• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Matemática é para meninos. É mesmo?

Quando já se tem uma noção, em nível superior, da Física básica, ou de uma boa parte dela, vale muito à pena dar uma lida no Lectures, do Feynman. É muito mais intuitivo (esse cara prezava muito a intuição) que quaisquer outros materiais a que eu já tive acesso.
 
Quando já se tem uma noção, em nível superior, da Física básica, ou de uma boa parte dela, vale muito à pena dar uma lida no Lectures, do Feynman. É muito mais intuitivo (esse cara prezava muito a intuição) que quaisquer outros materiais a que eu já tive acesso.

O que acham desse aqui?

Para nível médio, é bom? Pra pegar uma base?
 
Acredito que isso depende muito da forma que somos educados. Se te incentivarem a gostar de Matemática é claro que tu vai se dar bem na matéria.
Eu tenho uma briga antiga com Matemática:mrgreen:
No meu caso o grande problema foi uma professora que era muito arcaica e não tinha paciência com os alunos. Aí comecei a odiar a matéria.
Mas adoro Física e Química sempre me dei bem.
Então o que realmente influencia é o ambiente.
 
Acredito que isso depende muito da forma que somos educados. Se te incentivarem a gostar de Matemática é claro que tu vai se dar bem na matéria.

Gostar do que faz é importante mesmo, motiva. Agora, isso não quer dizer que quem não gosta de matemática não possa aprender, certo? Eu, por exemplo, nunca gostei. Física até gosto, mas só gostei de ter aulas de física com um professor meu do segundo grau. Na faculdade(que não foi de física), gostei de nenhum. Muita fórmula, pouca teoria. Muita atenção a análise quantitativa e pouca atenção a análise qualitativa, que acho muito mais interessante. Aliás, sou a favor do término das fórmulas de física no segundo grau.
 
Gostar do que faz é importante mesmo, motiva. Agora, isso não quer dizer que quem não gosta de matemática não possa aprender, certo? Eu, por exemplo, nunca gostei. Física até gosto, mas só gostei de ter aulas de física com um professor meu do segundo grau. Na faculdade(que não foi de física), gostei de nenhum. Muita fórmula, pouca teoria. Muita atenção a análise quantitativa e pouca atenção a análise qualitativa, que acho muito mais interessante. Aliás, sou a favor do término das fórmulas de física no segundo grau.

Depois de mais de 10 anos estudando que eu cheguei a conclusão que uma matéria pode se tornar muito chata ou não, dependendo muito da maneira e da metodologia que o professor aplica.

Me lembro no 1° grau que eu odiava português e só depois no 2° grau passei a gostar por ter tido a felicidade de ter aulas com um professor que tinha uma metodologia eficiente e de fácil assimilação a ponto de análise sintática que é algo que sempre tive uma enorme dificuldade acabei assimilando muito bem e tirando de letra com notas elevadas.

Eu sempre gostei de matemática, mas as vezes tive dificuldade com alguns temas como: cálculos literais, funções exponenciais, integral e derivada e só fui assimilar muito bem isso quando encontrei um professora que tinha uma maneira ideal de ensinar a tal ponto que até aqueles alunos bem ruins que normalmente sempre tiram zero ou pouco acima disso, conseguiam ao menos tirar o minimo necessário pra não repetirem o ano (pelo menos em matemática não levavam bomba).

Então eu acho que a metodologia do professor é muito importante. Se ele souber transmitir de uma maneira que seja realmente mais fácil dos alunos assimilarem qualquer matéria física, quimica ou história você pode até não sair amando de paixão, mas pelo menos chatas não ficam.
 
Gostar do que faz é importante mesmo, motiva. Agora, isso não quer dizer que quem não gosta de matemática não possa aprender, certo?
Com certeza, qualquer um pode aprender. Eu, por exemplo, por mais arigó que seja ainda sei alguma coisa.



Depois de mais de 10 anos estudando que eu cheguei a conclusão que uma matéria pode se tornar muito chata ou não, dependendo muito da maneira e da metodologia que o professor aplica.

Pois é. Muitas (os) professoras(es) param no tempo, não se especializam, não se reciclam. Com tantos meios diferentes pra ensinar é inacreditável que algumas continuem com pensamentos e metodologias arcaicas.
 
Eu sei que sou uma das meninas que odeia matematica.. E nem é por causa de professores, porque já tive varios bem legais, que ensinavam direito. O problema é que não entendo como essa droga pode ser exata se o professor me diz que 5 - 1= 4 + 1
QUÊ?
 
Eu conheço poucas mulheres que cursam Física ou Matemática (ou mesmo Ciências da Computação). Mas as que conheço são, em geral, muito talentosas. A área de Exatas não é só para homens, com certeza.

Li, bem por cima, comentários sobre livros de Física e Matemática e gostaria de dar a minha opinião.

Para Matemática: é indispensável um ótimo domínio do básico. Não conheço nada melhor para desenvolver uma sólida base do que a Coleção Fundamentos de Matemática Elementar, do Gelson Iezzi. São 11 volumes que abordam desde funções até fundamentos de Cálculo I, passando por Geometria, Álgebra Linear e Matemática Financeira.

Em seguida vem a Matemática "de verdade", com "sustança": um bom curso de Cálculo somado a um de Álgebra Linear e um de Álgebra Abstrata - e um de Geometria Analítica. Livros básicos para isso, que eu utilizo, são: Um Curso de Cálculo, em 4 Vols, do Luiz Guidorizzi; Álgebra Linear, do Alberto Callioli; Abstract Algebra, do David Summit; e Geometria Analítica - Um Tratamento Vetorial, do Paulo Boulos. Há, claro, muitos outros que devem ser usados, ou como livros-texto ou como livros de apoio: o Calculus do Spivak, por exemplo.

Física: experiência própria: Física de Ensino Médio é um lixo. Minha dica seria ignorar essa porcaria, focar na Matemática, aprender muito bem Cálculo e então partir para um livro de graduação, como o do Moysés Nussenzveig que, na minha opinião, é o melhor curso de Física em Língua Portuguesa - mas opiniões variam, claro. Mas a realidade é outra: no vestibular, deve-se resolver problemas de Física do EM; então, paciência: deve ser estudado. O "menos ruim" dos livros de Física do EM que eu conheço é a Coleção Fundamentos de Física, em 4 vols, do Francisco Ramalho. O resto... Blargh, rs.

Em todo o caso, eu aconselho a qualquer pessoa, leiga ou não, que queira estudar Física à fundo, o seguinte: muita Matemática (Cálculo, etc) e, então, um bom livro de Física, como o do Nussenzveig. E, claro: em algum momento peguem a coleção do Richard Feynman e leiam. Melhor ainda: seja a vossa Bíblia de Física: leiam e releiam por toda a vida. Feynman é o maior professor de Física de todos os tempos; um professor nato!


[]'s!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo