1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

[Meia Xícara de Café] Pecados Capitais na Literatura - Gula

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por kika_FIL, 14 Abr 2010.

  1. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    Continuando (ainda que tardiamente) a série dos pecados capitais, convidamos vocês a mais um

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    MEIA XÍCARA DE CAFÉ - PECADOS CAPITAIS NA LITERATURA

    O tema da vez é Gula! então, queremos saber de vocês, quem são os livros, autores, citações mais gulosos!1

    Como no caso da Avareza, a ideia é postar os textos mais legais no
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , claro, com a devida permissão de vocês

    Desculpamo-nos amargamente pela demora....

    Palazo&Kika Corp
     
  2. LucasCF

    LucasCF Usuário

    HAHAHAHAHA~ MAGALI! :D

    Vale ou não?

    Ah, tem aquele do LFV também. Não li, mas pelo nome... ~^ Clube dos Anjos - Gula.
     
  3. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    Uai Vale....

    E o Livro do LFV é fantástico nesse item em específico...aliás...ele tem outro, chamado Mesa Voadora, que é um convite à Gula
     
  4. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    Bom, de cabeça só consigo me lembrar do Duda Dursley, da série do Harry Potter. Ah, sim, não dá para esquecer do Porquinho, do livro O Senhor das Moscas, de William Golding. Embora ele passe uma bela parte do livro passando maus e famintos bocados, ele fala bastante sobre guloseimas e tudo mais, e na primeira oportunidade que aparece, devora o que lhe vem pela frente vorazmente.
     
  5. Os Hobbits são gulosos.

    Bilbo é um guloso e tanto.
     
  6. Mi Müller

    Mi Müller Usuário

    Me lembro agora de Chocolate, e Cinco quartos de laranja da Joanne Harris e também de Como água para chocolate da Laura Esquivel. Todos são relacionados com comida e inspiram a gula em cada linha!
     
  7. Como água para chocolate é pura gula.
    Aliás, se bem me lembro, existe até um capitulo sobre isso.

    Um dos meus livros preferidos.
     
  8. Marcileia

    Marcileia Usuário

    Falando em personagens me lembrei de Grover da saga Percy Jackson e os Olimpianos. Ele sempre está falando de comida e comendo os mais diversos materiais.
     
  9. Ashe

    Ashe Usuário

    O Título e a Capa de Melancia - Marian Keyes me trazem uma fome... XD

    Pareeei :pipoca:
     
  10. Palazo

    Palazo Mafioso Literário

    Grover é curioso, pq não come propriamente comida mas a gula do personagem é evidente por latas e outras coisas curiosas...

    Um personagem que lembro bem é Pierre Arthens, do romance "A Morte do Gourmet" de Muriel Barbery. Pierre é um crítico culinário que ao descobrir que está a beira da morte faz uma busca silenciosa e de meditação em busca do gosto perfeito. Não há o pecado explícito no personagem, mas a viagem através dos sabores carrega o pecado implícito em cada linha, em cada sabor provado, em cada delícia proferida e degustada pelo protagonista.
    Podemos pensar que este é o avesso da Gula, uma vez que enxergamos ela sempre com olhos gordos. Mas penso que todo crítico culinário prática a gula como sua profissão, a tal ponto que é capaz de dispensar a ingestão do alimento, mas jamais o sabor do mesmo.
     
  11. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    Lembrando que a gula nem sempre se define por comida... (só um up aqui...)
     
  12. Mi Müller

    Mi Müller Usuário

    [align=justify]Lembrei do Duda Dursley, primo do Harry Potter que ganha até um rabo de porco por conta da gula.
    E de um livro chamado "Papel manteiga para embrulhar segredos" Cristiane Lisbôa que é bem especial porque é todo narrado por cartas entre uma moça e sua bisavó, a guria foge de casa para poder cozinhar, a mãe é feminista até o último sutiã queimado na fogueira e proibe a filha de cozinhar, é bem legal, ver a guria descrevendo para bisa as sensações que emanam da comida![/align]
     
  13. Gigio

    Gigio Usuário

    Um caso da ficção científica, cuja descrição lembro de me ter revirado o estômago, é o Barão Harkonnen, de "Duna". A propósito, acho que ele seria um exemplo adequado para todos os pecados capitais... Ele é o máximo da vileza, e sua caracterização parece ter inspirado muitos vilões que se seguiram.

     
  14. Aline Guiotti.

    Aline Guiotti. Usuário

    Poooxa gente, Magali! Afinal, todo mundo já leu um gibi da Turma da Mônica, e quando eu era pequena, achava engraçadíssima a Magali, com a sua comilança e sem engordar, enquanto a Mônica era mais gordinha! ;D
     
  15. Marcileia

    Marcileia Usuário

    A realidade da Magali é sonho de muita gente por aí, comer sem engordar (o/)
     

Compartilhar