No livro da uma ideia, e o kubric foi muito feliz na maneira de passar isto, de que de certa maneira o garoto tem seu q de "vilão", ou pelo menos sua participação no mal que é estimulado no hotel. No filme vc fica o tempo todo com a ideia de que uma segunda personalidade chamada tommy( se nao me engano) vai assumir o controle do garoto... E esta persona muitas vezes parece meio pisicotica... Eu imaginava facil o garoto com aquela cara bizarra pegando uma faca! E no filme, por mais q mostre o aspecto paranormal, vc se pergunta ate o final se a tal entidade não é so uma outra personalidade do garoto. Inclusive tem um detalhe no filme, que parece bem no final, em relação ao amigo imaginario dele q é bizarro.
Outra coisa foda do iluminado, é que o grande vilão, não é um monstro em si(pelo menos ate ele colocar as "garras" de fora), mas sim um local extremamente maligno. É um local q atrai "almas" e atitudes ruins, que por sua vez estimulam o mal do hotel.
E alem de tudo, os personagens estão presos dentro dele!!!
E o kubrick consegue construir um cenario de estranhez(mas utilizando um local real) tal, que consegue passar ao espectador a tensão necessaria para tornar o hotel um dos grandes personagens do filme.
A cena q no desespero total o garotinho e a mãe simplesmente saem do hotel, mesmo nevando bastantente, mostra bem o tom do terror dos pratagonistas de estarem isolados dentro de algo de tal magnitude maligna.
Ele usa pra isto diversos aspectos geniais, que vão desde ir mostrando o isolamento e a grandeza vazia do hotel, até o som ambiente utilizado.