• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Meio-elfo,ou humano total????

Azaghâl

Usuário
Bom gente,eu num sei se já perguntaram isso mas eu keria saber uma coisa

O Dior é filho da Lúthien como Beren.Como ele nasceu só depois de Lúthien e Beren terem retornado do palácios de Mandos, e Lúthien ser transformda numa Edain eu keria saber,isso torna o Dior um humano 100% humano,ou mesmo a Luthien tenfo virado humana ele é meio-elfo,já que o sangue eflico ainda corria nas veias de Luthien? :o?:
 
Valeu Fëaruin Alcarintur,da p´roxima vez eu do mais uma procurada antes de criar um tópico só pra isso :)
 
No "Diga Amigo e Entre", você pode criar tópicos para sanar suas dúvidas, raramente um é trancado :wink:
 
Claro... nesse caso eu realmente aconselho a ler o tópico pois é uma ótima discussão.

Não se preocupe em criar tópicos já existentes no Diga Amigo... ele serve pra isso mesmo.

No caso de Dior a discussão é um tanto complexa e eu não quis postar minha opinião aqui.

Vou fazer uma mea-culpa... não li o tópico q o Fearuin postou... mas assim, sem discutir creio que Dior era um humano. Isso pq ele nasceu apenas depois que Luthien já tinha optado por compartilhar do mesmo destino de Beren.
 
Fingolfin disse:
creio que Dior era um humano. Isso pq ele nasceu apenas depois que Luthien já tinha optado por compartilhar do mesmo destino de Beren.
igual aos filhos de Elros?
 
igual aos filhos de Elros?
Suponho que sim, mais não pelo fato de que Elros era meio-elfo e escolheu ser humano. Lúthien era um caso a parte, ela era uma elfa 100%, praticamente. Foi por causa dos valar que virou mortal, e a partir dessa decisão seus filhos são (ou deveriam) tratados como filho de uma humana.
 
Sim... por causa dos Valar... mas a decisão foi de Eru... nesse tipo de decisão só Iluvatar pode interferir.
 
Eu não sei se vcs quiseram dizer isso, mas eu acredito q Dior seja um meio-elfo (assim como Imahril de Dol Amorth). Mas que não foi "agraciado" com o dom da escolha. Assim ele ele crescia como um humano, porém mais belo e um pouco mias longuevo do que o normal, e com algumas caracteristicas elficas, como ser imberbe por exemplo (diferente dos descendentes de Elros).
 
Proview disse:
Eu não sei se vcs quiseram dizer isso, mas eu acredito q Dior seja um meio-elfo (assim como Imahril de Dol Amorth). Mas que não foi "agraciado" com o dom da escolha. Assim ele ele crescia como um humano, porém mais belo e um pouco mias longuevo do que o normal, e com algumas caracteristicas elficas, como ser imberbe por exemplo (diferente dos descendentes de Elros).
Imarahil não era meio-elfo. Ele era filho de pai e mãe humanos; logo, ele era humano. Ele era, isso sim, de uma linhagem que se iniciou com um meio-elfo.
 
O caso de Dior é muito específico, não dá para ser comparado ao dos filhos de Elros, por exemplo.

Essa questão, de meio-elfo ou não, é muito mais uma questão espiritual, até mística, do que biológica; tá certo que Lúthien concebeu Dior depois de voltado como uma mortal, mas ela não era mortal; não em essência. Eu discordo que Dior deva ser tratado como humano; que ele era mortal eu não tenho dúvidas, mas não acho que ele possa ser considerado humano. O caso de Lúthien (e, por conseguinte, Dior) é muito específico.

A gente pode fazer uma ponte com o caso de Tuor, que veio e ter o mesmo destino que os Elfos e se juntou aos Noldor, como uma compensação pela "perda" de Lúthien (o Tolkien diz isso nas Letters). O destino dele é separado do destino do outros homens, mas isso não relega o fato de que, em essência, em primordial, Tuor é um homem; é uma coisa meio esquisita de dizer, mas seria algo no sentido de: Tuor é um homem imortal e Lúthien uma elfa mortal. Se fosse um caso como o de Elros, por exemplo, eu concordaria sem pestanejar que Dior era humano, mas o problema é que o caso é por demais específico; é filho de Lúthien, que escolheu voltar como mortal só por não ter outra maneira de ficar com Beren, e Beren, o homem que voltou da morte; isso não é pouca coisa não pessoal.

Na verdade, acho que, melhor que considerar Dior meio-elfo ou homem, a gente tem que considerá-lo "filho de Beren e Lúthien". :roll:
 
Lúthien tornou-se mortal, isso é fato. Mas nem por isso ela deixou de ser filha de uma Maia com um Elfo. Ela continuou sendo elfa, mas uma elfa que compartilhou do destino dos homens. Assim, Dior sendo filho de Lúthien e Beren, acredito que ele seja meio-elfo mesmo.
 
Charlie Brown disse:
Proview disse:
Eu não sei se vcs quiseram dizer isso, mas eu acredito q Dior seja um meio-elfo (assim como Imahril de Dol Amorth). Mas que não foi "agraciado" com o dom da escolha. Assim ele ele crescia como um humano, porém mais belo e um pouco mias longuevo do que o normal, e com algumas caracteristicas elficas, como ser imberbe por exemplo (diferente dos descendentes de Elros).
Imarahil não era meio-elfo. Ele era filho de pai e mãe humanos; logo, ele era humano. Ele era, isso sim, de uma linhagem que se iniciou com um meio-elfo.
Realmente, foi um pequeno deslise :doh:
Mas eu só quis comparar as caracteristicas físicas de Dior com as de Imahril.
 
Hum, olhando o que o pessoal disse...
Dior seria um humano, e tem o destinho como tal. Acontece que ele vive mais e tem algumas carterísticas físicas dos elfos. Seria uma espécie de Elros, com excessão da escolha de meio-elfo,
 
Assim como o Fëaruin, acredito que Dior seja um meio-elfo.

À Lúthien foram dadas as opções de ir pra Valimar e lá permanecer até o final dos tempos e a de voltar para a Terra-média. Nesse caso, ela se tornaria mortal, e após sua "segunda morte" deixaria o mundo para sempre.

Eu interpreto que ao escolher a segunda opção, Lúthien não deixou de ser elfa, pois sua essência não foi mudada, apenas o foram o seu destino e tempo de vida, que foram diferentes dos do resto de seu povo, e iguais aos dos homens.
 
Meio-elfo. Ele é assim chamado em várias oportunidades nos HoME, inclusive como um "sobrenome" (como Elrond): Dior Halfelven. Por exemplo:

HoME11 disse:
497. Dior Halfelven weds Lindis of Ossiriand.

É lógico que precisamos diferenciar entre Meio-elfos ANTES de Earendil e DEPOIS dele.
 
Acho que antes de mais nada é preciso saber qual é o aspecto do "ser meio-elfo" que nos interessa. O Deriel disse bem, Dior era chamado Meio-elfo, e acertadamente ele tomou um trecho do HoME 11 para afirmar isso, ao invés de citar o Silma, poupando-nos de discutir até que ponto a citação seria canônica.

Agora vejam só, Dior era chamado meio-elfo. Elrond também era (SdA Apêndice A). O destino dos dois era igual? Acho que não, pois como os demais acredito que Dior era mortal, assim como seu pai e sua mãe o eram também. Infelizmente acho que não temos sequer um texto do Tolkien em que ele tenha dito qual era o status da mortalidade do Dior, não pelo menos considerando a situação descrita no Silma, com Beren mortal e Lúthien tornada mortal.

E não consigo ver onde que há alguma diferença importante entre os meio-elfos antes e depois de Eärendil. Qual seria essa diferença? A única coisa em que eu consigo pensar é que os meio-elfos descendentes de Eärendil teriam passado a constituir uma espécie de clã depois dele; mas isso nem mesmo definia qual o status da mortalidade deles.
 
Eu acho que os meio-elfos da casa de Eärendil constituem uma excessão ao resto; não questões generalizantes, eles devem ser desconsiderados.

Eu acho que por ser meio-elfo a gente não deve considerar só o aspecto biológico, mas sim, e principalmente, o aspecto místico da coisa toda, e daí, eu acho que é bastante aceitável considerar o rapazola como meio-elfo.
 
Aspecto biológico você quer dizer o status da mortalidade, ou seja, se o moçoilo é mortal ou imortal? Eu concordo contigo, Fëa. O que a gente tem que ter cuidado é com o que o termo meio-elfo quer dizer, na verdade.

Vejam só. Sabemos agora que Dior era meio-elfo. Dior podia ser imortal? Eu acho que ele não podia. Então a gente tem um exemplo de meio-elfo mortal aqui. E Aragorn, será que ele é meio-elfo também? Por esse critério usado no caso do Dior, sim, pois no Apêndice A do SdA se diz que com o casamento dele e de Arwen os dois ramos dos meio-elfos foram unificados. E o mesmo vale para todos os descendentes de Elros; todos eles eram meio-elfos de acordo com o mesmo raciocínio. Vocês vêem então que a classe dos meio-elfos contém figuras bem diferentes umas das outras, mortais misturados com imortais por exemplo, não é?

Edit: não que eu discorde de que Aragorn por exmeplo seja considerado meio-elfo por esse critério. Mas quando a gente começa a pensar assim, ser meio-elfo parece uma coisa bem mais geral do que normalmente se pensa. É preciso ter cuidado com algumas suposições, como por exemplo a de que eles tinham direito a serem imortais, que o povo normalmente toma em conta.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo