• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Martins Fontes lança Roverandom em português

Deriel disse:
Fofo, mas tonto, tem tanta coisa mais importante pra se traduzir :tsc:

Talvez o livro tenha saido mais barato para a Martins Fontes e eles tinham certeza de cada um de nós compraria... é só dinheiro que esta envolvido. A gente é poeira..

Ah, Deriel, num pode pensar assim. Eu acho que cada obra é de um geito e cada um tem o direito de gostar ou não. Mas É tão bom ter um livro do Tolkien novo!! :obiggraz:
 
Deriel disse:
Fofo, mas tonto, tem tanta coisa mais importante pra se traduzir :tsc:

O livro é pra crianças... elas também merecem Tolkien. :tsc:

Deixe as "coisas importantes" pra Martins Fontes.
 
uahhuehueh meu pai comprou ontem de natal pra mim... na quer me dar antes :P
nem a capa pude ver... HUAHUAHUAHU assim só aumenta minha anciedade :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
 
Folheei um exemplar na livraria (o meu não chegou ainda...só amanhã) e vi que é dedicado ao Michael Tolkien, falecido em 1984...eu não sabia disso....morreu com 64 anos....era relativamente novo....alguém sabe a "causa mortis"?A Priscilla Tolkien ainda é viva?
 
OALLALALALA pessoal! eu lerei simplismente por um importaaante motivo: é lietratura tolkeniana! nada de ruim pode acontecer! :D :D :D :D

hehehehehehe.....
 
A importância do livro é relativa.

Apesar de ter se concentrado principalmente na Terra-média, as outras obras de Tolkien merece igual destaque, principalmente para ajudar a mostrar essa outra faceta do Professor e seus trabalhos.

Mas obviamente Roverandom foi lançado por um motivo menos "nobre":

curto = rápida tradução = no mercado a tempo do segundo filme = aproveitar a "tolkienmania" = $$

O mesmo ocorrerá com Farmer Giles e o que mais vir (que, creio, ainda não será alguma coisa sobre a Terra-média, muito menos o Letters).

A MF está perdendo uma oportunidade de ouro: traduzo o Letters a um preço módico, mais por prazer do que outra coisa... aliás, já comecei a fazer isso. :mrgreen:
 
liteeliniel disse:
Terminei de ler ontem. Mto fofo!! Mas quando eu o li, me lembrei mto do Pequeno Príncipe... num sei pq!! :tsc:
Não é muito difícil entender porque, moça.
Ao dedicar 'O Pequeno Príncipe' a Léon Werth, Exupéry escreveu: "Todas as pessoas grandes foram um dia crianças". Roverandom é um livro para quem gosta de se lembrar disso. Um livro para quem não tem medo de voltar a ser criança, ainda que por alguns momentos. John, Michael e Christopher Tolkien, com certeza, tiveram uma infância mágica ao lado do pai carinhoso, que lhes contava histórias sobre magos, dragões e feiticeiros-da-areia. Roverandom tem duendes que cavalgavam cavalos-marinhos, palácios encantados no fundo do mar e cachoeiras que caem das bordas do mundo. E os insetos! Ah, os insetos! A lua está cheia deles! Borboletas transparentes, besouros-de-vidro e mariposas-rubi! Magia pura, um livro delicioso, feito para encantar crianças e 'pessoas grandes'.
É um livro infantil, como lembram Christina Scull e Wayne G. Hammond ainda na Apresentação: "Naquela ocasião, O Hobbit tinha sido aceito com entusiasmo. E, embora estivesse somente em produção e ainda não se tivesse revelado um sucesso, com base nele Tolkien foi convidado a apresentar outras histórias infantis."
Quanto à Terra média, quem espera encontrar hobbits e anões, vai se decepcionar. Roverandom não tem nada a ver com Terra Média, embora tenha passagens assim:
"Antes que entrassem nos Mares Sombrios e alcançassem a grande Baía do Reino Encantado ( como o chamamos) para lá das Ilhas Mágicas e vissem muito ao longe, no extremo oeste, as Montanhas de Casadelfos e a luz da terra das Fadas sobre as ondas. Roverandom achou que conseguiu vislumbrar a cidade dos Elfos na colina verde ao pé das Montanhas, um coruscar branco na distância..."
Roverandom é um livro rico, está cheio de lendas, jogos de palavras, mitologia e influências de muitas outras histórias infantis encantadoras. Alguns exemplos? Pois não: O Soldadinho de Chumbo, de Hans Christian Andersen, Sylvie and Bruno e Through the Looking Glass de Lewis Carroll , The Garden Behind the Moon, de Howard Pyle. E que tal o Rei Artur, deuses da mitologia grega ou passagens que remetem a outros livros de Tolkien ( como The Book of The Lost Tales ou o poema do professor "Why The Man in The Moon Came Down Too Soon)"?
Não, me recuso a chamar Tolkien de tonto.
 
A Elanor disse quase tudo, mas eu tenho que falar um pouquinho tb! :obiggraz:

Li o livro ontem, e não consegui largar por um minuto, do começo ao fim!
É sem dúvida um livro para crianças, mas agrada qualquer adulto que se lembre da própria infância e que tenha um pingo de imaginação guardada! :wink:
Confeço que esperava que a Martins Fontes traduzisse algo "mais substancial" (foi esse o termo que eu usei, né Patrícia), mas Roverandom é singelo, encantador e uma delícia de ler.
Foi escrito em primeira pessoa e dá para imaginar Tolkien contando a estória! Os personagens são ricos, as descrições detalhadas e a narrativa prende a atenção do leitor! Pode ter pouca coisa diretamente relacionada com o universo que conhecemos pelo SdA, Hobbit e Silma, mas a imaginação fascinante do Professor está lá! E como os autores do prefácio já deixam claro, reconhecemos traços de Gandalf, por exemplo, nos magos rabujentos que criam tantas aventuras na vida do cãozinho Rover!
E o trabalho que fizeram separando em notas no final do livro citações e passagens que merecem uma explicação extra ficou muito bom! Uma atração à parte no livro!
Resumindo, um livro realmente encantador, que sei que vou ler para meus filhos no futuro :obiggraz:

PS: Sim, temos dragões nas aventuras de Rover! :wink:
 
Ganhei de Natal e li o livro, gostei muito! Não é do nível das demais obras de Tolkien, mas realmente gostei. Mas este é infantil de verdade, não é q nem o Hobbit, não é incomum encontrar durante a leitura gnomos-da-lua montados em coelhos brancos gigantes, fazendo panquecas com flocos de neve.
Tem partes muito cômicas...
:mrgreen:
 
Eu estou meio perdio... vou tentar organisar:
- Quantos livros Tolkien foram traduzidos para Português(Brasil).

O Hobbit, OSA-1, -2, -3, Silmarillions, Contos Inacabados, As Avent. de Tom Bombadil, Roverandom, falta algum ? :o?:
 
Se não me engano As Avent. De Tom só existe em português de Portugal...
Então tá sobrando e não faltando :wink:
 
uhhuhu comecei dia 25 mesmo, qd ganhei... mas ainda to idno pro cap. 3, jah terminei o 2, vou ler com calma, sem pressa heheheheheh muito legal o livro e pra ver como as situações reais são colocadas no livro, por isso vale a pena ler a Apresentação.
 
Eu vi na Leitura aqui, o papel e a capa sao que nem o meu hobbit.(folha meio amarelada) Pq dps eles republicaram o hobbit com mesma capa mas com papel q nem senhor dos aneis

eu ate rpefiro papel assim, vou comprar dps
 
consegui o money p/ comprar Roverandom, mas as livrarias proximas daqui não tem ( :evil: q m*erda), fou ter que descolar mas cinco reais pra comprar na somlivre.com.br ou submarino.com.br
 
Eu não li Roverandom, mas dentre os livros que li do Tolkien, acho que o autor é mais forte nas histórias que lidam com a TM. (natural, afinal foi a obra da vida dele). :wink:

Eles vão colocar Farm Giles of Ham em um único livro??? :?
É tão pequeno...

Tilion disse:
A MF está perdendo uma oportunidade de ouro: traduzo o Letters a um preço módico, mais por prazer do que outra coisa... aliás, já comecei a fazer isso.

Tilion, se for pela MF esse livro vaiii demorrarr. Provavelmente vc vai terminar antes. Quando terminar não esqueça de avisar. Não vai faltar compradores. :wink: :mrgreen:
 
Tilion disse:
A MF está perdendo uma oportunidade de ouro: traduzo o Letters a um preço módico, mais por prazer do que outra coisa... aliás, já comecei a fazer isso. :mrgreen:

Se a MF não topar, faça o favor de procurar uma editora, camarada! :mrgreen: :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo