• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"...Mas livrai-nos do mal"

Inesperada, tocante, e talvez até inconsciente...

Mas algo me diz que o valor hexegético das cartas escritas em resposta a perguntas de fãns é diferente do valor interpretativo das cartas escritas durante o trabalho de elaboração de SDA...

Perece-me que as cartas escritas em resposta às vezes continham desdobramentos sobre os quais o Professor talvez não tivesse realmente pensado enquanto escrevia e revisava o livro...

Prefiro pensar que algumas dessas coisas ele só percebeu depois, e nas cartas não expôs alegorias intencionais, mas apenas refletiu sobre a própria obra.

De qualquer forma, todas as cartas servem ao propósito de conhecer melhor o trabalho de Tolkien...

Belo Texto! :D
 
QUE TEXTO IRADO!!!!

Nossa! Fazia tempo que eu não lia algo tão legal na Valinor.. aprecia que um marasmo reinava.. ainda bem que o imharil voltou com seus textos, sempr eótimos..

essa analogia sem dúvida é válida, e ajuda a guiar-nos dentro dos vários temas de SDA.... compaixão, perdão, resistência, redenção, além de outras dezenas, que fazem a obra ser tão fascinante.;..
 
Valeu!

Pessoal,

Sempre é bom saber que vocês apreciam o que eu escrevo. Pena não conseguir escrever com mais freqüência, mas a gente vai se virando ;-)

Quanto à influência inconsciente do Pai-Nosso, concordo totalmente com o Olwë. O Tolkien sempre falava das influências que ele lia como uma espécie de húmus: era preciso haver uma decomposição e recombinação dos elementos iniciais, que o influenciavam mais tarde "a partir da raiz", por assim dizer. Esse caso não é diferente. Ele sempre via coisas que, no princípio, pareciam não estar ali depois de reler o que escrevera e de conversar com seus leitores.

Abração a todos,
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo