• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Matemática

Igualmente o que acontece com a Eletrônica e a Informática, os estágios iniciais da educação nessas áreas perde-se um tempo precioso esmiuçando-se o porque e como de equações e fórmulas que no meio prático são pouco usadas.

Quando você diz esmiuçamento é o que? O tanto de tempo que os professores ficam falando que V=RI ou aquele outro tempão explicando Thévenin, Norton, Maxwell, etc, ou ainda, coisas como o número de fios em um cabo em função do número de coroas?
 
Quando você diz esmiuçamento é o que? O tanto de tempo que os professores ficam falando que V=RI ou aquele outro tempão explicando Thévenin, Norton, Maxwell, etc, ou ainda, coisas como o número de fios em um cabo em função do número de coroas?

Bem, quanto à 'sagrada' fórmula V = R.I , sua utilidade e entendimento é indiscutível.

Eu falo por exemplo, as inúmeras fórmulas de escalonamento para análise de circuitos, que comem um tempo precioso do aluno, sabendo que na prática as análises são feitas em bloco e se analisa entrada e saída, pois os circuitos são feitos em blocos e são substituíveis...

Muitas das coisas "esmiuçadas" que eu mencionei são muitas das vezes passadas como curiosidade..
 
só uma questao em relacao aos odiadores de eletromagnetismo de plantao...
voces por algfum acaso ja cursaram algum curso profissionalizante de eletricista ou q
 
só uma questao em relacao aos odiadores de eletromagnetismo de plantao...
voces por algfum acaso ja cursaram algum curso profissionalizante de eletricista ou quem sabe mesmo um tecnico...pra ve a parte dificil da eletrica, como calcular quantas bobinas serao nescessaria no motor e tudo mais..
isso sim eu chamo de materia dificil, tbm a parte de instalacoes...quando vejo as coisas de colegial ate dou risada...
 
Bem, quanto à 'sagrada' fórmula V = R.I , sua utilidade e entendimento é indiscutível.

Eu falo por exemplo, as inúmeras fórmulas de escalonamento para análise de circuitos, que comem um tempo precioso do aluno, sabendo que na prática as análises são feitas em bloco e se analisa entrada e saída, pois os circuitos são feitos em blocos e são substituíveis...

Muitas das coisas "esmiuçadas" que eu mencionei são muitas das vezes passadas como curiosidade..

Eu no Ensino Médio não vi isso não. Em que escola você estuda? Vi isso de no Técnico. Bem, quando há duas fontes, a melhor análise que existe chama-se superposição. É simples, você tira uma fonte, curtocirtuita, e calcula como se fosse essa. Depois você curtocircuita essa, e calcula a fonte. Depois você pega, e correntes com a mesma direção soma, sentidos contrários subtraem. De três pra cima... use análise nodal.
Agora, dureza mesmo é Wheatstone...
 
Eu no Ensino Médio não vi isso não. Em que escola você estuda? Vi isso de no Técnico. Bem, quando há duas fontes, a melhor análise que existe chama-se superposição. É simples, você tira uma fonte, curtocirtuita, e calcula como se fosse essa. Depois você curtocircuita essa, e calcula a fonte. Depois você pega, e correntes com a mesma direção soma, sentidos contrários subtraem. De três pra cima... use análise nodal.
Agora, dureza mesmo é Wheatstone...

Ops, então foi maus... isso é cálculo de facul... mas tudo bem, é um cálculo difícil e pouco usado mesmo... a mais prática e simples é a superposição, como você mencionou. É porque o escalonamento permite detalhamentos do circuito que a superposição não explora...

Mas, se fizermos estruturas de cálculos integrais sobre as malhas combinando com a técnica de Norton/Maxwell, ainda fica mais rápido e simples.
 
Sim, é aproximadamente 9,8 mesmo, mas em exercícios costuma-se arredondar para 10.

Santa Acoxambração, Batman!

Mas 9,8m/s² pra 10m/s² é uma aproximação razoável já. Ainda mais quando se trabalha com intervalos grandes...


Não.

Tensão = resistência . corrente

Você vai aprender quando for a hora.

è que normalmente(ou eu pelo menos aprendi) usa-se a notação U=R.i.

E esse é o menor dos problemas an parte de elétrica....





Tá. Mais alguém percebeu que nós estamos falamos de física num tópico sobre matemática?
 
Última edição:
Essa matéria miserável é só a que falta pra eu concluir o curso (Física II). As matéria é eltromagnetismo mesmo, e eu to me arrasando. Vou repetir pela segunda vez se o professor não for muito bonzinho.
Ainda bem que eu já passei em Física I, II, e III e direto. :mrgreen:

Não achei Física II tão difícil. Mas também eu estudei muito e gostava da matéria.
 
Eu gosto de todos os campos da Física, menos elétrica :blah:

Sou formado em eletrônica e reconheço que no 2° grau e na faculdade nas aulas de Física ensinam justamente a parte mais chata que é calcular cargas elétricas e dezenas de cálculos reconhecidamente chatos que quase nenhum profissional de elétrica ou eletrônica JAMAIS vai usar na sua vida prática a não ser que seja um fabricante de para-raios ou projetista de cinescópios para televisores.

Existem calculos muito mais úteis, mesmo que a pessoa não queira seguir na area, mas infelizmente não ensinam e aí muitos ficam com uma impressão muito ruim.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo