• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Máscaras usadas pelo Anonymous geram receita para Time Warner

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
O grupo hacker Anonymous se mostrou contra o governo iraniano e a Igreja da Cientologia e brevemente tirou do ar os sites da Visa, da MasterCard e de outras corporações globais.

Quando membros do grupo aparecem em público para protestar contra censura e o que veem como corrupção, eles usam uma máscara de plástico de Guy Fawkes, um inglês do século 17 que tentou explodir o Parlamento da Inglaterra.

Branca, com bochechas rosas, um sorriso largo e um fino bigode com cavanhaque, a máscara combina com os hackers porque foi usada por um anarquista que desafiou um governo autoritário em "V de Vingança", um filme produzido em 2006 pela Warner Brothers.

O que poucas pessoas sabem, entretanto, é que a Time Warner, uma das maiores empresas de mídia do mundo e controladora da Warner Brothers, detém os direitos de imagem e recebe uma taxa de licença com a venda de cada máscara.

11242626.jpeg

Manifestante veste máscara de Guy Fawkes, usada pelo grupo Anonymous, em protesto em San Francisco

Os hackers usam a máscara quando protestam em frente a prédios da Cientologia. E eles a usaram durante um curto protesto neste mês em San Francisco contra a decisão do Bart (Bay Area Rapid Transit, sistema de transporte da região) de cortar o serviço de celular para impedir um protesto dentro das estações de trem

"É um símbolo do que o Anonymous defende, a luta contra governos malignos",
disse um mascarado no protesto. O membro do grupo não quis revelar seu nome, observando que o ponto de usar a máscara é permanecer anônimo.
"Você pode pegar uma máscara e se juntar à luta, também! Mas eu fiquei sabendo que a loja de fantasias vendeu todo o estoque até sexta",
disse.

De fato, com a ajuda do Anonymous, a máscara tornou-se um dos mais populares disfarces e, de certa forma, contribuiu para os US$ 28 bilhões em receita acumulados pela Time Warner no último ano. É a máscara mais vendida na Amazon.com, na frente das máscaras de Batman, Harry Potter e Darth Vader.

"Nós vendemos mais de 100 mil dessas máscaras por ano, e é de longe a nossa máscara que mais vende",
disse Howard Beige, vice-presidente-executivo da Rubie's Costume, uma companhia de roupas de Nova York que produz a máscara.
"Em comparação, nós normalmente vendemos apenas cerca de 5.000 dos outros modelos de máscaras."
A máscara da Vendetta, vendida por cerca de US$ 6 em vários revendedores, é feita no México ou na China, disse Beige.

Beige disse que não sabia o motivo pelo qual a máscara recentemente se tornou tão popular.
"Nós apenas pensávamos que muitas pessoas gostaram do filme 'V de Vingança'. E então numa manhã eu vi uma imagem desses protestadores usando a máscara em uma matéria on-line",
disse.
"Eu rapidamente mostrei para meu gerente de vendas."

11126187.jpeg

Página de blog atribuído ao grupo Anonymous, acusado pela Sony de participar do ataque ao serviço PlayStation Network

Guy Fawkes não é muito conhecido nos EUA, exceto talvez pelo filme. Mas na Reino Unido a falha de sua trama contra o governo --ele foi sentenciado à morte-- é celebrada como um feriado, o 5 de Novembro ou Dia de Guy Fawkes, e é comemorado com fogueiras e fogos de artifício.

Embora a imagem de Guy Fawkes que pertence à Time Warner tenha aparecido em 2006, ela não assumiu a sua nova vida até muito mais tarde. Isso ocorreu depois que membros de um fórum de mensagens on-line conhecido como 4chan postaram um boneco de palitinho desenhado, conhecido como "Epic Fail Guy", entrando em uma lata de lixo e reaparecendo com a máscara.

Então, em 2008, o Anonymous a abraçou, explica Gabriella Coleman, professora-assistente do departamento de mídia, cultura e comunicação da Universidade Nova York.
"Milhares de membros saíram de trás de seus computadores e foram para as ruas protestar contra a Igreja da Cientologia",
disse.
"O Anonymous sabia que, se eles iriam se encontrar em um lugar público pela primeira vez, teriam que proteger as suas identidades. Eles inevitavelmente escolheram a máscara do 'V de Vingança' para isso".

"Havia literalmente milhares de pessoas em silêncio em frente à Igreja da Cientologia usando a mesma máscara de Guy Fawkes",
disse Coleman.
"As fotos e os vídeos que apareceram nos jornais por causa do protesto cimentaram a máscara como símbolo dos Anonymous."
A Warner Brothers não respondeu ao pedido de comentário sobre a popularidade da máscara como ferramenta dos manifestantes.

Alan Moore, o autor da revista em quadrinhos que inspirou o filme, não pôde ser encontrado para comentários, mas em uma entrevista dada para a "Entertainment Weekly" em 2008, ele expressou quão orgulhoso estava do papel da máscara nos protestos contra a Igreja da Cientologia.

"Aquilo me agradou",
disse ele.

Fonte
 
Legal o post Morfindel!

Eu só gostaria de discutir e ouvir mais opiniões sobre os Anons. Se é correto chamá-los de hackers ou mesmo de grupo, pois pelo que eu sei são mais como uma coletividade, mas também tenho conhecimento dos ataques. A Globo.com adora chamá-los de hackers como se fossem vilões e as entidades que eles atacam as vítimas.
Outro dia alguém me disse que é correto chamá-los de hackers porque o que eles fazem é sim um crime.

/discuss
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo