• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Maze runner: Ordem de extermínio - James Dashner

Renato Amorim

CRUEL é bom
Olá clareanos, amigos e usuários do fórum. Estou aqui mais uma vez para falar do quarto livro da saga Maze runner. Sabemos que não é a continuação do livro anterior pois Maze runner é uma trilogia, o quarto livro conta a história 13 anos antes dos experimentos do CRUEL. O livro conta a seguinte história:

A princípio ele retrata sobre Thomas e Teresa ainda no CRUEL, antes dos experimentos, onde eles dialogam um dia antes de Thomas ser enviado ao labirinto, é meio que uma despedida, então quando chega a hora o CRUEL apaga a memória de Thomas e o leva para a caixa, onde será levado ao labirinto. A partir daí começa-se a contar a história 13 anos antes.

Antes de o CRUEL existir, antes que houvesse o Labirinto e muito antes que Thomas ingressasse na Clareira, as chamas solares assolaram a Terra e destruíram o mundo que a humanidade considerava salvo... Mark e Trina estavam lá quando tudo aconteceu, e sobreviveram. Mas sobreviver às chamas foi fácil se comparado ao que viria depois. Agora, um vírus que toma conta da mente com violência e dor se espalha por todo lugar e existe algo muito suspeito sobre sua origem. Pior ainda: ele está em mutação e as evidências sugerem que a humanidade se ajoelhará diante do caos, prevendo uma morte inevitável e assustadora. Mark e Trina estão convencidos de que existe uma maneira de salvar os poucos que restaram. E estão certos de que podem encontrá-los. Porque neste novo e devastado mundo, cada vida tem um preço. A sua também. E para alguns, você vale muito mais morto do que vivo.

Para começar, Ordem de Extermínio só deve ser lido após a trilogia, apesar de se passar treze anos antes. A trama é quase que completamente feita de cenas de luta, com muitas mortes, explosões, sangue e momentos de falta de ar (o protagonista mal respirava nas lutas). Para quem gosta de uma trama sem muita profundidade, talvez o livro seja divertido, porém eu terminei as quase 400 páginas com a sensação de que Ordem de Extermínio não acrescenta nada à série. Em defesa do livro, ele explica o início de alguns acontecimentos como as chamas solares e o Fulgor, que você passa a conhecer ao longo da trama, porém tudo isso poderia ter sido inserido em uma cena curta no epílogo de A Cura Mortal. No geral, são muitas e muitas páginas de cenas feitas para "preencher" o livro e uma trama divertida, porém inútil.

Aqui preciso parabenizar o autor, Mark definitivamente é um protagonista talvez até melhor que Thomas, sendo mais maduro e astuto, além de reagir de maneira realista a cada situação apresentada. Mark ainda é bem jovem, porém compreende rapidamente que é preciso ser firme para sobreviver em um mundo apocalíptico e nunca esquece que ele e seus amigos são a prioridade. Gostei muito dos dilemas morais do protagonista ao tentar decidir o que vale ou não arriscar sua vida.

Adorei o velho Alec, um ex-militar que parecia o Rambo e não tinha pena dos inimigos. Trina, a melhor amiga de Mark e vizinha há anos, também foi uma personagem interessante, com sua compaixão e doçura, apesar de não receber tanto espaço na trama quanto eu esperava.

Continuei sem ter muitas respostas, o que deu a impressão de que esse livro não teve utilidade. Além disso, infelizmente, a versão nacional (e a maioria das outras versões) não incluem uma cena extra, de quando Thomas e Teresa se conhecem, que é a ligação entre esse livro e o resto da série. Quando fui começar a ler pensei que descobriria mais da vida de Thomas, dos clareanos, e de muitas outras coisas do CRUEL, mas na verdade não descobri foi nada, o que me deixou com bastantes dúvidas ainda. A história não me prendeu da mesma forma que os outros livros da saga.

Apesar de tudo, é um livro interessante com diversas cenas envolventes e se você já leu os outros três, talvez valha a pena conhecer o fim da série. Espero que vcs tenham gostado e qualquer opinião podem comentar. Em breve estarei falando sobre o livro Arquivos, que seria o último livro da saga.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo