1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Martin Freeman rebate críticas de Viggo Mortensen ao “O Hobbit”

Tópico em 'O Hobbit - os Filmes' iniciado por Administração Valinor, 23 Jul 2014.

1. Administração Valinor

Administração Valinor Administrador Colaborador

O intérprete de Bilbo Bolseiro na trilogia O Hobbit rebateu as críticas feitas há poucos meses por Viggo Mortensen (o Aragorn), que disse que O Hobbit e os dois últimos filmes da trilogia O Senhor dos Anéis pecaram pelo excesso de efeitos gráficos.

Há poucos meses, o ator Viggo Mortensen, que trabalhou com Peter Jackson na trilogia O Senhor dos Anéis interpretando Aragorn,
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    na trilogia do Anel e agora em O Hobbit, sugerindo que com isso a sutileza do texto de Tolkien se perdeu em meio a tanto apelo visual.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    “Peter sempre foi aficionado por efeitos especiais. Quando ele conseguiu os meios para fazê-los e a tecnologia estava desenvolvida o suficiente, ele nunca olhou para trás. Em A Sociedade do Anel, temos Rivendell, e Mordor, claro, mas há qualidade orgânica nos filmes, atores interagindo uns com os outros, e cenários reais. O segundo filme já começou a exagerar no cromaqui, na minha opinião, e o terceiro tinha efeitos demais. Era grandioso e tudo o mais, mas a sutileza do primeiro filme se perdeu nas sequências. Em O Hobbit, então, tudo isso está elevado à décima potência.”

Bem-humorado, a estrela de O Hobbit, Martin Freeman, rebateu a declaração de Mortensen ao Sunday Telegraph, dizendo que não vê as coisas por esse ângulo.

” Eu nunca gostei dele [Viggo]. Não, eu gosto dele”, brincou o ator inglês. E completou:

”Tudo o que posso dizer é: eu espero que esse não seja o caso. Eu sei que Peter e a equipe que fez esses filmes ficariam horrorizados se pensassem que tinham destruído toda a sutileza. Sim, há muito CGI, uma enorme quantidade desse negócio acontecendo. Mas eles ainda são muito, muito interessados na história. Eles querem que o lado humano ainda seja absolutamente fundamental. Além disso? É claro que é uma questão de gosto e eu respeito a opinião de Viggo.” Finalizou diplomaticamente.

E o fã? Com quem acha que está a razão? Deixe seu comentário!

Fonte:

• Gostei! Gostei! x 4
  2. Grimnir

Grimnir Usuário

Não sei, tenho que rever algumas cenas para opinar melhor. A única coisa que tenho certeza é que foi traumático ver a cena dos barris em 48 fps. Foi muito podre.

• LOL LOL x 3
  3. Neoghoster Akira

Neoghoster Akira Brandebuque

Aragorn tem um faro fino para o ponto fraco dos filmes.

No passado, a trilogia de SdA, a essa altura com os dois primeiros filmes (SdA e AdT) já contabilizavam ter recebido 2 Oscars de efeitos visuais e mais dois Oscars que dependiam muito da importância do impacto visual que é 1 de fotografia e outro de maquiagem.

Em miúdos, a estrutura visual de O Hobbit já começa inferior a de SDA antes mesmo do terceiro filme de OH estrear e um dos problemas é o desequilíbrio nas escolhas que vai do uso de efeitos computadorizados, passando pela falta das camadas interpretativas (intervenção no texto original) que estão presentes no livro e até aparência das dos elementos. Essa perda da sutileza é sentida na trilha sonora que é menos elaborada do que a de SdA.

Inclusive uma coisa que me animou na notícia do novo filme do Mad Max é que eles tinham anunciado uma preocupação em usar o mínimo possível de CG e fazer os efeitos especias com soluções criativas reais igual a primeira trilogia de Star Wars.

Quer dizer, OH se parece com alguns filmes de herói recentes mas sem o mesmo impacto da aventura de Frodo.

• Gostei! Gostei! x 1
  4. Belle Vox

Belle Vox Thranduil Oropherion: Badass !!

Concordo com Martin. Eu gosto e efeitos especiais e acredito que filmes como a triologia e semelhantes ficariam extremamente chochos sem isso. Dá pra filmar sem? Dá. Cecil B. De Mille que o diga. Mas não tem comparação.
    Os comentários de Mortensen, para mim, cheiraram a invejinha básica.

5. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Inveja? Ele participou d'A trilogia. E antes de confirmarem se iriam chamá-lo ele disse que não iria participar de nenhum filme d'O Hobbit.

• Gostei! Gostei! x 1
  6. Belle Vox

Ele sabia que não seria chamado. Ah, artistas em geral são muito espertos. Mas vc não acha que criticar a unica coisa que ele fez que realmente deu sucesso e meio estranho?

7. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Ele quem?

8. Éomer

Éomer Well-Known Member

Mas hein?

• LOL LOL x 3
  9. [F*U*S*A*|KåMµ§]

[F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

Problema do Hobbit passa longe dos efeitos visuais.

10. Grimnir

Grimnir Usuário

Não sei se dá pra dizer que o Virgo é um ator super famoso, mas ele fez bons filmes (ok, depois de OSdA) como A Estrada e Senhores do Crime.

E sobre a participação dele, acho que o ator de fato foi sondado:

Em tempo: Achei a resposta dele idiota, já que é perfeitamente possível fazer um epílogo entre O Hobbit e O Senhor dos Anéis com a participação de Aragorn.

• Gostei! Gostei! x 1
  11. Bruce Torres

Bruce Torres Let's be alone together.

É, mas não é como se o Virgo precisasse disso pelo visto. Ele sempre foi reservado e sempre se deu ao luxo de escolher quais papeis aceitar ou não. Mesmo a entrada dele pra franquia foi uma escolha de última hora pra substituir o Stuart Townsend - e dizem que o filho do Viggo insistiu pro pai aceitar o papel. Logo, não sei se cabe "invejinha" aqui.

• Gostei! Gostei! x 3
  12. Grimnir

Grimnir Usuário

Viggo...

• LOL LOL x 3
  13. Belle Vox

O Viggo, Morfindel! Era dele que estavamos falando...hehehehe!
    Agora não vou mais discutir o sujeito, porque saiu uma foto do Thrandy que o @Grimnir postou lá, e eu estou emocionalmente abalada.
    Bjs.

• LOL LOL x 3
  14. Ecthelion

Ecthelion Mad

Concordo com o Viggo. Não que os efeitos sejam o único problema dos 2 filmes do Hobbit.

• Gostei! Gostei! x 1
  15. Clara

Clara Antifa Usuário Premium

Também não vi nada de mais no comentário do Viggo.
    Não vi esse papo de "invejinha" não. Pelamor, né? :???:
    Ele comentou que os filmes foram progressivamente aumentando em efeitos, o que é evidente pra qualquer um que assista aos filmes.

• Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  16. Éomer

Éomer Well-Known Member

Aquela cena do "Bombur Pilão", girando que nem o pião do Bau da Felicidade me fez sentir uma puta vergonha alheia.

• LOL LOL x 3
  17. Neoghoster Akira

Neoghoster Akira Brandebuque

Um ponto engraçado é que se nota um pouco que essa história tem um jeitão de fofoca rápida pra apimentar e colocar ator contra ator, pelo teor da insegurança na resposta\discurso do Martin e é bem possível que seja também um comentário pra satisfazer a imprensa pelo hábito de já estar pressionando demais os atores das duas trilogias do que uma oposição real de Martin a Viggo ou mesmo para analisar o interesse real da questão visual. Por sinal o Martin pode ter feito o filme sem aprofundar demais nas intenções definitivas de PJ (que como todo diretor tem segredos) em que o diretor com certeza objetivava se afastar do livro pra encaixar na forma de filme por exemplo: "...eu espero que esse não seja o caso." (a primeira frase do ator)

Em mim fica a impressão de que pode ser o caso de a imprensa as vezes tentar gerar algum tipo de atrito emocional com a opinião dos dois atores pra lucrar em cima da divisão de fãs por algo realmente pequeno sendo que a imprensa já vinha pressionando o cast de SdA desde o começo sobre opiniões com relação ao projeto de OH. Tem alguns casos em revistas de fofocas que a manchete é ácida para o tablóide com uma vontade por trás em que a mídia tem pouco interesse de mostrar que por trás da provocação + vontade manipuladora existe antes de tudo o ser humano.

Última edição: 25 Jul 2014
    • Gostei! Gostei! x 5
    • Ótimo Ótimo x 2
  18. Nessä Nólatáry

Nessä Nólatáry Mademoiselle de Volanges

Faz sentido, a imprensa gosta de fazer isso, para poder lucrar mais e aumentar a critica do filme.
    Mas convenhamos que em OH tem mais exageros nos efeitos especias que SdA, os olhos do Legolas sao por exemplo azuis demais, mais que o normal ou da lente que o Orlando usou em SdA; os elfos correndo ou pulando nas arvores!!

Sei nao ao meu ver Viggo apenas ressalto que PJ devia ser mais fiel ao livro usado cenarios orgânicos como fez no 1° filme, e a interação dos atores, eu ja assistir o filme varias vezes e dos 13 anões, incluído thorin 6 anões tem fala os outros tao só de infete.....os outros tem no Maximo 2 ou 3 falas nos filmes!! Alguém ai ja viu uma longa conversa do Bombur, assim como tem no livro??? Martin parece reconhecer isso quando diz "...eu espero que esse não seja o caso." :pipoca:

19. adrieldantas

adrieldantas Relax and have some winey

Quando você assiste "O Hobbit", você sente que as coisas mudaram, desde da primeira cena você percebe que as coisas vão ser diferentes. O estilo de filmar, as cores, trilha sonora, figurino... Tudo é diferente do Senhor dos anéis.
    Eu não sou muito fã de CGI, mas não apenas no hobbit, em qualquer filme.
    Foi triste perceber que eles fizeram 95% do filme em CGI, mas assim... O que é que eu posso fazer?

20. Seiko-chan

Seiko-chan Retardada

Nessa eu tenho de concordar com o Viggo. Ele fez uma crítica, bastante construtiva e educada até, do excesso de uso de CGI. Isso de fato está substituindo de forma brutal a interação ator-ator por cenas inteiras rodadas sozinho num fundo verde, dependendo unicamente da imaginação de quem está em cena. Não que isso seja de todo ruim, mas sim, isso afeta e muito a magia da cena - está cada vez mais raro ver 'cenas mágicas' de puro improviso entre atores, que imortalizaram filmes - e colabora para uma torrente de atores cada vez mais medíocres e de atuações forçadas.

Acho que a cena mais impactante referente a isso for ver
    .

Última edição: 1 Ago 2014
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar