• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Maze runner: Prova de fogo, James Dashner

Renato Amorim

CRUEL é bom
Olá Clareanos como vão vocês? To aqui mais uma vez pra falar um pouco do segundo livro da saga Maze runner, que se chama Prova de fogo, continuação do livro Correr ou morrer. O Labirinto foi só o começo... o pior está por vir.

O livro começa exatamente no mesmo ponto onde o anterior parou, Thomas e seus amigos estão descansando no dormitório para onde foram levados depois de terem sido resgatados por ativistas que agem contra os planos do CRUEL. Porém nós sabemos que não ficará assim por muito tempo, afinal no epílogo do primeiro livro fomos avisados que a Fase 2 dos Experimentos estão prestes a começar.

Depois de superarem os perigos mortais do Labirinto, Thomas e seus amigos acreditam que estão a salvo em uma nova realidade. Mas a aparente tranquilidade é interrompida quando são acordados no meio da noite por gritos alucinantes de criaturas disformes – os Cranks – que ameaçam devorá-los vivos.

Misteriosamente todas as portas estão trancadas e os bom samaritanos que os acolheram estão mortos e pendurados no teto. Teresa também desaparece e no seu quarto encontra-se uma placa que diz: A traidora; chegando a gerar várias dúvidas entre os clareanos. Logo descobrem que eles têm que passar por mais um teste: Atravessar um deserto e percorrer dezenas de quilômetros, sem nenhuma ajuda com comida e suprimentos do CRUEL, para só assim encontrarem a cura do Fulgor.

Para sobreviver nesse mundo hostil, eles terão de fazer uma travessia repleta de provas cruéis em um meio ambiente devastado, sem água, comida ou abrigo.
Calor causticante durante o dia, rajadas de vento gélido à noite, desolação e um ar irrespirável – no Deserto do novo mundo até mesmo a chuva é a promessa de uma morte agonizante. Eles, porém, não estão sozinhos – cada passo é espreitado por criaturas famintas e violentas, que atacam sem avisar.

Manipulação, mentiras e traições cercam o caminho dos Clareanos, mas para Thomas a pior prova será ter de escolher em quem acreditar.

A perspectiva de Thomas é ainda mais aprofundada, nos mostrando o quão perturbadoras são suas dúvidas em relação a si mesmo, ao CRUEL e aos seus sentimentos por Teresa, que começam a se intensificar cada vez mais. Sim, Teresa é uma personagem muito mais intrigante neste livro do que no primeiro, e embora continue estando ausente em boa parte da história, suas atitudes aqui são muito mais intensas, fazendo com que Thomas e principalmente os leitores comecem a se perguntar se realmente conhecem sua personalidade.
Além disso, Thomas também conhece Brenda, outra personagem intrigante e que recebe um grande desenvolvimento no ato central do livro. Enquanto alguns personagens novos foram introduzidos – como o interessante Aris e seu grupo.

Muitas dúvidas surgem no desenvolver da história, porém vão sendo esclarecidas ao desenrolar da trama. Um fato interessante é que aos poucos Thomas consegue se lembrar de certas cenas de sua vida e seu contato com Teresa e o CRUEL através de seus sonhos.
Surgem situações inusitadas que acabam confundindo Thomas, deixando-o sem saber em quem realmente confiar. Ao ler o livro você decidirá se Teresa é realmente "A traidora", também passará a refletir se CRUEL é realmente bom ou não.

Já estou lendo o terceiro livro e muitas surpresas ainda estão por vir, recomendo a todos que leiam a saga Maze runner, começando pelo primeiro livro Correr ou morrer. Comentem e apresentem suas opiniões ou discussões.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo