• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Me ajudem

Não sei se este é local correto para postar este pedido.
Estou procurando a transcrição de FALCÃO, segundo o site toca São Paulo " falcão (sub) - fion(fiond-) ".
É esta mesmo a transcrição, se não for alguém pode me ajudar?


 
Vc quer uma transcrição ou tradução????

Até onde sei (o que não é muito!!!) "Falcão" em Quenyá, realmente é Fion, Fiond-. Mas parece que o CT discorda disso.

EDIT: Aos Mod's, se ele qiuzer uma transcrição o melhor lugar para o tópico é no "Tengwar e outros Alfabetos Tolkienianos", se ele quer a traução o "Duvidas em quenya AQUI" do "Idiomas Tolkienianos" é o melhor lugar para o post. Dexa vê se ele responde...
 
Última edição:
Erundur, obrigado pela ajuda e me desculpe ter escrito errado.
O que eu preciso é a tradução.

Agora qual dos dois posso usar FION ou FIOND.

Vc disse que o CT discorda, qual seria a tradução que eles sugerem então, vc sabe?
 
Eu prefiro Fion. Ele não sugere uma tradução, só ressata que porvavelmente Fion, Fiond-. Seja "Pressa" e não "Falcão".

Julgo que existam, pessoas mais capazes que eu para um parecer, mas seguro.

Sugiro, em particular o Istimo e o Slicer...
 
Creio que é quase seguro (entenda-se: ou é isso ou não temos palavra para falcão; ainda, ou é isso ou Tolkien deveria ter escrito com melhor caligrafia) dizer que seria Fion mesmo.

Pressa ("haste") dificilmente teria um plural; contudo, as formas plurais Fiondi/Fioni estão aí. Outro fator que parece indicar isso, uma palavra para "haste" já é dada, no próprio Etym, mas sob a entrada GOR (Fion vem da entrada PHI).

Como tudo no Quenya, não devemos ter tanto apego, muita coisa é incerta, especialmente no Etym.

O nome de Eönwë, arauto de Manwë é uma quenyalização da forma Valarin, mas o mesmo nome tem uma forma traduzida em Quenya: Fionwë. Seria o arauto de Manwë apressado, parecido com um falcão ou é somente uma semelhança? Não sabemos.

Eu, como escolha particular, assim como HKF e Hostetter, creio que seja "falcão".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo