• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mary del Priore

kika_FIL

Usuário
Mary Lucy Murray Del Priore (Rio de Janeiro, 1952) é uma historiadora e professora brasileira.

Graduou-se em História na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Fez doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo, especialização (1993) e pós-doutorado (1996) na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, na França [1]. Foi professora de História do Brasil Colonial nos departamentos de História da Universidade de São Paulo e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

É colaboradora em revistas nacionais e internacionais, e publica crônicas no jornal O Estado de S. Paulo. Escreveu, organizou ou colaborou em mais de 40 livros. Foi duas vezes vencedora do Prêmio Casa Grande & Senzala, outorgado pela Fundação Joaquim Nabuco, por História das Mulheres no Brasil (1997), em 1998, e História das Crianças no Brasil (1999) , em 2000. Com História das Mulheres no Brasil ganhou o Prêmio Jabuti em 1998, na categoria Ciências Humanas. Publicou ainda A Mulher no Brasil Colônia (2000), Histórias do Cotidiano (2001), A História do Amor no Brasil (2005) e O Príncipe Maldito (2007), que conta a história de um descendente da família imperial brasileira, entre muitos outros.

Em 2008 atuou como pesquisadora da Universidade de São Paulo e lecionou na Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói, onde desenvolveu pesquisa sobre o Rio de Janeiro.

Fonte: Wikipedia

Dela me apaixonei pelo livro "O príncipe maldito" sobre um dos netos de D. Pedro II...
 
Pois eu adoro ler os textos dela. Na faculdade li muitos capítulos de livros dela e fique encantada. Quero ler uma obra inteira. O lado ruim dos textos na faculdade são a apresentação: fragmentos. Lemos capítulos e a obra em si fica para depois da formatura. Agora que sou formada, quem sabe não megulho um pouco nos textos dela.
 
Esse nome não me é estranho. Certeza que já li coisas dela e gostei, mas só não lembro o que exatamente li ><
 
Não foi o "Livro de Ouro da História do Brasil" não, Carol?

Eu gosto bastante da escrita dela, flui que é uma delícia. Li pouco mesmo porque fica beeem longe da área que estou me especializando - ela Brasil do XIX, eu Portugal do XII/XIII :lol: - mas é bem capaz deu ler um livro ou outro dela ao longo da vida, justamente pela escrita gostosa de ler e deu gostar de século XIX em geral :p
 
Eu li "O príncipe maldito" já há um tempo e na época não gostei. Está certo que é uma obra voltada pro público não especializado, mas para tanto não é preciso abandonar o rigor teórico-metodológico com ela faz. Basta ver a biografia de Pedro II escrita por José Murilo de Carvalho.
 
Rigor acadêmico...

Bem, meu gosto por Mary Del Priore vem exatamente de, mesmo sendo uma excelente pesquisadora, lembrar que a pesquisa deve servir a nós leigos.

Sempre que me falam de um autor, procuro conhece-lo melhor. Quando buscava a história do comportamento feminino e familiar, pois não acreditava que sempre foi assim, como é hoje, pensei: ou a mulher era um bicho que foi domesticado para a procriação, já que os homens "tornaram-se" incapazes, ou deve ter mais. Impossível não haver uma história dos costumes, fora certos livros distorcidos que chegam até nós.

Historiadora debate Barbie, aborto, erotismo e os mitos que a mulher leva para a cama
tpm111-vermelhas-mary-008-pb.jpg

Imagino que muitos conhecem a proposta do Café Filosófico. Em um desses encontros temos acesso ao trabalho desta anti-barbies. Neste vídeo você pode ter uma ideia sobre sua personalidade e seu trabalho.
[video=vimeo;27201270]http://vimeo.com/27201270[/video]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo