 ou A invenção de Morel.
     
  16. Marcio Scheibler

    Marcio Scheibler Usuário

    O livro que mais gostei esse ano foi O SÍMBOLO PERDIDO, de Dan Brown...:rofl:
     
  17. Anne

    Anne Visitante

    Eu vou colocar dois livros que me surpreenderam esse ano. São eles Porteira Fechada (Cyro Martins) e Os Tambores Silenciosos (Josué Guimarães), narrando o mesmo ponto da história do Rio Grande do Sul, momentos antes da implantação do Estado Novo de Getúlio Vargas (1937), o primeiro aborda a tirania econômica da época que provocou o êxodo rural e o outro foca sua narrativa em uma cidade fictícia denominada Lagoa Branca, onde o prefeito, com sonhos de transformar a cidade em uma comunidade ideal, acaba por se tornar um ditador, censurando jornais, revistas, correspondências e rádios, entre outras façanhas para ver seu povo "feliz". Li-os para o vestibular e acabei me encantado com escritores e espero entrar mais em contato com suas obras.
     
  18. Ashe

    Ashe Usuário

    Então, adorei conhecer a Mitologia Greco-Romana e pretendo relê-la esse ano :lily:
    Também entrou pro meu Top o livro Uma Canção nas Trevas – Edgar Wallace e A moreninha – Joaquim Manuel de Macedo.
     

Compartilhar