• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Massacre Urbano em Madrid

Orion

Jonas
Irracionalidade ou Ação Justificável?

20040311elpepunac_16_I_LCO.jpg


Uma organização terrorista plantou cerca de 10 bombas nos trilhos da linha ferroviária de Madrid, matando até então 199 pessoas e deixando mais de 2 mil feridas.

Esses ataques são completamente irracionais e sem sentido. Não vou entrar na discussão de o governo espanhol, igualmente burro e vendido ao imperialismo norte-americano ao apoiar a guerra, torne o ataque justificável. A negligência e a rispidez com que Bush trata as questões árabes, inclui-se aqui, ataques ao Afeganistão, barreiras comerciais muito desiguais e a própria guerra do Iraque, foram as principais causas para a presença, cada vez mais comum, desses ataques brutais e infelizes.

Muito do que vem acontecendo ultimamente é em decorrência da criação do Estado de Israel pelas forças de coalisão no pós segunda guerra. Esmagando o povo palestino em seu próprio território, os judeus, que causaram comoção em todo o mundo com os danos do Holocausto, são apontados como uma das principais causas para tais perturbações político-militares.

Os ataques terroristas aí são comuns. É a banalização da violência. É um bangue-bangue urbano, um faroeste com paus, pedras, balas e tanques de guerra.

Depois dos ataques da facção terrorista Al Qaeda as torres do World Trade Center, no fatídico 11 de Setembro, em represália aos ataques ao Afeganistão, 2 anos e meio depois, num mesmo dia 11, agora de Março, ceifam-se mais de 200 vidas em apenas alguns minutos.

A facção terrorista afirma a autoria do atentado por escrito e defende sua causa veementemente "se eles matam nossas mulheres, crianças e idosos, por que não podemos matar a deles também?" ou de um modo mais inintendível ainda para nós Ocidentais, ou ainda sim, racionais. "Deus condenou a operação ao sucesso, ele está feliz conosco". Óbvio que não devemos deixar de observar a situação do povo árabe, mas continuar manifestando este rastro de ódio e violência - orgulho para eles - é algo inaceitável.

O ideal seria uma verdadeira reforma política nos focos problemáticos do Oriente Médio, notadamente, Iraque, Israel, Palestina e Egito, além da Síria e Afeganistão. Porém, infelizmente, a superpotência unipolar que tem as rédeas do mundo atual não se apresenta disposta a coloborar com os seus soldados do passado, como o próprio Osama Bin Laden, "autor" dos ataques do 11 de Setembro e "autor" dos ataques a Espanha. Ele foi treinado pelos estadosunidenses na época da Guerra Fria, para conter o avanço soviético em 1972, quando a maioria dos países da região petrolífera iam se fechando a influência norte-americana.

Culpa-se também o ETA, movimento separatista basco que já assassinou cerca de 890 pessoas na história da luta por sua separação. O movimento prefere não se envolver. Alguns dizem que o ETA causou o massacre devido a interferências da Al Qaeda. Até então não temos o culpado pelos ataques, ou mesmo o porquê definitivo dos mesmos. Talvez nunca o teremos. Talvez o culpado seja a própria negligência e a estupidez humana. Talvez o culpado seja o progresso, ou nossas tentativas de enteder o certo e o errado.

Solução para o problema? Diálogo não existe. Só existem acusações enfurecidas e enérgicas uns contra os outros. Sentarem os líderes e participantes da problemática mundial em uma mesa burocrática? Nem pensar. Também é muito fácil culparmos única e exclusivamente os Estados Unidos. Claro que a política externa norte-americana, desde a Doutrina do Big Stick é criticada massivamente, principalmente agora, com os atentados sociais que o governo Bush vem cometendo. Acredito que um conjunto de fatores, entre eles a divisão internacional do trabalho, a política do líder unipolar (grande satã para alguns), o fanatismo cegamente seguido por muitos "religiosos" que acreditam que com morte conseguirão consagração, a própria disparidade econômica entre os países mundiais (os EUA gastam com segurança mais que a soma dos outros 25 países posteriores a ele num mesmo período) ou até a insistência das grandes corporações, alicerces do capitalismo atual, em permanecerem ativas na região do Oriente Médio.

Enquanto isso, assistimos, bestializados, a morte de centenas de civis, seja por causa política, econômica ou religiosa. O que está faltando é respeito, é conscientização.

Comentários sensatos, por favor.
 
Sinceramente? Eu gostei.

bLaCk_oRiOn disse:
A facção terrorista afirma a autoria do atentado por escrito e defende sua causa veementemente "se eles matam nossas mulheres, crianças e idosos, por que não podemos matar a deles também?" ou de um modo mais inintendível ainda para nós Ocidentais, ou ainda sim, racionais. "Deus condenou a operação ao sucesso, ele está feliz conosco". Óbvio que não devemos deixar de observar a situação do povo árabe, mas continuar manifestando este rastro de ódio e violência - orgulho para eles - é algo inaceitável.

Olho por olho, dente por dente. Nada mais justo. O problema é que nenhum lado vai ceder. Se por um lado a guerra demonstra como 'violencia só gera mais violencia', isso mesmo só gera mais e mais problemas.

Ao meu ver, não dá para culpar os grupos terroristas agora. Podemos cukpa-los pelo ataque de 11/09? Sim, pois esse fato desencadeou uma série de acontecimentos que tende a não parar tão cedo.

E acho que no final, isso só vai cansar todo mundo das guerras e desistir disso. Mas só no final mesmo, lá por 2100.
 
E acho que no final, isso só vai cansar todo mundo das guerras e desistir disso. Mas só no final mesmo, lá por 2100.
com certeza antes!!
até lá já vai ter falata de agua e talvez já tenha havido uma guerra biológica e de robos... :roll: :tsc: :aham: :disgusti:
 
Francis Drake disse:
E acho que no final, isso só vai cansar todo mundo das guerras e desistir disso. Mas só no final mesmo, lá por 2100.
com certeza antes!!
até lá já vai ter falata de agua e talvez já tenha havido uma guerra biológica e de robos... :roll: :tsc: :aham: :disgusti:

Claro, como o pessoal da década de 50 disse que estariamos em carros voadores. :clap:
 
"Olho por olho,dente por dente"...não concordo....

Um certo homem há cerca de 2000 anos atrás nos ensinou a dar a outra face.O problema é seguir esse ensinamento...

Sobre o atendado,achei terrível :( ...

Vi uma foto num jornal que mostrava pedaços de corpos espalhados,como parte do tornozelo,pés e mãos :osigh: ...

O ser humano é desprezível mesmo...
 
Vao me perdoar, e se me quiseram dar um cartao sintam se a vontade, mas so uma grande besta pode dizer que gostou de um atentado em que morreram 199 incluindo crianças e bebes.
Não vou discutir aqui politica, aqui o facto é que morreram 200 pessoas inocentes que ia trabalhar, estudar. Houve pais que perderam os filhos, filhos que perderam os pais, amigos que perderam amigos, dizer que gostou disso é ser um selvagem, gostaria de ver se gostaria que colocassem uma bomba ai no Brasil, a ver se gostava.
Sobre o caso em si, so tenho a dizer aquilo que ontem 1 milhão de pessoas gritava em Madrid: "ASSESINOS,"
 
A questão é que no final das contas quem paga pela estupidez de seus governos é sempre o lado mais fraco: o povo. A Espanha está pagando caro por ter apoiado os EUA na guerra contra o Iraque, por deixar-se vender ao imperialismo americano. Concordo que os EUA e a Espanha merecem uma "surra" bem dada, mas NÃO A CUSTO DE VIDAS INOCENTES!!!!

Elendil Senhor de Andúnië disse:
Vi uma foto num jornal que mostrava pedaços de corpos espalhados,como parte do tornozelo,pés e mãos

A estupidez humana é revoltante, me enoja. :disgusti:

Ambos os lados nesta história tem sua parcela de culpa, mas obviamente é a relutância em criar um Estado Palestino é o ponto deorigem desta história toda...culpa mais uma vez do imperialismo americano que apoia determinado país de acordo com os seus próprios interesses.

Eu não tenho esperança que isto vai acabar enquanto os EUA continuarem a bancar o "xerife" do mundo. :roll:
 
Samwise Português disse:
Vao me perdoar, e se me quiseram dar um cartao sintam se a vontade, mas so uma grande besta pode dizer que gostou de um atentado em que morreram 199 incluindo crianças e bebes.
Não vou discutir aqui politica, aqui o facto é que morreram 200 pessoas inocentes que ia trabalhar, estudar. Houve pais que perderam os filhos, filhos que perderam os pais, amigos que perderam amigos, dizer que gostou disso é ser um selvagem, gostaria de ver se gostaria que colocassem uma bomba ai no Brasil, a ver se gostava.
Sobre o caso em si, so tenho a dizer aquilo que ontem 1 milhão de pessoas gritava em Madrid: "ASSESINOS,"

Não faz diferença se é no Brasil ou na Espanha ou em qualquer parte do mundo o que ocorreu, Sam. Não da minha parte, pelo menos. De qualquer modo, foi algo horrível, isso é o que importa.
 
:clap: pra quem apoiou essa palhaçada!
Vocês perderam qualquer direito a resmungar se por ventura um pai ou uma mãe ou o filho de um de vocês virar poeira cósmica em nome de um "olho por olho dente por dente".

Observação: Matar crianças é uma forma de engajamento político? Compreendo... Gandhi fez muito mais contra o império Britânico do que Bin Laden fez contra os EUA, e isso sem dar um peteleco em ninguém. Aliás, muito pelo contrário, Bin Laden elevou a popularidade de Bush as alturas, e talvez essa palhaçada de agora em Madri tenha assegurado sua reeleição.

Eles (os terroristas) podem estar certos em lutar contra o que é injusto, o problema é o alvo da raiva deles e o despropósito das ações. É como criança que faz besteira e perde a razão, só que nesse caso vidas são perdidas no processo de aprendizado e não há adulto pra puxar a orelha da criança, pelo menos não um adulto com integridade moral para tal (o Bush não seria esse adulto... :roll: ).

ps: Terrorismo pode ser institucionalizado também. Há terrorismo palestino, há terrorismo de Estado de Israel. Há terrorismo do Al Quaeda, há terrorismo de Estado norte-americano... É engraçado como tendem a ver só um dos lados da moeda, mas bombardear Bagdah, comparado ao 11 de setembro, só diferiu no que tange a números e ao fato de que uns tem o poder econômico e a mídia ao seu lado. Ninguém está certo. Todos estão errados, sem maniqueísmos por favor.
 
Eu acho que um erro não pode justificar outro, claro que a política externa amerciana e todo o blá blá blá envolta disso causou e causa muitas mortes, e inclusive isso tá mais visível hoje em dia, tipo me parece que a hipocrisia deles está mais visível, mas não acho que um ataque desses pode ser fundamentado em nenhuma desculpa plausível :tsc:
 
A única coisa bizarra é que, da mesma maneira como ocorreu em 2001, o governo Bush estava em decadencia e sua popularidade (e reeleição) bastante ameaçada quando foi cometido o atentado.

No mínimo estranho, mas blz, se chega pra gente q é a AL Qaeda, é a Al Qaeda.
 
bLaCk_oRiOn disse:
Depois dos ataques da facção terrorista Al Qaeda as torres do World Trade Center, no fatídico 11 de Setembro, em represália aos ataques ao Afeganistão
Quem disse? Não seja tão levado pela mídia... :roll:

bLaCk_oRiOn disse:
Muito do que vem acontecendo ultimamente é em decorrência da criação do Estado de Israel pelas forças de coalisão no pós segunda guerra.
Também não é bem assim... Você não pode jogar a culpa de tudo em Israel. Se fosse, deveriamos culpar a nós mesmos, pois foi um brasileiro que aprovou a criação do Estado de Israel. Aliás, poderíamos culpar Jesus Cristo, por ter dado origem ao Cristianismo, que é uma das bases do atual Islamismo, pois se não fosse isso, não haveria conflitos no Oriente Médio.

Estou apenas dizendo que é cômodo demais justificar um ataque como esse. Ouvi até dizerem que era represália pelas Cruzadas! :doh:

Terrorismo é injustificável. Por definição ele é um ataque ao povo de uma nação pelas ações de seu governo, ao invés de ir diretamente contra o governo em si. Enquanto os autores dessa tragédia continuarem sendo covardes demais para irem atrás de quem realmente querem atingir e continuarem descontando na população inocente e indefesa, serão, aos meus olhos, homicidas.
 
Tudo bem que eles f*deram com o afeganistao e com o iraque.Mas,teve um motivo.Foi pelo 11 de setembro.Pensem bem,se não fosse o 11 de setembro,não haveria essas guerras.

Nao estou dizendo que os americanos estejam certos,ninguem esta certo.Mas,a esse ponto,nao se sabe mais quem comecou,entao,que todos calem as respectivas bocas e introduzam seus rabos entre as pernas,fala serio,eles querem paz,liberdade,justiça fazendo guerra?
 
Valeu Lukaz e Bowser.

Mentha Brandybuck disse:
Quem disse? Não seja tão levado pela mídia... :roll:

Eu não sou adepto de teorias da conspiração. Mas é óbvio que até mesmo os próprios estadosunidenses podem ter derrubado as torres.



Mentha Brandybuck disse:
Também não é bem assim... Você não pode jogar a culpa de tudo em Israel. Se fosse, deveriamos culpar a nós mesmos, pois foi um brasileiro que aprovou a criação do Estado de Israel. Aliás, poderíamos culpar Jesus Cristo, por ter dado origem ao Cristianismo, que é uma das bases do atual Islamismo, pois se não fosse isso, não haveria conflitos no Oriente Médio.

Estou apenas dizendo que é cômodo demais justificar um ataque como esse. Ouvi até dizerem que era represália pelas Cruzadas! :doh:

Terrorismo é injustificável. Por definição ele é um ataque ao povo de uma nação pelas ações de seu governo, ao invés de ir diretamente contra o governo em si. Enquanto os autores dessa tragédia continuarem sendo covardes demais para irem atrás de quem realmente querem atingir e continuarem descontando na população inocente e indefesa, serão, aos meus olhos, homicidas.

Em algum momento eu escrevi aí "porém, toda a culpa do processo é da criação do Estado de Israel?!"

Eu disse que uma das causas é a criação do Estado de Israel. E isso é fato. 80% das perturbações ocorridas no Oriente Médio atualmente são em decorrência da presença dos judeus naquela região e naquele território fictício.

Eu li sobre as cruzadas também e condordo plenamente com o último parágrafo.

Lord Meneltar disse:
Tudo bem que eles f*deram com o afeganistao e com o iraque.Mas,teve um motivo.Foi pelo 11 de setembro.Pensem bem,se não fosse o 11 de setembro,não haveria essas guerras.

Já estava previsto nas pastas do governo Bush, um ataque ao Iraque, seja com torres, seja sem torres. Causas políticas, econômicas, diplomáticas e mais outras muitas.

11 de Setembro foi pretexto. E Bush é sensacionalista. Ele quer ser o Senhor do Mundo, líder da onipotência americana. Ele não tem a mesma habilidade que Clinton, por exemplo em abafar casos tão gritantes, como a questão dos mísseis por exemplo (quem é que está falando dos mísseis agora depois do atentato a Madrid?).
 
Santo deus , tem gente apoiando este ato covarde e imbecil .
"Olho por olho dente por dente" seria de os terroristas atacassem cara a cara o exercito e naum inocentes.
Não cabe a nos dizer se o imperialismo dos EUA matam milhares de pessoas , Estados são Estados , humanos são humanos . Diferenciem. :|
Vamos parar de misturar as coisas :stop: .
"Olho por olho dente por dente" Gandhi dizia que se seguirmos esta filosofia pocos olhos sobrarão para ver o fim de nossos dias.
Que miseria a inteligencia humana ... :think: nem se posisionam nos pais dos mortos.

Se terrorista quisesse ser pau à pau , entaum que declarasse guerra , peguesse armas e ataque bases militares , não civis !
Lamentavel . :roll:
 
A atitude de apoiar uma atitude tão horrenda me enoja. Se quisessem usar o pretexto de "olho por olho, dente por dente", que jogassem uma bomba na Casa Branca (não que eu gostaria que isso acontecesse, eu só acho tudo isso uma merda, me faz sentir que o mundo onde vivo é um caos total e tudo tende a piorar).

É incrível o quanto a raça humana é podre. Lamentável mesmo.
 
Ah, fala sério... E eu pensando que ia abrir isso aqui e encontrar várias mensagens de indignação. :gotinha:

Dizer que o atentado ao WTC foi merecido é outro erro. Quem merece uma coisa dessas? Que justiça há na Lei de Talião, além de vingança e mesquinhez?

Se formos "pensar" assim, então vamos apoiar um ato terrorista do Paraguai contra nós, uma guerra de Israel promovendo a eliminação total da raça ariana, e que os índios nos matem a todos.

Francamente...
 
Sherlock disse:
Se terrorista quisesse ser pau à pau , entaum que declarasse guerra , peguesse armas e ataque bases militares , não civis !
Lamentavel . :roll:
nao se pode exigir isso, os civis sempre vao sofrer... isso aí de "ataquem bases militares" é pura teoria de algo q poderiamos chamar de "honra de guerra", se é q existe alguma honra....entao, o q quero dizer é q a teoria nunca foi aplicada e nunca será, nos proximos atentados ou conflitos podem esperar por novas barbáries... :|
 
bom, falando em midia sensacionalista, as pessoas q reclamaram da foto de capa do Globo de ontem, em q aparecia o pedaço do corpo de alguem no chao, entao nem olhem a revista Veja.... fotos grotescas só pra chamar atenção...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo