• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Melhor Filme de Ficção Cientifica - [3º Oitavas]

Qual é o melhor?


  • Total de votantes
    25
  • Votação encerrada .
É complicado julgar isso, ambos são filmes muito bons, no entanto Planeta dos Macacos acho que representa melhor o que eu espero de uma ficção científica, os temas abordados me parecem muito mais próximos da nossa realidade. Além do mais um do Kubrick já vai ganhar mesmo, então deixa ao menos outros diretores ocuparem as outras posições.:mrgreen:
 
Mas estamos falando do filme Planeta dos Macacos (1968) não das continuações, aí fica injusto deixar de votar num filme por suas continuações não se mostrarem tão boas.

E quem disse que eu falava de outro filme?

Vixe.
Eu imagino completamente o inverso.
Planeta dos Macacos pode te fazer imaginar como a Terra chegou àquele estado, as consequencias e causas.
Enquanto que em Laranja Mecanica o lado sci-fi foi o atalho pra dar uma definição para a personalidade do personagem. Poderia ter sido por outros métodos que o impacto do filme se manteria, apesar de menor.

Ué, mas o mesmo vale para Planeta. Os astronautas poderiam ter sido transportados no tempo/espaço por um feiticeiro, e aí seria um filme de fantasia :lol:
A questão do sci-fi em Laranja não é o atalho para justificar o comportamento do personagem. Como eu disse, é muito mais um meio de refletir sobre o uso de ferramentas científicas para afetar o comportamento humano. O que fazem com o Alex é um experimento científico, com todas as letras.


É complicado julgar isso, ambos são filmes muito bons, no entanto Planeta dos Macacos acho que representa melhor o que eu espero de uma ficção científica, os temas abordados me parecem muito mais próximos da nossa realidade. Além do mais um do Kubrick já vai ganhar mesmo, então deixa ao menos outros diretores ocuparem as outras posições.:mrgreen:

Agora, isso sim é uma justificativa plausível.

Sobre Kubrick já ganhar é óbvio, mas para mim os 4 primeiros podem ser os dois dele e os dois do Tarkovski. :g:
 
planeta dos macacos.

laranja mecanica trata sim uma situação hipotética produto de um procedimento científico. porém, nenhum conceito tecnológico é amplamente explorado como em qualquer obra sci-fi que eu considero boa.

se for para pensar nesse prisma, o tratamento ludovico simplesmente "dá certo" e é revertido sem dificuldades. portanto, do ponto de vista sci-fi, é um filme fraco e facilmente derrotável pelo clássico planeta dos macacos.

---

lembrando que essa é a opinião de um ponto de vista sci-fi. laranja mecânica tá fácil fácil na minha lista pessoal de melhores filmes, mesmo pq a abordagem do conflito sócio-psicológico dentro dele é fenomenal. além da fotografia e uma caralhada de detalhes a mais que fazem desse filme uma obra prima. filme x filme, laranja mecanica. sci-fi x sci-fi, planeta dos macacos
 
Ué, mas o mesmo vale para Planeta. Os astronautas poderiam ter sido transportados no tempo/espaço por um feiticeiro, e aí seria um filme de fantasia :lol:
A questão do sci-fi em Laranja não é o atalho para justificar o comportamento do personagem. Como eu disse, é muito mais um meio de refletir sobre o uso de ferramentas científicas para afetar o comportamento humano. O que fazem com o Alex é um experimento científico, com todas as letras.
Essa parte sim. :g:
Mas o final ficaria sem sentido.
Planeta dos Macacos é construido em torno dessa premissa sci-fi.

Eu não vejo isso em Laranja Mecanica. O filme não gira em torno do experimento medico. O filme é sobre o personagem, não sobre o contexto.
Planeta dos macacos sobreviveria se em vez do heston fosse outro personagem, se em vez daqueles macacos fossem outros macacos. Laranja mecanica só existe com Alex e Alex solamente.
 
Acho que o Planeta dos Macacos tem o seu valor como ficção cientifica, por toda aquela coisa de ter astronautas e ser um filme que tem o elemento "viagem no tempo" criando até um clima de suspense na famosa cenal final quando cai a ficha do Taylor que ele estava o tempo todo na Terra.

O que eu só lamento não é esse filme que abre a série e sim suas sequências, mas aí isso pode ser discutido melhor no tópico já aberto exclusivamente pra esse filme.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo