• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Melhor Filme de Ficção Cientifica - [4º Quartas]

Qual é o melhor?


  • Total de votantes
    28
  • Votação encerrada .
Fúria, não tem muito pq debater. Não foi colocada uma lista de critérios a serem votados, e os seus obviamente não batem com os meus, então o máximo que dá para dizer é que não concordo com eles, mas vc está no seu direito de escolha.

"De Volta pro Futuro" pra mim teve duplamente esse componente nostalgia na escolha porque: 1° eu o vi no cinema quando tinha 11 anos

bom, eu vi super xuxa contra o baixo astral no cinema e nem por isso indiquei o filme aqui. não acho que seja um critério que ateste a qualidade do filme.

e 2° porque o próprio filme tem o elemento nostálgico muito forte abordando muito bem o jeito de viver dos anos 50 e sendo muitissimo feliz na trilha sonora. Aquela cena do baile dos pais do Marty Mc Fly eu acho simplesmente antológica nostalgia pura!

ah, sim, é indiscutível que o cuidado com figurino, cenário e tudo ao redor do que seria os anos 50 é fenomenal. adoro mais ainda o trabalho que eles fizeram para o futuro. por outro lado, o trabalho de kubrick em 2001 pode soar datado hj, mas foi revolucionário na época - tanto que os doidos da teoria de conspiração q dizem que o homem nunca pisou na lua tem lá a teoria de que o kubrick foi contratado para fazer o video que simulava a chegada do homem à lua. é foda. tem cena que eu vejo que me surpreende até hoje.

Já pelo lado ficção científica que é a razão desss disputa eu gostei muito da introdução e a forma como o Dr. Emmett Brown utiliza pra abordar o tema viagem no tempo e das suas possíveis complicações quando se interfere muito curso natural da história.

e o que dizer de uma história que fala da própria humanidade? um enredo que vai além da "historinha legal e divertida", como é o caso de 2001? é a velha diferença entre entretenimento e arte, que já comentei em outro tópico dessas enquetes.

E como último fator que foi decisivo é que esse filme assim como o Matrix gerou uma trilogia de sucesso

ué, crepúsculo tb é uma franquia de sucesso, isso quer diz que os filmes são bons?

e dirigida por um diretor que dispensa apresentações.

e kubrick é só um aprendiz, suponho.
 
Anica se você pensava que votarei pra ficar rebatendo eu não vou desmerecer em absolutamente nada 2001, muito menos o Kubrick que é diretor de primeira grandeza (se você viu na semana passada votei em Laranja Mecânica) porque não levo cinema com esse fanatismo igual ou maior que de religião ou futebol. Se ganhar a votação da categoria na grande final irei parabenizar como fiz nas demais.

Já foram votados comédia e terror ganharam 2 bons filmes (Iluminado e Cálice Sagrado) os quais não são os meus prediletos, mas nem por isso fiquei durante as campanhas com neurose do tipo "Ai que medo.... Ai meu Deus.. não se não ganhar eu desisto (ou me mato sei lá).... !!" Confesso que eu estou ultra surpreso com o Fusa que nem quando seu Flamengo leva uma trolha ou então quando o Vasco ganha um campeonato age com tanto melindre que é pra lá de risivel. E mais surpreso ainda que ele não tá sozinho nessa. Pô Melian te admiro tanto do Literatura com suas resenhas brilhantes SEMPRE respeitando e acolhendo com carinho as opiniões de todos os usuários, mas aqui age bem diferente. Só estou criticando de forma construtiva apenas.

Só vou comentar que quanto as trilogias essa ficou como sendo uma trilogia bem sucedida de público, fãs, etc e que não virou uma franquia de infinitas partes que desandou como Exterminador do Futuro o qual eu gosto muito mas apenas do segundo filme.

Só sei que De Volta pro Futuro pra mim tem todo um signficado maior por vários fatores e se hoje eu tenho um Variac (não tão potente quanto o do filme é claro) que eu uso quase todo dia na minha oficina de trabalho eu devo a esse filme. Sem falar que o terceiro filme da trilogia foi um estimulo a mais pra eu ler Julio Verne já que o Dr. Brown faz uma referência muito boa e grande a ele.

Então da mesma forma que eu respeito todos os pottermaníacos, sdamaníacos, starwarsmaníacos, etc por tudo aquilo que os filmes representam em algum nível de influência em suas vidas, seria de bom tom respeitar o que essa trilogia que guardadas as devidas proporções representou algo não apenas pra mim como pra várias pessoas. Seria demais ou extremamente sofrível pra vocês pedir isso?
 
Última edição:
complicado, mas voto no 2001. Obviamente não tiro os grandes méritos do Back to the Future, mas 2001 é 2001. E pq diabos esconderam os resultados? The results in this poll are hidden.

Queria saber a quantas anda a votação =/
 
Anica se você pensava que votarei pra ficar rebatendo eu não vou desmerecer em absolutamente nada 2001, muito menos o Kubrick que é diretor de primeira grandeza (se você viu na semana passada votei em Laranja Mecânica) porque não levo cinema com esse fanatismo igual ou maior que de religião ou futebol. Se ganhar a votação da categoria na grande final irei parabenizar como fiz nas demais.

Já foram votados comédia e terror ganharam 2 bons filmes (Iluminado e Cálice Sagrado) os quais não são os meus prediletos, mas nem por isso fiquei durante as campanhas com neurose do tipo "Ai que medo.... Ai meu Deus.. não se não ganhar eu desisto (ou me mato sei lá).... !!" Confesso que eu estou ultra surpreso com o Fusa que nem quando seu Flamengo leva uma trolha ou então quando o Vasco ganha um campeonato age com tanto melindre que é pra lá de risivel. E mais surpreso ainda que ele não tá sozinho nessa. Pô Melian te admiro tanto do Literatura com suas resenhas brilhantes SEMPRE respeitando e acolhendo com carinho as opiniões de todos os usuários, mas aqui age bem diferente. Só estou criticando de forma construtiva apenas.

Só vou comentar que quanto as trilogias essa ficou como sendo uma trilogia bem sucedida de público, fãs, etc e que não virou uma franquia de infinitas partes que desandou como Exterminador do Futuro o qual eu gosto muito mas apenas do segundo filme.

Só sei que De Volta pro Futuro pra mim tem todo um signficado maior por vários fatores e se hoje eu tenho um Variac (não tão potente quanto o do filme é claro) que eu uso quase todo dia na minha oficina de trabalho eu devo a esse filme. Sem falar que o terceiro filme da trilogia foi um estimulo a mais pra eu ler Julio Verne já que o Dr. Brown faz uma referência muito boa e grande a ele.

Então da mesma forma que eu respeito todos os pottermaníacos, sdamaníacos, starwarsmaníacos, etc por tudo aquilo que os filmes representam em algum nível de influência em suas vidas, seria de bom tom respeitar o que essa trilogia que guardadas as devidas proporções representou algo não apenas pra mim como pra várias pessoas. Seria demais ou extremamente sofrível pra vocês pedir isso?


ué. no post anterior vc chama para um debate e aí quando alguém responde seus argumentos você pede para ser respeitado como fã do de volta para o futuro? isso é no mínimo incoerente. o mínimo que eu esperava de um post como aquele seu era que vc respondesse meus argumentos. mas não tem resposta, né. no fim vc deixou claro o negócio: votou como fã. ok, como eu disse antes, não há critérios pré-estabelecidos, cada um segue o que quiser. mas fica a dica: se não vai ter contra-argumento, não chama para debate não que fica feio.
 
  • Curtir
Reactions: Bel
Anica se você pensava que votarei pra ficar rebatendo eu não vou desmerecer em absolutamente nada 2001, muito menos o Kubrick que é diretor de primeira grandeza (se você viu na semana passada votei em Laranja Mecânica) porque não levo cinema com esse fanatismo igual ou maior que de religião ou futebol. Se ganhar a votação da categoria na grande final irei parabenizar como fiz nas demais.

Já foram votados comédia e terror ganharam 2 bons filmes (Iluminado e Cálice Sagrado) os quais não são os meus prediletos, mas nem por isso fiquei durante as campanhas com neurose do tipo "Ai que medo.... Ai meu Deus.. não se não ganhar eu desisto (ou me mato sei lá).... !!" Confesso que eu estou ultra surpreso com o Fusa que nem quando seu Flamengo leva uma trolha ou então quando o Vasco ganha um campeonato age com tanto melindre que é pra lá de risivel. E mais surpreso ainda que ele não tá sozinho nessa. Pô Melian te admiro tanto do Literatura com suas resenhas brilhantes SEMPRE respeitando e acolhendo com carinho as opiniões de todos os usuários, mas aqui age bem diferente. Só estou criticando de forma construtiva apenas.

Só vou comentar que quanto as trilogias essa ficou como sendo uma trilogia bem sucedida de público, fãs, etc e que não virou uma franquia de infinitas partes que desandou como Exterminador do Futuro o qual eu gosto muito mas apenas do segundo filme.

Só sei que De Volta pro Futuro pra mim tem todo um signficado maior por vários fatores e se hoje eu tenho um Variac (não tão potente quanto o do filme é claro) que eu uso quase todo dia na minha oficina de trabalho eu devo a esse filme. Sem falar que o terceiro filme da trilogia foi um estimulo a mais pra eu ler Julio Verne já que o Dr. Brown faz uma referência muito boa e grande a ele.

Então da mesma forma que eu respeito todos os pottermaníacos, sdamaníacos, starwarsmaníacos, etc por tudo aquilo que os filmes representam em algum nível de influência em suas vidas, seria de bom tom respeitar o que essa trilogia que guardadas as devidas proporções representou algo não apenas pra mim como pra várias pessoas. Seria demais ou extremamente sofrível pra vocês pedir isso?
Se você quer uma analogia com futebol, era como se tivesse uma enquete do melhor time entre Flamengo de 81 e São Paulo de 92/93.
Você até poderia votar no SP por ser seu time, ter valor nostálgico, etc. Mas no final TEM que dar o Flamengo de 81, é indiscutível.
Deveria até ser de zero, mas deixa pra lá.

De qualquer forma, não estou batendo o pé em nada. Não pararia de brincar nem se o campeão fosse Plan 9 from outer space.
Me admira você estar levando essas provocações minhas pro lado pessoal. Lá no esportes você não faz isso, sabe que não são pessoais de fato.
Eu sempre disse aqui que o que importa é recomendar filmes ao invés de quem ganha no final. Mesmo porque ninguém aqui tem cacife suficiente pra taxar qualquer coisa sobre essa área.


PS: Continuo com medo.
 
Última edição:
ué. no post anterior vc chama para um debate e aí quando alguém responde seus argumentos você pede para ser respeitado como fã do de volta para o futuro? isso é no mínimo incoerente. o mínimo que eu esperava de um post como aquele seu era que vc respondesse meus argumentos. mas não tem resposta, né. no fim vc deixou claro o negócio: votou como fã. ok, como eu disse antes, não há critérios pré-estabelecidos, cada um segue o que quiser. mas fica a dica: se não vai ter contra-argumento, não chama para debate não que fica feio.

Eu disse que não iria desmerecer em nada o que Kubrick e o filme representam porque nessa parte eu concordo contigo.

Quanto a representar pra humanidade? 2001 logicamente abordou algo que estava ao alcance do ser humano e que foi conquistada e De volta pro futuro aborda viagem no tempo que é algo que só é possível na ficção e a magia do cinema nesse gênero é justamente abordar possibilidades pro que ainda não é realidade, porque imagina se fosse possivel viajar no tempo? Aí iria representar pra humanidade infinitamente mais já que mexer com o passado pode ser algo muito perigoso e poderia alterar muitas coisas.

Só na parte de trilogia é que eu pensava que você fosse querer debater com outras do mesmo gênero que está em votação (ficção científica), mas nem comento Crepúsculo pois passa anos-luz do meu gosto pessoal, então procuro não ser injusto de classificar como ruim algo que sequer assisti inteiro, fora os livros correspondentes os quais até li um pouco e parei nas primeiras páginas.

Me admira você estar levando essas provocações minhas pro lado pessoal. Lá no esportes você não faz isso, sabe que não são pessoais de fato.

Muito pelo contrário pois no fundo estou até rindo, pois parece birra de criança. Eu fiquei respondendo e esqueci de por todos os lols correspondentes. Vou colocar isso em dia agora mesmo.
 
Fúria disse:
Pô Melian te admiro tanto do Literatura com suas resenhas brilhantes SEMPRE respeitando e acolhendo com carinho as opiniões de todos os usuários, mas aqui age bem diferente. Só estou criticando de forma construtiva apenas.
O que eu fiz, além de duas piadas neste tópico, Fúria? Eu lembro de ter brincado bem mais contigo quando você mudou o nick, e você nem apelou comigo. E, pô, quando eu não consegui votar entre 2001 e Jurassic Park, todo mundo me trollou também. E eu levei de boa, porque, né? Fala muito sério. Eu adoro De volta para o futuro, e votei nele contra SW. Só acho 2001 > quase todos os filmes do universo.

Enfim, coloco essa disputa da seguinte maneira:
De Volta para o futuro me leva ao riso; 2001 me leva ao orgasmo.
 
Quanto a representar pra humanidade? 2001 logicamente abordou algo que estava ao alcance do ser humano e que foi conquistada e De volta pro futuro aborda viagem no tempo que é algo que só é possível na ficção e a magia do cinema nesse gênero é justamente abordar possibilidades pro que ainda não é realidade

aé, pq viajar no espaço como representado em 2001 já é algo que se faz normalmente. aham.

Só na parte de trilogia é que eu pensava que você fosse querer debater com outras do mesmo gênero que está em votação (ficção científica), mas nem comento Crepúsculo pois passa anos-luz do meu gosto pessoal, então procuro não ser injusto de classificar como ruim algo que sequer assisti inteiro, fora os livros correspondentes os quais até li um pouco e parei nas primeiras páginas.

eu acho que você não entendeu o que quis dizer sobre "virar trilogia". não acho que isso seja um argumento a favor da qualidade de um filme, seja lá qual for o gênero. tem coisa boa que surge em franquias? claro. mas tanto quanto coisa boas tem ruins. então não dá para vir com conversa de "criou-se uma trilogia, é bom", pq só seria verdade se TUDO que virou trilogia fosse bom (o que vc sabe que não é).

mas vá lá, pela enésima vez pq parece que vc não entendeu: meu filho, vc vota no que quiser, a partir dos critérios que quiser. to pouco ligando. mas eu tenho o direito de achar esse critério nostálgico completamente equivocado quando estamos no subfórum cinema, e não no nostalgia, foi disso que reclamei aqui, inclusive sobre outras disputas. acho que no fórum cinema os critérios deveriam ser relacionados à sétima arte, e não memórias da infância. ficou claro agora? :D
 
aé, pq viajar no espaço como representado em 2001 já é algo que se faz normalmente. aham.

Mas já era uma realidade alcançavel (ou em vias de ser). Hoje todos sabemos que só não viajamos a Lua com a mesma frequência que de avião, porque lá não tem água e atmosfera e nem tampouco riquezas minerais de grande valor (ouro, petróleo, etc) que despertem a cobiça das grandes potências, pois bastou aquela viajem de 69 e mais algumas poucas depois que a Lua continua lá quietinha e inexplorada como está.

eu acho que você não entendeu o que quis dizer sobre "virar trilogia". não acho que isso seja um argumento a favor da qualidade de um filme, seja lá qual for o gênero.

Aí eu já discordo em parte. Se um filme tem conteúdo suficientemente bom pra ser abordado em mais partes eu vejo isso como um fator que pode ser diferencial. Aí cabe ao diretor saber ter a competência de colocar isso em prática com a mesma qualidade.


mas vá lá, pela enésima vez pq parece que vc não entendeu: meu filho, vc vota no que quiser, a partir dos critérios que quiser. to pouco ligando. mas eu tenho o direito de achar esse critério nostálgico completamente equivocado quando estamos no subfórum cinema, e não no nostalgia, foi disso que reclamei aqui, inclusive sobre outras disputas. acho que no fórum cinema os critérios deveriam ser relacionados à sétima arte, e não memórias da infância. ficou claro agora? :D

Eu sinceramente acho dificil não esquecer isso. Em algum momento pode aparecer um filme que na hora de você decidir votar esse fator pode vir a lhe sensibilizar mais, pois foi muito mais marcante do que o normal e aí a nostalgia entra mesmo que com um percentual muito baixo, mas entra.

Deixa vir a categoria animação que por sinal pode vir a ser a proxima em disputa que eu sinceramente duvido que alguém com infância nos anos 90 não irá de deixar de votar por exemplo no filme "O Máskara" sem separar o fator nostalgia do meio.
 
Muito pelo contrário pois no fundo estou até rindo, pois parece birra de criança. Eu fiquei respondendo e esqueci de por todos os lols correspondentes. Vou colocar isso em dia agora mesmo.
Você continua levando pro pessoal.
Mas beleza.



Deixa vir a categoria animação que por sinal pode vir a ser a proxima em disputa que eu sinceramente duvido que alguém com infância nos anos 90 não irá de deixar de votar por exemplo no filme "O Máskara" sem separar o fator nostalgia do meio.
Mas O Mascara não é animação. É mais talento do Jim Carrey.
 
Mas já era uma realidade alcançavel (ou em vias de ser). Hoje todos sabemos que só não viajamos a Lua com a mesma frequência que de avião, porque lá não tem água e atmosfera e nem tampouco riquezas minerais de grande valor (ouro, petróleo, etc) que despertem a cobiça das grandes potências, pois bastou aquela viajem de 69 e mais algumas poucas depois que a Lua continua lá quietinha e inexplorada como está.

aqui vc já entrou no campo da especulação. e de qualquer modo, repito a frase: pq viajar no espaço como representado em 2001 já é algo que se faz normalmente. entrando no campo da especulação eu posso aloprar sobre buracos de minhoca e o escambau para falar de viagem no tempo.


Aí eu já discordo em parte. Se um filme tem conteúdo suficientemente bom pra ser abordado em mais partes eu vejo isso como um fator que pode ser diferencial. Aí cabe ao diretor saber ter a competência de colocar isso em prática com a mesma qualidade.

Continuo insistindo que não é por aí. Até porque tem filme como American Pie que ganhou continuação e já era um lixo no primeiro filme. Como eu disse, para ser usado como argumento irrefutável, deveria ser um caso em que 100% das trilogias fossem filmes de excelente qualidade, o que não são. Inclusive o terceiro filme de De volta para o futuro é beeeem fraquinho comparado com os primeiros.


Eu sinceramente acho dificil não esquecer isso. Em algum momento pode aparecer um filme que na hora de você decidir votar esse fator pode vir a lhe sensibilizar mais, pois foi muito mais marcante do que o normal e aí a nostalgia entra mesmo que com um percentual muito baixo, mas entra.

com percentual baixo é uma coisa. agora vir aqui e colocar o peso maior da escolha na nostalgia, eu não concordo mesmo.

Deixa vir a categoria animação que por sinal pode vir a ser a proxima em disputa que eu sinceramente duvido que alguém com infância nos anos 90 não irá de deixar de votar por exemplo no filme "O Máskara" sem separar o fator nostalgia do meio.

O Máskara animação? Naonde? :rofl:
 
Pra mim no caso do Maskara tanto faz, mas é que quando vou nas locadoras até hoje e não vi consenso total nas prateleiras, até aceitei mais a idéia de animação porque na maior locadora da minha cidade natal sempre ficou na prateleira "Animação".
 
Podíamos discutir isso já no tópico dos próximos eventos.

Eu, por exemplo, acho que Uma Cilada para Roger Rabbit também não entraria como animação.
Pra mim tem que ser 100%.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo