• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Meio-elfos: possuíam fëa elfo? Humano? Ou ambos?

Elring

Depending on what you said, I might kick your ass!
Resolvi levantar esta questão após ler alguns textos aqui na Valinor sobre a escolha dos meio-elfos, a partir de Ëarendil, por qual família seriam julgados.

Parece tola a pergunta, porém, segundo trechos no Silma, anais de RdR e textos da Valinor, os espíritos dos homens não podem permanecer em Arda por muito tempo e devem partir, enquanto que os eldar permanecem ligados a Arda até o fim dos tempos. Então pergunto: quem decide pelo destino dos meio-elfos? São eles mesmos ou esta decisão já está tomada e decidida por mandos antes de seus nascimentos? Um espírito humano poderia escolher tornar-se elfo e vice versa ou haveria alguma restrição imposta sobre tal escolha?
 
No caso de Elrond e Elros, eles apesar de serem meio-elfos nasceram como se fosse homens, (acredito nisso porque o crescimento de ambos se deram juntos, por exemplo se um (Elrond) fosse elfo seu crescimento seria muito lento comparado a do outro se fosse um homem (Elros). No caso do filhos de Elrond (Elladan, Elrohir e Arwen) parecem ter nascido elfos, eu não me lembro exatamente a idade de Arwen mas ela tinha mais ou menos uns 2000 anos. E em todos os casos pelos registros parecem que a escolha é dada ao indivíduo. Veja o caso de Arwen, sua escolha era ir (oeste) ou fica (TM), ela mesma tomou sua decisão e assim foi o demais casos.

Eu só tenho umas dúvidas sobre Dior, Nimloth, Eluréd e Elurín, todas são filhas de Beren e Lúthien (uma elfa e um homem), mas todos eles parece serem da raça dos homens, talvez o Fëa do pai tenha um influência na raça que nascera, e não me lembro se a ele foi lhe imposta alguma escolha (tirando o caso de Eluréd e Elurín que foram abandonados pelos filhos de Fëanor, ainda eram crianças e mesmo que lhe fosse posta uma escolha ainda assim não poderia decicir por si mesmas).
 
Após a escolha pelo destino dos Homens os chamados meio elfos tornam-se HOMENS e aceitam o destino destes.
 
Assim como o Ramalokion postou, também acredito que após a escolha dos meio-elfos que eles assumiam o fëa do povo que escolheu. Talvez nascessem indefinidos (não era essa a palavra que eu queria colocar :think:) e após a escolha ficasse definido que fëa eles possuíriam. (Estranho isso...)

Eu só tenho umas dúvidas sobre Dior, Nimloth, Eluréd e Elurín, todas são filhas de Beren e Lúthien (uma elfa e um homem)[...]

Lendo isso eu fiquei pensando: porque os meio-elfos vieram a partir dos filhos de Ëarendil e Elwing e não com os filhos de Beren e Lúthien? Pelo que eu sei eles realizaram a primeira união elfo-humano. Seria porque ambos (Ëarendil e Elwing) possuíam mistura de sangue élfico e humano e agora se juntaram? (Tá, o assunto principal do tópico não é bem esse, mas se alguém souber me responder, valeu!:joinha:)
 
Última edição:
Lendo isso eu fiquei pensando: porque os meio-elfos vieram a partir dos filhos de Ëarendil e Elwing e não com os filhos de Beren e Lúthien? Pelo que eu sei eles realizaram a primeira união elfo-humano. Seria porque ambos (Ëarendil e Elwing) possuíam mistura de sangue élfico e humano e agora se juntaram? (Tá, o assunto principal do tópico não é bem esse, mas se alguém souber me responder, valeu!:joinha:)


Eles só passaram a ser chamado assim, na verdade, apenas o Elrond, se não me engano, e isso se tornou apenas um nome.
ele era um elfo, assim como seu irmão era um homem, e acredito que os descendentes deles nasciam ligados ás escolhas do pai.
assim como os filhos de elrond eram elfos, ate que escolhessem o contrário, os de Elros, humanos.
porém os numenorianos não puderam abandonar o destino dos homens.
acredito eu que foi porque estavam já muito longe de Elros, muitas gerações haviam passado. Ou talvez porque seus corações estivessem afastados de Iluvatar.

ou, se pensarmos desse jeito, Elros se casou com uma humana (me corrijam se estiver errado) e Elrond com uma da raça elfica. os seus primeiros filhos ainda teriam um pouco da outra raça, mas apenas os primeiros.
imagino que se Arwen não fosse filha de Elrond, mas estivesse muitas gerações abaixo em sua linhagem, ela não poderia escolher o seu destino também. assim como os numenorianos, que pouco a pouco perdiam o sangue élfico em suas veias..
 
Acho que a escolha so se destinava aos filhos e elrond, pois os filhos de elros eram humanos.
No caso dos filhos de elrond como o rama disse, eram elfos, com fea de elfos pra sempre, a nao ser que como arwen, escolham diferente.
Assim como a luthien! era uma elfa... ate escolher a vida humana.
 
Acho que estes ( meio-elfos) tinham uma escolha a fazer. Se escolhessem ser elfos se ligavam a esse destino, mas se fossem homens não.:blah::blah:

Espero não estar errado.:mrgreen:
 
Pelo que eu entendi de sua pergunta, foi o próprio Ilúvatar que concedeu a permissão a Elrond e Elros de escolherem a qual raça pertencer. Mas a concessão foi intermediata pelos Valar.
Esse termo meio-elfo na verdade não quer dizer nada, pois na prática Elrond era um elfo puro quando escolheu pertencer a esta raça.

Já Elros se tornou um homem puro quando da escolha de pertencer a raça dos homens. Mas vale ressaltar que ambos os irmão embora fossem de raças diferentes depois da escolha, ambos tinham na composição genética, traços ou características tanto de homem quanto de elfo, masmo assim, Elros = homem (100%) e Elrond = Elfo (100%), ou seja, no quesito a essência do espírito e alma.

Agora Elring quando você perguntou isso:

Um espírito humano poderia escolher tornar-se elfo e vice versa ou haveria alguma restrição imposta sobre tal escolha?

O espírito humano só poderia escolher, quando da permissão de Ilúvatar como ocorreu com os filhos de Ëarendil.
 
:think: Do ponto de vista criativo todos os Fea eram criações de Eru. A partir daqui variava a distribuição dos atributos ou dons.

Os Fea dos Valar possuíam vários dons definidos por Eru, uns curtiam mais o vento outros curtiam mais estrelas... No caso dos Fea dos filhos havia muitos dons por indivíduo mas apenas 2 aos quais não se podia recusar... Um para presentear a família dos elfos e outro para presentear a família dos homens.

O presente poderia mudar a depender do destino do Fea, independente da família. O humano poderia escolher isso se estivesse em seu destino que ele poderia mudar de dom. No destino dos meio-elfos estava escrito que eles podiam escolher.
 
Eles só passaram a ser chamado assim, na verdade, apenas o Elrond, se não me engano, e isso se tornou apenas um nome.
ele era um elfo, assim como seu irmão era um homem, e acredito que os descendentes deles nasciam ligados ás escolhas do pai.
assim como os filhos de elrond eram elfos, ate que escolhessem o contrário, os de Elros, humanos.

Vlw Parthadan! E no caso dos filhos de Lúthien, que vinham de sua união com Beren, eles não tiveram esse direito por causa de ela ter perdio sua imortalidade e voltar à T-M junto com Beren não foi??

porém os numenorianos não puderam abandonar o destino dos homens.
acredito eu que foi porque estavam já muito longe de Elros, muitas gerações haviam passado. Ou talvez porque seus corações estivessem afastados de Iluvatar.

ou, se pensarmos desse jeito, Elros se casou com uma humana (me corrijam se estiver errado) e Elrond com uma da raça elfica. os seus primeiros filhos ainda teriam um pouco da outra raça, mas apenas os primeiros.
imagino que se Arwen não fosse filha de Elrond, mas estivesse muitas gerações abaixo em sua linhagem, ela não poderia escolher o seu destino também. assim como os numenorianos, que pouco a pouco perdiam o sangue élfico em suas veias..

Acredito nisso também, vai ver com o tempo, misturas genéticas também (?), poderia diminuir esse aspecto de escolher ou não a que raça pertencer...
 
Hoje mesmo me foi questionado se os filhos de meio-elfos poderiam escolher a que raça pertencer. Penso que a raça dos filhos estaria subordinada a escolha dos pais, mas alguns amigos não concordaram comigo. Lendo o tópico, porém, não ficou totalmente claro para mim. Afinal, a raça dos filhos de meio-elfos está subordinada a escolhida por seus pais ou a eles é permitido escolher?

Desculpem-me pela ignorância, mas permaneci confusa a respeito desse assunto s:
 
Acho que em algum lugar do Silmarillion fala a respeito disso!
Se eu não me engano os Meio-Elfos podem decidir pelo seu destino. Podem escolher morrer como a raça dos homens, ou continuarem imortais junto aos Elfos.
 
Me refiro aos filhos dos meio-elfos...por exemplo:

se um meio-elfo optou por ser da raça humana seu filho seria humano ou teria possibilidade de escolher?

Eu acreditava que a raça dos filhos, nesse caso, estaria subordinada a dos pais, porém, depois de tudo o que andei a ouvir, estou confusa, err.
 
Me refiro aos filhos dos meio-elfos...por exemplo:

se um meio-elfo optou por ser da raça humana seu filho seria humano ou teria possibilidade de escolher?

Eu acreditava que a raça dos filhos, nesse caso, estaria subordinada a dos pais, porém, depois de tudo o que andei a ouvir, estou confusa, err.

Depende, se o meio elfo que na verdade é um elfo do mesmo jeito que outro, e se ele casar com um elfa, os seus filhos serão da raça élfica.

Exemplo: os próprios filhos de Elrond.
 
Dos casos que conheço os filhos sempre seguem a opção que o meio-elfo escolheu. Por exemplo, como Elrond escolheu ser elfo os seus filhos foram obrigados a ser elfos, como Elros escolheu ser homem seus decendendes foram forçados a serem homens.
 
Povo

fato incontestável: se um meio elfo escolhe o destino dos Homens seus filhos não serão meio elfos, serão HOMENS. Sem chance de escolher.

Está no Silma, procurem direitinho...


(PS: nossa fazia uma cara que eu não vinha pra cá postar!)
 
Só pra completar caso reste dúvidas.

Arwen.

Pq ela pode escolher? Seria ela "meio-elfa",a final é filha de Elrond Meio Elfo!

Não. Funciona assim: quando Elrond escolheu seguir como Elfo ele ficou "elfo 100%", logo seus descendentes são "100% elfos".

A Arwen não "virou" humana; oq eu ela fez foi aceitar que seu amor por Aragorn era tão grande que ela RECUSA ir pra Valinor junto com os outros. No fim ela vai e pode até ter morrido (abandonado o hroa) de tristea, não sabemos.

Mas ela NÃO TEVE ESCOLHA
 
Só pra completar caso reste dúvidas.

Arwen.

Pq ela pode escolher? Seria ela "meio-elfa",a final é filha de Elrond Meio Elfo!

Não. Funciona assim: quando Elrond escolheu seguir como Elfo ele ficou "elfo 100%", logo seus descendentes são "100% elfos".

A Arwen não "virou" humana; oq eu ela fez foi aceitar que seu amor por Aragorn era tão grande que ela RECUSA ir pra Valinor junto com os outros. No fim ela vai e pode até ter morrido (abandonado o hroa) de tristea, não sabemos.

Mas ela NÃO TEVE ESCOLHA

Você está certo, e é como eu tinha dito no meu post anterior:

Pelo que eu entendi de sua pergunta, foi o próprio Ilúvatar que concedeu a permissão a Elrond e Elros de escolherem a qual raça pertencer. Mas a concessão foi intermediata pelos Valar.
Esse termo meio-elfo na verdade não quer dizer nada, pois na prática Elrond era um elfo puro quando escolheu pertencer a esta raça.

Já Elros se tornou um homem puro quando da escolha de pertencer a raça dos homens. Mas vale ressaltar que ambos os irmão embora fossem de raças diferentes depois da escolha, ambos tinham na composição genética, traços ou características tanto de homem quanto de elfo, masmo assim, Elros = homem (100%) e Elrond = Elfo (100%), ou seja, no quesito a essência do espírito e alma.

Agora Elring quando você perguntou isso:
O espírito humano só poderia escolher, quando da permissão de Ilúvatar como ocorreu com os filhos de Ëarendil.

Elrond, meio-elfo se tornou elfo 100% quando escolheu ser dessa raça. O termo, ou a expressão Meio-Elfo, foi apenas uma forma de "Clichê" ou "Jargão" (não sei bem o emprego certo) de como as pessoas o chamava.


A mesma coisa se aplica a Elros, escolheu ser da raça humana, portanto, era ela 100% humano. Se ele tivesse escolhido ser da raça élfica, então ele e seu irmão seriam ambos 100% elfos.

Isso é muito simples :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo