• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Meia entrada

Quanto ao passe livre eu concordo que estudantes de escolas públicas tem que ter meia.
Na realidade do nosso país... onde milhares de famílias recebem salário minimo ou pouco mais que isso... imagina se gastar em media 60 reais por criança em um mês ?!!

A evasão escolar seria enorme.

Nesse caso os onerados seriam o povo... e não as empresas milhonárias de transporte público. Que além de cobrar caro de mais não prestam um serviço de qualidade satisfatória.

Pois é, é bem disso que eu estava falando.

Agora, fazendo as contas: Se eu pagasse uma passagem inteira que aqui em Recife custa R$ 1,75*5/d*20d úteis = R$ 175,00.
Então, é um valor considerável para mim, que trabalho só para suprir minhas necessidades, um furo no orçamento, imaginem aí pra quem tem mais de um filho para manter na escola e vive com esse grande salário mínimo?? Não tem como, não é viável mesmo.

Enfim, o que precisa é regulamentar, fiscalizar e não acabar, porque os prejuízos seriam bem maiores e como sempre a maioria da população é quem vai sair perdendo.
 
Não to nem entrando no mérito se passe livre tem que ter ou não, fica claro que tem que ter. Mas o custo não pode cair sobre as empresas de onibus.
 
De qualquer maneira... tem que ver se é verdade todo esse prejuizo que as empresas falam ter por causa do passe livre.
Eu duvido muito... até porquê... dependendo da hora, os onibus ficam que nem lata de sardinha, e ninguem deixa de entrar... mesmo que fique esmagado.

Se o lucro deles for tão esmagador quanto eu imagino, eu acho que o peso tem que cair sobre eles sim... até porque a tarifa cobrada é um absurdo. Principalmente nas maiores cidades do país.

Eu, particularmente, estou revoltado de ter que pagar 2,10 em passagem aqui no Rio.
 
Não to nem entrando no mérito se passe livre tem que ter ou não, fica claro que tem que ter. Mas o custo não pode cair sobre as empresas de onibus.
Não mesmo. Isso é um gasto que o governo tem que ter.
Aliás alguns nem coloriam como gastos e sim direito já que vários de nossos impostos tem como premissa o desenvolvimento escolar e o transporte escolar está englobado.
 
Não to nem entrando no mérito se passe livre tem que ter ou não, fica claro que tem que ter. Mas o custo não pode cair sobre as empresas de onibus.
Aqui em JF todos os estudantes pagam a passagem integralmente (e custa R$ 1,75 também), não existe nem o meio passe.

Mas a meia entrada sempre funciona. Nunca vi essa coisa de ter uma "cota" de meia entrada.
 
Só abrindo um parênteses: em Vinhedo a prefeitura paga vans da Rápido Luxo Campinas pra levar estudantes de faculdade (e curso técnico se não me engano), necessitados ou não, pra Campinas, Itatiba, Piracicaba e São Paulo (que eu me lembre).

Quando não tem van pra cidade onde você estuda ou os horários não batem eles dão os passes.

Pelo menos isso; a tributação é alta viu.


Mas enfim, eu vou ao Procon correr atrás da "minha metade" do ingresso. Ou pelo menos dar um trabalho à produtora do show ou sei lá quem são os responsáveis.
 
Última edição:
Sei lá, né? As reações sao extremistas quando pesa no bolso. :lol:

Enfim, eu sou totalmente contra a meia entrada (embora enquanto esteja na lei eu acho que deva ser cumprida integralmente pelos estabelecimentos). Eu não acho que as casas devam ser oneradas pelo governo por causa de estudantes.

É a mesma coisa com reação ao passe livre dos estudantes nos ônibus. Não acho que as empresas tenham que arcar com as despesas de levar estudantes de graça. Quem tem que pagar por isso é o governo, que deveria entrar com o valor (e nesse caso, com meia entrada) ao invés de simplesmente jogar nas costas da empresa. Não faz sentido, saca?


as empresas são resarcidas com o dinheiro ou com abatimento de impostos , agora você sabe como é o governo... por isso da briga
 
Alguns escrarecimentos

No Brasil, não é nenhuma novidade o direito de muitos ser contestado pela ganância de poucos. É assim contra os assentados da reforma agrária, contra os assistidos por programas sociais do governo, contra os beneficiados pelo Pro-Uni e, os estudantes alcançados pelo direito a meia passagem e meia entrada.
O problema perpassa ainda pela questão da legitimidade de entidades estudantis, que por veses são apenas entidades confeccionadoras de carteirinhas de estudante e, não representam e, nem lutam pela manutenção de direitos já adiquiridos ou a conquistas de novos. Ao invés disso apenas entram dentro da ordem capitalista (como citado por Estrela da tarde) do lucro, com a maior quantidade de estudantes tirando essas carteiras, o que significa menor fiscalização de quem tem o direito real ou não a tal benefício.
O governo é o único responsável pela bagunça que virou essa questão. Na verdade o senador Marco Maciel é o verdadeiro responsável, já que, quando vice-presidente da república instituiu em 2001 uma medida próvissória que retirava da UNE o monopólio da confecção das carteiras de identidade estudantil, com a desculpa de implementar a livre concorrência. Só que esqueceu esse senhor que a carteira de estudante não é algo mercantil e, sim um acesso a benefícios. Logo deveria o próprio governo não só quebrar o monopólio, mas regulamentar de uma vez por todas estes benefícios, assim como é nos casos do livre acesso dos idosos, PM, carteiros e deficiêntes físicos e mentais.
Quanto aos custos advindos das meias entradas e meias passagens, eles são repassados para os demais cidadãos que pagam inteira, logo não justifica a alegação de prejuízos.
Julgo ser mal caratismo ou no mínimo covardia de quem barra ao estudante o direito aos benefícios aqui debatido. Pois se hexistem reivindicações, que sejam feitas em fórum adequado e, não na fila do cinema e se tem alguém a ser contestado é o estado e, não o estudante que por vezes ver o seu direito de cidadão ser usurpado de forma vexatória sem ter na maioria das situações a quem recorrer.
 
Não sei se é legal, mas aqui em Volta Redonda os cinemas e os shows não têm meia, quer dizer, só tem meia.

Eles fazem o seguinte: todo mundo paga meia, mas jogam o preço lá em cima, se comparar com os preços das cidades vizinhas, a "meia" daqui é a inteira de lá. O povo ainda acha maior barato. Olha que legal aqui todo mundo paga meia, etc...
 
Eles deviam deixar entrar com meia entrada quem doasse sangue. A carteirinha valeria por 6 meses, universalizaria o benefício e assim todos ganhariam :beam:
 
Eles deviam deixar entrar com meia entrada quem doasse sangue. A carteirinha valeria por 6 meses, universalizaria o benefício e assim todos ganhariam :beam:

Essa idéia é boa.

Só preciso ganhar uns 4kgs para poder doar. ¬¬ (e essa é a coisa mais fácil, né? boa sorte para quem teve hepatite, portadores do hiv etc membros da igreja não-lembro-qual-que-não-pode-doar-sangue, temerários à agulha etc) :roll:

Achei a idéia boa, mesmo, contudo deveria haver alternativas tão solidárias quanto esta.
 
Essa idéia é boa.

Só preciso ganhar uns 4kgs para poder doar. ¬¬ (e essa é a coisa mais fácil, né? boa sorte para quem teve hepatite, portadores do hiv etc membros da igreja não-lembro-qual-que-não-pode-doar-sangue, temerários à agulha etc) :roll:
Só que quem teve hepatite, portadores do hiv etc Testemunhas de Jeová, temerários à agulha etc podem acabar sendo salvos com o sangue que foi doado. Se uma vida dessas for salva já vai ter valido a pena.
 
Só que quem teve hepatite, portadores do hiv etc Testemunhas de Jeová, temerários à agulha etc podem acabar sendo salvos com o sangue que foi doado. Se uma vida dessas for salva já vai ter valido a pena.

Você quer dizer que eles não poderiam pagar meia mesmo? Fala sério, andradino! Até eu, que não estou em nenhuma das situações mais chatas, estou me sentindo ofendida.

Sugira-me uma forma alternativa, vá!
 
Você quer dizer que eles não poderiam pagar meia mesmo? Fala sério, andradino! Até eu, que não estou em nenhuma das situações mais chatas, estou me sentindo ofendida.
Você tá ofendida por que as chances de você não ser salva por falta de sangue nos Bancos de Sangue vão diminuir consideravelmente?
 
Você tá ofendida por que as chances de você não ser salva por falta de sangue nos Bancos de Sangue vão diminuir consideravelmente?

Não, pq vc não está dando alternativa para pessoas que não se encaixam no perfil de doador de sangue. Você poderia simplesmente dizer "Se estas pessoas doarem um livro ou alimentos ou roupas em determinada quantia que as faça ter também esta carteirinha válida por 6 meses etc". Nada de mais, só uma alternativa.

E eu sei que você doaria sangue pra mim :obiggraz:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo