• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Melhor Filme de Ficção Cientifica - [3º Oitavas]

Qual é o melhor?


  • Total de votantes
    25
  • Votação encerrada .

Vëon

Do you know what time it is?
QUAL É O MELHOR?


attachment.php



O Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 1968)
- Morfindel Werwulf Rúnarmo
ou
Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1971) - Fëanor
 

Anexos

  • scifi 3 oitavas.jpg
    scifi 3 oitavas.jpg
    79,3 KB · Visualizações: 77
Chave complicadissima. São dois filmes que gosto igualmente.

Joguei a moedinha pra decidir e deu Planeta dos Macacos.
 
Putz, tá difícil escolher, os dois são muito bons, mas acho que em termo de ficção científica (não é por ser o meu indicado) Planeta dos Macacos é mais.
 
Dois clássicos mesmo.
Vejo Planeta dos Macacos mais ficção cientifica do que Laranja Mecanica. Apesar do segundo ser muito mais filme.

Complicado.
Acho que votarei em Planetas mesmo.
 
que dó, que dó, que dó.
Vai afunilando e complicando. Duas disputas muito complicadas. Adoro Planeta dos Macacos, mas...
 
Eu não sei por que cargas d'água tem gente achando que Planeta dos Macacos é mais sci-fi que Laranja Mecânica. Que critérios vocês usam?
 
Eu não sei por que cargas d'água tem gente achando que Planeta dos Macacos é mais sci-fi que Laranja Mecânica. Que critérios vocês usam?

Como você mesmo disse acima, é por ser mais viajante, Planeta dos Macacos tem viagem no tempo-espaço, evolução alternativa etc, qual a ficção científica em Laranja Mecânica, tirando o fato da distopia? Faz tempo que não assisto, estou perguntando por curiosidade mesmo, e não por desafio.
 
Particularmente eu sempre vi a parte sci-fi de Laranja Mecanica a menos importante de longe no filme.
Na realidade eu nem considerava sci-fi até ver em algumas listas nesse genero.

Se em vez do experimento cientifico ele tivesse ficado daquele jeito por uma porrada na nuca, pra mim o filme continuaria muito parecido. Pior, mas não tão distante.
 
Como você mesmo disse acima, é por ser mais viajante, Planeta dos Macacos tem viagem no tempo-espaço, evolução alternativa etc, qual a ficção científica em Laranja Mecânica, tirando o fato da distopia? Faz tempo que não assisto, estou perguntando por curiosidade mesmo, e não por desafio.

O experimento feito com o Alex DeLarge, que
parte do princípio que é possível inibir um indivíduo a cometer atos criminosos

De qualquer forma, acho que tem algo errado aí. O fato de ter mais elementos de ficção científica não faz com que um filme seja melhor nesse quesito. Se assim fosse, era só escolher o filme que mais contivesse elementos nesse sentido e boas né? Esse papo de "mais ficção científica" não faz sentido nenhum.


Fantasia é outra coisa. Fantasia é o impossível, fisicamente falando.

Improvável é o mais difícil de acontecer. É muito mais difícil descobrirmos civilzações alienígenas do que alguém submetido a um experimento científico desenvolver aquele comportamento.

Mas aí se requer algum cuidado, pois em certos pontos o limiar de improvável e impossível pode ser muito sutil. Porque, por exemplo, uma viagem de uma nave espacial em warp speeds pode ser físicamente impossível, mas nem por isso será fantasia e não sci-fi né? E isso vale para viagens ao passado e tantas outras coisas que são consideradas por muitos dentro do campo científico como impossíveis.

De qualquer forma, considerando como vc diz, ainda não faz sentido escolher um filme por ser "mais ficção científica", ou seja, segundo essa ótica, aquele cuja ficção é mais improvável. Critério muito wtf né.


Particularmente eu sempre vi a parte sci-fi de Laranja Mecanica a menos importante de longe no filme.
Na realidade eu nem considerava sci-fi até ver em algumas listas nesse genero.

Pô, mas a parte de sci-fi tem papel fundamental na história e no contexto.
 
O lance não é ter mais ou menos elementos de ficção científica, só que os elementos de sci-fi são muito mais importantes para o enredo em planeta dos macacos do que em laranja mecânica. Se substituir o experimento científico realizado com Alex em Laranja Mecânica por qualquer outro fator a história perde sim um fator muito importante, mas o contexto do filme em si não muda, agora se tirar um elemento de sci-fi que seja de Planeta dos Macacos todo o plot vai por água abaixo. Ao menos é essa minha opinião.
 
O lance não é ter mais ou menos elementos de ficção científica, só que os elementos de sci-fi são muito mais importantes para o enredo em planeta dos macacos do que em laranja mecânica. Se substituir o experimento científico realizado com Alex em Laranja Mecânica por qualquer outro fator a história perde sim um fator muito importante, mas o contexto do filme em si não muda, agora se tirar um elemento de sci-fi que seja de Planeta dos Macacos todo o plot vai por água abaixo. Ao menos é essa minha opinião.

Mas continua no mesmo ponto. Mais importante para o enredo não faz do filme um sci-fi melhor. Assim qualquer filme ruim que se passe no espaço seria melhor que Laranja.

Na minha opinião, o uso da ficção científica em Laranja Mecâcina, apesar de muito mais, digamos, sutil, é muito melhor usado do que em Planeta dos Macacos. Enquanto que no primeiro filme o elemento sci-fi abre espaço para questionamentos e reflexões a respeito do uso da ciência como meio de coibir a criminalidade e transformar o comportamento do indivíduo para que se adeque à sociedade (ou seja, coloca-se em questão justamente o uso de um conhecimento científico junto a um indivíduo/sociedade), no segundo o elemento sci-fi é meramente um "atalho" para levar a trama para outro planeta, outra realidade. E acaba aí.

E por isso eu digo: Planeta dos Macacos fica muito atrás de Laranja Mecânica, como filme e como sci-fi.
 
Enquanto que no primeiro filme o elemento sci-fi abre espaço para questionamentos e reflexões a respeito do uso da ciência como meio de coibir a criminalidade e transformar o comportamento do indivíduo para que se adeque à sociedade (ou seja, coloca-se em questão justamente o uso de um conhecimento científico junto a um indivíduo/sociedade), no segundo o elemento sci-fi é meramente um "atalho" para levar a trama para outro planeta, outra realidade. E acaba aí.

E por isso eu digo: Planeta dos Macacos fica muito atrás de Laranja Mecânica, como filme e como sci-fi.

Mas estamos falando do filme Planeta dos Macacos (1968) não das continuações, aí fica injusto deixar de votar num filme por suas continuações não se mostrarem tão boas.
 
Mas continua no mesmo ponto. Mais importante para o enredo não faz do filme um sci-fi melhor. Assim qualquer filme ruim que se passe no espaço seria melhor que Laranja.

Na minha opinião, o uso da ficção científica em Laranja Mecâcina, apesar de muito mais, digamos, sutil, é muito melhor usado do que em Planeta dos Macacos. Enquanto que no primeiro filme o elemento sci-fi abre espaço para questionamentos e reflexões a respeito do uso da ciência como meio de coibir a criminalidade e transformar o comportamento do indivíduo para que se adeque à sociedade (ou seja, coloca-se em questão justamente o uso de um conhecimento científico junto a um indivíduo/sociedade), no segundo o elemento sci-fi é meramente um "atalho" para levar a trama para outro planeta, outra realidade. E acaba aí.

E por isso eu digo: Planeta dos Macacos fica muito atrás de Laranja Mecânica, como filme e como sci-fi.
Vixe.
Eu imagino completamente o inverso.
Planeta dos Macacos pode te fazer imaginar como a Terra chegou àquele estado, as consequencias e causas.
Enquanto que em Laranja Mecanica o lado sci-fi foi o atalho pra dar uma definição para a personalidade do personagem. Poderia ter sido por outros métodos que o impacto do filme se manteria, apesar de menor.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo