1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Mecanicismo

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Vinci, 21 Dez 2002.

  1. Vinci

    Vinci Usuário

    O que vocês pensam sobre o mecanicismo convicto, que podemos notar em Descartes?
    Os animais são movidos por um mecanicismo intuitivo (instinto)?
    A natureza é mecânica em si?
     
  2. Vinci

    Vinci Usuário

    Mecanicismo
    Sim, é desconfortável pensar que somos mecânicos. Autômatos. Isto seria totalmente contra a existência da tão falada parte espiritual do corpo, a alma.
    Mas se o mecanicismo convicto for levado a sério - como eu levo -, então chegaremos rápidamente a conclusão de que a alma e pensamentos são uma constante de raciocínios rápidos.
    Os animais são uma parte que me fazem discordar um pouco do mecanicismo. Se eles fossem todos iguais, de corpo e alma, isto não seria desaprovado, ou então até mesmo, perturbador.
    Uma série de vivências pré (que são as vivências que formam o sistema mecanicista do cérebro) determina o que nosso cerebro agirá em situações cotidianas.
    Se a pessoa vive num meio neutro e tem ali as pré-vivências, o cérebro dela mecanizará as ações de forma que elas sejam neutras ou esforçadas. Esforçadas são as ações em que a pessoa altera o mecanicismo do cérebro.
     

Compartilhar