• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Meia Xícara de Café] Pecados Capitais na Literatura - Gula

kika_FIL

Usuário
Continuando (ainda que tardiamente) a série dos pecados capitais, convidamos vocês a mais um

meia-xicara-de-cafe-177.jpg


MEIA XÍCARA DE CAFÉ - PECADOS CAPITAIS NA LITERATURA

O tema da vez é Gula! então, queremos saber de vocês, quem são os livros, autores, citações mais gulosos!1

Como no caso da Avareza, a ideia é postar os textos mais legais no blog, claro, com a devida permissão de vocês

Desculpamo-nos amargamente pela demora....

Palazo&Kika Corp
 
HAHAHAHAHA~ MAGALI! :D

Vale ou não?

Ah, tem aquele do LFV também. Não li, mas pelo nome... ~^ Clube dos Anjos - Gula.
 
Uai Vale....

E o Livro do LFV é fantástico nesse item em específico...aliás...ele tem outro, chamado Mesa Voadora, que é um convite à Gula
 
Bom, de cabeça só consigo me lembrar do Duda Dursley, da série do Harry Potter. Ah, sim, não dá para esquecer do Porquinho, do livro O Senhor das Moscas, de William Golding. Embora ele passe uma bela parte do livro passando maus e famintos bocados, ele fala bastante sobre guloseimas e tudo mais, e na primeira oportunidade que aparece, devora o que lhe vem pela frente vorazmente.
 
Me lembro agora de Chocolate, e Cinco quartos de laranja da Joanne Harris e também de Como água para chocolate da Laura Esquivel. Todos são relacionados com comida e inspiram a gula em cada linha!
 
Falando em personagens me lembrei de Grover da saga Percy Jackson e os Olimpianos. Ele sempre está falando de comida e comendo os mais diversos materiais.
 
Grover é curioso, pq não come propriamente comida mas a gula do personagem é evidente por latas e outras coisas curiosas...

Um personagem que lembro bem é Pierre Arthens, do romance "A Morte do Gourmet" de Muriel Barbery. Pierre é um crítico culinário que ao descobrir que está a beira da morte faz uma busca silenciosa e de meditação em busca do gosto perfeito. Não há o pecado explícito no personagem, mas a viagem através dos sabores carrega o pecado implícito em cada linha, em cada sabor provado, em cada delícia proferida e degustada pelo protagonista.
Podemos pensar que este é o avesso da Gula, uma vez que enxergamos ela sempre com olhos gordos. Mas penso que todo crítico culinário prática a gula como sua profissão, a tal ponto que é capaz de dispensar a ingestão do alimento, mas jamais o sabor do mesmo.
 
[align=justify]Lembrei do Duda Dursley, primo do Harry Potter que ganha até um rabo de porco por conta da gula.
E de um livro chamado "Papel manteiga para embrulhar segredos" Cristiane Lisbôa que é bem especial porque é todo narrado por cartas entre uma moça e sua bisavó, a guria foge de casa para poder cozinhar, a mãe é feminista até o último sutiã queimado na fogueira e proibe a filha de cozinhar, é bem legal, ver a guria descrevendo para bisa as sensações que emanam da comida![/align]
 
Um caso da ficção científica, cuja descrição lembro de me ter revirado o estômago, é o Barão Harkonnen, de "Duna". A propósito, acho que ele seria um exemplo adequado para todos os pecados capitais... Ele é o máximo da vileza, e sua caracterização parece ter inspirado muitos vilões que se seguiram.

O Barão se moveu para fora e para longe do globo de Arrakis. Enquanto emergia das sombras, sua figura ganhava dimensões - grosseira e imensamente obesas. E com sutis saliências sob as dobras de suas vestes negras revelando que toda essa gordura era parcialmente sustentada por flutuadores portáteis acoplados a sua carne. Poderia na realidade pesar duzentos quilos-padrão, mas seus pés não carregariam mais do que cinquenta deles.
"Estou com fome", estrondeou o Barão, e esfregou seus lábios salientes com uma mão repleta de anéis, e encarou abaixo Fey-Rautha através de olhos envoltos em dobras de gordura. "Peça comida, meu querido. Comeremos antes de nos retirarmos."
 
Poooxa gente, Magali! Afinal, todo mundo já leu um gibi da Turma da Mônica, e quando eu era pequena, achava engraçadíssima a Magali, com a sua comilança e sem engordar, enquanto a Mônica era mais gordinha! ;D
 
Anne! disse:
Poooxa gente, Magali! Afinal, todo mundo já leu um gibi da Turma da Mônica, e quando eu era pequena, achava engraçadíssima a Magali, com a sua comilança e sem engordar, enquanto a Mônica era mais gordinha! ;D

A realidade da Magali é sonho de muita gente por aí, comer sem engordar (o/)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo